Programação de outubro - Casas de Cultura

Dia do Nordestino e mês das crianças embalam a programação


Dia do Nordestino é celebrado com muita dança na Casa de Cultura Butantã

 

Nas Casas de Cultura de São Paulo, o mês de outubro começa com uma programação de música e dança dedicada aos mais experientes - afinal, no dia 1º é celebrado o Dia do Idoso. Mais adiante, as crianças ganham atenção especial com a Primavera da Infância e da Juventude, evento que percorre todos os espaços culturais da Prefeitura neste mês.

Confira a programação completa:
*Atualizações semanais

 

SEMANA 1 

 

Cantores de Rádio - Anafilática Cia de Teatro - Dia Nacional do Idoso - Intervenção Artística

A Era de Ouro do Rádio é marcada pelas décadas de 40 e 50 e nesta live será revivida no teatro de bolso por três artistas, que convidam o público da melhor idade a sortear cartas, simulando pedidos de músicas dos radiouvintes da época e com isso, a descobrirem juntos, a programação do dia, num momento de grande nostalgia.
Através de grandes nomes da música brasileira, como: Conceição de Cauby Peixoto, Rosa de Pixinguinha, Hino ao Amor de Dalva de Oliveira, entre outros, o público é estimulado a participar de forma ativa da programação, cantando junto com os artistas, proporcionando assim, momentos de alegria, para uma melhor saúde mental e emocional dos idosos, através da memória afetiva ao relembrar e reverenciar não apenas a arte dos anos de ouro das rádios, mas também de suas próprias vidas.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 01/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Terceira idade. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Sarau Suburbano - Presencial

Em 2021 o Sarau Suburbano comemorou 11 anos de atividades, sendo o único SARAU que acontece em duas cidades mensalmente, em São Paulo e São Sebastião-SP.
Iniciado na Capital paulista, aconteceu presencialmente até o final de 2019, na Livraria Suburbano Convicto, de propriedade do escritor Alessandro Buzo, também idealizador e apresentador dele. A partir do ano de 2020 passou a acontecer na Giostri Livraria, no mesmo bairro do Bixiga. Após a pandemia, iniciou se as edições no formato online, através do Instagram @Alessandrobuzo.
O Sarau Suburbano já aconteceu em edições da Virada Cultural, na Galeria Olido, já vindo a virar tema do filme.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 01/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Exposição Trilhos de Allan Cunha - Ocupação Koragem - Aniversário da Casa - Artes Visuais

As imagens que compõem a Exposição fotográfica: “Trilhos” por Allan Cunha refletem o cotidiano de trabalhadoras/res que atravessam a cidade, em busca do sustento. De 2011 a 2017, o autor registrou através de sua lente fotográfica, a fragilidade e a força daqueles que estão inseridos em um sistema violento e desigual.
Para o autor, “o reflexo de um sistema esmagador também é visível nas expressões das pessoas, que dependem do transporte público”. Trilhos não é somente resultado de um processo fotográfico, que não se finda, porque é orgânico e constante, mas é um relato de vida... Allan capturou o cotidiano das pessoas de maneira efêmera, considerando que este cotidiano também era o seu, como mais um trabalhador entre os sujeitos absortos, ordinários, seguindo a ordem do dia, quase ausentes, que se olham e não se veem, que correm apressados para pegar o trem às cinco, seis, e às sete. Vidas ajustadas pelos ponteiros. No olhar do autor, essa é a materialidade das coisas.
Por outro lado, Allan traz a subjetividade no olhar, as mãos que se unem na dor, no medo de se fazer ausente; os olhos cerrados e a prece. Essas são algumas das imagens que estão presentes em “Trilhos”, uma obra que nos diz muito sobre a vida e sobre a alma humana.

Serviço:
|Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. De 01 a 30/10. Presencial. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


"Envelheci, e agora? Posso dançar? Coletivo Relatos Online - Dia Nacional do Idoso - Debate

O objetivo principal deste encontro será mostrar que envelhecer não é sinônimo de deixar de fazer o que gosta ou coisas novas, e sim mudar a forma de fazer e se adequar às novas possibilidades.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 01/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


Festival de samba Comunidade Consciente

Este projeto é baseado em grupos da região Norte do Distrito Brasilândia. O objetivo destes musicistas é desenvolver suas habilidades musicais dentro de sua comunidade entre amigos que nasceram no bairro e que compartilham das mesmas realidades e desafios, procuram unir forças para auxiliar toda a comunidade.
Com os grupos: "So Pra Mulheres Pra Canta, Vem tranquilo, Samba com nós ,Ensaio Geral ,Samba N'intimidade ,Canto jovem ,Homens quebrando tabu ,Entre parentes e Groove total

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 02/09 às 18h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Casa, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Vivência: A escrita enquanto prática para o empoderamento
Coletivo Laia Periférica Online - Intervenção Artística

As afirmações feitas pelas mulheres e a busca por um espaço amplo para se pleitear narrativas, há muito encontram seu lugar na literatura. De Carolina Maria de Jesus às batalhas de poesias entre mulheres que acontecem no Brasil, encontra se a literatura viva e pungente que empodera e fortalece as mulheres, na luta contra o machismo e o racismo.
Nesta mesa, as autoras conversarão sobre suas inspirações e processos de escrita, a fim de construir coletivamente, um ambiente que inspire a escrita criativa de todes os participantes. Cada artista traz para o evento um vídeo em que debate alguns pontos de suas “escrevivências” como ponto de partida para a construção de seus textos e poesias, como forma de despertar em todos a escrita, tirando ela de um lugar acadêmico, onde quem domina e determina as formas são as regras gramaticais, e trazendo para o centro principal desse desenvolvimento literário, o sentimento e o lugar de fala como norma, em um lugar onde o silenciamento já não cabe.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 02/10 às 16h. 90 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Memórias dos quatro cantos - Grupo Frevo, Capoeira e Passo -Dia do Nordestino - Intervenção Artística

O Grupo Frevo, Capoeira e Passo é composto por Mestres e Mestras, artistas da cultura popular, profissionais da arte brasileira. Com integrantes dos Estados de Pernambuco e São Paulo que trazem um espetáculo de dança e de manifestação de diferentes estilos como: frevo, maracatu, cavalo marinho, caboclinho, coco, entre outras em que os dançarinos irão apresentar um pouco de cada um destes ritmos e passos, executados com música ao vivo.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 02/10 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Poesias no Tempo - Intervenção Artística

Varal poético do poeta Gilbert Spaceh, que iniciou seus primeiros poemas visuais no ano de 1991, usando técnicas de grafismo e colagens. Descobriu sua paixão por tipográfica e escreveu seu primeiro livro aos 20 anos, intitulado: "Poesias do Tempo", em 1995. Em 2002 ganhou menção honrosa na 3ª Edição da Mostra Internacional de Poesia Visual, realizado no SESC Bento Gonçalves, no ano de 2002.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 02/10 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Poesia Live Show - Pow Litera - Rua Online - Intervenção Artística

As apresentações irão acontecer no formato online, com declamação de poesias, apresentações musicais com rap, buscando através da linguagem Urbana, incentivar e dialogar dentro de diversas linguagens artísticas, formando público e propiciando oportunidades para a pesquisa e construção de conhecimento de debates e de identidade.
O diferencial do Trabalho proposto é bem diversificado, trazendo não só assuntos do cotidiano, mas abrangendo a arte na educação, em um contexto sociopolítico, nas questões de gênero e procurando adaptar as temáticas aos jovens, adultos e crianças, e que estes sejam protagonistas de sua arte e história.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 02/10 às 19h. Livre. Grátis. 38 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Enquanto a Cidade Dorme Veja Luz - Música

A banda Veja Luz apresenta o pré-lançamento do EP “Enquanto a Cidade Dorme”, terceiro álbum de estúdio do grupo, com 5 faixas inéditas que compõem o EP: Força e Leveza, Enquanto a Cidade Dorme, Almirante Negro, Flôr da Pele e Acredite Sempre; além de canções já conhecidas de seu público, o espetáculo musical celebra o gênero reggae, com referências da música negra, como a Soul Music, o Jazz, R&B, Hip-Hop e brasilidades.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 02/10 às 19h. Livre. Grátis. 1h30 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


A História do Jardim Soares - Marcio Reis Online - Intervenção Artística

Professor, historiador e pesquisador dos bairros da Zona Leste paulistana, formado pela Unicastelo Itaquera, com o Ttrabalho de conclusão de curso: "Formação do bairro Cidade Tiradentes" e professor de história no mesmo bairro, escreveu o livro: "A história desconhecida da Cidade Tiradentes", com a parceria da escritora Cláudia Canto.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 02/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Escrevendo e criando histórias em quadrinhos -Raphael Fernandes - Intervenção Visual

Nesta vivência o roteirista e editor Raphael Fernandes vai apresentar técnicas de como escrever e criar uma história em quadrinhos, desde como surgem as ideias até o processo de produção de um storyboard, os participantes descobrirão suas almas de contadores de histórias. Tudo isso, sempre buscando narrativas que envolvam a individualidade da identidade de cada um, de onde viemos e quais são as nossas possibilidades de futuro. Sempre aliando hip hop, literatura, quadrinhos, cinema e experiência de vida.

