Itamar Assumpção ganha estátua no Centro Cultural Penha

Homenagem ao cantor será instalada em 15 de dezembro com programação especial e presença do ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil

O cantor, instrumentista e compositor Itamar Assumpção, ícone da música vanguardista paulistana das décadas de 80 e 90, falecido em 12 de junho de 2003, será homenageado com uma estátua em frente ao Centro Cultural Penha, no Largo do Rosário, Zona Leste da capital. A inauguração do monumento de bronze, de 1,80 de altura, criado pelo artista plástico Leandro Junior, será realizada em 15 de dezembro. Trata-se da primeira de cinco estátuas de personalidades negras, construídas por escultores negros, que foram anunciadas durante este ano e serão erguidas ao longo dos próximos meses, somando-se ao conjunto de 380 monumentos históricos do município de São Paulo.

“É preciso atualizar a paisagem paulistana com mais rostos negros, mais estátuas e monumentos que tragam para as ruas outros nomes, tão importantes para a cidade quanto aqueles que já ocupam os espaços públicos há mais tempo”, defende a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. “Itamar Assumpção foi um inovador, um músico com a cara de São Paulo. É um orgulho poder colocar sua imagem junto ao nosso Centro Cultural Penha”, ressalta.

Festividades

A programação da inauguração na quarta-feira da próxima semana terá início às 11h, com uma missa na Igreja do Largo do Rosário, seguida por um cerimonial, previsto para as 12h. Além da secretária municipal de Cultura, Aline Torres, estará presente o músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, que compartilhará algumas palavras sobre o artista.

Entre as 14h e as 17h, o Centro Cultural Penha será palco de apresentações das Pastoras do Rosário e do Bloco da Micaela, com microfone aberto entre uma performance e outra. Às 17h uma das filhas de Itamar, Anelis Assumpção, cantará músicas de seu pai no Teatro Martins Penna, localizado no interior do CCP. A performance contará com a participação do rapper e poeta brasileiro Rincón Sapiência. A celebração encerra com o cortejo Ilú Oba de Min, às 18h.

Novas estátuas

Estão previstas para 2022 a instalação de mais quatro estátuas em outros pontos da cidade. A primeira delas, dedicada à escritora Carolina Maria de Jesus, será colocada em Parelheiros; a segunda, do cantor e compositor Geraldo Filme, terá como endereço o bairro da Barra Funda, na Zona Oeste. O atleta Adhemar Ferreira da Silva será o destaque da Avenida Braz Leme, em Santana, Zona Norte. E a peça que reverencia a sambista e ativista Deolinda Madre ficará na Praça da Liberdade, no Centro.

Um artista da Penha

Assumpção nasceu na cidade de Tietê, no interior de São Paulo, em 13 de setembro de 1949. Viveu durante mais de 20 anos no bairro da Penha, onde desenvolveu sua carreira inspirado em nomes como Jimmy Hendrix e Adoniran Barbosa, além da poesia de Paulo Leminski, com quem colaborou na canção Dor Elegante, registrada também por Zélia Duncan. Faleceu aos 53 anos, vítima de um câncer, em 2003, e deixou as fihas Anelis e Serena.

O MU.ITA - Museu Itamar Assumpção, inaugurado em 2020, foi o o primeiro museu virtual de um artista negro brasileiro.

Sobre o escultor Leandro Júnior

O artista é criador de peças expostas em museus de Nova York, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Junior é professor de arte e escultura em comunidades quilombolas e tem um trabalho voltado para a ancestralidade africana e a história da escravização no Brasil.

 

Programação

Inauguração da estátua em homenagem a Itamar Assumpção - 15 de dezembro, no Centro Cultural da Penha;

- 11h - Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário;

- 12h - Cerimonial de abertura com as presenças da secretária de Cultura do município, Aline Torres; da família Assumpção e do ex-ministro da Cultura e Conselheiro do MU.ITA, Gilberto Gil;

- 14h - Pastoras do Rosário;

- Microfone aberto -

- 15h - Bloco da Micaela;

- Microfone aberto -

- 17h - Show Anelis Assumpção canta Itamar, com participação de Rincón Sapiência, no Teatro Martins Penna, no Centro Cultural da Penha. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos 1h antes do show;

- 18h - Cortejo Ilú Oba De Min.