Programação de Janeiro de 2022 - Casas de Cultura

Casas de Cultura trazem programação especial para as férias escolares

Em janeiro, as Casas de Cultura entram em clima de férias, trazendo exposições, peças teatrais, cortejos dançantes e muito mais para crianças e adultos. Confira a programação completa, atualizada semanalmente:

 

(1ª Quinzena)

 

Painel Chico Science + Leões Reggae Erva Doce (grafiteire) - Grafite

Erva Doce é artista visual e há mais de uma década na arte de rua vem participando de diversos eventos regionais e nacionais, além de desenvolver projetos sociais em Comunidades do Estado do Rio Grande do Norte e Paraíba. Em 2019, fez parte da comissão de organização do Poti graffiti, que vem sendo realizado desde então em Nova Parnamirin - RN.
Seus murais estampam uma realidade dissidente no meio urbano, com a perspectiva de romper com a norma e ser ferramenta de expressão popular. A iniciativa é pintar três painéis temáticos, a ser realizado na Casa de Cultura Chico Science, com enfoque em trazer o rosto de Chico Science; (figura importante na identidade da Casa de Cultura) e dois leões; (referenciando a força do cenário Reggae no território) em três muros da casa.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Chico Science. Dia 15/01 às 8h30. Livre. Grátis. 960 minutos. Livre. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Exposição Revolução Marginal Coletivo Quebramundo – Férias - Artes Visuais

Levantando a bandeira de que “O grito da quebrada ecoou entre becos&avenidas e de que a Revolução Marginal foi ouvida”; o audiovisual independente e LGBTQIA+ resistiu no ano de 2016 com a Coletiva Quebramundo, que iniciou uma série de registros sobre essa Revolução.

Na caminhada da produção marginal, foram desenvolvidos mais de 40 vídeos com diversas linguagens, que permeiam entre coberturas de eventos, videoclipes de artistas independentes, oficinas de audiovisual ministradas pela Coletiva, festivais da Quebrada Para o Mundo e um recorte marginal do Grajaú, pelas lentes brilhantes e mentes pensantes, além de uma exposição para enaltecer e movimentar os artistas LGBTQIA+.

Agora a Exposição visa trazer a linguagem por trás destes vídeos, os devaneios de toda essa narrativa e apresentar a Coletiva e seus trabalhos independentes: “Da Quebrada para o Mundo!"

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 15/01 às 09h. Livre. Grátis. 600 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Cortejo e auto do Bumba meu Boi do Grupo Cupuaçu - Danças Brasileiras - Férias - Cultura Popular e Tradicional

O auto do Bumba meu Boi é um cortejo, que abre com o “guarnicê” do Boi, quando se acende a fogueira e esquentam, ou afinam, os instrumentos, terminado o “guarniê” (cantando e tocado), o amo do Boi começa e pedir licença à dona da casa, para iniciar a brincadeira, que é o auto do Bumba meu boi. Fazem parte do auto o amo do Boi, que é o dono da fazenda, o vaqueiro que conduz o boneco do Boi, os rajados que dançam com chapéus de fitas coloridas, dançarinos indígenas, caboclos de penas e os tocadores.

Com os personagens do auto, que são Pai Franciso e Caritirna , além dos seres encantados, os “cazumbas”, burrinhas e ainda pode haver outros. Há quase quarenta anos O Grupo Cupuaçu faz a Festa do Boi no Morro do Querosene, em São Paulo e tem como criadores e mestres Tião Carvalho, Ana Maria Carvalho e Graça Reis; assim como Henrique Menezes e Bartira Menezes.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 15/01 às 14h. Primeira infância. Grátis. Livre. 120 minutos. Intervenção Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Cortejo Literário - Baque CT - Férias - Cultura Popular e Tradicional

A intervenção "Cortejo literário" é um projeto literário e musical, que tem como objetivo divulgar o trabalho realizado em meio ao contexto de pandemia de poetas da Zona Leste. Durante a intervenção, que conta com um cortejo musical, serão entregues cartões postais com poemas e artes visuais, de alguns artistas da região, assim como outros postais, com artes realizadas por crianças do programa Piá e oficinas.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 15/01 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos. Presencial. Livre.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Dia de Praia - Cia Circo Delas - Férias - Circo

"Carmela decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas além da dificuldade de encontrar um local em meio a uma praia lotada, ainda precisa lidar com o Sol escaldante e sua inabilidade de manejo para montar seu cantinho de relaxamento.
“Dia de Praia” é o trabalho solo da palhaça Carmela (Melina Marchetti), onde a fisicalidade da atriz, de equilibrismo e a interação com objetos, criam imagens e relações, tecendo uma poética e divertida narrativa."

