CCSP comemora 40 anos com série documental “Memórias e Horizontes”

Celebração do aniversário conta com programação cultural até domingo (15)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a celebração dos 40 anos do Centro Cultural São Paulo (CCSP) nesta sexta-feira (13). Para comemorar as quatro décadas da instituição, será lançado um projeto que integra curadoria e comunicação. Quatro décadas de história se passaram, mas o caráter acolhedor, livre e educador se reafirma a cada troca entre instituição e público.

Para celebrar, a Supervisão de Informação lançará um projeto de comunicação com conteúdos exclusivos que serão publicados nas redes sociais durante todo o mês de maio. Através de uma identidade visual especial, editorias, crônicas e uma série de três episódios, traremos assuntos relacionados a historiografia, arquitetura, humanidades e o dia a dia do equipamento.

“Para comemorar o aniversário de 40 anos, não queríamos ser apenas o canal de divulgação da programação, mas participar ativamente da celebração. Foi pensando nisso que toda equipe criou um plano de comunicação em duas frentes: desenvolver conteúdos para as redes sociais sobre as quatro décadas do CCSP durante 27 dias, e lançar uma série documental a partir do olhar de artistas negros”, diz Nerie Bento, Supervisora de Informação.

A série documental “CCSP40: Memórias e Horizontes” foi norteada a partir da pesquisa do antropólogo Viny Rodrigues e produzida pela Black Pipe e Coletivo Coletores. Dividida em três episódios, a série reúne saberes e narrativas que ainda não haviam sido evidenciados, mobilizando relatos dos funcionários, historiografia e a percepção do público sobre a instituição.

A obra será lançada na data de aniversário (13/05), no Instagram e Youtube da instituição e é um dos principais destaques. Para as curadorias a programação também foi pensada de forma a manter a natureza integradora da comemoração. A curadoria de dança, em parceria com o Theatro Municipal, traz o Balé da Cidade de São Paulo com duas performances. Entre os dias 12 e 15 de maio, a Sala Adoniran Barbosa receberá os espetáculos “Muryakytã”, de Allan Falieri, e “Fôlego”, de Rafaela Sahyoun - este último desenvolvido especialmente para o aniversário do CCSP. De 12 a 14 de maio, o teatro apresenta “A Gaivota e o Concreto”, espetáculo itinerante que retoma o texto “A Gaivota”, de Tchekhov, que inaugurou o Espaço Cênico Ademar Guerra, em 1994.

Também faz parte da programação teatral a Companhia La Mínima, hospedada na Sala Jardel Filho, entre os dias 14 e 15, responsável por exibir os espetáculos: “À La Carte”, “A noite dos palhaços mudos” e “Ordinários”. É iniciativa da Ação Cultural a reativação da Rádio CCSP, que voltará dia 13 de maio com entrevistas e conversas com pessoas que protagonizaram momentos desta trajetória.

 

Confira a programação completa:

Série Documental | CCSP 40: Memórias e Horizontes

| Instagram e YouTube do CCSP. 13/05. Grátis. Livre.

 

Dança | Balé da Cidade – CCSP 40 anos

| Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa. Rua Vergueiro, 1000. 12 a 15/05. Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h. Grátis. Livre.

 

Teatro Adulto | A Gaivota e o Concreto

Itinerante, o trajeto do espetáculo começará ao lado da Biblioteca Braille, seguirá para a Sala de Ensaio, passará para o Espaço Cênico Ademar Guerra e encerrará na Sala Lima Barreto.

| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000. 12 a 14/05. Quinta-feira a sábado, às 19h. Grátis. 12 anos.

 

Teatro Infantil | La Mínima 25 Anos - Mostra de Repertório do Grupo

| Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1000. 14 a 15/05. Sábado, às 16h e às 21h. Domingo, às 16h e às 20h. Grátis.

 

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 14/05

16h | À La Carte

21h | Ordinários

 

DOMINGO 15/05

16h | À La Carte

20h | Ordinários

 

Classificação indicativa:

À La Carte: não recomendado para menores de 8 anos

A Noite dos Palhaços Mudos: não recomendado para menores de 10 anos

Ordinários: não recomendado para menores de 14 anos

 

Ação Cultural

Programa Canto da Prosa

O primeiro será ao vivo no dia 13 de maio, e a programação segue com frequência semanal.

| Transmissão Online via Youtube do CCSP. 13/05, das 13h às 15h. Grátis. Livre

 

Mais informações

Isabela Pretti, Coordenadora de comunicação do Centro Cultural São Paulo | 011 97486-2108

Assessoria de imprensa | palomasantiiagopn@gmail.com