Museu da Cidade de São Paulo anuncia a 20ª Semana De Museus – 2022

Equipamento da SMC incentiva museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema

O ano de 2022 tem no Brasil uma configuração especial. Comemora-se o bicentenário da independência, um processo que antecede o ano de 1822 e que se projeta no Brasil contemporâneo. A memória também nos traz em 2022 o centenário da Semana de Arte Moderna, cujos modernismos antecedem e sucedem o ano de 1922, que também é marcado pela viagem moderníssima de “Les Batutas” (Pixinguinha, Donga, China, Nelson Alves, José Alves de Lima, Sizenando Santos ou Feniano e José Monteiro) para Paris, onde permaneceram por seis meses fazendo apresentações. Eis um movimento que vai além do apenas moderno.

O ano de 2022 também nos traz a memória dos 50 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile (Icom), documento decisivo para a fundação de uma nova imaginação museal no Brasil, na Ibero-América e um pouco por todo o mundo. Os valores da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile foram referendados em 2015 pela Unesco, por meio da Recomendação sobre a proteção e a promoção dos museus e coleções, de sua diversidade e de sua função na sociedade. Clara indicação de que estamos lidando com processos e não datas fixadas num calendário.

Vamos comemorar também em 2022, entre tantas outras datas redondas e poligonais, os 30 anos do I Encontro Internacional de Ecomuseus, a realização da Eco-92 e a celebração dos 20 anos das comemorações no Brasil da Semana Nacional de Museus.

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, onde podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador.

O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

O Poder dos Museus habita em sua potência polifônica, política, poética e pedagógica

Em tempos de pandemia o Poder dos Museus foi reafirmado e reafinado. Não foram poucos aqueles que atuaram de modo decisivo a favor da saúde, da cura (assumindo outras curadorias); não foram poucos aqueles que exercitaram o poder terapêutico, o poder de produzir arte, cultura, alegria, amor e mais vida.

Atravessar o período da pandemia em escala mundial exigiu um esforço de resistência e transformação por parte do setor museal, visando mitigar os impactos sem precedentes em sua dinâmica e interação com os seus públicos, bem como nos setores produtivos e profissionais envolvidos. Tudo isso é demasiadamente humano e relevante. Registre-se, no entanto, que o modo de olhar e ver, o ponto de fuga e a perspectiva adotados para lidar com o passado, o presente e o futuro, fazem toda a diferença.

20ª Semana de Museus e o Museu da Cidade de São Paulo

A 20ª Semana de Museus propõe o debate sobre o Poder dos Museus. Se refletirmos historicamente, podemos verificar sobre duas perspectivas: o poder emancipador e construtor de discursos diversos, ou da outra parte, a reificação de narrativas opressoras e autoritárias.

Para os museus de cidade, para além da potência dos acervos que guardamos dentro de nossos edifícios, enxergamos as cidades em seus conflitos, consensos, ruas, prédios, monumentos, praças, costumes, festas e processos das nossas vidas cotidianas como acervos importantes a serem preservados e divulgados, com o objetivo de promover reflexões, utopias e propostas concretas de formas mais juntas de se viver as nossas cidades.

Para esta edição, o Museu da Cidade de São Paulo propõe a reflexão em diferentes formatos e atividades com o objetivo de discutir o poder transformador dos museus nos territórios urbanos.

 

PROGRAMAÇÃO

1. Diálogos no Museu na Semana de Museus: A Potência Museal

Apresentar e discutir sobre a Mesa de Santiago do Chile de 1972, que completa 50 anos, trazendo um ‘case’ para ilustrar o alcance que os museus sociais e comunitários têm, colaborando para o empoderamento e desenvolvimento da identidade dos grupos com os quais trabalha.

Data: 21/05/2022

Horário: 11h às 13h

Local: Canal do Museu da Cidade no YouTube

 

2. Diálogos no Museu na Semana de Museus: Curadoria na Cidade

Apresentar e discutir algumas exposições que estão inseridas na linha de pesquisa da ‘curadoria de cidade’, prática adotada nos últimos anos pela Instituição, que toma a própria cidade e temas presentes no debate contemporâneo como objeto operacional. Também serão abordadas as estratégias curatoriais para atuação em um museu polinucleado que se articula em rede.

Data: 19/05/2022

Horário: 18h às 19h

Local: Canal do Museu da Cidade no YouTube

 

3. Oficina de “Arte Urbana como Resistência: Zine e Publicações Marginais”

A oficina de “Arte Urbana como Resistência: Zine e Publicações Marginais”, é uma parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e o Museu da Diversidade Sexual e fará parte do Programa “Diálogos” do MCSP, assim como da programação virtual do MDS. Trata-se de uma oficina de Fanzine e Publicações Marginais. O fanzine é uma forma física e também digital de criar um material em formato de revista independente e as publicações marginais geralmente trazem conteúdos não-hegemônicos (ex: poesia marginal ou publicações LGBTQIA+). O encontro será dividido em duas partes, sendo a primeira uma conversa sobre publicações marginais brasileiras LGBTQIA+ mediada pelo Museu da Diversidade Sexual, e a segunda uma oficina de zine elaborada a partir do tema discutido.

Data: 21/05/2022

Horário: 14h às 16h

Local: Museu da Cidade de São Paulo/Casa da Imagem – Rua Roberto Simonsen, 136B – Sé

 

4. Oficina “Álbum de Família: Preservação e conservação da memória fotográfica”

A proposta da Oficina Álbum de Família, é trazer para o Museu da Cidade participantes que possuam fotografias em positivos e negativos, para um aprendizado junto a equipe técnica do Museu de como realizar o processo de tratamento de suas fotografias, a organização e a digitalização. O participante irá também conhecer o trabalho desenvolvido pelo Museu na guarda de fotografias históricas que narram a memória da cidade por meio de sua arquitetura, ruas e avenidas, vestuário, costumes, transportes etc.

Data: 18 a 20 de maio de 2022

Horário: 14h às 16h

Local: Museu da Cidade de São Paulo/Solar da Marquesa – Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé

Material solicitado por participante: até 10 fotos, seja em negativo ou positivo e um pen drive.

Número de inscrições: 15 no total, sendo 5/dia.

 

5. #SelfWeekPowerMcsp

Por meio de nossas casas Museus, vamos lançar a semana da selfie. Vamos nos remeter a Robert Cornelius, que em 1839, acredita-se ter feito a primeira selfie que o mundo conhece, que era um autorretrato de um macaco. Com isso, e com o poder de praticamente nos teletransportamos em um Museu, nossos visitantes poderão fazer selfies, marcando o Museu em suas redes sociais, usando #SelfieWeekPowerMcsp. A três selfies que forem mais comentadas, curtidas e repostadas, ganharão do Museu da Cidade um kit de publicações produzidas pelo Núcleo de Curadoria/MCSP, devendo esse postar o recebimento, usando a mesma hashtag.

 

Para realizar a inscrição para a 20ª Semana de Museus, clique aqui.