Serão abordados alguns temas como: o atual mercado para os quadrinhos na pandemia, além de outras técnicas de ilustração, sempre contextualizando com a trajetória do hip hop no brasil, nos anos 70.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 02/10 às 10h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Sarau Suburbano - Intervenção Artística

Uma edição do Sarau Suburbano, com poesias e rimas. Nesta apresentação participam: Alessandro Buzo e Poetas Convidados como: Evandro Borges, Jeffão, Brenalta MC e Patrícia Pantaleão.
O Sarau Suburbano acontece há 11 anos e desde o início da Pandemia vem realizando edições no formato online.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 02/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Trajetória na Literatura com Toni C - Intervenção Artística

Vivência presencial e on-line, debatendo a importância dos livros e da literatura, na formação da consciência através da linguagem do Hip-Hop. Toni C é artista multimídia, escritor e roteirista negro e periférico.
Roteirista do documentário Emicida, AmarElo – É Tudo Pra Ontem – Netflix, 2020. Diretor do documentário: É Tudo Nosso! O Hip-Hop Fazendo História, 2007. Diretor do programa Web da Cantora Leci Brandão, Alô Comunidade! 2019. Assistente de Produção do programa De Quebrada em Quebrada da TV Brasil, 2016. Colaborador do programa Estação Periferia TV Aperipê-SE, 2013 e diretor da produtora: Vídeo RUA Produções.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 02/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Online e presencial na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Escrevendo e criando histórias em quadrinhos - Raphael Fernandes - Intervenção Visual

Uma vivência em produção de histórias em quadrinhos, com uma atividade de criação, a produção de um roteiro e por fim, os participantes farão um esboço, (Storyboard) de como ficará a história em quadrinhos de 2 a 5 páginas.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 02/10 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


A arte de Bieto | grafite permanente Roberto Bieto Presencial
Primavera da Infância e Juventude Grafite

Nascido em São Paulo e morador do Ipiranga, Roberto Bieto começou a se interessar pelo fazer artístico quando ainda estava no colégio, e em 1998 iniciou um trabalho de grafite em muros da capital paulista, inspirado em nomes como: Tinho, Vitchê, Os Gêmeos e Speto. Formou-se em publicidade e propaganda pela Faculdade Cásper Líbero e forjou durante anos, um estilo que multiplica texturas e escolhas.
Seja com organismos, que são formas abstratas arredondadas, com telas ou com composições de luz; os movimentos são os protagonistas nas obras de Bieto. Para esta atividade a obra terá a dimensão de 10 metros de largura por 5 de altura.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 02/10 às 10h. Livre. Grátis. 240 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Sarau Petisco Presencial

O Poesia de Esquina irá apresentar um sarau em homenagem ao escritor Mário de Andrade, usando como tema central o personagem Macunaíma, fazendo a transposição da poesia moderna de 1922 e do movimento antropofágico, com a poesia moderna dos tempos atuais.
Haverá intervenções musicais de composições de Mário de Andrade, com músicas atuais e um jogo de sombra, para marcar os tempos. Também será organizado performances poéticas e uma oficina de poesia moderna, usando a antropofagia como tema. O Sarau finaliza com o encontro de poetas, celebrando a literatura e a herança deixada por Mário e seu personagem mais marcante e simbólico para o Brasil, Macunaíma que segue atemporal.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 02/10 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Sarau Drag - Online

Sarau apresentado por uma Drag queen em performance que convida outras artistas LGBTQIA+ que, além de poesias fazem depoimentos e expressão às relações e resistências no amor afetivo entre pessoas, independente de gêneros. Um Sarau que tem o intuito de promover encontros inéditos e entrevistas com outros artistas.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 02/10 às 20h. 14 anos. 60 minutos. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Sarau Alcovinha com Coletivo Alcova Online - Intervenção Artística

Trazendo novas rupturas e visão de mundo, o Coletivo Alcova apresenta: "Sarau Alcovinha", que traz dança, música, teatro, artes visuais e todas as linguagens da arte contemporânea com seus protagonistas.
Cada apresentação conta com bate papo, ao qual sempre dá abertura aos convidados, que irão destrinchar o tema de forma lúdica e prazerosa, com a reflexão de vozes e olhares voltados às crianças e adolescentes.
Cada apresentação traz consigo intervenções poéticas, o lançamento de uma poeta convidada, varal de poesias, confeccionado durante o sarau, intervenção de artes visuais e o concurso de passinho Permitido.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 02/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Pocket Show Kimani - Fé Refeita - Diálogos entre canção e poesia - Intervenção Artística

O disco "Fé Refeita" é o primeiro trabalho musical de Kimani, composto por sete músicas autorais, o álbum carrega o selo Mandril Áudio e tem a produção musical assinada por Rodrigo Ramos. Essa é a primeira contribuição efetiva de Kimani no ramo musical e promete ser um momento especial na carreira da artista, que além da poesia, firma caminhos promissores no cenário da música popular brasileira.

Serviço:
|Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 02/10 às 15h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros


"Mário de Andrade: Profissão artista" - Pascoal da Conceição Online - Leitura Dramática

...Andava muitas vezes a pé por não ter dinheiro pra pagar a condução.” Estas são palavras de Mário de Andrade, na Capital Federal, no Ministério das Relações Exteriores no Itamaraty, durante a conferência do Movimento Modernista.
Nesta live, que antecede as comemorações dos 100 anos da famosa semana de arte moderna de 22, Pascoal da Conceição fala dos muitos “corres” que a profissão exige, de quem deseja seguir no ofício.
Tudo através de textos originais do artista Mário de Andrade, que é reconhecido como um dos maiores nomes da cultura brasileira.
A live propõe ainda, um bate papo entre os participantes virtuais.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 02/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Forró universitário das antigas e Forreggae - Banda Forró Mulango Dengo Online - Música

A banda Mulando Dengo faz uma releitura do forró e Forreggae universitário do início dos anos 2000.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. De 02/10 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


Beilli & Brothers - Cantor ‘BeiLLi’ - Música

BeiLLi convida seus ‘Brothers’ para apresentarem um Show, com as melhores canções da soul music, com um repertório passando por: Marvin Gaye, Tim Maia, Earth Wind & Fire, Black Rio, Isley Brothers, Cassiano, James Brown, entre outros, além do seu Trabalho Autoral.
O artista é natural de São Paulo, músico, produtor e cantor, já participou e produziu vários grupos de Rap e Coral em São Paulo.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 02/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público para 20 pessoas no local, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Histórias da Mata! - Cia Terezinha - Primavera da Infância e Juventude - Contação de Histórias

Uma proposta lúdica, interativa e divertida, sobre a cultura popular e sobre as lendas indígenas, da região Norte e Nordeste do país. Inspirados na obra Contos e Lendas da Amazônia de Reginaldo Prandi, a Cia Terezinha faz uma releitura de lendas como: “Do caroço de Tucumâ escapa a noite”, além de trazer a Lenda do Boitatá, a grande cobra de olhos cor de fogo.
Com muita música ao vivo e ritmos típicos da região Norte, como o Carimbó e o Cacuriá, além de brincadeiras, objetos e brinquedos indígenas; bonecos, fantoches e muita interação com o público.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 02/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos. Espetáculo presencial no espaço Guilherminho da Casa, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Com Qual Penteado Eu Vou ?" Kiusam - Apresentação Infantil

Primeira narração oficial aberta ao público da obra: "Com Qual Penteado Eu Vou", com Kiusam de Oliveira, Mc Pitoniza e DJ Itamar.
A atividade multi linguagens propõe, através da música e da literatura, a celebração da diversidade no universo infantil.

Poderia ser um livro sobre penteados e formas de usar cabelos crespos, e só por isso já valeria ler, já que o cabelo e a forma como o povo negro são vistos na sociedade, são fontes de muitas questões e muitas das vezes até de dores e para além disto, fala de ancestralidade, de família, de respeito e de valorização dos mais velhos; respeito e valorização das diferenças, da importância da humanização e das qualidades de cada indivíduo, e além de tudo, o melhor que se pode dar ao outro é o melhor que se tem em nós.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 03/10 às 14h30. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Circo no Cultural com "Strimilicotric Banda Circo" - Circo

No espetáculo da “Strimilicotric Banda Circo” a música e o circo são os protagonistas, que convidam ao público a se divertirem com canções inéditas, descontraídas e algumas até sem pé nem cabeça! A irreverência e intervenções circenses dos palhaços Tchutchuco, Cuíca e Batatinha fazem com que o público se sinta à vontade para dançar, pular, cantar e curtir boas composições feitas por esses músicos e palhaços, ou palhaços e músicos, ou “musilhaços”.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 03/10 às 18h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no Palco da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Vanguardas - Latino-americanas: Literatura, fotografia e muralismo mexicano com Vinícius Lourênço Barbosa - Online

Atividade que propõe debater os principais pontos sobre as vanguardas latino-americanas nas primeiras décadas do século passado, com destaque para o caso mexicano nos anos 1920. Durante o período de institucionalização da Revolução Mexicana, que floresceu no México, uma série de correntes artísticas, com base no experimentalismo.
O olhar para a produção artística da América Latina, de modo geral, e para o México, como um estudo de caso, para compreender elementos importantes das vanguardas latino-americanas, do início do século XX, bem como as possíveis aproximações e distanciamentos do Brasil, em relação à região latino-americana.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 03/10 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro


Somos todas Marielles - Sarau Vitamina Online

Debate sobre empoderamento feminino que visa promover a reflexão sobre o cotidiano, através de poesias criadas e produzidas por mulheres periféricas, reforçando a importância do protagonismo na área artística e cultural.
O sarau pretende propõe um diálogo/debate através do livro “Marielle em nossas vozes”.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 03/10 às 17h. 10 anos. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


Sarau do Vale - Presencial

O Sarau do Vale traz: “Da Paulicéia desvairada a Macunaíma das quebradas”. Tendo em vista a importância literária do movimento modernista para a cultura nacional, o sarau decidiu homenagear um dos maiores ícones deste movimento artístico como Mário de Andrade, cuja história de produção cultural e amor pela arte fala por si só, uma vez que ele foi um dos líderes do movimento.

Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 03/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no salão principal da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

 

Samba do Padrinho

A roda de samba do grupo Samba do Padrinho, traz uma apresentação com músicas autorais, Samba Raiz, Pagode anos 90 e atuais, utilizando instrumentos de percussão como: surdo, Tantan, repique, tamborim, pandeiro, bateria; instrumentos de corda, como: violão 7 cordas, cavaquinho, banjo e baixo.
O grupo traz em seu repertório uma breve resenha sobre a história do samba no bairro de Parelheiros e sobre questões sociais, pertinentes ao público, como: desigualdade, racismo e mercado cultural na pandemia.

Serviço:
|Casa de Cultura de
Parelheiros. Dia 03/10 às 15h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros
 

A Favela venceu o vírus - 2ª edição

O projeto “A Favela venceu o vírus - 2ª edição”, foi elaborado para dar continuidade à programação cultural, através de mídia digital e redes sociais, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, bem como, apoiar a classe artística na cidade de São Paulo em meio às questões que envolvem a pandemia do COVID-19, que se fez necessário o fechamento e a redução de circulação nas atividades culturais.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 03/10 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n


Conexões da Diáspora Grupo Folclórico Maobé Presencial Intervenção Artística

Maobe é uma palavra em yorubá que significa; siga em frente, não olhe pra trás, não olhe o que ficou pra trás.
O grupo é formado por artistas africanos do Togo e Marrocos e artistas brasileiros. Tem como proposta princípios da tradicional cultura mandinga, abrangendo o oeste da África e a contemporaneidade da África subsaariana. Numa mescla de tradição e contemporâneo, junto a música e a uma performance corporal é retratado através de cânticos histórias do império Daomé; antigo reino africano situado onde hoje é o Benin.
O Maobe traz ritmos percussivos fortes e danças de diversos países tais como: Togo, Benin, Burkina Faso, Mali, África do sul, entre outros, reproduzindo assim vivências, costumes e tradições de vários povos e etnias africanas, pois em África os ritmos e as danças estão diretamente ligados a todos os momentos da vida da comunidade, em celebrações, casamentos, nascimentos, iniciações, entre outros, são realizados ritmos específicos para cada cerimônia."

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 03/10 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Grafite com Ludu - Espaço criança - Primavera da Infância e Juventude - Artes Visuais

O grafiteiro Ludu dará continuidade às suas intervenções visuais, no espaço externo da Casa de Cultura; desta vez, criando vários desenhos em área lúdica, destinada às crianças.

Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 04/10 às 10h. Livre. Grátis. 360 minutos. Presencial na área externa da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Mestras e Mestres do Riso - Richard Riguetti, Cibele Mateus, Maria Gomide, Junio Santos e Adriano Mauriz Online - "Fomento à Periferia/Griô" - Circo

Encontro virtual, com apresentação de palhaças e palhaços brasileiros para um troca de conhecimentos sobre a arte da palhaçaria.
Mediada por Adriano Mauriz que é ator, palhaço e diretor, a live terá como convidados: Richard Riguetti, Cibele Mateus, Maria Gomide e Junio Santos. Trazendo um diálogo sobre os temas: "Escolas da Prática" e "Saberes da Brincadeira". Essas mestras e mestres do riso compartilham seus conhecimentos com o intuito de refletir a respeito de como a arte de rir é importante para todos, especialmente nos dias atuais.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 04/10 às 20h. 180 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

 

SEMANA 2

 

Magia do Cordel - Varneci Nascimento - Dia do Nordestino - Intervenção Visual

O cordelista Varneci Nascimento, semeador de cordéis, continua sua trajetória, disseminando a arte em versos, atuando inclusive, numa linha muito próxima do stand up comedy; ora trazendo o cordel para a atualidade, ora resgatando toda sua ancestralidade e regionalidade.
Varneci é um especialista que desliza pelas palavras, com o propósito de encantar todas as idades, com o poder da oralidade e comunicação. Utilizando da técnica do humor para aquecer os corações e trazer uma mensagem de esperança diante das adversidades da sociedade, em tempos de pandemia.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 08/10 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia  


Nordestino Punk - Demock PRS - Dia do Nordestino - Música

A banda Demock PRS surgiu no interior do estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de Serraria, no ano de 2005. Influenciada inicialmente por artistas do rock nacional como: Legião Urbana, Raul Seixas Titãs, Mamonas Assassinas, entre outras.
A banda seguia sem um rumo certo até a mudança para São Paulo, em 2010 com formação nova, com apenas três dos integrantes da época da Paraíba, como: Adailton Melo (China) fundador da banda, Sandro e Jan. Seguem ensaiando e se apresentando em algumas casas de São Paulo.

Serviço:
|Presencial e online na Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 08/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Jog’andança - Via vento Cia. - Dia do Nordestino - Intervenção Artística

Dois desbravadores que viajam em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos, viverem desafios que os levarão às pistas. O enredo brincando em Jog’Andança apresenta um roteiro costurado por jogos musicais, teatrais e dançantes, inspirados nas brincadeiras e músicas próprias da infância, onde os participantes serão envolvidos e convidados a se tornarem personagens, juntos com os instrumentos, que através de jogos de improvisação, ajudam a construir a história. O espetáculo tem como pesquisa as danças típicas nordestinas, desde o movimento, cores e ritmos.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Praça João Tadeu Priolli.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


"Eu falo você me escuta" - Tiquinhos Pensantes Online - Primavera da Infância e Juventude - Apresentação Infantil "Quem somos"

O Coletivo Tiquinhos Pensantes representa um conjunto de atividades desenvolvidas a partir do universo infantil, considerando a criança uma pessoa em formação para a vida adulta e um indivíduo integrante de um grupo familiar. Tal perspectiva amplia a atuação a diversos campos do saber, o que permite atender aos anseios infantis de forma integral, direta ou indiretamente, com a missão da atenção às necessidades da criança, através do ato de ouvi-las, da comunicação não violenta e do acesso aos seus direitos. Com respeito e empatia esta live norteia as ações, visando contribuir com a saúde mental infantil e familiar por meio das oficinas produzidas, recreação, atividades artísticas e rodas de conversas.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Trio Beijo de Moça - Dia do Nordestino - Música

O Trio Beijo de Moça apresenta um show em homenagem ao dia do Nordestino, com repertório do disco de estreia e do segundo CD autoral de xote e baião, além de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre outros. O trio é formado por mulheres, que trazem um forró pé de serra tradicional, com triângulo e zabumba, em um show alegre e dançante, pra ninguém ficar parado.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Hábraços Sucatas Ambulantes - Dia do Nordestino Artes Visuais

Com o sucesso e repercussão alcançado com a primeira personagem da intervenção visual "HáBraços", que percorreu 3 estações da CPTM e agora está exposta na Subprefeitura de Itaquera, o coletivo apresenta novos personagens para a série.
Nesta intervenção, o coletivo realiza a montagem dos bonecos, que terão como materiais na sua construção papel machê em uma estrutura metálica e reutilização de resíduos sólidos.
Uma homenagem a todas as vítimas, sobreviventes e profissionais que atuam bravamente, neste período de pandemia da Covid19.

Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 08/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Sarau Grupo Cativeiro - Capoeira

Para não ser cativo de ninguém, o convite é para os desafios diários da vida, sem se deixar aprisionar pelos grilhões que frequentemente são impostos pela sociedade e até por cada indivíduo que a integra.Ainda como proposta de conscientização e socialização, a Capoeira é uma atividade aberta a todos os tipos de pessoas, homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, de classes sociais, religiões e crenças variadas, em um mesmo espaço democrático. O Sarau do Grupo Cativeiro trabalha também, com o Calendário do Povo Negro, que homenageia homens e mulheres negras, considerando que diante do contexto atual, é imprescindível a articulação da cultura com assuntos que sejam do interesse de todas as comunidades.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 08/10 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


Performance Identidades Aurélio Prates - Performance

Performance artística, que parte de texto provocador, de autoria de Aurélio Prates, em que a identidade de gênero de uma pessoa não binária, entra nas camadas que discutem e constroem parte das narrativas LGBTQIA+ Periféricas. Nessa performance, a identidade faz da palavra, uma voz da resistência dos Corpos, que pulsam vida, pautados na diversidade e existência.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. De 08/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


África Mãe do Leão - Sistema de Som - Música

Esta equipe opera seu sistema de som, conduzido pelos seletores “Poor”, “Professor Dan” e “ Vint”, tocando um vasto acervo de reggae vinil.
Através do gênero reggae, esta apresentação traça uma narrativa das conquistas e modo de viver do Povo negro em África e sua trajetória em diáspora.
Os registros em vinil e intervenções ao microfone, convidam as pessoas à reflexão, ao autoconhecimento e elevação da autoestima, a partir da apropriação das histórias cantadas, como forma de luta, resistência e autoestima.
Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 09/10 às 16h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Personas Anônimas: Vivência e Exposição de Máscaras Upcycling de Daniel Normal - Primavera da Infância e Juventude - Exposição/Artes Visuais

Upcycling é o processo de criar algo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais. Nesta vivência, os participantes de 10 a 29 anos poderão criar personas e/ou seres que os representam como identidade, através de máscaras em quatro encontros que acontecerão aos sábados, às 16 horas, sob a supervisão e instrução do artista visual Daniel Normal.
Os materiais para a vivência vão desde caixas de papel, tecidos, pequenos objetos, papelão, entre outros materiais, que podem ser levados pelos participantes e que serão selecionados, a partir do que estiver disponível na Casa. A vivência ganhará uma exposição híbrida, com vídeos e fotografias produzidos durante a vivência no Instagram do Casarão. As máscaras serão expostas em uma das paredes do Hall do Casarão de forma permanente.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 09/10 às 16h. Livre. Grátis. 300 minutos. Presencial e online, no Pátio interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Bambaquerê - Corpo Molde - Primavera da Infância e Juventude - Intervenção Artística

"Bambaquerê" aborda e convida ao público a refletir sobre a infância, através da Dança Contemporânea e as Danças Tradicionais/Clássicas brasileiras, mesclando em sua composição sonora, uma viagem entre o erudito e o popular, em sua cenografia e iluminação, na leveza e na tecnologia.
A dança aborda o desenvolvimento motor, como processo de formação infantil em seus padrões sociais, familiares e lúdicos. A representação da temática “infância”, para esta coreografia, é feita pelo diálogo de brincadeiras e jogos infantis.
O primeiro espetáculo infantil do Grupo Corpo Molde, foi criado no ano de 2017, com as parcerias da Escola da Cidade, do Instituto Ana Rosa, da Casa de Cultura do Campo Limpo e do Samba de Coco Raízes do Arcoverde.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 09/10 às 17h. Livre. Grátis. 35 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Histórias Africanas para Crianças pequenas e grandes - Lili Flor & Paulo Pixu - Primavera da Infância e Juventude - Contação de Histórias

Lili Flor & Paulo Pixu contam histórias africanas de animais, que divertem, ensinam e encantam. Ao som dos tambores, crianças grandes e pequenas se aproximam da mitologia africana, exercitando o ouvir e o contar.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia 09/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Hábraços - Sucatas Ambulantes - Primavera da Infância e Juventude - Artes Visuais

Com o sucesso e repercussão alcançado com a primeira personagem da intervenção visual "HáBraços", que percorreu 3 estações da CPTM e agora está exposta na Subprefeitura de Itaquera, o Coletivo apresenta novos personagens para a série.
Nesta intervenção, realizam a montagem dos bonecos que terão como materiais na sua construção papel machê em uma estrutura metálica e reutilização de resíduos sólidos. Uma homenagem a todas as vítimas, sobreviventes e profissionais que atuam bravamente, neste período de pandemia da Covid19.
Intitulada de "HáBraços" as intervenções visuais representam neste momento o desejo, que beira a utopia coletiva, de que se possa abraçar com segurança e curar as feridas que este momento ocasionou. Mas, é também, uma homenagem aos milhares de braços fortes, que em meio caos, se uniram para levar solidariedade a todas as quebradas a fora.

Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases. Dia 09/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Malandrage H2NV - Intervenção Artística

O espetáculo Malandrage, do grupo Hip Hop no Vagão, iniciou a partir de um convite realizado por uma instituição privada, através das redes sociais, convidando o Coletivo para apresentar uma performance que questiona o racismo no ambiente de trabalho.
Em vista a esta provocação o coletivo, (que é formado por uma maioria de pessoas negras e pardas, e que se utilizam de uma linguagem que vêm da diáspora africana e latino-americana), traz a dança breaking, enquanto manifestação corporal da cultura hip hop, abordando diversas questões de conflitos sociais, sobre uma periferia diferente da que se apresenta, porém, muito semelhante em uma forma racial.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 09/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Online e presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança, na Avenida Naylor de Oliveira S/N Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


“Dança em Quarinhos" – ANIMATRIX - Primavera da Infância e Juventude - Intervenção Artística

A intervenção artística “Dança em Quarinhos”, aborda e difunde danças urbanas tematizadas como: Dança com Cultura GEEK, no qual se utiliza personagens de Histórias em Quadrinhos, filmes, séries, animes, desenhos e jogos. Nesta apresentação serão abordadas cinco modalidades de dança da Cultura Hip-Hop como: Breaking, Locking, Popping, Hiphop Freestyle e “Lagarto”.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 09/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Online e presencial com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


A sorte favorece o intrépido - Deejay Paul - Música

Dj Paul traz uma proposta de resgate musical e cultural, agora em carreira solo, apresenta seu primeiro disco intitulado: “A sorte favorece o intrépido” e suas experiências como Dj, produtor, compositor e intérprete no decorrer de sua trajetória de 35 anos.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 09/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Pew Mark e Convidados - Show: Seguindo a Canção Pew Mark - Hip Hop

Pew Mark é rapper e compositor, em sua biografia musical tem dois Cd’s gravados e quatro videoclipes. Já participou de vários Festivais musicais, dentre eles: Festival Circuito Periférico 03, Festival Clipes e Bandas, Festival de música drive - in Embu das Artes, Evento Jam Hip Hop, Programa Fique Ligado da Tv Brasil e Mês do Hip Hop Sp.
O show “Seguindo a Canção” é composto por Pew Mark no vocal, André Mannrich como Dj e EdMon Live no back vocal e guitarrista. O repertório musical é diversificado e dinâmico. Os refrões são marcantes, cantados em cima de beat’s originais e dançantes, conectando as vertentes: ragga, rap undergrond, samba rock e uma rápida pitada de samba partido alto, com a participação de um convidado especial do Hip Hop, Gaspar, líder do grupo Záfrica Brasil.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 09/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul. Rua Sant´Ana, 201 Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Num tronco de Iroko vi a iúna cantar - Erika Balbino -Primavera da Infância e Juventude - Contação de Histórias

Nesta contação de história a autora apresenta, de forma lúdica, os irmãos Cosme, Damião e o pequeno e levado Doum que descobrem a capoeira nos encontros com Pererê, a índia Potyra e outros seres lendários da cultura cabocla, negra e indígena. Com os gêmeos Ira e Iraê e a inseparável cobrinha, vão ao encontro do grande guerreiro Guarini, ou Ogum Rompe Mata, capaz de ajudá-los a combater Arokô, e aqueles que fizeram a Mãe Terra tremer.
A batalha é árdua e a estratégia deve ser poderosa, a narração da história é feita pela própria autora, os cantos de capoeira acontecem com a participação de músicos percussionistas, com a influência da cultura africana no cotidiano das crianças e adolescentes.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 09/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


O Encontro do Pé de Serra com o Universitário Folha Seca - Dia do Nordestino - Música

Em comemoração ao dia do Nordestino, a Casa de Cultura fará um grande encontro de forró pé de serra e o universitário. Em três horas de festa os amantes do forró poderão dançar e curtir o que há de melhor nestas duas vertentes musicais, com sua essência nordestina, em uma noite inesquecível e marcante de convite para "balançar o esqueleto" juntinhos.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 18h. Livre. 60 minutos. Grátis. Palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


O Encontro do Pé de Serra com o Universitário - Trio Amizade Dia do Nordestino - Música

Em comemoração ao dia do Nordestino, a Casa de Cultura fará um grande encontro de forró pé de serra e o universitário. Em três horas de festa os amantes do forró poderão dançar e curtir o que há de melhor nestas duas vertentes musicais, com sua essência nordestina, em uma noite inesquecível e marcante de convite para "balançar o esqueleto" juntinhos.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 19h20. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


O Encontro do Pé de Serra com o Universitário Sudestino Presencial Dia do Nordestino Música

Em comemoração ao dia do Nordestino a casa de cultura fara um grande encontro de forró pé de serra e o universitário , em 3 horas de festa os amantes do forró poderão dançar e curtir o que há de melhor nessas duas vertentes musicais com sua essência nordestina, uma noite inesquecível e marcante venha e traga seu par para "balança o esqueleto" juntinhos.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 20h40. Livre. 60 minutos. Grátis. Palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Delivery de sorrisos Palombar - Calendário de ações sobre a Covid-19 - Intervenção Artística

Nessa intervenção o grupo vai utilizar os conceitos delivery tão comuns hoje por conta do isolamento social em diferentes equipamentos inusitados com rodas como: Monociclo, Triciclos, Patins e Bicicletas Vintage, além do uso de princípios ceno poéticos para narrar sobre essas linguagens uma ação que preencha o espaço de forma dinâmica única. O princípio é tecer um diálogo entre as artes cênicas, circo, poesia, música e as cantigas populares com o público e o cuidado com as pessoas, de forma a reverberar um ato de reflexão para o uso das máscaras e o álcool em gel.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 09/10 às 16h. Livre. 120 minutos. Grátis. On line e Presencial na Praça Silva Teles.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Lançamento do álbum Cascas e Pele Markos Hawk - Primavera da Infância e Juventude Hip Hop

Markos Hawk é Mc produtor e professor da região de Parelheiros, integrante do Blackout Mob e organizador da Batalha de Paris. Nesta live apresenta o show de estreia do álbum: “Cascas e pele” com músicas que falam sobre atualidade e liberdade espiritual.

Serviço:
|Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 09/10 às 17h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros
Grafite em Casa OPNI - Intervenção Visual


A proposta é grafitar a parte interna da Casa, na lateral esquerda.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura São Mateus. Dia 09/10 às 11h. 10 anos. Grátis. 600 minutos. Área interna da Casa


Na cena: Roger da Rua Online - Hip Hop

Um show de Rap que traz a realidade vivida nas periferias de São Paulo, trazendo toda a influência da música popular brasileira, mesclando com um som Underground, batidas e levadas que fará com que as pessoas possam se identificar.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. De 09/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


Recital de poesia e literatura com Lilia Reis Online - "Recital de poesia e literatura Slam"

Lília Reis, multiartista, ficou grávida durante a pandemia e, na ânsia criativa para não cair no tédio, elaborou uma intervenção poética após o nascimento de Akanny, atualmente com 5 meses.
Este novo trabalho de intervenção poética e maternidade real, traz à tona o dia a dia de uma mãe que precisa ter muita coragem para dizer sem medo dos olhares julgadores tudo sobre maternidade e saúde mental da mulher mãe.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. De 09/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


Osvaldinho e Banda - Música

Osvaldinho fará uma apresentação que promete música de qualidade e harmonia positiva, mesclando o gênero reggae e intercalando com uma mistura de MPB e músicas Pops, com um repertório popular.
Osvaldinho foi integrante da Banda Planta e Raiz, tocando teclado e atuando nos backins vocal´s.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 09/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


A Próxima História AIVU Teatro - Teatro Adulto

Inspirada na fala de Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, nasceu a pergunta que guia a narrativa poética da peça: "Se este mundo em que a gente vive estivesse grávido, como você imagina que seria o outro mundo que vai nascer? “A próxima história” é composta por diferentes e possíveis respostas teatrais a essa pergunta.
Uma experiência sensorial e reflexiva, em que a música, o canto, a dança se entrelaçam com narrativas, para co-criar sentidos e sensações.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 09/10 às 20h. 16 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no Pátio Interno da Casa, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


