Geraldo Filme ganha escultura na Praça David Raw nesta quinta

Obra integra o projeto da Secretaria Municipal de Cultura para homenagear personalidades negras da cultura paulistana

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Prefeitura de São Paulo anuncia a inauguração da escultura em tributo a Geraldo Filme em 21 de abril, na Praça David Raw, Barra Funda. A obra integra um projeto, do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que propõe criações, todas feitas por artistas negros, para homenagear personalidades negras da cultura paulistana.

“Ao trazer essas figuras, somamos ao acervo municipal diversidade e representatividade e exaltamos as diversas vivências da nossa população", pontuou a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. "Além disso, homenageamos o samba paulistano, patrimônio cultural e imaterial da nossa cidade desde 2013".

O sambista foi retratado de pé, olhando para o horizonte, com a mão direita no bolso da calça, tirando para cantar um samba recém composto, e com a esquerda segurando um microfone para cantar para o público.

"Ele batalhou muito, era um homem muito movido à música e hoje a gente tem a satisfação de participar desse lindo trabalho que um dia ele fez aqui", comentou a sobrinha de Geraldo Filme, Leonilda de Fátima. "Estamos revivendo uma história que, até então, achávamos que não tinha mais por onde, que talvez ele fosse esquecido, mas hoje ele está sendo homenageado", conclui. "É muita alegria, nós ficamos tão maravilhados que às vezes até perdemos as palavras", diz, em nome de também dois sobrinhos do músico, Margaret e Marcial Augusto Lopes.

A primeira escultura a ser inaugurada, em dezembro de 2021, foi um tributo a Itamar Assumpção, no Centro Cultural da Penha. Ainda neste mês de abril, no dia 02, a Praça da Liberdade recebeu a obra para Madrinha Eunice. Estão previstas mais duas obras para este ano, ainda sem data de inauguração, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus e ao atleta Adhemar Ferreira da Silva.

 

Geraldo Filme

Conhecido como Geraldão da Barra Funda, o músico e sambista foi compositor de sambas para a Peruche e Vai-Vai, sendo também autor de um hino do Bixiga, Tradição. Gravou quatro discos, entre eles O Canto dos Escravos, de 1982, com Clementina de Jesus e Tia Doca.

Por estar localizada próxima ao antigo Largo da Banana, marco do samba paulistano e local muito frequentado por Geraldo Filme, a Praça David Raw, na Barra Funda, foi a escolhida para abrigar a criação após consulta com grupos culturais e familiares.

A obra, de bronze com pátina verde, tem aproximadamente 1,80 m de altura e 59 cm de largura e foi feita por Newton Santanna. Nascido em Salvador, Santanna ministrou História da Arte através da escultura na Itália e França, tendo obras expostas em Paris, Barcelona e Florença.

 

Programação:

Inauguração da escultura em homenagem a Geraldo Filme

Data: 21 de abril (quinta-feira)

 

Local: Praça David Raw

10h | Abertura do evento com cerimonial

11h | Ato de inauguração da escultura em homenagem ao Geraldo Filme

11h30 | Esquenta da bateria com a presença do Kolombolo Diá Piratininga e sambistas convidados (Kako Chocolata;
Raquel Tobias e Ricardo Raiz) e exaltação ao Geraldo Filme

12h00 | Roda de capoeira Mestre Marciall, rodas de celebração ao mestre Geraldo Filme e roda de exaltação às ancestralidades

12h30 | Lavagem simbólica da escultura em homenagem ao Geraldo Filme e exaltação ao Largo da Banana

 

Local: Memorial da América Latina - em frente ao auditório Simón Bolívar (Portão 13)

13h00 | Abertura dos shows com o Samba de Bumbo de Pirapora do Bom Jesus, bateria da escola de samba Unidos do Peruche e bateria show da escola de samba Vai-vai

13h30 | Show São Paulo, menino grande; Velha Guarda da Vai-vai Part. Max B.O Serginho Madureira; Terreirão SP e banda Samba Autêntico

14h00 | Show do Patrimônio afropaulistano, Banto Samba Club, Quintal da Xika com a participação de Marco Mattoli e Roberta Gomes

14h30 | Show da Embaixada do Samba Paulistano, Ivison Pessoa, as Matambas e Anderson Tobias

15h00 | Exaltação ao Largo da Banana com a presença da velha guarda e bateria show da Camisa Verde e Branco

15h45 | Agradecimentos e encerramento