Mostra cultural celebra Semana Municipal dos Povos Indígenas

Centro Cultural da Vila Itororó traz neste sábado (30) apresentações de música, dança, mostra de filmes, fotos e feira de artesanato indígena

Neste sábado (30/04), a partir das 11h, o público da capital paulista tem um encontro com a expressão artística dos povos indígenas que vivem na cidade de São Paulo, no Centro Cultural da Vila Itororó. A programação inclui mostra de cinema, projeção de fotos e feira de artesanato.

O evento marca a Semana Municipal dos Povos Indígenas, promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A realização teve apoio do Conselho Municipal dos Povos Indígenas e conta com a participação de diversos membros dessa população que vive em São Paulo, tanto aldeados como em contexto urbano.

Os filmes da mostra de cinema fazem parte do acervo de Noel Villas-Bôas, que está à frente da Coordenação de Povos Indígenas da SMDHC e é filho do sertanista Orlando Villas-Bôas, que junto com os irmãos Claudio e Leonardo, ajudou a consolidar o Parque do Xingu, nos anos 1960, onde hoje vivem cerca de seis mil indígenas de 14 etnias diferentes. Serão exibidos os documentários “A Tribo que esconde o homem” (1970) e “O Reinado na Floresta” (1971), ambos dirigidos por Adrian Cowell, e que mostram o esforço dos irmãos Villas-Bôas para enfrentar os desafios provocados pelas frentes de expansão que abriam estradas no Brasil Central.

A mostra também é uma oportunidade de ver e comprar artesanato indígena de várias etnias, exposto no Espaço Cultural da Vila Itororó, durante o dia inteiro.

A exposição fotográfica “Mulheres Indígenas” traz retratos de paulistanas pertencentes ao povo Guarani Mby’a, que vivem na Terra Indígena Jaraguá, localizada na região noroeste da cidade de São Paulo. As fotos, que serão exibidas em um telão na Vila Itororó, foram registradas pelas lentes de Jonathan Muniz, durante o evento Beleza Indígena, uma data de celebração promovida pela Unidade Básica de Saúde que atende a Terra Indígena Jaraguá.

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, a Semana Municipal dos Povos Indígenas tem como objetivo promover atividades culturais e divulgar, resgatar e preservar a cultura, o idioma, a história, bem como apoiar a realização de encontros, exposições, estudos, debates, eventos e todas as atividades relacionadas à cultura dos povos indígenas, promovendo a afirmação de sua identidade. O evento é realizado todos os anos na quarta semana do mês de abril.

 

Programação:

11h | Exposição e Venda de Artesanatos

 

12h | Exposição fotográfica “Mulheres Indígenas”

A exibição traz retratos de paulistanas pertencentes ao povo Guarani Mby’a, que vivem na Terra Indígena Jaraguá, localizada na Região Noroeste da cidade. As fotos foram registradas pelas lentes de Jonathan Muniz, durante o evento Beleza Indígena, uma data de celebração promovida pela Unidade Básica de Saúde que atende a Terra Indígena Jaraguá.

 

Mostra de Cinema, com filmes selecionados do acervo particular de Noel Villas-Bôas

12h | A Tribo que se Esconde do Homem, de Adrian Cowell (1970)

Duração: 78 minutos

Realizado na década de 1960, este documentário mostra o esforço dos irmãos Villas-Bôas, com a ajuda de índios de diferentes etnias, para contatar os índios isolados, Panará, conhecidos como Kreen-Akarore. A abertura de uma estrada, perto do território Kreen-Akarore, ameaça sua sobrevivência. Na opinião dos sertanistas, a melhor opção para estes Indígenas é levá-los para o Parque do Xingu antes que a estrada chegue, trazendo todos os males da nossa civilização.

 

13h20 | O Reinado na Floresta, de Adrian Cowell (1971)

Duração: 28 minutos

Continuação do documentário ‘A Tribo que se Esconde do Homem’, trazendo o olhar de Adrian Cowell sobre o trabalho dos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas, no Parque Indígena do Xingu. Suas crenças, a influência que tiveram junto aos índios e os problemas enfrentados com as frentes de expansão, que abriam estradas no Brasil Central.

 

Serviço:

Mostra de Atividades Culturais I Semana Municipal dos Povos Indígenas

Centro Cultural Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 - Bela Vista. 30/04, das 11h às 14h.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da SMDHC

E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210

 

Informações à imprensa:

Gabriel Fabri | Marina Baldocchi

Secretaria Municipal de Cultura

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br