Esculturas de Madrinha Eunice e Geraldo Filme são inauguradas em abril

Obras integram o projeto da Secretaria Municipal de Cultura para homenagear personalidades negras da cultura nacional

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), anuncia a inauguração de duas novas esculturas de personalidades negras na cidade: os sambistas Madrinha Eunice e Geraldo Filme serão homenageados, respectivamente, com obras na Praça da Liberdade, em 02 de abril, e na Praça David Raw, em 21 de abril. As criações, todas feitas por artistas negros, integram o projeto do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) que homenageia personalidades negras da cultura paulistana.

“Ao trazer essas figuras, somamos ao acervo municipal diversidade e representatividade e exaltamos as diversas vivências da nossa população", pontuou a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres. "Além disso, homenageamos o samba paulistano, patrimônio cultural e imaterial da nossa cidade desde 2013".

A primeira obra a ser inaugurada é a de Madrinha Eunice. A sambista foi retratada dançando, com saia rodada, turbante, colares e pulseiras, em uma escultura de bronze de aproximadamente 1,70 m de altura e 60 cm de largura.

"Não só para mim, mas todos os criados por ela de alguma forma estão se sentindo consegrados por essa atitude, de homenagem ao povo negro", comenta Rosemeire Marcondes, neta de Madrinha Eunice. "Ela lutou, sempre à frente de seu tempo, por um ideal como mulher negra, trabalhadora e guerreira. Sempre lutando por um ideal para que as pessoas respeitassem as mulheres. É um ícone do samba de São Paulo”. Ela conclui: “Nossos ancestrais estão felizes, nosso reduto do samba está feliz. Com muita alegria, com muito axé.”

A segunda obra a ser instalada é a de Geraldo Filme, retratado de pé, olhando para o horizonte, com a mão direita no bolso da calça, tirando para cantar um samba recém composto, e com a esquerda segurando um microfone para cantar para o público.

"Ele batalhou muito, era um homem muito movido a música e hoje a gente tem a satisfação de participar desse lindo trabalho que um dia ele fez aqui", comentou a sobrinha de Geraldo Filme, Leonilda de Fátima. "Estamos revivendo uma história que, até então, achávamos que não tinha mais por onde, que talvez ele fosse esquecido, mas hoje ele está sendo homenageado", conclui. "É muita alegria, nós ficamos tão maravilhados que às vezes até perdemos as palavras", diz, em nome de também dois sobrinhos do músico, Margaret e Marcial Augusto Lopes.

O projeto do DPH teve a sua primeira escultura inaugurada em dezembro de 2021, em tributo ao cantor Itamar Assumpção, localizado no Centro Cultural da Penha. Estão previstas mais duas obras para este ano, ainda sem data de inauguração, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus e ao atleta Adhemar Ferreira da Silva.


Madrinha Eunice

Sambista e ativista do movimento negro, Deolinda Madre ficou conhecida como Madrinha Eunice por batizar dezenas de crianças. Foi fundadora da Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva da Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, a mais antiga de São Paulo ainda em atividade, e é considerada um símbolo do carnaval paulistano.

Veio para São Paulo, da sua cidade natal, Piracicaba, aos 12 anos e passou a morar na Liberdade. Foi lá que fundou a Lavapés, que celebra 85 anos em 2022, fazendo-a uma grande figura para o bairro. Por sua importância e por ser muito simbólico para a comunidade negra, o local foi o escolhido para a instauração da obra, a primeira a ser lá instalada em homenagem a personalidades negras.

A escultura foi feita por Lídia Lisboa, criadora de um trabalho de ação sociopolítica e com uma perspectiva crítica de gênero que se mostra ao mesmo tempo poético, sensível e de resistência.


Geraldo Filme

Conhecido como Geraldão da Barra Funda, o músico e sambista foi compositor de sambas para a Peruche e Vai-Vai, sendo também autor de um hino do Bixiga, Tradição. Gravou quatro discos, entre eles O Canto dos Escravos, de 1982, com Clementina de Jesus e Tia Doca.

Por estar localizada próxima ao antigo Largo da Banana, marco do samba paulistano e local muito frequentado por Geraldo Filme, a Praça David Raw, na Barra Funda, foi a escolhida para abrigar a criação após consulta com grupos culturais e familiares.

A obra, de bronze com pátina verde, tem aproximadamente 1,80 m de altura e 59 cm de largura e foi feita por Newton Santanna. Nascido em Salvador, Santanna ministrou História da Arte através da escultura na Itália e França, tendo obras expostas em Paris, Barcelona e Florença.


Programação:

Inauguração da escultura em homenagem a Madrinha Eunice

Data: 2 de abril (sábado)

Local: Praça da Liberdade

10h | Abertura com participação do Presidente da Lavapés Pirata Negro, Ailton Graça; do Presidente da União das Escolas de Samba, Alexandre Magno; do Presidente da Liga das Escolas de Samba, Sidnei Carriollo; do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; e da Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres

11h | Inauguração da estátua, com falas de Rosemeire Marcondes, neta de Madrinha Eunice, e Lídia Lisboa, artista responsável pela obra

12h | Preparação do cortejo

12h30 - 14h30 | Cortejo na Liberdade

15h | Abertura dos shows

15h40 | Bernadete, Raquel Tobias e Graça Braga

16h20 | Rixa, Anderson Tobias, Agnaldo Amaral e Carlos Junior, Quesito Melodia e Bateria da Lavapés Pirata Negro

17h | Cerimônia de encerramento