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 15/01 às 15h. Livre. Grátis. 55 minutos. Primeira infância. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Círculo Mágico - Troupé na Rua Férias - Circo

Dance, cante, recicle e divirta se com o Círculo Mágico. Um convite para cirandar com a ciranda dos bichos em uma história que eleva a sensação de amor a toda criatura. Do consumo a conservação, da apatia a compaixão; da alienação a celebração e da conexão se faz a proposta desta intervenção, do futuro e do hoje.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 15/01 às 15h. Grátis. Livre. 60 minutos. Livre Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas]


Afrochoque - Monkey Jhayam - Música “Conscious Music”

Nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, o cantor e compositor Monkey Jhayam se destacou no cenário independente nacional pelas letras de forte cunho político-social, convidando os ouvintes para novas formas de expressão da consciência, além de seu timbre de voz.

As ruas são o pano de fundo para sua escola musical, pautada na cultura “Sound system” e a música jamaicana, passando anteriormente pelo punk rock e sempre mantendo viva a energia do “It yourself” e do “faça você mesmo”.

O artista tem seis álbuns, além de diversos singles, lançados no Brasil e em outros países, como: Reino Unido, EUA, Polônia e Japão.

Sua performance de palco já fizeram com que fosse notado por produtores e artistas como: Gaby Amarantos, Prince Fatty (Reino Unido), Victor Rice (EUA), Mad Professor (Reino Unido) e Congo Natty (Reino Unido).

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 15/01 às 16h. Livre . Grátis. 90 minutos. Presencial. Sala Multiuso.
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Distância - Show Virtual Ravih - Aniversário de São Paulo - Música

RAVIH propõe uma apresentação nostálgica e moderna, com um repertório composto por canções do álbum: "Distância", seu recém-lançado EP de estreia e outras despojadas canções autorais. Em suas músicas o artista aborda temas como: alienação, resiliência, luto e amor-próprio, através de letras e melodias dançantes e ao mesmo tempo que trazem reflexões.

Além de entreter os espectadores, a ideia é misturar diferentes vertentes musicais e conectar diferentes públicos, com um repertório que passeia do contagiante house dos anos 90, passando pela música popular brasileira, o afrobeat, entre outros gêneros, para celebrar o passado, questionar o presente e sugerir a esperança de um futuro melhor.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Parelheiros e artista. Dia 15/01 das 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros


As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Gibileu – Circo

Abandonado por seus companheiros de picadeiro, Gibiló,“O Rei do Poropopó”, procura um novo parceiro para, com ele, retornar aos tempos de sucesso do Circo Pirilampo, do qual foi dono e estrela principal. Assim encontra Gibileu, um palhaço fanfarrão, que para ganhar o emprego no circo, deverá passar por vários testes.

Uma atrapalhada e divertida audição, que relembra e revive velhas e marcantes esquetes da arte circense brasileira.

Serviço:
Casa de Cultura M'Boi Mirim. Dia 15/01 às 15h. Livre. Grátis. 40 Minutos. Presencial. No palco da Casa
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Totó o tocador de Tambor - Teatro Infantil

Antônio é um menino de brilho nos olhos, como qualquer outro. Um certo dia ouve o toque de um tambor em uma festa do boi. Seu coração começa a bater no mesmo compasso. Pé resolve então sair em busca do seu próprio tambor. De encontro em encontro, de troca em troca, no caminho em direção ao mercado, o menino Antônio se transforma em Totó, o tocador de tambor.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 15/01 às 16h. Livre. Grátis. 50 Minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


O Menino Maluquinho - Teatro Infantil

O menino Maluquinho comemora 40 anos. Seu criador precisa fazer uma edição especial de aniversário e o tempo para a entrega está chegando ao fim. Em meio ao processo de criação, ele recebe em seu ateliê a visita de seus netos que não o deixam trabalharem de jeito nenhum. Através de desenho e brincadeiras eles recordam as obras mais divertidas e com muita aventura, com a participação do público e uma imersão no universo do autor.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 15/01 às 19h. Livre. Grátis. 50 Minutos. Presencial. Na praça Oscar da Silva,110 (Palco Casarão)
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Kombi da Palavra – Brincante

Formando palavras com imãs na lataria da Kombi da Palavra, os palhaços brincam de formar versos com a interação do público. O carro traz um varal com livros infantis, que inspiram brincadeiras e canções, com uma proposta descontraída e divertida.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 16/01 às 16h. Livre. Grátis. 90 Minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé