Dia do Nordestino ganha programação especial nos espaços da SMC

Casas de Cultura, Teatros e Bibliotecas abraçam a cultura do Nordeste neste feriadão

Na semana em que é comemorado o Dia do Nordestino, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial para homenagear a música, a literatura, o teatro, a dança e as artes visuais dessa região brasileira. A data, celebrada no dia 8 de outubro, foi criada em 2009 para marcar o centenário do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa de Assaré.

“Mais do que celebrar uma data, é importante reconhecer a importância do povo nordestino para o Brasil”, reflete a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Cultura, Andrea Sousa. “Só na cidade de São Paulo, 86% dos habitantes são nascidos no Nordeste, ou são filhos e netos de nordestinos”, aponta, ela mesma representada nas estatísticas. Comunicóloga, contadora de histórias, cordelista e professora, além de dona de uma vasta experiência em espaços culturais paulistanos, Andrea nasceu no Piauí, mas foi criada no Ceará e se considera uma autêntica cearense. “Não se faz carne de bode como na minha terra”, lembra, entre risadas saudosas.

“A verdade é que, seja na gastronomia ou nas artes, o povo nordestino está em todo lugar”, diz com orgulho. “Sua importância está na música, com o ícone Luiz Gonzaga e com toda a influência do forró; está nos pratos típicos, na rapadura, na farinha, no baião de dois; está nas artes visuais, com Aldemir Martins; na literatura de Patativa de Assaré e Rachel de Queiroz, primeira mulher na Academia Brasileira de Letras; está nas referências espalhadas por todo o Brasil da literatura de Cordel...”, elenca, deixando claro que um dia só não seria suficiente para tanta riqueza.

Andrea ainda chama a atenção para as personalidades que mexem com a imaginação dos brasileiros há muitos anos, como os foras-da-lei Lampião e Maria Bonita - “Quem não se interessa pelo amor exótico dessa dupla?” - ou o líder religioso Antônio Conselheiro, cearense que marcou a história de Canudos, na Bahia, com suas profecias. E, se o assunto é imaginação, como não pensar na criatividade linguística da região? “Homi, seu mininu; muié, sua minina. O Nordeste tem o povo da peste!”, brinca a Secretária Adjunta, dando as boas-vindas ao Dia do Nordestino.
 

Confira as atrações que marcam a data nos equipamentos municipais:


CASAS DE CULTURA


Magia do Cordel - Varneci Nascimento - Dia do Nordestino - Intervenção Visual

O cordelista Varneci Nascimento, semeador de cordéis, continua sua trajetória, disseminando a arte em versos, atuando inclusive, numa linha muito próxima do stand up comedy; ora trazendo o cordel para a atualidade, ora resgatando toda sua ancestralidade e regionalidade.
Varneci é um especialista que desliza pelas palavras, com o propósito de encantar todas as idades, com o poder da oralidade e comunicação. Utilizando da técnica do humor para aquecer os corações e trazer uma mensagem de esperança diante das adversidades da sociedade, em tempos de pandemia.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 08/10 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Nordestino Punk - Demock PRS - Dia do Nordestino - Música

A banda Demock PRS surgiu no interior do estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de Serraria, no ano de 2005. Influenciada inicialmente por artistas do rock nacional como: Legião Urbana, Raul Seixas Titãs, Mamonas Assassinas, entre outras.
A banda seguia sem um rumo certo até a mudança para São Paulo, em 2010 com formação nova, com apenas três dos integrantes da época da Paraíba, como: Adailton Melo (China) fundador da banda, Sandro e Jan. Seguem ensaiando e se apresentando em algumas casas de São Paulo.

Serviço:
|Presencial e online na Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 08/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Jog’andança - Via vento Cia. - Dia do Nordestino - Intervenção Artística

Dois desbravadores que viajam em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos, viverem desafios que os levarão às pistas. O enredo brincando em Jog’Andança apresenta um roteiro costurado por jogos musicais, teatrais e dançantes, inspirados nas brincadeiras e músicas próprias da infância, onde os participantes serão envolvidos e convidados a se tornarem personagens, juntos com os instrumentos, que através de jogos de improvisação, ajudam a construir a história. O espetáculo tem como pesquisa as danças típicas nordestinas, desde o movimento, cores e ritmos.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Praça João Tadeu Priolli.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Trio Beijo de Moça - Dia do Nordestino - Música

O Trio Beijo de Moça apresenta um show em homenagem ao dia do Nordestino, com repertório do disco de estreia e do segundo CD autoral de xote e baião, além de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros. O trio é formado por mulheres, que trazem um forró pé de serra tradicional, com triângulo e zabumba, em um show alegre e dançante, pra ninguém ficar parado.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Hábraços Sucatas Ambulantes - Dia do Nordestino Artes Visuais

Com o sucesso e repercussão alcançado com a primeira personagem da intervenção visual "HáBraços", que percorreu 3 estações da CPTM e agora está exposta na Subprefeitura de Itaquera, o coletivo apresenta novos personagens para a série.
Nesta intervenção, o coletivo realiza a montagem dos bonecos, que terão como materiais na sua construção papel machê em uma estrutura metálica e reutilização de resíduos sólidos.
Uma homenagem a todas as vítimas, sobreviventes e profissionais que atuam bravamente, neste período de pandemia da Covid19.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


O Encontro do Pé de Serra com o Universitário Folha Seca - Dia do Nordestino - Música

Em comemoração ao dia do Nordestino, a Casa de Cultura fará um grande encontro de forró pé de serra e o universitário. Em três horas de festa os amantes do forró poderão dançar e curtir o que há de melhor nestas duas vertentes musicais, com sua essência nordestina, em uma noite inesquecível e marcante de convite para "balançar o esqueleto" juntinhos.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 18h. Livre. 60 minutos. Grátis. Palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


O Encontro do Pé de Serra com o Universitário - Trio Amizade Dia do Nordestino - Música

Em comemoração ao dia do Nordestino, a Casa de Cultura fará um grande encontro de forró pé de serra e o universitário. Em três horas de festa os amantes do forró poderão dançar e curtir o que há de melhor nestas duas vertentes musicais, com sua essência nordestina, em uma noite inesquecível e marcante de convite para "balançar o esqueleto" juntinhos.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 19h20. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


O Encontro do Pé de Serra com o Universitário Sudestino Presencial Dia do Nordestino Música

Em comemoração ao dia do Nordestino a casa de cultura fara um grande encontro de forró pé de serra e o universitário , em 3 horas de festa os amantes do forró poderão dançar e curtir o que há de melhor nessas duas vertentes musicais com sua essência nordestina, uma noite inesquecível e marcante venha e traga seu par para "balança o esqueleto" juntinhos.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 20h40. Livre. 60 minutos. Grátis. Palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


TEATROS


Brincando no Nordeste

Música
12/10
16h
Presencial no estacionamento do Teatro Alfredo Mesquita
Livre
60 minutos
O Baque CT apresenta "Brincando no Nordeste", espetáculo musical que promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, contagiando e animando os baixinhos ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba-meu-boi, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil.


A formiga encrenqueira e o mistério da horta

Teatro / Dança / Infantil / Lei Aldir Blanc
Dias 09, 10, 16 17, 23, 24, 30 e 31 de outubro
16h
Presencial no Teatro Alfredo Mesquita
Livre
55 min
O espetáculo nos transporta para uma horta no interior nordestino, cuidada por um personagem simples e ingênuo que tem tanto amor por seu lugar, acaba dando vida a tudo que o cerca, isso acaba virando uma grande confusão quando uma Formiga que por lá passava e nunca teve uma vida tão feliz acaba tentando acabar com a paz da Horta. A peça traz temas muito importantes tanto para crianças, quanto para os adultos. Aborda de forma lúdica e sensível sentimentos que todos vivemos em algum momento, como: solidão, raiva, medo. E por fim, a importância da empatia para com o outro e o poder do perdão!


BIBLIOTECAS


Brincando No Nordeste: Brincar Sem Encostar

Nome do grupo: Cia. de Artes Baque CT
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Página/perfil onde será feita: Presencial
O espetáculo musical promove o resgate de brincadeiras infantis, cantigas de roda e danças populares do Nordeste, contagiando e animando os baixinhos ao som de ritmos como coco-de-roda, ciranda, cacuriá, samba-de-coco e bumba-meu-boi, ritmos estes que são patrimônio cultural imaterial do Brasil. Ao mesmo passo em que a molecada interage e cai na folia através de brincadeiras, cantigas populares e coreografias, aprendem o significado e as histórias de cada uma destas manifestações culturais que misturam as culturas africana, indígena e europeia, mas que são genuinamente nordestinas e brasileiras. Vem brincar sem encostar!

Dia 1 de outubro às 14h - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 7 de outubro às 11h - Biblioteca José Paulo Paes
Dia 8 de outubro às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 9 de outubro às 11h - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 9 de outubro às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta