Adhemar Ferreira da Silva ganha escultura na Avenida Braz Leme neste domingo

Obra integra projeto da Secretaria Municipal de Cultura para homenagear personalidades negras da cultura paulistana

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a inauguração da escultura em tributo a Adhemar Ferreira da Silva, neste domingo (15), no canteiro central da Avenida Braz Leme. A obra integra o projeto do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que propõe criações, todas feitas por artistas negros, para homenagear personalidades negras da cultura paulistana.

“A figura do Adhemar é um exemplo de quebra de estigmas estabelecidos pelo racismo, sobretudo dentro do esporte. Apesar delas, ele nunca deixou de se superar e vencer”, disse a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. Adhemar Ferreira foi o primeiro atleta bicampeão olímpico do Brasil e primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais.

A escultura é uma criação de Alex Hornest, que retrata o atleta com os dois braços para cima, em uma releitura de uma das suas posições de salto. O artista trabalha com a temática do urbanismo e do lúdico, de forma a promover a reflexão entre os transeuntes e o espaço urbano. Nas suas obras, traz o cotidiano com uma licença poética. Já recebeu diversos prêmios, como o 1º Prêmio Mostras de Artistas no Exterior - Fundação Bienal de São Paulo/SP e duas edições do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras - CADON/Fundação Palmares.

A primeira escultura a ser inaugurada, em dezembro de 2021, foi em homenagem a Itamar Assumpção, no Centro Cultural da Penha. No mês de abril, ocorreram mais duas inaugurações: a de Madrinha Eunice na Praça da Liberdade, em 02/04; e a de Geraldo Filme na Praça David Raw, em 21/04. Está prevista mais uma obra para este ano, que brevemente será anunciada a data, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

 

Programação

10h20 | Abertura do cerimonial do evento

10h30 - 11h | Atividades crianças representando o atletismo (Federação Paulista de Atletismo)

11h - 11h30 | Trovadores Urbanos

11h40 - 12h10 | Ato de inauguração da escultura em homenagem a Adhemar Ferreira da Silva

12h10 - 12h25 | Diego Menasse

12h25 - 12h55 | Bloco Ilú Oba De Min

12h55 - 13h25 | Fred Jorge

 

| Av. Braz Leme. Canteiro Central - altura do número 1000. 

 

Informações à imprensa

Gabriel Fabri | Marina Baldocchi

Secretaria Municipal de Cultura

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br