Programação de outubro - Centros Culturais

Festa literária, programação musical e atividades infantis são destaques no mês


Companhia Pelo Cano se apresenta no Centro Cultural Penha no dia 9 de outubro

 

Em outubro, os Centros Culturais trazem uma programação variada para todas as idades. As atrações acontecem majoritariamente de forma presencial, com algumas atividades sendo transmitidas, também, pela internet. Neste mês, o Centro Cultural Penha recebe a festa literária Flipenha, que chega à sua quarta edição homenageando a escritora Maria Carolina de Jesus e destacando debates sobre o feminino e questões étnico-raciais. Já no Centro Cultural Santo Amaro, acontece o festival de música “Jovens de hoje cantam jovens de ontem”, unindo talentos contemporâneos a canções tradicionais brasileiras. Ainda em outubro, diversos espaços apresentam uma programação especial voltada para o mês das crianças, com a Primavera da Infância e Juventude.

Confira a programação completa:


CENTRO CULTURAL PENHA


Tiquinhos Pensantes

Música e audiovisual infantil
Primavera da Infância e Juventude
1 a 3/10
15h
Presencial na área interna
Livre
240 minutos
Mostra Cultural Infantil Tiquinhos Pensantes, que aborda a temática sobre a infância e relações étnico-raciais. Programação:
Dia 01/10: Vivência com grupo percussivo infantil. Duração 2h (Presencial)
Dia 02/10: Roda de conversa “Como falar sobre racismo na infância". Duração 1h (presencial)
Dia 03/10: Curta metragem “Fábula de vó Ita” (Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro). duração 1h (Presencial)


Sexta do Riso

Teatro / Humor
1, 8, 15 e 29/10
20h
Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
A cada sexta-feira o CCP convida dois humoristas para o projeto Sexta do Riso, sucesso de público desde 2018. Nomes à confirmar.


Vivência Etnia Kaimbé

Cultura Indígena
6 a 14/10
Terças às 14h e sábado às 16h
Presencial na área interna
Livre
60 minutos
A etnia Kaimbé está localizada na Aldeia Indígena Filhos Desta Terra, em Guarulhos. A proposta é trazer para o Centro Cultural as vivências de artesanato, música e dança da tribo. Uma atividade que vem de encontro com a nossa proposta de discussão e formação nas temáticas étnico-raciais.


Cia Malas portam

Primavera da Infância e Juventude
Contação de história
9 e 30/10
15h
Presencial no Espaço Mário Zan
Livre
50 minutos
Contação de história com o grupo da Zona Leste de São Paulo criado em 2007 com várias apresentações na rede de Bibliotecas e Sesc.


FLIPENHA – Festa Literária da Penha

Literatura
19 a 23/10
10h
Presencial no Teatro / Espaço Mário Zan / Hall do Teatro
Live pelo Facebook
Duração: 9 horas
Livre
Organizada por coletivos culturais e educadores do bairro da Penha, Centro Cultural Penha e Biblioteca José Paulo Paes, a FLIPENHA é uma ação que promove a formação de leitores, encontro de moradores de diferentes gerações e grupos sociais e intercâmbio entre profissionais de diversas linguagens. A festa conta com a participação de escolas da região. Nessa 4ª edição a homenageada será a escritora Maria Carolina de Jesus, e destaca-se na programação o feminino e as questões étnico-raciais. A programação está em processo de construção. Toda a verba solicitada será para eventos dentro do Centro Cultural Penha. https://www.facebook.com/Flipenha


Parapapel

Circo
9/10
16h
Presencial no Espaço Mário Zan
Livre
50 minutos Espetáculo da Cia. Pelo Cano contemplado pelo Fomento ao Circo. Público-alvo: crianças, seus pais e acompanhantes


CENTRO CULTURAL OLIDO / GALERIA DO DJ


Sextou na Galeria do DJ

Música
1, 8, 22 e 29
19h
Presencial
Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Livre
90 minutos
DJ sets na Galeria do DJ, com presenças ilustres de Grand Master Ney, Acácio Moura, Ella de Vuono e Cashu.


DJ Set Reggae Woman of the Ghetto

Música / Galeria do DJ
2/10
16h
Presencial
Livre
Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
60 minutos
Coletivo feminino dedicado à reggae music, Woman of the Ghetto traz a essência da cultura sound system periférica com seleções classudas, com convidadas a cada edição.


Modulação Preta EP 6 - Aretha Sadick

Audiovisual / Galeria do DJ
3/10
17h
Presencial com gravação
Livre
50 minutos
Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 20 pessoas)
Modulação Preta é uma websérie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto pretende mapear, revisar, resgatar e criar novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional a partir de contextos de troca e criação de ampla mobilização de populações periféricas, fomentados de modo independente e a revelia do desenvolvimento da indústria musical mainstream. Neste episódio, a artista convidada é a cantora, performer, modelo e apresentadora Aretha Sadick.


AULAX RÁDIO VENENO - White Prata e Mimi

Música / Galeria do Dj
7 e 21/10
13h
Presencial com transmissão online
Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 25 pessoas)
Livre
60 minutos
Podcast quinzenal com o time da Rádio Veneno, uma das ilustres das webradios, com apresentação de Linda Green e convidades, conectando a programação da Galeria do DJ.


Evento: Disco é Brinquedo

Música
Primavera da Infância e Juventude
12/10
16h
Presencial na Vitrine da Dança
LIvre
90 minutos
Apresentado pela professora e DJ Carlu, o projeto visa aproximar a temática de discos de vinil às crianças, estudando letras, musicalidade e história do Brasil.


Festa Smaga

Música / Galeria do DJ
16/09
16h
Presencial
Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
DURAÇÃO: das 16h às 20h
Livre
SSMAGA 07 anos fomentando a cultura de música eletrônica underground de pista. Programação cultural gratuita no formato live.


Aniversário 4 anos de Cremosa

Música / Galeria do DJ
9/10
16h
Presencial com gravação
Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Livre
120 min
Comemoração de 4 anos do coletivo com as residentes Laura Mercy, Julia Weck e Rafa Jazz e as convidadas Lys Ventura e Mary G.


CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE


Edição Especial Só Com as Minas

GRIME CCJ
Show / música
6 e 20/10
19h
18 anos
30 minutos (quinzenal)
2 DJ + 4 MCs
Presencial no estúdio do CCJ
Projeto inspirado no formato do Brasil Grime Show, visa revelar novos talentos e aproximar jovens periféricos que buscam seu lugar na música.O Grime é um gênero musical urbano sucedido da Europa que vem se espalhando pelo mundo e principalmente pelas novas gerações, com início nos anos 2000 temos um cenário relativamente novo e atual. Através de pesquisas é notável a relação do Grime com a juventude e com as várias tendências relacionadas ao Rap e o Hip Hop, nesse contexto, o CCJ propõe ressignificar as formas de ocupação de seus espaços, fomentando projetos que dialogam com os interesses da juventude de São Paulo. DJs e MCs de funk serão convidados para fazerem medleys com os rappers juntando o funk e o rap em um só.


Conexão Ocupa CCJ

Primavera da primeira infância e Juventude
Exibição
5, 14, 19 e 26/10
16h
Livre
O Cine Pipoca é a ação mais antiga realizada pelo Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, que faz a gestão da Ocupação Cultural Mateus Santos. Teve seu início na Praça Benedicto Ramos Rodrigues, em 2015, antes do Movimento ter sua sede na Ocupação Mateus Santos. Foi parte integrante da programação da ocupação da praça, que tinha por objetivo fortalecer a luta por um espaço cultural no território. Com equipamentos cedidos por diversos coletivos do território, a realização do Cine sempre contou com uma roda de conversa ao final, de modo a criar um ambiente convidativo e aproximar os moradores do território das ações do Movimento. Agora, nessa aproximação e da conexão que buscamos com outro território da cidade, o Cine Pipoca aparece como uma iniciativa bastante interessante para o fortalecimento desse vínculo. São propostas quatro sessões do Cine Pipoca para o Conexão Ocupa – CCJ, que buscam fortalecer pontos de conexão já existentes entre a Ocupação e o território da zona norte, de forma a destacar os contornos de um território de afetos compartilhados entre a Ocupação e o CCJ, cada sessão contará com os seguintes temas: A literatura periférica, Espaços comunitários de cultura, Cine Infantil e apropriação do espaço público
Presencial na Arena do CCJ


Workshop + Live Painting com Consp

Workshop e artes visuais
2/10
12h
4h duração
12 anos
A proposta é a realização de um workshop de graffiti, abordando:
Trajetória do Artista;
Artes Visuais e Urbana;
Técnicas para pintura de murais e de telas;
Apresentação e manuseio dos materiais;
Prática em grupo com execução em mini painel;
Duração: 1h30 - 2h
Número de participantes:10
Faixa etária: A partir de 12 anos;
Logística: Visando o cuidado e combate à pandemia de Covid 19, mas também a retomada gradual dos equipamentos culturais, propomos essa atividade com público reduzido, participação mediante inscrição prévia, com realização em área ampla e aberta. Se for do interesse da gestão, o Workshop também pode ser transmitido ao vivo. Com Live Painting/Pintura ao vivo. A ideia é trazer esta prática que o artista domina, através da pintura de um painel grande ou dois de médio porte, onde haverá a interação entre a arte, o artista, o espaço e o público presente no equipamento no momento desta e/ou outras programações. Acreditamos que essa é uma oportunidade de enaltecer artistas visuais negros, validar o cerne do equipamento cultural em questão, bem como deixar um marco no Centro Cultural Ruth Cardoso- CCJ, através da produção do talentoso e renomado Thiago Consp e da apresentação das artes visuais através de outras perspectivas. Além disso, Consp tem uma relação de afeto e pertencimento com a zona norte e noroeste. Por ser do bairro Perus, traz em suas representações artísticas figuras, elementos e temáticas que se aproximam do território onde o CCJ está inserido.
Presencial na Arena do CCJ


Ou 9 Ou 80

Dança
23/10
18h
LIvre
Presencial
São 9 mortes em Paraisópolis – SP e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, fora os inúmeros acontecimentos que não são registrados pela mídia. Utilizando essa linha de acontecimentos, essa parceria RJ X SP leva ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades. Com letras do funk para narrar a história, o espetáculo apresenta as modificações dos movimentos do funk ao passinho, tanto na dança quanto na música. O espetáculo traz as dificuldades apresentadas na vida de muitos jovens periféricos, passando pelo preconceito, racismo, homofobia e desigualdade social e mostra que, mesmo com todas essas dificuldades eles encontram nesses acontecimentos, lugares de inspiração e motivação para seguir na luta diária de viver, e viver da arte e da dança.


Torya

Show
2/10
16h
Presencial na área interna
livre
60 minutos
Das quebradas da Zona Norte de São Paulo para o Mundo! Aos 15 anos de idade Torya dá início a sua carreira, provando de cara que inovação e versatilidade seriam sua marca registrada. Hoje com 21 anos e 5 anos de carreira, já realizou inúmeros shows inclusive no Festival Sons da Rua dividindo palco com grandes artistas. O disco “PRETA” é uma expressão artística auto-afirmativa de representatividade do povo preto, além de contribuir e promover o empoderamento crescente da mulher no meio artístico da cultura HIP HOP.


Conexão ILIMITADA

Show
30/10
18h
Presencial na área interna
Conexão ILIMITADA, fusão entre o Coletivo Ab Chaos e a Mc Letícia Maria, nasceu da identificação que estes artistas demonstraram pelos ritmos rap/trap e pela força frente à luta contra preconceito, injustiças sociais e racismo. Mc Letícia Maria, além de cantora, é também poetisa e retrata em seus poemas todos os dissabores que enfrenta pessoalmente em seu dia a dia. Encontrando no Coletivo AB Chaos uma oportunidade de expor seus pensamentos e ideais de uma sociedade mais justa, juntos passaram a fazer música incentivando seu público a adquirir pensamento crítico, evoluir pessoalmente, buscar mais qualificação, empreender a sua arte e desenvolver a comunidade.


Caravana Lúdica de Jogos

Intervenção Lúdica
10/10
16h
Livre
Presencial na área interna
Apresenta ao público jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo, em busca da difusão do conhecimento e da vivência desse patrimônio da humanidade em espaços de acesso público. A Caravana Lúdica oferece a oportunidade de ter contato com jogos dos 5 continentes de todos os tempos (1400 a.C. até jogos contemporâneos) em espaços públicos. Apresentamos jogos que contêm parte da representação do desenvolvimento de diversas sociedades em seus movimentos e objetivos. Colocamos o público em contato com o próprio público, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Assim, uma apresentação da Caravana Lúdica permite a todos desfrutem de suportes lúdicos que favorecem o desenvolvimento social, cultural e intergeracional humano, em uma reinterpretação da utilização de espaços que ocupamos.


CENTRO CULTURAL SANTO AMARO


Ocupação Tsuru

Primavera da Infância e Juventude
Intervenção Lítero poética Visual
2/10
das 9h às 15h
Presencial
Livre
Arte educadores, artistas visuais e coletivos de artesãos ajuntam-se em um mutirão criativo para confecção de 3000 tsurus que serão dispostos em “revoadas estilizadas”, transformando os espaços dos 7 andares do Centro Cultural em um viveiro da boa sorte e da felicidade. Simultânea às confecções, contadores de histórias narram lendas de longevidade e fortuna, menestréis cantam evocações de esperança e poetas declamam trovas românticas.


Caminhos do Capibaribe

Artes visuais
8/10 a 5/11 / abertura às 15h
Visitas de terça a domingo das 10h às 17h
Presencial
Livre
A partir da pesquisa e produção do espetáculo “Severina”, do Palíndromo Coletivo Artístico, livremente inspirado na obra literária de João Cabral de Melo Neto, “Morte e Vida Severina”, painéis serão dispostos desde o atrium Profa. Adozinda Kulhmann, evoluindo pelo saguão Mário Luiz Thompsom. Nos painéis, diferentes materiais mostram o processo criativo do espetáculo desde a coreografia, cênico, figurino, contando ainda com projeção de curta-documentário sobre a montagem do espetáculo.


Conto, Logo Existo. Canto, Logo Te Toco!

Palestra-contação e performances cênicas e musicais
8 e 22/10
19h30
Presencial no teatro Leopoldo Froes
14 anos
70 minutos
Um instigante espaço-tribuna-palco que reúne profissionais “invisíveis” como seguranças, motoristas, cobradores, garis, faxineiros, jardineiros, entregadores que não são notados em função do grande fluxo urbano; e artistas das artes cênicas e musicais que apresentam-se nas ruas, praças e em transportes coletivos como ônibus, trens e metrôs e que são, por vezes, ignorados. Esses “invisíveis” contam suas experiências de trabalho, enquanto artistas “malditos” apresentam suas performances..


Meu Jardim

Teatro para bebês
Primavera da Infância e Juventude
9/10
16h
de 0 a 3 anos
60 minutos
O que é que um bebê vai entender de teatro? Revela-se, de repente, uma surpresa: O bebê descobre que há um mundo bonito a ser construído e que a vida, definitivamente, vale a pena. Teatro com o grupo Sobrevento.


O Circo Sobar e Uma História de Rabos Presos

Primavera da Infância e Juventude
Teatro infantil
10/10
15:30 e 17:30
Presencial
Livre
60 minutos
Você já ouviu falar de Rabos Presos? Uma cidade prá lá do fiofó do mundo que passou por um caso bem estranho, que fez o mundo parar. De um jeito muito divertido, o Circo SOBAR encena esta história.


Corre Cotia Na Praça Tia!

Primavera da Infância e Juventude
Cênica, artes visual, musical
12/10
10h às 16h
Presencial
Livre
A praça Marcos Manzini - extensão do Centro Cultural - vira playground e recebe crianças para ações como: PICNICONTOS (sobre toalhas típicas de picnic numa cesta sugestiva, elas escolhem contos de lenga lenga para ouvir), PÉ DE LIVRO (vão colher livros infantís e gibis pendurados nas árvores), BRINCADEIRAS TRADICIONAIS (cantigas de roda, pique-esconde, amarelinha, pular corda e caça ao tesouro).


Balé Infantil e Contemporâneo Juvenil

Primavera da Infância e Juventude
Dança
15/10
16h
Presencial
Livre
40 minutos
Balé infantil e contemporâneo juvenil da Escola de Dança da Cidade apresenta-se no Teatro Leopoldo Froes, em parceria com a Fundação do Teatro Municipal.


Letras Que Dançam

Primavera da Infância e Juventude
Dança para crianças e jovens
16/10
16h
Presencial
Livre
50 minutos
Espetáculo de dança com performances lúdicas e contação de histórias com a Cia de Dança Suzana Andersen.


Mostra Fotográfica: Araguaia, O Rio e Sua Gente!

Fotografia , cinema,música, literatura e contação de histórias
22/10
Até 12/11, com visita de terça a domingo das 10h às 17h
19h
Presencial
Livre
A exposição Araguaia, O Rio e Sua Gente traz o olhar e o click poético da fotógrafa Sheila Signário, tanto do rio quanto dos ribeirinhos. A exposição exibe ainda o documentário dos ribeirinhos, seus causos e todo o misticismo que gira em torno do lendário rio.


Festival de Música - Jovens de Hoje, Cantam Jovens de Ontem

Primavera da Infância e Juventude
Música
28 e 29/10
17h30
Presencial
15 anos
150 minutos
Jovens intérpretes cantam pérolas do cancioneiro popular em espetáculo musical. Grandes músicas que marcaram época interpretadas por cantores atuais.


Espetáculo Infantil PITICO

Primavera da Infância e Juventude
Teatro
26/10
10h
60 minutos
Crianças de 6 a 11 anos
Presencial
Um menino ávido a voar pelo mundo da literatura, metaforizado na obra literária,
onde Pitico morava em uma cidade cercada por um enorme muro. Todas as tardes
ao chegar da escola, sentava à sombra de uma árvore, sonhando em um dia poder ver a
luz além da muralha. Ao ser orientado por um sábio, ele passa a visitar uma
biblioteca, e seu sonho se concretiza. Uma história que desperta na criança a
vontade de “mergulhar” nos livros.


Perifatividade

Estética Da Periferia
Música
31/10
16h
Presencial
12 anos
60 minutos
Show com o coletivo: PERIFATIVIDADE no deck O Coletivo Perifatividade é um grupo de artistas e educadores que realizam ações
em Cultura, Educação e Direitos Humanos na periferia do Ipiranga, zona sul de SP.
Uma destas ações é o Sarau perifatividade, espaço cultural horizontal onde os
integrantes e o público de conectam e interagem de forma dinâmica, através das
poesias, músicas, dança e artes visuais.


Coletivo UNAS

Estética Da Periferia
Música
31/10
17h
Presencial
12 anos
60 minutos
Show com o coletivo UNAS no deck. O Artista Negro Lipão fará uma apresentação de 1 hora, e apresenta seu novo álbum que traz a temática dos Quilombos às Favelas.
Apresentará suas músicas com contextos sociais e com interlúdios de textos referentes
à ancestralidade até os dias atuais. A apresentação conta com o DJ Regis, uma das grandes lideranças de Heliópolis. Negro lipao e DJ Regis.


CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE


Curtinhas

Primavera da Infância e Juventude
1 e 8/10
11h
Presencial com projeção de curtas infantis selecionados da plataforma Videocamp
Livre
duração: 2 x 40 minutos
Sinopse: Serão exibidos 4 curtas: 'Dandara e Zumbi dos Palmares', 'Ana e a Borboleta', 'Konagxeka, o Dilúvio Maxakali' e 'Orun Aiye'.


Cabaré Comedy

Humor
7/10
20h
Presencial
14 anos
60 minutos
Stand up com músicas e variedades em homenagem à comunidade LGBTQI+, sua diversidade e sua representatividade. A drag Suzy Brasil e o ator Thiago Chagas, que tem encarnado no instagram a bem humorada Fernandona, garantem boas gargalhadas.


Príncipe Desencantado

Teatro musical infanto-juvenil
9/10
Presencial
17h
Livre
60 minutos
A obra mistura contos de fadas e seus personagens arquetípicos com elementos contemporâneos. Mais do que modernizar o universo de princesas delicadas e príncipes valentes, a história abre espaço no reino encantado para personagens que povoam a realidade atual, como jovens gays, meninas que priorizam a carreira ao casamento e transexuais que são chefes de família. A trama foi inspirada em ‘Koning en Koning’ (Rei & Rei), de Linda De Haan e Stern Nijland, e livros infantis da educadora Márcia Leite.


Programação Infantil

Primavera da Infância e Juventude
Contação de Histórias
Alunos da escola vizinha EMEI Tide Setubal comemoram o Mês das Crianças com atividades para os alunos, que voltaram às aulas divididos em 2 turnos semanais. Contação de histórias, exibição de filmes e espetáculo infantil introduzindo questões da diversidade: serão 50 crianças em cada turno (menos de 30% da nossa capacidade). A contadora Paula Dugaih vem acompanhada de guitarrista e conta histórias infantis que abordam a questão da diversidade. No CCD serão 'Monstro Doente' e ' A Boneca que Sabe Tudo'
12 e 19/10
11h
Livre
2 x 50 minutos


Residências CCD

Teatro
15/9 a 31/10
de terça a domingo
Presencial + gravação/transmissão online pelo Instagram. Durante o período serão postadas, em stories e feed, entrevistas com os artistas e lives dos ensaios. 5 por semana.
Residências realizadas através de seleção de cinco projetos inéditos de autores e autoras residentes no Brasil. Valor: Cada projeto da residência R$ 5.000 (3 contratações saem como setembro, 3 como outubro)


Kaya Conky

Música
23/10
21h
Show transmissão pelo Instagram
12 anos
50 minutos
Kaya é drag queen, cantora e compositora de funk e pop, famosa pelo hit "E Aí Bebê" (9,9 milhões de views Youtube). Apresenta seu show com bailarines e sucessos do álbum.


Mário de Andrade, um mestre queer no modernismo

Entrevista
27/10
19h
Presencial e postada no Instagram e Facebook.
Livre
90 minutos
Sinopse: Alexandre Rabello é estudioso da homotextualidade na obra de Mário de Andrade. A partir de pressupostos narrativos que o identifiquem nesta estética, analisa representações identificadas em algumas obras que contêm manifestações da homoafetividade do cânone da literatura brasileira.


Os Príncipes e o Tesouro

Teatro infantil
Primavera da Infância e Juventude
28/10 e 4/11
11h
Presencial
Livre
2 x 80 minutos
Inspirado no conto de fadas LGBTQI+ homônimo de Jeffrey A. Miles, a história do espetáculo traz as peripécias da Princesa Helena para evitar o Casamento Real que seu pai tanto quer, criando uma aventura inesquecível para os Príncipes Hugo, seu irmão, e Léo, seu pretendente, em busca do maior tesouro do mundo.


CENTRO CULTURAL GRAJAÚ


Show Thyago Hybiak

Música
2/10
19h
Presencial no Teatro
Livre
1h
Mais conhecido como TH, Thyago Hybiak fará um grande show com músicas autorais como “A máscara caiu”, que tem um grande número de views no Spotify. Cantor sertanejo, fará um show eclético com sertanejo universitário, modão, pisadinha, Raul Seixas, Tim Maia, Raça Negra, Alceu Valença. Show com participação especial do cantor e compositor Oswaldinho MPB, com 38 anos de carreira e repertório de samba rock, MPB e bossa nova.

 

Ação Doce Amor

Intervenção
12/10
11h
Presencial no Calçadão do CCG
Livre
4h duração
No Dia das Crianças, a DJ Zeme apresenta seu set com músicas de diversas épocas. A intervenção conta com distribuição de balões Bubbles e doces variados com mensagens em torno do tema.


Maratona da Alegria

Primavera da Infância e Juventude
12/10
13h
Presencial no calçadão do CGG
Livre
5h duração
Maratona da Alegria é um reencontro das crianças com o brincar. Uma trupe de palhaços, comandada pela palhaça Alegria, irá promover uma série de atividades de lazer. Contadores de histórias, oficinas de instrumentos musicais, concurso de dança, palhaçaria, estação beleza (cabelo), aconselhamento dentário, pintura de rosto, iniciação ao grafite, tatuagem adesiva, piscina de bolinha e tobogã, além de distribuição de pipoca, refrigerantes, algodão doce e saquinhos de gostosuras.Sob coordenação de Murilo Lobo. paulistano, 55 anos, arquiteto e carnavalesco. Apaixonado, estudioso e assíduo frequentador dos desfiles das Escolas de samba no Rio e em São Paulo, entrou para a Sociedade Rosas de Ouro como folião, foi chefe de ala, depois tornou-se membro da comissão julgadora do concurso de samba enredo.


Festa Dia das Crianças

Música
12/10
14h
Presencial no calçadão do CCG
LIvre
5h duração
O evento consiste na intervenção de Mauricio Black Mad e 2 DJs. Com tobogã de 5 metros de altura, pula-pula Castelinho, cama elástica e piscina de bolinha. Maurício Black Mad começou sua carreira nos grandes bailes de São Paulo criando a equipe Black Mad.


Túnel dos Horrores

Intervenção
31/10
14h
Presencial para 30 pessoas no teatro do CCG
Livre
4h duração
O projeto traz a estética do horror através da maquiagem fantástica. Resgata a memória de contos de terror na cultura que tange o imaginário popular também da periferia. Túnel dos Horrores existe como difusor do folclore de histórias de terror, celebrando a cultura popular de uma maneira interativa. Será montado um cenário com ambientes temáticos e personagens que compõem histórias de terror como fantasmas, zumbis, saci etc.
Wilma Faundez é atriz e performer, faz parte do grupo de teatro Vento Forte. Será oferecida para o público maquiagem fantástica, aplicada nos braços e pernas.


Ouvindo Estrela

Primavera da Infância e Juventude
Teatro
13/10
14h
Presencial
Livre
1h
A PH Cia de Teatro e Circo apresenta a peça teatral “Ouvindo Estrela”, que retrata o maior sonho de um menino: brincar em sua festa, apesar de ele sempre perder a hora. O personagem da história é São João, quando ainda era criança.


Sarau Poeta Cocão Voz

Música / poesia
15/10
18h
Presencial no teatro do CCG
Livre
1h
Hip Hop, literatura e transformação social juntos nesta atividade proposta por Cocão, que há 16 anos atua como um dos responsáveis pelo coletivo Sarau da Cooperifa.


Show online Bixiga 70

Música
21/10
18h
Live pelo facebook
Livre
1h
O show Bixiga 70 apresentado sem cortes nem edição para que a ideia do ao vivo seja representada. O projeto foi contemplado pelo Edital Fomento à Música 2020


CENTRO DE CULTURAS NEGRAS


Exposição Oralidades Pretas

Exposição
1 a 30/10
abertura: 13h do dia 1
Presencial na área interna do CCN
 

Baile do Sagatiba convida Dj Diego

Homenagem ao Dia do Samba Rock
Show
1/10
19h
Presencial no área interna do CCN
Livre
120 minutos
O Baile do Sagatiba é um Baile Black com características nostálgicas, que promove um encontro dos amantes de samba rock e do flashback.


Mucambos de Raiz nagô

Show
2/10
15h
Presencial na área externa do CCN
Livre
60 minutos
Um passeio pelo mundo dos tambores de maracatu, com a história sendo contada passo a passo, desde suas origens em Pernambuco até o repertório dos grupos de maracatu de São Paulo. A narração acontece ao som dos tambores ancestrais, com dança e música.


Conjunto Retratos

Show / música regional
3/10
11h
Presencial na área interna do CCN
Livre
60 minutos
O Conjunto Retratos surgiu em 2006 em um encontro de amigos músicos. O nome surgiu em homenagem a Radamés Gnattali (maestro gaúcho), que compôs uma suíte para orquestra, regional e bandolim intitulada “Suíte Retratos”. Nela, Radamés fotografou musicalmente os quatro músicos responsáveis pela consolidação do gênero: Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.


Pagode do Atestado

Samba
8/10
19h
Presencial na áreas Interna do CCN
Livre
60 minutos
O Pagode do Atestado, oriundo do G.R.M.R.C. Bate Fundo, nasceu de um bate papo entre Francis Gabriel e Marco Antonio “Bambino”. Os fundadores queriam uma roda de samba autêntica e com estrutura musical diferente e comidas típicas, a fim de resgatar costumes e valores do samba.


Contação de História

Primavera da Infância e Juventude
Show
12/10
13h
Presencial na área interno do CCN
Livre
80 minutos
Contação de Historia com Patricia Ashanti, que apresenta a história das Bonecas Abayomis, confeccionadas com retalhos de pano e que remontam aos ancestrais dos negros no Brasil.


Samba CCN

Show
15/10
19h
Presencial na área interna do CCN
Livre
120 minutos
Samba CCN é um projeto idealizado pela coordenação do equipamento, com o intuito de aproximar o público que admira o samba raiz. O grupo Samba entre Amigos se apresenta com convidados mostrando composições autorais.


011 Crew

Show
16/10
14h
Presencial na área interna do CCN
Livre
60 minutos
Apresentação de breack que traz b´boys e b´girls da região para celebrar e mostrar novas movimentações corporais, com resistência e técnica.


Dj Cotto

Show
16/10
17h
Presencial na área interna do CCN
Livre
120 minutos
DJ Cotto faz apresentação versátil passando por diversos ritmos brasileiros de origem afro.


Roger da Rua

Show
17/10
19h
Presencial na área interna do CCN
Livre
60 minutos
Um show de rap nacional com Mc Da Rua, um morador do Jabaquara que, através de sua música e poesia, mostra o cotidiano das periferias.


Nome do evento: Palestra Valter Nu

Palestra
17/10
19h
Presencial na área interna do CCN
Livre
60 minutos
Palestra sobre arte e modernismo, tendo em vista que em 2022 se comemora os 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo.


Roda dos Mestres

Capoeira
26/10
19h
Presencial na área interna do CCN
Livre
60 minutos
Roda de Capoeira com cantigas e ladainhas.


JahMaiquara

Show
30/10
14h
Presencial na área externa do CCN
Livre
60 minutos
Evento sócio-cultural para espalhar palavra e som das raízes jamaicanas. O projeto Jahmaiquara Sistema de Som reúne a comunidade para se divertir e conhecer a cultura Rasta com festas sound system exatamente como acontece nas periferias da Jamaica.


CENTRO CULTURAL PENHA


1ª Mostra de cultura Infantil - Infância e Relações Étnico Raciais

Roda de conversa “Como falar sobre racismo na infância" com Priscila Obaci
Palestra
1/10
19h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
60 minutos
Priscila Obaci é mãe, multi artista e educadora. Matri gestora de Xirezinho e Kisânsi, atividades lúdicas que têm o candomblé como caminho pedagógico. Autora de “Poesias Pós Parto” (2020 - Oralituras).


Sexta do Riso com Edson Júnior e Kas Batista

Teatro/Humor
1/10
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
12 anos
60 minutos
A consagrada Sexta do Riso apresenta o comediante Edson Junior, que começou sua carreira nos palcos da comédia em 2008 e, desde então, se apresenta com seus shows em teatros e nos principais Comedy Club's do país. Kas Batista é do extremo leste de São Paulo e também já é reconhecido pelo talento.


1ª Mostra de cultura Infantil - Infância e Relações Étnico Raciais

Filme curta metragem - Fábula de vó Ita (Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro) + Roda de conversa
Audiovisual
2/10
15h
Presencial no Teatro Martins Penna
Livre
60 minutos
Gisa tem um cabelo diferente, cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Triste e sem estima ela irá buscar a ajuda da Bruxa Leleira, mas fugindo da sua identidade a menina pode perder a chance de ser feliz. Esse é o conto de fadas que Dona Ita conta para sua neta, Gisele, através das pinturas que faz enquanto narra a história. Mergulhando na fantasia a menina irá compreender a beleza das diferenças e começar a construir a sua personalidade.


Vivência com Grupo Batakerê

Música
3/10
15h
Presencial em frente ao CCP
Livre
60 minutos
Sediado na cidade de São Paulo, o Grupo Batakerê completará 18 anos de atividade continuada, sendo seu principal eixo temático as danças e ritmos afro-brasileiros, com espetáculos de dança, shows musicais, oficinas e workshop de música e de dança.


Escuta pra quem gosta de dançar

6/10
17h
Live pelo Facebook
Livre
120 minutos


Vivência Etnia Kaimbé

Cultura Indígena
6 a 16/10
Terças às 14h e sábado às 16h
Presencial na área interna do CCP
Livre
60 minutos
A etnia Kaimbé está localizada na Aldeia Indígena Filhos Desta Terra, em Guarulhos. A proposta é trazer para o Centro Cultural as vivências de artesanato, música e dança da tribo. Atividade que discute e forma temáticas étnico-raciais.


Sexta do Riso com Yakko Sideratos e Du Linhares

Teatro / humor
8/10
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
12 anos
60 minutos
O comediante Yakko Sideratos é nacionalmente conhecido por dar vida a objetos inanimados. Mistura a arte da ventriloquia com o estilo de comédia Stand Up. Du Linhares é comediante, humorista, mestre de cerimônias e produtor. Já fez participação em grandes shows no circuito, bares e teatros, em várias cidades do estado de São Paulo.


Cia Malas Portam Histórias

Primavera da Infância e Juventude
Contação de história
9 e 16/10
15h
Presencial no Espaço Mário Zan
Livre
50 minutos
Nesse encontro, o público conhece a Mala Pout Pourri, que carrega um pouco de cada uma das cinco malas da companhia: Mala Treco, Mala Bola, Mala Livro, Mala Tecido e Mala Invisível. Dessa maneira, é possível contar quaisquer histórias do repertório do grupo, escolhidas de acordo com o perfil do público, que é convidado a viajar por contos, trava-línguas, parlendas, cantigas populares e também histórias e músicas de autoria da Cia. Malas Portam, sendo assim cada apresentação será única.


Parapapel

Teatro
9/10
16h
Presencial em frente ao CCP
Livre
50 minutos
A partir de um cenário muito simples, composto de um bloco de folhas de papel em branco (flip chart), as palhaças Emily e Manela contam histórias infantis tradicionais. Rapidamente, elas são desconstruídas comicamente e a verve palhacesca das personagens se mistura à trama original das histórias. As folhas de papel servem de cenário, adereço, figurino, objeto mágico e atuam como elemento condutor desse espetáculo de rua, para crianças e famílias.


Espetáculo online Sobre Glúteos, Cadeiras e Histórias da Cia Ouvindo Passos

Dança
12 e 14/10
14h
Live pelo Facebook
Livre
60 minutos


Sexta do Riso com Silvetty Montila e Rodrigo Willy

Teatro / Humor
15/10
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
12 anos
60 minutos
Silvetty Montila é a lendária drag queen paulistana que representa o público LGBTQIA+ na capital paulista há mais de três décadas através das apresentações em casas noturnas, trabalhos culturais e audiovisuais. Rodrigo Willy é ator, comediante e drag queen há mais de 15 anos. Ele é formado em Artes Cênicas e Stand Up Comedy.


FLIPENHA – Festa Literária da Penha

Literatura
19 a 23/10
10h às 19h
Presencial com transmissão pelo Facebook
Livre
Organizada por coletivos culturais e educadores do bairro da Penha, Centro Cultural Penha e Biblioteca José Paulo Paes, a FLIPENHA é uma ação que promove a formação de leitores, encontro de moradores de diferentes gerações e grupos sociais e intercâmbio entre profissionais de diversas linguagens. A festa conta com a participação de escolas da região. Nesta 4ª edição, a homenageada será a escritora Maria Carolina de Jesus, e destaca-se na programação o feminino e as questões étnico-raciais. Mais em facebook.com/Flipenha


Sexta do Riso com Marcio Pial e Aline Porto

Teatro / humor
29/10
20h
Presencial no Teatro Martins Penna
12 anos
60 minutos
Marcio Pial é humorista, dançarino, palhaço e acrobata, Participou de grandes festivais do Brasil como Palhaçaria, Festival Mundial de Circo e Festival de Humor Risadaria. Aline Porto é comediante, estudou Rádio e TV e fez parte do elenco da peça “MPB”. No stand up há dois anos, já dividiu palco com grandes nomes da comédia brasileira. Em seus textos divide suas frustrações, seus anseios e identificação com o público feminino.


Nome do evento: Madre Terra

Teatro / música
30/10
19h
Presencial no Teatro Martins Penna
12 anos
120 minutos
Ingresso: R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Abertura da bilheteria uma hora antes.
O grupo apresenta repertório com novidades, lançamento do novo clipe “Um Novo Sol” e releitura das canções mais famosas. A banda Madre Terra busca expandir os sentidos através do som utilizando a manifestação artística e criativa de cada integrante para compor arranjos de intensa sensibilidade, para que o público experiencie uma profunda sensação de bem estar, leveza e conexão com a natureza.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA


Palhaço e a Bailarina - Cia Bisclof

Primavera Infância Juventude
Intervenção / Contação de Histórias / Vivência
2/10
16h
Presencial na Fonte dos Desejos
Livre
60 minutos
“O Palhaço e a Bailarina" é uma contação-vivência que dialoga com a temática de outubro, Mês das Crianças. É uma história autoral e está dentro do projeto "O que será que tem no livro?''. Neste ciclo selecionamos cinco histórias que saem de um livro cênico e que têm os cenários e os personagens mais variados como circo, castelos, ruas, princesas, príncipes, palhaços, bailarinas e crianças: “O Palhaço e a Bailarina" (História Autoral); "Felizes quase sempre" (inspirada no livro homônimo de Antonio Prata); "O Príncipe e os leões" (inspirada no conto “Príncipe Adil e o leões”); "O traje novo do Imperador" (inspirada no conto homônimo de Hans Christian Andersen) e "Mister Ai" (História Autoral).


Mulheres que Conduzem

Dança
9/10
20h
Presencial na Fonte dos Desejos
Livre
60 minutos
Serão três duplas de dançarinos profissionais com direção artística de Íris De Franco, que participa do movimento forrozeiro desde 1997, acompanhando o surgimento e desenvolvimento do forró universitário no Brasil. É professora de Forró Urbano e uma das idealizadoras e gestoras do Mulheres que Conduzem, fomentando o feminismo na dança através de aulas reflexivas, práticas e teóricas, rodas de conversas políticas e terapêuticas.
A sonorização será feita por DJ Tudo, um dos mais destacados pesquisadores da tradição musical brasileira, tendo registrado mais de 2 mil horas de festas populares a partir de 2000.


Espetáculo Saladinha de Chita - Balé Popular Cordão da Terra

Dança / Intervenção
16/10
16h
Presencial na Fonte dos Desejos
Livre
60 minutos
O espetáculo infantil “Saladinha de Chita” reúne canções que aludem a diversos animais e figuras do folclore brasileiro, e ao mesmo tempo que convida para brincar e dançar os ritmos do Cacuriá, do Samba de Coco, das Marchinhas e da Ciranda. Cacuriá é uma manifestação típica Maranhense. Trata-se de uma brincadeira que canta os costumes, a fauna e a flora da região. O principal instrumento da brincadeira é a caixa do divino, tocado na maioria das vezes por mulheres.


Experiência Corpo Selvagem

Intervenção - Vivência (Estudo Movimento do Corpo)
30/10, 27/11 e 18/12
13h
Presencial na Sala Cênica do CRD
14 anos
180 minutos
Trata-se de uma tecnologia de acesso aos processos inconscientes do corpo, através de um programa cênico performativo com vias na construção de qualidades de presença e movimentação, tendo como base o xamanismo peruano e o atletismo afetivo de Antonin Artaud. A técnica se propõe na busca do “selvagem” de cada um, criando assim uma nova identidade, autoral. O objetivo é banir a ideia de impossibilidade criativa. Diminuir a distância entre o intérprete e sua pulsão de vida, é a busca de si mesmo, pela transformação, que é força contida na imagem simbólica da metamorfose, aquilo que é atribuído de pungente, de animal, ligado às suas entranhas, suas vísceras


CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO


Intervenção Circense + Visita Mediada pela Exposição com a Fabulosa Trupe!

Circo
25/10
17h
Live pelo Facebook
Livre
60 minutos
O Centro de Memória do Circo convida o Respeitável Público para uma Visita Mediada repleta de intervenções circenses com a Fabulosa Trupe. A dupla Nina Rosa e Dus C'uais guiarão o respeitável público em uma visita mediada diretamente da exposição “Hoje Tem Espetáculo” do Centro de Memória do Circo! Jogos, charadas, reprises e entradas de palhaço são algumas das atrações que fazem da visita um verdadeiro espetáculo!


Formação em Digitalização de Acervos com Aira Bonfim

Formação
6,13 e 20/10
15h
Transmitido pelo Google meet e presencial.
120 minutos
O objetivo da formação é oferecer aos participantes informações acerca da digitalização de acervos de tipologias variadas, através da aula online e dos encontros presenciais onde serão realizadas práticas de digitalização de documentos. Sobre a formadora: Aira Bonfim é mestra em História pela FGV/RJ. Fez parte da equipe de implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), em 2011, no Museu do Futebol, onde atuou até 2018 como pesquisadora. Participou de todos os projetos de digitalização de acervos sobre o futebol para referenciamento em banco de dados, exposições temporárias do Museu do Futebol. Foi co-curadora das exposições "Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol" (2019) e "O Futebol e as Olimpíadas" (2016) e das programações "O Boxe e a Cidade" ( 2019/2020) em diferentes unidades do SESC.

 
CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA


Sons de Vila

Música
1, 8, 15, 22, 29
18h
Presencial na Área externa
LIvre
60 minutos
Novo projeto no CCVF, o “Sons da Vila” traz para a calçada do equipamento mais uma opção para as pessoas ouvirem boa música de graça. A ideia é trazer artistas de diferentes ritmos. Os artistas são Macaco Fantasma, Kátia Aqkino, Bia Doxum e Kleber Milo e Giuliano Del Sole e Paulo Souza


Humor de Quinta com Mhel Marrer e Guto Andrade

Stand Up Comedy
7/10
20h
Presencial no Teatro
14 anos
60 minutos
Comediantes sobem ao palco apresentando seus textos autorais sobre o dia a dia, relacionamentos, transporte público e muito mais, tudo isso com muita leveza e humor!


Mostra Infantil Tiquinhos Pensantes

Primavera da Infância e Juventude
Infantil
8 a 10/10
15h
Linguagem: Infantil
Presencial no Teatro e saguão
Livre
50 minutos
Em parceria com o CCP e TFI, o CCVF traz a Mostra idealizada pela Cia Tiquinhos Pensantes, que tem por objetivo representar um conjunto de atividades desenvolvidas a partir do universo infantil, considerando a criança uma pessoa em formação para a vida adulta e um indivíduo integrante de um grupo familiar. No CCVF vamos trazer o tema “A arte como ferramenta de desenvolvimento infantil” com Oficina - Vivência Estação sonora, Roda de Conversa e um show infantil.


Humor de Quinta com Rominho Braga e Caio Martins

Stand Up Comedy
14/10
20h
Formato: Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
Comediantes sobem ao palco apresentando seus textos autorizais sobre o dia a dia, relacionamentos, transporte público e muito mais, tudo isso com muita leveza e humor!


Estripulias di Picadeiro

Circo
16/10
15h
Presencial no Teatro
Livre
50 minutos
O circo precisa de um novo assistente geral, surge então tililiko, um assistente muito atrapalhado que bagunça todo o ensaio dos artistas do circo.


Nó de Nós

Música
16/10
20h
Presencial no Teatro
Livre
40 Minutos
Chegando para exercitar a intimidade através da música, apresentamos a versatilidade que a cadência do samba pode oferecer. O show conta com composições autorais, que formam uma obra de extensão natural da dedicação e responsabilidade que traz cada um de seus integrantes. Nó de Nós é um conjunto de memórias e experiências acumuladas, a fim de refletir angústias, medos e inquietações.


Mulheres que sabem seu lugar no mundo

Contos
17/10
20h
Presencial no Teatro
Livre
60 min
Contos tradicionais de diversos povos que exaltam a sabedoria e a esperteza das mulheres diante de uma sociedade patriarcal.


Café com Biscoitos

Teatro
17/10
15h
Presencial no Teatro
16 anos
50 minutos
Em torno de uma mesa de café da tarde, uma atriz e um músico fazem um passeio pelo tempo, viajando pelos cheiros e sabores da infância, pelos sonhos de adolescentes com seus flertes e namoros no portão, lembram das estrelas do rádio e do cinema e das saias godê guarda-chuva. As memórias passeiam por histórias de amor e por delicados quindins que uma neta tenta fazer para seu avô e culminam com uma celebração à vida contando as aventuras de Dona Celi, uma mulher que depois dos 60 resolveu fazer tudo o que não pode fazer em sua juventude.


De mentira

Circo
17/10
14h
Presencial na Praça Sampaio Vidal
Livre
120 minutos
Mais uma atração pensada para os festejos do aniversário de 99 anos da Vila Formosa, juntamente com a macro Primavera da infância e juventude. A Cia Singular traz um espetáculo de circo com malabares, perna de pau e ilusionismo, além de distribuir máscaras.


Humor de Quinta com Dinho Machado e Rodrigo Capella

Stand Up Comedy
21/10
20h
Presencial no Teatro
14 anos
60 minutos
Comediantes sobem ao palco apresentando seus textos autorizais sobre o dia a dia, relacionamentos, transporte público e muito mais, tudo isso com muita leveza e humor!


Take 4

Música
23/10
20h
Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
Fundada por Paula Bonini e Grazi Sant'Anna em 2020, a Take 4 iniciou seus trabalhos online em meio a pandemia e hoje faz parte do cenário musical dos bares e pubs de São Paulo, tocando o melhor do pop rock.


Festa na Terra da Mandioca

Contação de histórias
23/10
15h
Presencial no Teatro
Livre
40 minutos
Festa na Terra da Mandioca é um encontro brincante entre o folclore brasileiro e a plateia. Todos são convidados a ouvir as lendas da nossa terra, dentre elas a do Saci-Pererê e a do Lobisomem.


Vamos de Arte, Palavra Feminina

Teatro infantil/ Contação de histórias
24/10
15h
Presencial no Teatro
50 minutos
Livre
Arte, Palavra feminina - Você sabe qual é o feminino de "maestro"? E quem foi a poeta que tinha um sonho de criar uma biblioteca infantil? Um pirulito para quem acertar esta: quem escrevia poemas tão doces quanto os doces que fazia? Para saber essas respostas e também conhecer ou redescobrir algumas das mais brilhantes artistas brasileiras, o Coletivo Cafuzas convida para um encontro entre versos, notas musicais, cadernos de receitas e histórias de grandes mulheres. As narrativas foram baseadas no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé.


Humor de Quinta com Victor Ahmar e Mauricio Dollenz

Stand Up Comedy
28/10
20h
Presencial no Teatro
14 anos
60 minutos
Comediantes sobem ao palco apresentando seus textos autorizais sobre o dia a dia, relacionamentos, transporte público e muito mais, tudo isso com muita leveza e humor!


Reino sem Criança

Primavera da infância e juventude
Teatro infantil
31/10
15h
Formato: Presencial no Teatro
Livre
60 minutos
Xepa e Belão são dois artistas, servos da corte do Andaluz, um distante
reino além do mar. Ambos foram incumbidos pelo rei a viajar por todos os
reinos anunciando a boa nova, que é a proximidade do casamento de seu monarca.
Em uma dessas viagens, Belão e Xepa vão parar no reino de Salamanca,
governado por um rei um tanto quanto excêntrico, onde é proibido muitas coisas,
inclusive crianças. A escandalosa diferença entre um reino e outro causa atritos,
músicas e muita diversão.