Semana do Brincar 2022 acontece de 21 a 28 de maio

Programação híbrida conta com atividades presenciais para as crianças e virtuais voltadas para adultos

A Prefeitura de São Paulo anuncia a Semana Municipal do Brincar entre 21 a 28 de maio. O evento anual tem como objetivo sensibilizar para o direito ao brincar e visibilizar a cultura da infância, mobilizando a sociedade em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças. A Semana Municipal do Brincar está alinhada com a Semana Mundial do Brincar, organizada pela Aliança pela Infância, e o tema escolhido para esta edição é "Confiar na Força do Brincar".

Este ano, por conta do momento de reabertura gradual em relação à pandemia, a semana contará tanto com atividades presenciais como online, estas voltadas para cuidadores/as e gestores/as públicos/as. As atividades são abertas, gratuitas e variadas com o objetivo de acolher as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com crianças, que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar.

A iniciativa reúne atividades propostas pelas secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão Técnica da Primeira Infância, e por outras pastas, como Cultura, Esportes e Lazer e Verde e Meio Ambiente, que serão ofertadas de forma descentralizada em espaços e equipamentos públicos diversos.

Além da programação presencial, que é aberta e gratuita e inclui contação de histórias, atividades esportivas e oficinas para as crianças, a programação online contará com vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos pelos Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e rodas de conversa com profissionais e especialistas.

A primeira roda será voltada a todos que convivem com crianças - famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profissionais - para discussão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e humano. A segunda roda será destinada a gestores/as públicos/as e trata da institucionalização de políticas que favorecem o direito ao brincar e a proteção integral da infância.

Abaixo, confira os destaques da programação.

 

O Lixão

Uma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios de apartamentos, provocada pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem fazer alguma coisa…

| Casa de Cultura Butantã. Rua Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. 21/05, às 14h.

 

Espetáculo Desconforto

Trata-se de um conjunto de atividades culturais voltadas a celebrar o aniversário da Casa de Cultura São Rafael e envolvem workshops de brincadeiras tradicionais, sessões de pintura facial, distribuição de pipocas e a apresentação do espetáculo infantil Ciranda das Artes.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Parque São Rafael. 21/05, às 14h.

 

Resgatando o fio das velhas histórias

Dois andarilhos chegam de longa viagem e encontram muita gente junto ao casebre deles. Depois de saber que aquele povo todo (público) quer escutar histórias, eles vão relembrando a experiência dos velhos e das velhas - fatos reais de indígenas caçadas que se tornaram suas bisavós, de avôs africanos rezadores que benziam medo de menino que não dormia sozinho com medo de Quibungo, até chegar nas águas claras do mar azul que banha as terras nordestinas de suas mães. E assim vão puxando o fio ancestral cantando e contando histórias antigas que ouviram deles e delas. Serão três contos tradicionais resgatando as culturas indígena, africana e brasileira

| Casa de Cultura Raul Seixas. R. Murmúrios da Tarde, 211 - Conjunto Residencial José Bonifácio. 22/05, às 11h.

 

Na terra, no céu e no mar.. tem histórias pra viajar!

A partir do conto popular “A princesa que só se casava com quem se escondesse e ela não visse onde” do livro Contos de Adivinhação de Ricardo Azevedo e “Viva Deus!” ou “O pescador, o anel e o rei”, conto de tradição oral, Drika Nunes convida a todos para juntos viajarem por terra, céu e um mar de aventuras, encontros e desencontros com animais e seres mágicos, desejos inusitados, amigos incertos e segredos bem guardados.

| Casa de Cultura São Rafael. Rua Quaresma Delgado, 354 - Parque São Rafael. 25/05, às 10h.

 

O Auto do Queijo Divino

Com muita música e humor, o espetáculo é inspirado nas obras do grande folclorista Luís da Câmara Cascudo e levará o público a momentos de riso e reflexão. O Auto do Queijo divino é uma grande imersão na cultura popular Brasileira.

| Casa de Cultura Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490 - Itaim Paulista. 28/05, às 17h.

 

Acesse a programação completa da Semana Municipal do Brincar 2022.

 

Informações à Imprensa

Gabriel Fabri | Marina Baldocchi

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br