Centro Esportivo Tietê ganha placa do Inventário Memória Paulistana

Projeto da Secretaria Municipal de Cultura visa a preservação do patrimônio cultural da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a instalação de uma nova placa do projeto Inventário Memória Paulistana, nesta sexta-feira (29), às 10h, no Centro Esportivo Tietê. Com esta, serão 143 placas situadas por toda São Paulo e que carregam mais de 460 memórias inventariadas - elas podem ser acessadas pelo Geosampa, o mapa digital da cidade.

A escolha do local, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, faz referência ao Clube de Regatas Tietê. Fundada em 1907, a associação esportiva foi instalada em uma antiga chácara nos anos 1930, às margens do Rio Tietê, onde eram praticados diversos esportes náuticos antes da poluição. O Clube encerrou suas atividades em 2012 e, hoje, recebe um Centro Esportivo Municipal e a Faculdade Zumbi dos Palmares.

Uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), o Inventário Memória Paulistana descreve e relembra memórias de fatos ocorridos em outros momentos, complementando o entendimento das camadas históricas da cidade. Desta forma, facilita o entendimento de processos sociais relevantes, tal como associações esportivas, e a construção de identidades e memórias de grupos sociais. Bem como o tombamento e registros de bens culturais imateriais, o projeto é uma das ferramentas de salvaguarda do patrimônio cultural de São Paulo.

| Centro Esportivo Tietê. Avenida Santos Dumont, 843 - Luz. 29/04, às 10h.