Programação de Janeiro de 2022 - Casas de Cultura

Casas de Cultura trazem programação especial para as férias escolares

Em janeiro, as Casas de Cultura entram em clima de férias, trazendo exposições, peças teatrais, cortejos dançantes e muito mais para crianças e adultos. Confira a programação completa, atualizada semanalmente:

Sopro Rural - Cultura Popular e Tradicional

Sopro Rural é um projeto que mistura timbres de sax, flauta, baixo, viola caipira e violão; além da voz melódica e suave de Aline Dias. Um convite ao público, para apreciar ritmos e sotaques que revelam a diversidade da música brasileira de raiz, apoiados pelo interior do Brasil.

Serviço:
Casa de Cultura Santo Amaro - Júlio Guerra. Dia: 28/01 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial. No salão principal da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro


Festival Forró na Brasa com Neide Gara -Pé - Cultura Popular e Tradicional

O Show Neide Gara – Pé traz o talento dos irmãos, com Cicinho Silva e Neide, filhos do saudoso Luiz de Nazaré, um dos fundadores da Praça do Forró no Bairro de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, além de dois outros músicos convidados.

No repertório o grupo apresentará clássicos de duas rainhas, a do xaxado com Marinês e do forró, com a cantora e compositora Anastácia, além de músicas autorais com a recém-lançada Meu Lindo Querubim.

Serviço:
Casa de cultura Brasilândia. Dia: 29/01 às 18h. Terceira Idade. Grátis. 70 minutos. Presencial.
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Festival Forró na Brasa com Costa Senna - Cultura Popular e Tradicional

A Palestra/Show: “Cordéis que Educam e Transformam”, que leva o mesmo título de uma das obras literárias de Costa Senna, é uma performance pedagógica multidisciplinar, que aborda temas sociais, ética e cidadania.

O poeta e multiartista aborda temas sociais, com seus cordéis declamados, buscando chamar a atenção para novos voos, indicando que é possível pensar nas transformações que o mundo necessita, através das criações, neste gênero da poesia.

Serviço:
Casa de cultura Brasilândia. Dia: 29/01 às 15h. Terceira Idade. Grátis. 40 minutos. Presencial. Na sala multiuso, praça Benedicta Cavalheiro, SN.
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Pirajussara: Vozes à Margem com Bando Trapos - Teatro Adulto

Apresentação de releituras, sobre histórias de moradores da região do Campo Limpo e Taboão da Serra em fragmentos, criados pelos atores do Bando de Trapos, cada um utilizando seu repertório.

As histórias são encenadas por bonecos, com música e movimento dos atores e atrizes, que vão sendo entrelaçadas por aparições de Pirajussara, que é uma mulher – cabocla – rio, que caminha cortando a divisa de cidades, trazendo para essas narrativas, o seu olhar de Rio.

Serviço:
Casa de cultura do Campo Limpo. Dia: 29/01 às 17h. Grátis. 50 minutos. Livre. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Enok Virgulino - Aniversário do bairro – Cultura Popular e Tradicional

Um dos mais importantes forrozeiros do País e criador do Trio Virgulino, Enok agora traz seu recente trio e filhos, com suas mais famosas canções, para ouvir e dançar.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia 29/01 às 18h. 12 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no Salão Principal.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça

 

Dia de Praia - Cia Circo Delas - Férias

"Carmela decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas além da dificuldade de encontrar um local em meio a uma praia lotada, ainda precisa lidar com o Sol escaldante e sua inabilidade de manejo para montar seu cantinho de relaxamento.
“Dia de Praia” é o trabalho solo da palhaça Carmela (Melina Marchetti), onde a fisicalidade da atriz, de equilibrismo e a interação com objetos, criam imagens e relações, tecendo uma poética e divertida narrativa."

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 29/01 às 16h30. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Rei na Rua - Bando Goliardis – Férias/Circo

Unindo a linguagem circense como números de malabarismo e esquetes no formato de curtas, com narrativas encenadas, o Bando Golíardis ressalta, com comicidade e ludicidade, a importância dos direitos básicos de educação e alfabetização.
Inspirados no texto: “A roupa nova do rei”, de Hans Christian Andersen, onde um Rei abusa de seu poder, para garantir a manutenção da sua luxúria e a ignorância de seu povo."

