SMC na Mídia - Destaques da semana de 07/05 a 13/05

Notícias da semana - 07 a 13 de maio

08/05

'Mamãe, Tem Uma Drag Queen Contando Histórias' volta às Casas de Cultura de São Paulo

ESTADÃO CONTEÚDO/ ISTO É

As apresentações ocorrem na Casa de Cultura do Hip Hop Leste, na Casa de Cultura da Brasilândia, na Casa de Cultura Raul Seixas, na Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão, na Casa de Cultura Municipal de Guaianases, na Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó.

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,mamae-tem-uma-drag-queen-contando-historias-volta-as-casas-de-cultura-de-sao-paulo,70004060233

 

Prefeitura de SP recebe mais de 290 inscrições de blocos de rua para sair às ruas em julho deste ano

G1/NACIONAL

A Prefeitura de São Paulo recebeu 296 inscrições para desfiles de blocos de rua interessados em participar de um carnaval fora de época na capital nos dias 16 e 17 de julho deste ano. Segundo a Secretaria Municipal da Cultura, a partir dos inscritos, a pasta vai dialogar com os demais órgãos da prefeitura para decidir “se é possível, no período de tempo disponível, realizar o planejamento do evento". A gestão municipal propôs o adiamento do carnaval de rua para 16 e 17 julho, porém, parte dos cortejos defende uma data mais próxima do fim do ano, para fugir do frio e não competir com as festas juninas, outra tradicional oportunidade para os blocos se apresentarem.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/05/09/prefeitura-de-sp-recebe-mais-de-290-inscricoes-para-desfiles-de-blocos-de-rua-em-julho.ghtml

 

10/05

Abertura do Fórum Spcine revela novidades e dados econômicos da indústria paulistana

PORTAL EXIBIDOR

Foi dada a largada na manhã desta terça-feira (10) ao 1º Fórum Spcine - Agenda da Retomada do Setor. A abertura do evento, que acontecerá até o dia 12 de maio, contou com autoridades do setor, incluindo a diretora-presidente da Spcine, Viviane Ferreira, e o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes. Além deles, estiveram a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres, além de Fred Mascarenhas, representando a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/12661-abertura-do-forum-spcine-revela-novidades-e-dados-economicos-da-industria-paulistana

 

Mais de 290 blocos de rua se inscrevem para Carnaval em julho em São Paulo

CNN

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo recebeu 296 inscrições de blocos de rua para o carnaval fora de época a ser realizado em julho, segundo nota divulgada nesta terça-feira (10). De acordo com o comunicado, a pasta irá dialogar com outros órgãos municipais para avaliar se será possível garantir o desfile desses blocos em tempo hábil. Definição de roteiros, alterações no trânsito e transporte público, infraestrutura sanitária e policiamento são alguns dos pontos a serem alinhados.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mais-de-290-blocos-de-rua-se-inscrevem-para-carnaval-em-julho-em-sao-paulo/

 

13/05

Centro Cultural São Paulo faz 40 anos e quer atrair periferia

ISTO É

Para alguns, espaço de passagem, para outros, lugar de estudo ou de simples convivência; ou então de reflexão e acesso à programação artística. “A diretriz é trazer a periferia para o centro. Essa é a proposta da secretária Aline Torres e na qual estamos trabalhando. E isso se faz atraindo e celebrando corpos dissidentes, buscando ser acessível em todas as esferas, na programação ou mesmo na equipe que trabalha aqui, para que todos se sintam donos do espaço.”

https://istoe.com.br/centro-cultural-sao-paulo-faz-40-anos-e-quer-atrair-periferia/

 

Centro Cultural São Paulo quarentou: Espaço na zona sul concentra as mais diversas expressões culturais

BOM DIA SP/TV GLOBO/SÃO PAULO

Na TV Globo, BDSP, Rodrigo Bocardi informou que o CCSP está quarentando, sendo um dos maiores espaços multidisciplinares da América Latina e palco para as mais diversas exposições e apresentações culturais. Reportagem gravada por William Rafael e Juliana Di Lello detalhou a história do espaço e veiculou sonoras de munícipes falando sobre a importância cultural do espaço. Em sonoras, a supervisora de produção do CCSP, Luciana Mantovani, disse que a instituição, hoje, acolhe diversas parcelas da população e promove a diversidade na programação. A curadora do CCSP, Maria Adelaide Pontes falou sobre o acervo artístico e histórico do espaço cultural. A reportagem mostrou os espaços e a estrutura do local. A supervisora de comunicação do CCSP, Nerie Bento, afirmou que é um momento de celebração e de compartilhar afeto.

https://globoplay.globo.com/v/10571852/

 

Entenda como Elza Soares preparou sua despedida com show no Theatro Municipal

FOLHA DE S.PAULO ONLINE/SÃO PAULO

Ela estava muito feliz, sabendo o que queria cantar", diz Rafael Ramos, produtor de "Planeta Fome" e de "Ao Vivo no Municipal". Elza já não tinha a mesma vontade para cantar músicas que estiveram em seu repertório durante toda a carreira, como "Se Acaso Você Chegasse", de 1959, mas tinha algumas favoritas, como "Comportamento Geral", de Gonzaguinha. Pedia espaços instrumentais nas músicas para "brincar" com sua voz, quis gravar "Meu Guri" em voz e um piano tocado por uma pessoa negra, demorou para relembrar "Dura na Queda", música que Chico Buarque compôs para ela há 20 anos.

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/05/entenda-como-elza-soares-preparou-sua-despedida-com-show-no-theatro-municipal.shtml