Rede Cidades do Carnaval assina Carta de Intenções

Representantes de São Paulo, Belo Horizonte, Olinda, Salvador e do Distrito Federal participam de encontro presencial na capital paulista até 1º de maio

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, e com apoio da SPTuris, está promovendo o encontro da Rede Cidades do Carnaval, que reúne representantes da organização do Carnaval nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Olinda, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e do Distrito Federal, com uma série de atividades que tiveram início hoje, dia 29 de abril, e vão até este domingo, dia 1º de maio. O encontro contou com a participação da secretária de Turismo da cidade de Santos, Selley Storino, que fez uma apresentação sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

 


Encontro na sede da SPTuris, em 29 de abril. À esquerda, Marcelo Ribeiro, coordenador de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo, e Vander Lins, coordenador de Programação da Secretaria Municipal de Cultura, assinam a Carta de Intenções.

O encontro tem como grande mote a assinatura de uma carta de intenções que indicará futuras ações da Rede. A Rede Cidades do Carnaval, criada pela Belotur em 2020, tem como principal objetivo a integração dos gestores públicos das cidades que promovem os principais carnavais brasileiros. Em encontros virtuais, ela vem proporcionando discussões sobre os desafios para a realização da folia e suas diferentes manifestações tradicionais, promovendo intercâmbios de boas práticas e inovações em formatos, processos e políticas públicas do Carnaval, que é um dos maiores eventos em potencial turístico e cultural do Brasil.

Programação

Na pauta deste primeiro encontro presencial, além da assinatura da carta de intenções, os representantes municipais de cultura e turismo das cidades pertencentes à Rede discutirão sobre a importância da formação do grupo de trabalho, focando no reconhecimento e relevância do Carnaval, nacional e internacionalmente, por suas características que impactam nos municípios e estruturas coletivas, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país. Além disso, o encontro possibilitará a consolidação da Rede como instância representativa na criação de políticas públicas relacionadas ao Carnaval no Brasil até 2025. Também, como parte da programação, acontece, em 29 de abril, uma visita técnica ao Sambódromo, além do acompanhamento do Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo.

 

Encontro na sede da SPTuris, em 29 de abril. À direita, Selley Storino, secretária de Turismo de Santos.

No sábado, dia 30 de abril, o grupo irá visitar o Triângulo Histórico e o Centro de Tradições Nordestinas; fará um walking tour pelo Centro Histórico, com visita ao Edifício Matarazzo; fará um tour panorâmico e encerrará a noite jantando em uma cantina na Bela Vista. No domingo, o time vai visitar as exposições A Tensão, no CCBB, e Contramemória, no Theatro Municipal, além de outras atividades na cidade.

 

Encontro na sede da SPTuris, em 29 de abril. À esquerda, Marcelo Ribeiro, seguido da diretora de Turismo da SPTuris, Fernanda Ascar; Luiza de Aquino, gerente de Planejamento e Integração de Belo Horizonte; Solisângela Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural de Brasília; Marah Costa, diretora de Eventos de Belo Horizonte; Paulo Meira, chefe do setor de Operações de Olinda; Antônio Marcio Pinto, diretor de Eventos e Festas Populares da Saltur – Salvador; Gabriela Campelo, secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda; e Vander Lins.


Sobre a Rede

A criação da Rede de Cidades do Carnaval nasceu dentro do Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte, uma parceria entre o Sebrae Minas e a Belotur. Foram realizadas diversas ações de qualificação e capacitação on-line voltadas para produtores, artistas e gestores envolvidos no evento de rua. O objetivo foi contribuir e preparar esses profissionais para o enfrentamento das adversidades características do setor. Também fazem parte da Rede as cidades de Rio de Janeiro e Recife.

Informações à Imprensa

Gerência de Comunicação

imprensa@spturis.com

Instagram @spturisoficial

Tel.: (11) 2226-0409

 

Informações à Imprensa

Gabriel Fabri | Marina Baldocchi

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br