7 Ervas - Live Senssion - Banda Chá da Tarde Online - VAI - Intervenção Artística

Esse show é resultado do projeto M.P.B - Música Periférica Brasileira, pela Lei de Valorização de Iniciativas Culturais 2020.
O espetáculo 7 Ervas acontece em meio a este momento da pandemia, como um respiro musical das brasilidades, propondo uma experiência que passeia entre diferentes essências, fragrâncias, sentimentos e histórias. Com bastante influência do Reggae, sua musicalidade vem misturando ritmos e propondo essa reflexão da música periférica brasileira.
O show é composto por 7 músicas, a escolha do título da obra, foi para caracterizar as diferentes nuances das músicas e temas, e para refletir a atualidade, intervenções poéticas comandadas por Glaucy Alexandre.
Mesmo tendo uma abordagem descontraída, leve e divertida, as essências estão nas raízes, das relações com si próprio, da relação com o outro, da forma que amam, com a natureza, universo, e com a Vida.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 09/10 às 20h. Livre. Grátis. 55 minutos
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


O Reino sem Crianças - Cia dos Errantes Online - Primeira Infância- Circo

Partindo da indagação da importância das crianças em nossa sociedade. É justamente essa pergunta que a peça: O Reino Sem Crianças tenta responder neste espetáculo.
Uma dupla de artistas que entram em um reino sem crianças, que é governado por um pequeno rei, que cria as leis mais estranhas e impensáveis.
Belão e Xepa são artistas de um próspero reino chamado Andaluz, uma terra linda e feliz, que fica além do grande mar, e tem como monarca, o bondoso Rei Emanuel. Os dois artistas, transformados, agora em arautos, têm a importante missão de viajar de cidade em cidade, de reino em reino, anunciado a boa notícia, o casamento do soberano Rei de Andaluz e sua noiva. Além de mostrar que um mundo sem crianças é um mundo sem esperança e alegrias. Este é um convite ao espectador, para que embarque nessa aventura com a Cia!

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 10/10 às 15h. Livre. Grátis. 600 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

 

SEMANA 3

 

As novas aventuras de vocEu - Cia Mover Presencial - Primavera da Infância e Juventude Intervenção Artística

As Aventuras de VocEu” é um espetáculo interativo de dança para crianças e adultos, composto por cinco bailarinos, um músico e uma contadora de histórias.
Por meio de jogos e brincadeiras os participantes constroem este ser, que mistura você e eu, explorando as relações com o outro e seus desafios. O espetáculo foi adaptado para o contexto pandêmico, repensando os encontros e a convivência entre as pessoas.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 12/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Tuingo e Bastiao - Cia ,Bubiô, ficÔ LÔ - Presencial - Primavera da Infância e Juventude

Tuingo e Bastião é uma dupla de baião que traz uma apresentação “ de riso interativo, que homenageia alguns mestres da música popular brasileira, como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos e artistas populares/cômicos que, muitas das vezes cantaram dentro de circos e que atuam com músicas cômicas em suas atividades, como Baiano e Dudu das Neves, Adamastor Pitaco, Tiririca, Os Trapalhões, Jararaca e Ratinho; além de Alvarenga e Ranchinho, Seu Faceta, entre outros.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 12/10 às 17h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


Histórias Improvisadas/Conforto e Cia - Circo

Conforto e Phedora adoram contar histórias, o problema é que esses dois não possuem um repertório tããããoo vasto assim, então por conta disso acabam criando suas histórias na hora, com direito a encenação, trilha sonora, participação do público e muito mais!Logo depois do "era uma vez..." já começa a confusão! "Era uma vez uma criança que... tinha chulé, jogava buraco, gostava de baldes, sabia assobiar pra dentro ...com essas e muitas outras ideias do público, as histórias mais loucas e divertidas são contadas e vivenciadas por esses dois!

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público para 20 pessoas no local, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Palhaço Leleko - Primeira Infância Circo

O Palhaço Leleko e sua trupe visa fomentar a cultura em diferentes formas de expressão, contemplando especialmente o público infantil e infanto-juvenil, através da música, performance de personagens infantis, contação de histórias folclóricas e muitas brincadeiras.
A apresentação terá a duração aproximada de 60 minutos e seguirá todos os protocolos e recomendações da OMS e dos demais Órgãos de saúde e Segurança Pública.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


"Iori descobre o sol, o sol descobre Iori" - Coletivo Cafuzas - Presencial - Apresentação Infantil

Quem já quis muito que o dia chegasse? E quem nunca se assustou com um barulhinho na noite escura? CRI CRI CRI...Auuuuuu...o medo da pequena Iori nos mostra que muitas vezes, um som estranho pode ser um grilo ou um lobo uivando e nada como o Sol, cheio de alegria para trazer o dia e engolir os sons que a Lua traz!
Espetáculo infantil voltado à primeira infância, livremente inspirado em publicação de mesmo nome de Oswaldo Faustino.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 12/10 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Histórias de Ananse com "Danuza Novaes da Silva" -Primavera da Infância e Juventude - Contação de Histórias

Uma proposta para ouvir e aprender mais sobre as histórias bem-humoradas e repletas de ensinamentos desse grande GRIOT Ananse, transmitidas oralmente e muito populares, no continente africano. Elas falam de costumes, tradição, ética e respeito, mantendo-se vivas na memória da população Ashante, que atualmente é o atual País de Gana.

Ananse também é considerado um Deus, uma aranha que se comporta como gente. Às vezes ele se dá bem, às vezes arranja confusão.
Danuza Novaes e? multiartista, formada em Comunicação Social pela Unisa, Canto Popular pela ETec de Artes, Sonoplastia em teatro pela SP Escola de Teatro, Produtora Cultural pelo Instituto Tomie Ohtake, Po?s graduanda em Gestão Cultural pelo Instituto Singularidades e Itau? Cultural.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 12/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


"Brincadeiras com rimas, inspiradas em livros infantis - Leandro Goulart de Souza - Primeira Infância

"Fundada em 2001, na cidade de São Paulo, a Cia Circo de Trapo tem em seu repertório, espetáculos, intervenções e oficinas voltadas para a infância. O grupo realiza pesquisas sobre literatura, narração de histórias, teatro, música e palhiçaria.
Circo de Trapo já realizou diversas apresentações, intervenções e oficinas em unidades do SESC SP e de outros Estados, teatros, Praças, bibliotecas, clubes e empresas, além de projetos organizados por secretarias públicas de educação e cultura, como: Recreio nas Férias, Viagem Literária, III Festival de Contadores de Histórias da Cidade de São Paulo e Virada Cultural.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 12/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


"Dança em Quadrinhos" com a Cia. Animatrix - Primavera da Infância e Juventude

A intervenção artística “Dança em Quarinhos”, aborda e difunde danças urbanas tematizadas como: Dança com Cultura GEEK, no qual se utiliza personagens de Histórias em Quadrinhos, filmes, séries, animes, desenhos e jogos. Nesta apresentação serão abordadas cinco modalidades de dança da Cultura Hip-Hop como: Breaking, Locking, Popping, Hiphop Freestyle e “Lagarto”.

“Dança em Quarinhos”, aborda e difunde danças urbanas tematizadas, como: Dança com Cultura GEEK), no qual se utiliza personagens de Histórias em Quadrinhos, filmes, séries, animes, desenhos e jogos.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 12/10 às 13h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Área externa Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


Evento Kids Psiu Produções - Primavera da Infância e Juventude

A Psiu Produções propõe um dia com muita diversão, alegria, teatro, brincadeiras, pintura facial e pipoca; um dia de lazer gratuito para toda a família!!

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 12/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Jogos literários e musicais - Abigail conta mais de mil - Primavera da Infância e Juventude/Contação de Histórias

A apresentação consiste numa gincana cultural, onde as crianças participam ativamente. Entre as provas tem: "Qual é o instrumento que está tocando?" Rou Rou mostra cinco instrumentos e as crianças precisam descobrir; "Te mostro os objetos e você me conta o personagem"; Abigail mostra um objeto, por exemplo: maçã, e as crianças irão descobrir através deste objeto, qual o personagem; entre outras brincadeiras divertidas.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 12/10 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Tempo de se divertir! Cia Arts Company - Primavera da Infância e Juventude

Um conjunto de atividades culturais, voltadas a celebrar o dia das crianças com oficinas de brincadeiras tradicionais, sessões de pintura facial, distribuição de pipocas e a apresentação do espetáculo infantil Ciranda das Artes.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 12/10 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial na área externa e interna da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Hoje é dia de Saci - Cia Hespérides - Primavera da Infância e Juventude - Contação de Histórias

Neste enredo serão apresentadas histórias dos mais variados tipos de Saci, com muita interação e musicalidade.
Sete anos pra nascer, setenta e sete para morrer. Se esconder o seu gorro, seu amigo ele vai ser. Ele adora aprontar em noite de lua cheia, mas tem medo de peneira, cruz de madeira e água. Entorna o caldo como ninguém, azeda o feijão e trança o rabo do cavalo, é ele, o Saci e toda sua família.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 12/10 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público para 20 pessoas no local, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Rocha Man Online - Música

O Mc mistura em suas letras jogo de palavras e punchlines em suas músicas instrumentais, mistura elementos digitais como: sintetizadores, bass 808, leads, juntos com pagodão, arrocha, brega, funk e jazz. O show terá a participação do Mc e Dj Dick. A música de abertura é "Quem é o Cantor", em seguida, a música "Estoura a Bomba", funk 150 bpm, a terceira faixa do show é "Paga Pra Nóis", trap com timbres de arrocha.

Além de "Pensamentos Nebulosos", "Mesa de Bar", que conta com a colaboração de Thiago Tadeu, na sequência Thiago cantará uma canção do seu próprio repertório. A apresentação também traz a canção "Antônimos e Sinônimos" de “Boombap'', entre outras.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 14/10 às 19h. Primeira infância. 40 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


SonZando Trio - Primavera da Infância e Juventude - Apresentação Infantil

A banda SonZando Trio foi concebida durante encontro musical, através de pesquisas sonoras, brincadeiras e manifestações culturais, além da utilização dos princípios de luteria, para construção e utilização de instrumentos artesanais, feitos a partir de materiais considerados obsoletos.

O grupo mistura música eletrônica, músicas populares e músicas eruditas, criando arranjos originais, com instrumentos convencionais e artesanais, construídos pelos próprios artistas. A utilização de aparelhos eletroacústicos, instrumentos artesanais produzidos com material de reuso, reciclagem e ou baixa tecnologia, além das brincadeiras interativas com o público.