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 30/01 às 16h. Livre. Grátis. 60 Minutos. Presencial. Na praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Sambas Clássicos do Samba da Vela - Cultura Popular e Tradicional

Fundado por Magno Souza, o Chapinha da Vela, Marílio de Oliveira e Paquera, o Samba da Vela funciona como um cronômetro em que o evento inicia quando é acesa e termina quando ela se apaga. Com 21 anos de existência, a Comunidade foi apadrinhada por Osvaldinho da Cuíca e Beth Carvalho, e já recebeu grandes artistas, como: Seu Jorge, Leci Brandão, Diogo Nogueira, Sergio Loroza entre outros.

Serviço:
Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia: 30/01 às 16h. Livre. Grátis. 120 Minutos. Presencial. No salão da Casa
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça

Circo de Bolso – Circo - Núcleo Absurda Confraria - Primeira Infância

Circo de Bolso é um espetáculo com base na comédia física, com elementos circenses, numa estrutura narrativa, poética e minimalista.

A encenação traz um compêndio de formas acrobáticas e movimentos físicos mimo dinâmicos, encenados por um duo de artistas, sendo eles, um acrobata-músico e uma palhaça arauto, que materializam um poema sorteado pelo público de um pequeno realejo. Como se recriassem, cênica e simbolicamente o lirismo dos antigos realejos com os poemas sorteados de dentro de suas construções narrativas e tomassem vida.

O jogo bastante dinâmico e gestual do duo se dá por movimentos quase que hipnóticos do ator acrobata e da palhaça narradora, essa que também se incube de recitar e trazer os poemas ao público, convidando-os a interagir. Circo de Bolso grifa e dá destaque aos pequenos retratos em torno de um picadeiro, das feiras livres, dos festejos.

Serviço:
Casa de cultura Butantã. Dia: 30/01 às 14h. Livre. Grátis. 60 Minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Sound Reggae Poesia – Música

O Coletivo Zambol House Sound traz apresentações musicais com Niko Souza, apresentação musical de Red Lion e microfone aberto nos intervalos, com declamação de poetas da região.

Serviço:
Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 30/01 às 13h. Livre. Grátis. 480 Minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Semeando Histórias - Siriema Spuleta - Primeira Infância Contação de Histórias

Duas histórias apresentadas de forma lúdica: "A Repolheira" – que é uma fábula sobre afeto de Claudia Nina e “Nós”, do livro de Eva Furnari, ambas propiciam uma análise do comportamento humano, dos sentimentos das pessoas e dos problemas.
Trazendo de forma divertida e emocionante, temas atuais como: a reclusão e a timidez, o preconceito e a autodescoberta através do afeto e de como desatar "nós".

Serviço:
Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 30/01 às 11h. Primeira infância. Grátis. 50 Minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Espetáculo Espetacular – Cia Palhadiaço - Férias - Circo

Quatro palhaces em um cortejo musical, convidam a plateia para se reunirem em torno da lona, para assistirem o espetáculo. Posicionados, o primeiro número é anunciado e dá-se início a uma apresentação, repleta de malabares, acrobacias, música e muita palhaçada.

O “Espetáculo Espetacular” é uma montagem com números de performances autorais e gags clássicas de circo, além de trabalhar o improviso, o jogo junto a plateia e a versatilidade do palhace.

Serviço:
Casa de Cultura Raul Seixas. Dia: 30/01 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial. Área externa do parque. R. Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio.
Endereço: Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


MR.GRAND-E – Música

Apresentação de músicas clássicas e outras atuais, de trabalhos mais recentes do artista, transmitindo a energia e o conceito de 30 anos de sua contribuição dentro do hip hop.

Serviço:
Casa de Cultura São Mateus. Dia: 30/01 às 18h. Livre. Grátis. 80 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

*Obs: Todas as atividades irão ocorrer seguindo todos os protocolos de segurança.
 

 99 PROBL3MS - Música

Um Festival de Hip Hop que conta com a participação especial de artistas deste gênero e que são moradores da região Sul da Cidade de São Paulo.
O projeto tem no comando DJ Lobato, DJ Guina, BeatProphano, SLZero, DJ Tony di e apresentações com performances artísticas de MAG B, Jota B – NSN, entre outros.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 29/01 às 13h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial
Endereço: Av. Durval Pinto Ferreira, 820 próximo à Av. Cupecê e da antiga Feira livre.