Serviço:
|Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 15/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Alex Campelo Quartet no Festival #FicaemCasarao - Música

Alex traz um repertório que passeia por vários períodos da história do blues e do jazz: desde clássicos de 1945, até versões de músicas pop atuais, transformadas com as características marcantes do jazz.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 15/10 às 19h. Livre. Grátis. 75 minutos. Presencial no Pátio Interno da Casa, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Sarau Suburbano - Presencial

Em 2021 o Sarau Suburbano comemorou 11 anos de atividades, sendo o único Sarau que acontece em duas cidades mensalmente, em São Paulo e São Sebastião-SP.
Iniciado na Capital paulista, aconteceu presencialmente até o final de 2019, na Livraria Suburbano Convicto, de propriedade do escritor Alessandro Buzo, também idealizador e apresentador dele. A partir do ano de 2020 passou a acontecer na Giostri Livraria, no mesmo bairro do Bixiga. Após a pandemia, iniciou-se as edições no formato online, através do Instagram @Alessandrobuzo.
O Sarau Suburbano já aconteceu em edições da Virada Cultural, na Galeria Olido, já vindo a virar tema do filme.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 15/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Festival de samba Comunidade Consciente

Este projeto é baseado em grupos da região Norte do Distrito Brasilândia. O objetivo destes musicistas é desenvolver suas habilidades musicais dentro de sua comunidade entre amigos que nasceram no bairro e que compartilham das mesmas realidades e desafios, procuram unir forças para auxiliar toda a comunidade.
Com os grupos: "Só Pra Mulheres Pra Canta, Vem tranquilo, Samba com nós ,Ensaio Geral ,Samba N'intimidade ,Canto jovem ,Homens quebrando tabu ,Entre parentes e Groove total

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 16/10 às 16h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Casa, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Exposição Ivan Jubram - Artes Visuais

Ivan Jubram é músico e artista plástico da região do Butantã. O artista apresenta seus trabalhos nesta exposição, que consiste em reunir os elementos: arte pictórica, arte digital, desenho e a música, conectando ao visitante múltiplas sensações e sentimentos, ao receber diversas formas de estímulos: visual e auditivo.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 16/10 às 18h. 10 anos. Grátis. 180 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Fuscalhaço com Deco Morais e Dêssa Souza - Primavera da Infância e Juventude - Intervenção Artística

Música, brincadeiras com bonecos e Palhaçaria no Fuscalhaço. Um Fusca preto todo equipado como um carro de som, é o Fuscalhaço!
De dentro dele, os palhaços populares Lindolfa e Sonogigio vão surgindo e partilhando músicas, poesias, histórias e alguns bonecos, que saem da mala de Sonogigio, que contam suas histórias.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 16/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Rua Lupicínio Rodrigues e Rua Aroldo de Azevedo (entorno da Praça João Tadeu Priolli)
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


“Não Prove nada a Ninguem” - Ge Dreads Presencial - Música

"Geovani Piacenti é mais conhecido nas ruas como Ge Dreads, iniciou sua trajetória em 2004, com o Grupo Conexão Lado Leste, no qual participou do Festival de Inverno do Céu Água Azul, sendo um dos finalistas.

Participou da Banca de Rappers Família Barro Branco, bastante atuante nas Periferias, em 2018 lançou o trabalho: “Não Prove nada a Ninguém”, produzido no Estúdio Gambiarra Films, com as participações de Rude Rasta, Derick Riadla entre outros.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 16/10 às 17h. 10 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Graffiti de vila - Marcos Moluco Presencial - Artes Visuais

Não há nenhum aspecto da vida que a pandemia de COVID-19 não tenha afetado e muitos estamos descobrindo, que os eventos culturais e a arte online carecem de algo vibrante e "real".
Partindo desta constatação, uma exceção notável, são os artistas de rua e grafiteiros, que estão retratando na arte este momento tão atual e marcante em seus trabalhos.
O artista visual Marcos Moluco propõe um painel de graffiti, com medidas de 3x2m, retratando os tempos pandêmicos, a força do povo periférico no enfrentamento contra a covid. O painel será garfitado no contêiner da área do jardim na Casa de Cultura Hip Hop Leste.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 16/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Bora Trocar, Por Coletivo H2MOB - Online - Hip Hop

Apresentação com linguagens diversificadas pelas B.Girls Ana Carolina, Sabrina Ribeiro, Juliane Freire, Erica Nascimento e a história do breaking no Brasil,". Com foco em conceitos de batalhas, dinâmicas em grupo e apresentação de coreografias com linguagens diversificadas.
Sabrina Ribeiro performa em saraus do ABCD e Bibliotecas Municipais de São Paulo, também atua em solo Norueguês como: Sletta, Fana, Bergen, Oslo, Hordaland; atualmente faz parte da Step Hard Crew e Coletivo H2Mob.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 16/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.Online
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Fuzão Brazil - Hip Hop Music e Convidados - Primeira Infância

Projeto que visa garantir o direito de acesso à cultura, lazer, e outras atividades, de forma gratuita, tendo em vista as medidas de segurança e de isolamento social, contra o Covid-19, conforme previsto nos protocolos de saúde.
Uma alternativa de entretenimento, lazer e cultura em um momento desafiador, de isolamento social, ao qual todos estamos enfrentando.
Reforçando a visão de que a Arte, a Cultura, o Lazer e a inclusão social podem e devem contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, tendo a relevância, em muitas vezes, para o despertamento, aperfeiçoamento e inclusão cultural artística, quer sejam crianças, adolescentes, jovens e ou adultos, levando cultura não apenas para o Estado de São Paulo, como também para além das fronteiras do mundo, através do projeto Fuzão Brazil Hip Hop Music.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 16/10 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Musicirco - Primavera da Infância e Juventude Circo

A Musicircus foi criada no ano de 2016 é composta por 5 multi artistas que mesclam canções autorais e artes circenses, para falar de conflitos psíquicos, sociais e ambientais.
Com a influência de ritmos como Reggae MPB e Latinidades, o espetáculo conta histórias inspiradas nas viagens dos integrantes da banda, entremeadas com malabarismo, beatbox e percussão corporal.
O público é convidado a entrar na "viagem" da trupe, cantando, interagindo, e embarcando em suas trilhas. Em cena, quatro artistas tentam entender o seu lugar no mundo. Um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas nada semelhantes e um beatboxer malabarista que se alternam em números de mágicas e habilidades físicas, enquanto veem seus corpos se desmembrarem e se recomporem. Na trilha deste espetáculo, (que acompanha os movimentos e emoções desses personagens), estão composições instrumentais e canções, trabalhos autorais do grupo e criações de nomes, como: Hermeto Pascoal e Capiba.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 16/10 às 18h. Livre. Grátis. 240 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Delivery de sorrisos Palombar - Calendário de ações sobre a Covid-19 - Intervenção Artística

Nessa intervenção o grupo vai utilizar os conceitos delivery tão comuns hoje por conta do isolamento social em diferentes equipamentos inusitados com rodas como: Monociclo, Triciclos, Patins e Bicicletas Vintage, além do uso de princípios ceno poéticos para narrar sobre essas linguagens uma ação que preencha o espaço de forma dinâmica única. O princípio é tecer um diálogo entre as artes cênicas, circo, poesia, música e as cantigas populares com o público e o cuidado com as pessoas, de forma a reverberar um ato de reflexão para o uso das máscaras e o álcool em gel.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 16/10 às 16h. Livre. 120 minutos. Grátis. On line e Presencial na Praça Silva Teles.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Biguetti In the House - Primavera da Infância e Juventude - Música

Nessa apresentação, suas composições como: "DiNovo", "Legaliza, Luz", "Seu cheiro", “Obrigado, meu senhor”, Nem tão longe, "Tempo Sagrado" e da recém lançada: "Caminhos do bem" (que deu enredo ao videoclipe que leva o mesmo nome); sem deixar faltar, o autêntico Rap com Reggae, é o que se espera dessa grande apresentação.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 16/10 às 20h. 16 anos. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Diversão na Casa de Cultura - Psiu produções - Primavera da Infância e Juventude - Apresentação Infantil/"Mês das Crianças

Para o Mês das Crianças, a Psiu Produções pensou em um dia com muita diversão, alegria, teatro, brincadeiras, pintura facial e pipoca, um dia de lazer gratuito para toda família!! Com a Casa de portas abertas para ninguém ficar de fora dessa festa.

Serviço:
|Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 16/10 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Circo Mandinga J.E Tico e Seus Fantoches - Circo

O Circo Mandinga apresenta diversos números, criados por J.E.Tico Gomes, a partir de brinquedos populares, envolvendo a plateia com seus truques e seus companheiros de palco, como o Carrapato Tonhão, a Dançarina Invisível, o Pingüim da Malásia e o Grande Mágico. O Grande Mágico é o apresentador, e com seus truques promete envolver o público de várias maneiras diferentes.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 16/10 às 14h. Grátis. Livre. 60 minutos. Presencial na R. Jardim Tamôio - Conj. Res. José Bonifácio altura do número 1.400
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Le Bolúm Wandré Gouveia Ananais

Circo Petúnio é um andarilho, que leva consigo apenas um carrinho repleto de cacarecos tecnológicos, que recolhe pelo caminho; deles construiu sozinho, uma máquina sonora, que busca captar algum sinal longe do pequeno universo onde vive. Enquanto tenta se comunicar com o mundo exterior, acaba surpreendido com a descoberta de um novo ser. Agora ele precisará cuidar dessa criatura e ensiná-la (aprendendo) a conviver com o outro. Um espetáculo que mistura comicidade física, música, equilibrismo e teatro de animação com uma ave, digamos, bastante curiosa.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 16/10 às 11h. Grátis. Livre. 60 minutos. Presencial na R. Jardim Tamôio -Conj. Res. José Bonifácio altura do número 1.400
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Brasilidade - Duo Siqueira Lima - Concerto

Neste recital o duo apresenta um repertório inteiramente brasileiro, formado por arranjos de obras dos mestres Pixinguinha, Ary Barroso, Hermeto Pascoal e Baden Powell, além de peças originais para dois violões, escritas por grande violonista como Sérgio Assad, Paulo Bellinati e Marco Pereira.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 16/10 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no Salão interno.
Endereço: Casa de Cultura JúlioGuerra – Santo amaro


Corpos Pretos em Movimento - Pretta Flor e Dih Souza - Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial Música

O espetáculo musical autoral “Corpos Pretos em Movimento”, do grupo de Rap Origens, traz em seu repertório músicas dos álbuns Tatuando corações, MultiForme e do EP Fragmentos, lançados entre 2017 e 2018.
A apresentação tem interação direta com o público, em um espetáculo cheio de ritmos da cultura urbana afro ancestral, propondo novas estéticas e revisitando outras texturas do Rap Nacional.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 16/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Online e presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Dois girassóis - Primavera da Infância e Juventude - Música

Munidos de percussões tradicionais, sanfona, viola caipira e muita cantoria, o duo promete muito alto astral, com sua mala de cantos e contos costumeiros do cancioneiro brasileiro. Com repertório diversificado, que passa por influência celta e nordestina, mas também, com seu trabalho autoral. Luiza Novaes é letrista e percussionista e Aloísio Oliveira acordeonista, violeiro e compositor.

Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 16/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na área externa da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Raiz do Sonho - Cia Quinquio - Primeira Infância Teatro Infantil

A apresentação conta, de modo criativo, a história de uma menina cheia de sonhos, que mora junto com seu irmão em um pacato vilarejo, cercado por um rio. Seu maior sonho é ir até a cidade, onde acredita que está seu pai, para lhe entregar seu chapéu.
Sua maior dificuldade aparece na forma do famoso vendaval, que assombra o vilarejo. É diante dele que ela encontrará forças e coragem para perseguir seu sonho, em um caminho repleto de aventuras e brincadeiras. Raiz do Sonho é livremente inspirada na obra do poeta Manoel de Barros.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 16/10 às 16h. Livre. Grátis. 45 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Mural "Nossas Referências LGBTQIAP+" com Roni Evangelista - Primavera da Infância e Juventude - Intervenção Visual

Roni Evangelista é artista plástico e faz uma releitura de mural, sobre a comunidade LGBTQIAP+ no Hall de entrada da Casa de Cultura de Vila Guilherme.
Na entrada do Casarão há um mural de 6 metros quadrados desenvolvido pelo artista Felippe Gonçalves, que foi jovem monitor cultural e produtor durante sua atuação.
O mural de fotografias e frases explicativas sobre a diferença entre as diferentes expressões de gênero e sexualidade é uma homenagem às pessoas LGBTQIAP+ membros e ex-membros da equipe do Casarão, bem como artistas, produtores e personalidades importantes para a comunidade.
Roni irá refazer o mural a partir de suas expressões artísticas e visuais que mesclam a pintura, desenho gráfico e técnica de Lambe-lambe, onde desenvolve pesquisas, através do reaproveitamento da matéria, como: linguagem cultural urbana e periférica.
Acompanhe a série de vídeos sobre o jovem artista e suas inspirações para o trabalho, no IGTV do Instagram do Casarão (@cc.casarao).

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 16/10 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos. Espetáculo online e presencial no Hall de entrada do Casarão, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


“O Cântaro Rachado” - Ricardo Mondenezzi como Mister Kandac - Primeira Infância - Contação de Histórias

O conto: “ O Cântaro rachado” foi adaptado por Dulce Rodrigues, com o objetivo de tratar da temática das imperfeições humanas. Uma reflexão acerca das falhas humanas e de como estas auxiliam ao indivíduo ser quem se é, que apesar dos defeitos, cada um tem as contribuições pessoais a dar ao mundo, no espaço onde se vive e para além dele.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 16/10 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos. No Espaço Guilherminho do Casarão, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Conto das Águas - Lune Cia de Teatro - Primavera da Infância e Juventude - Contação de Histórias

Lune Cia. de Teatro apresenta o espetáculo: “Contos das Águas”, um projeto composto por 4 apresentações de histórias sobre o universo das águas: o rio, o mar, o lago e a cachoeira, com contos inspirados em mitos africanos, contos europeus e indígenas e que refletem a importância das águas e da cultura brasileira.
As histórias foram escritas e dirigidas por Cristiano Gouveia, que é músico, compositor e contador de histórias, além de ser colaborador da Lune Cia. de Teatro.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 17/10 às 15h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Grupo K*funae - Música

A Banda compõe e toca a música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do Norte e Nordeste, mas com um “jeitinho paulista”. Seguindo um estilo misturado de “Forró Universitário”, “ Forró Pé-de-serra”, “MPB”, “Reggae”, “Pop” e até mesmo o “Samba”. A partir de toda essa mistura de sons, a Banda K*Funaê segue com um trabalho autoral, além de interpretar canções de diversos artistas, como: Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Zé Ramalho, Falamansa, Dominguinhos, Raul Seixas, Adoniram Barbosa, entre outros.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 17/10 às 18h. Livre Grátis. 60 minutos. No teatro da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


#Diasporópera Rap - Música

O projeto musical “#DiásporÓperaRap” é uma fusão experimental entre o canto lírico da musicalidade negra, da diáspora presente no Brasil, através das múltiplas manifestações culturais de raízes africanas, com as rimas do rap, que se fazem presentes nas composições poéticas de Mc Panik e dos arranjos do músico Giovani Di Ganzá.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 17/10 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


Anime Science - Primavera da Infância e Juventude - Intervenção Artística

Nesta vivência jovens, crianças e adolescentes participam de várias tribos, como por exemplo na dos Animes. Para alguns é toda uma forma de viver, desenhos, filmes, quadrinhos, encontros, alimentação, vestuário, modos de falar e se divertir. Uma inovação na programação infanto juvenil da região e uma grande oportunidade de reunir um público diferenciado na Casa de Cultura Chico Science.
A banda Arigatões se apresenta, liderada por Henry Iasa que é ator, diretor, dublador, DJ, produtor e músico de eventos de anime, além de morador do bairro do Ipiranga.
As atividades que irão compor o Anime Science são: Karaokê, apresentação musical, Concurso de Cosplay e Espaço Musical, com Ytalo e Jonathan.
Durante o evento haverá expositores da Feira Geek, com produtos como: vestuário, alimentação e artesanatos.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 17/10 às 10h. Livre. Grátis. 360 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


"Brincan Tando" - Carla Masumoto e Lucas Arguelo - Teatro Infantil

Nesta divertida contação de história, a atriz, bonequeira, arte educadora e cantora Carla Masumoto, junto com o ator, cantor e músico Lucas Arguello, apresentam uma divertida dupla de bonecos jardineiros, para encantar as crianças.

Serviço: |Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 17/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça


Banda À Kurdi - Música

A banda À Kurdi nasceu da junção de três parceiros de diferentes gerações, o que resultou em variados estilos para as suas músicas e arranjos. Com influências que passeiam pelos rocks nacionais dos anos 80, internacionais, como: Pink Floyd, U2 entre outros, e visitando propostas mais recentes, como por exemplo: Muse e Panic! At the Disco, a banda busca mesclar as emoções, sempre com foco nas questões sociais e nas relações humanas.

Serviço: Casa de Cultura São Rafael. Dia 17/10 às 18h. 14 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no salão principal da Casa, com controle de público para 25 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

 

SEMANA 4

 

Acoustic Rock - The Brothers - Música

Live Acoustic Rock com 2 vozes e 2 violões. O duo já se apresentou em diversas casas do circuito paulistano como: Willi Willie Bar e Arqueria, Boteco 403, Morumbizinho Moto Clube, Budegaalokka, Relicário Rock Bar, Doctor's Burger, Projeto Altas Horas, Elite Da Estrada Motoclube, Fúria Motoclube, Insanos Motoclube, entre outros, tocando clássicos do Rock Nacional e Internacional.
O grupo é composto por Marcos Salaroli, que já passou por bandas covers e autorais, desde os anos 2000 e por Augustinho, que usa o nome artístico Júnior Tavares, atua na música de forma profissional desde muitos anos, tocou e acompanhou diversos músicos na noite, como free lancer e atualmente atende exclusivamente a alta demanda do The Brothers Acoustic Rock (@thebrothers.acousticrock). Ambos frequentaram a Escola de Música In Concert.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 20/10 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Jog’andança - Via vento Cia. - Dia do Nordestino - Intervenção Artística

Dois desbravadores que viajam em busca de um “ser secreto” chegam a um grupo de crianças e as convida para juntos, viverem desafios que os levarão às pistas. O enredo brincando em Jog’Andança apresenta um roteiro costurado por jogos musicais, teatrais e dançantes, inspirados nas brincadeiras e músicas próprias da infância, onde os participantes serão envolvidos e convidados a se tornarem personagens, juntos com os instrumentos, que através de jogos de improvisação, ajudam a construir a história. O espetáculo tem como pesquisa as danças típicas nordestinas, desde o movimento, cores e ritmos.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 20/10 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Praça João Tadeu Priolli.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Dançando com Edu - um convite para dança repleto de poesia afro periférica - Eduardo Dialético - Leitura Dramática

Essa ação contará com a exibição de vídeo e realização de workshop de escrita de dança.

Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 21/10 às 19h. 14 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no salão Principal da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Vivência: Produção técnica, pandemia e sevirologia periférica – Online - Produtores independentes do bairro - Coletivo Laia Periférica Intervenção Artística

Sevirologia, termo cunhado pelo Mestre de educação popular José Soró, fundador da Comunidade Cultural Quilombaque, que em síntese expressa a realidade do produtor cultural periférico que é: “Se você tem, você faz. Se você não tem, você se vira.” Partindo da observação de qual não foi o produtor de quebrada, que não teve que aprender a fazer uma chamada “gambiarra”, para que algum evento desse certo?
Dentre tantas que são necessárias para que os eventos de artistas periféricos aconteçam na quebrada, mas também na internet, quais são os macetes mais importantes de se ter na manga, na hora de produzir? Pensando em todas essas realidades e dificuldades do dia a dia, os artistas e produtores da Laia Periférica, compartilham nesta live, suas pequenas mostras audiovisuais da sevirologia, do dia a dia que permitem que os eventos na quebrada aconteçam.
Durante a exibição de seus materiais artísticos e produções audiovisuais, os artistas conversam sobre a estética adotada em seus processos artísticos e criativos.
A pandemia fez com que os artistas repensassem suas produções e se adaptassem aos novos formatos para continuar trabalhando. Longe dos grandes centros de produção, nas periferias, muitas das vezes são prejudicadas pelas barreiras sociais. Pensando trazer protagonismo à narrativa audiovisual periférica, a sequência de lives traz alguns profissionais de áreas técnicas para partilharem saberes, que podem fortalecer a produção de artistas periféricos.

Serviço:
|Casa de Cultura Itaquera - Raul Seixas. Dia 21/10 às 20h. Grátis. Livre. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Um Nômade – SAMPA E A MPB: Uma Morte no meio do caminho - Ivon do Patrocínio Online - Intervenção Artística

A presente proposta é composta de vídeo/live, contando as Memórias e Trajetórias do Produtor Cultural Musical Ivon Carlos Patrocínio.
Ivon iniciou sua carreira como produtor musical no final dos anos de 1987, e ao longo de mais de 30 anos de trabalho, atuou com estilos musicais e diversos artistas, na construção de sua identidade como promotor e divulgador da música em São Paulo.
Ao trazer as memórias com a sua música e de artistas com quem trabalhou, Ivon busca compartilhar seus caminhos, des-caminhos e transitoriedade, que as influências musicais e os artistas lhe trouxeram ao nomadismo das experiências. O elemento “Sustenido” vem daquela nota musical, cuja elevação cria um semitom. Partindo da constatação de que: Não seria assim, de fato, a vida de muitos? Um semitom que acompanha a vida de tantos outros?

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 21/10 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


Adriana Guedes - Música

Ao longo de sua carreira, Adriana Guedes desenvolveu sua voz através do som de tambores africanos, com um timbre forte e contralto. Interpreta em seu repertório, composições e alguns covers da MPB. Atualmente, além de se apresentar em bares e casas noturnas, com formação acústica de voz, violão e percussão e banda de voz, violão, guitarra, percussão, bateria e teclados, está trabalhando na divulgação de seu primeiro EP de sua carreira solo.
A apresentação irá ocorrer no Quintal dos Caldos, localizado na Zona Leste, onde a artista se apresenta com frequência.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 22/10 às 17h. Grátis. Livre. 60 minutos. Presencial na Rua Barros Cassal, 211, Itaquera - Quintal dos Caldos.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Tempero da Vovó - João Luiz do Couto Presencial Primavera da Infância e Juventude Contação de Histórias

O novo livro de João Luiz do Couto traz os cheiros, cores e sabores de casa de vó. Casa de vó tem cheiro de gostosura, de carinho e de histórias. Som de água de poço e canto de Juruti. Também tem bronca. Lá até os monstros ficam menos assustadores.
Neste lançamento a proposta é ouvir histórias contadas pelo próprio autor e conhecer seu novo livro: “ O tempero da vovó”, que é todo interativo, com receitas, músicas pra ouvir e um brinquedo que a própria criança pode construir, na companhia dos amigos ou responsáveis.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 22/10 às 11h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial na Casa. Primeira infância.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Wagner silva - Debate - "Literatura e Militância Preta na Perspectiva de Solano Trindade

Debate que busca analisar a partir das obras contundentes de Solano Trindade, suas significativas contribuições na luta antirracista, a questão da pretitude sempre presente, trazido na perspectiva do oprimido.
Uma abordagem da questão cultural, criando espetáculos, estimulando o teatro popular e fortalecendo a cultura e sobretudo, sua atuação crítico-política, que orienta até os dias atuais.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 22/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público para 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


MALANDRAGE H2NV - Intervenção Artística

O espetáculo Malandrage, do grupo Hip Hop no Vagão, iniciou a partir de um convite realizado por uma instituição privada, através das redes sociais, convidando o Coletivo para apresentar uma performance que questiona o racismo no ambiente de trabalho.
Em vista a esta provocação o coletivo, (que é formado por uma maioria de pessoas negras e pardas, e que se utilizam de uma linguagem que vêm da diáspora africana e latino-americana), traz a dança breaking, enquanto manifestação corporal da cultura hip hop, abordando diversas questões de conflitos sociais, sobre uma periferia diferente da que se apresenta, porém, muito semelhante em uma forma racial.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 23/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


"FB Danças - Cia FB Danças - Primavera da Infância e Juventude - Dança

O Balé Encanto é uma produção artística, que conta com movimentos elegantes de origem da dança clássica, misturados a movimentos de dança popular, planejado para envolver e encantar o público-alvo, com um conjunto de bailarinas adolescentes. Todas as integrantes são estudantes de dança, participantes do projeto social FB Danças.
A produção não conta uma história, se baseia no desempenho e características de personagens do universo encantado, o que remete ao público, navegar no imaginário deste gênero apresentado.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 23/10 às 13h. Livre. Grátis. 20 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Festival Rimáticos

Família Solta a Voz é organizado pelo rap mano Aranha Narrador, o festival tem objetivo de propocionar ao público apresentações gartuitas de novos Mcs da cena paulistana, para esta edição a organização do eevnto convidou os grupos: American Rap, Rapper Ziul, Ratuan, Mano Vine, Paulista Hip Hop, Kain 03, Fatos do Gueto, além de Dj Julião no comando das pickups.

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste – Evento presencial. Dia 23;10 das 14h30 às 19h. Grátis.
Endereço: R. Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes


Xô Corona Cia. da Chinela - Primavera da Infância e Juventude - Teatro Infanto-juvenil

Uma intervenção circense-musical criada pela Cia. Da Chinela, no ano de 2020.
Nessa paródia da música "La bamba" as palhaças ensinam a coreografia do passo a passo para a higienização das mãos, entre muitas outras canções que trazem alegria e consciência em sua mensagem.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 23/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science


Conexões da Diáspora - Grupo Folclórico Maobé - Intervenção Artística

Maobe é uma palavra em yorubá que significa; siga em frente, não olhe pra trás, não olhe o que ficou pra trás.
O grupo é formado por artistas africanos do Togo e Marrocos e artistas brasileiros. Tem como proposta princípios da tradicional cultura mandinga, abrangendo o oeste da África e a contemporaneidade da África subsaariana. Numa mescla de tradição e contemporâneo, junto a música e a uma performance corporal é retratado através de cânticos histórias do império Daomé; antigo reino africano situado onde hoje é o Benin.
O Maobe traz ritmos percussivos fortes e danças de diversos países tais como: Togo, Benin, Burkina Faso, Mali, África do sul, entre outros, reproduzindo assim vivências, costumes e tradições de vários povos e etnias africanas, pois em África os ritmos e as danças estão diretamente ligados a todos os momentos da vida da comunidade, em celebrações, casamentos, nascimentos, iniciações, entre outros, são realizados ritmos específicos para cada cerimônia."

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 23/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Nordeste Rei com Trio da Lua - Dia do Nordestino - Música

Em 2021 o Trio da Lua completa 11 anos de estrada e para comemorar lança o show: “Forró Brincante ”, como resultado de uma pesquisa realizada com artistas brincantes do Nordeste, que tem o objetivo de manifestar o forró brincante, tocar, dançar e encenar durante a apresentação, fazer cortejos pelo espaço lado a lado, com o público presente. O trio, que adotou o nome em homenagem à Luiz Gonzaga, também conhecido como Mestre Lua, faz pesquisas na cultura popular brasileira, além do tradicional forró pé de serra e traz um espetáculo cheio de magia e música da alma.

Serviço:
|Casa de Cultura Brasilândia. Dia 23/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa, na Sala Multiuso, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia


Dengo ao pé do ouvido: mulheres negras cantam suas palavras - Nebulosa Selo - Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial - Música

Partindo das obras de mulheres negras do gênero samba, o espetáculo “Dengo ao pé do ouvido: mulheres negras cantam suas palavras” faz referência e reverência a artistas como: Dona Ivone Lara, Geovana, Leci Brandão entre tantas outras importantes compositoras negras, cujas contribuições atravessam gerações, através das palavras, mas seguem sofrendo “invisibilização”.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 23/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Instrumental MPB - Giancarlo Burigo e Kauê Oliveira - Música

Giancarlo Burigo nos sopros (Saxofone e flauta) e Kauê Oliveira nas cordas dedilhadas (Violão e Baixo Elétrico) trazem uma tarde musical, com releituras instrumentais de clássicos da MPB, como: Chico Buarque, Marcos Valle, Baden Powell, Toquinho e mais, além de músicas autorais do duo.
Dentre suas experiências, Giancarlo integrou o naipe de saxofones da Orquestra Brasileira do Auditório, sob regência de Edson Alves e direção de Nailor Proveta; participou também da gravação do CD “Guri Convida”, com participação de Rappin Hood, Thalma de Freitas e Max BO. Fez função de sax tenor nos musicais Company e Pela Floresta, além de integrar parte do Ensemble de Saxofones de São Paulo, entre outras tantas participações.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 23/10 às 16h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


Nem tudo é Rosa com Bruno Rosa - Stand-up

O humorista e ator de Stand Up Bruno Rosa entra em cena para falar sobre assuntos cotidianos, através de textos bem-humorados, com muito Stand up e personagens. Partindo da ideia de que na vida se aprende que “Nem tudo é rosa”, um trocadilho com o nome do ator e seus convidados especiais.

Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 23/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no teatro da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador
Ligabue


Cleverson Luiz e banda ao Vivo Online - Música

Após anos de sucesso como vocalista do Grupo Da Melhor Qualidade, Cleverson lança agora, seu 2º CD solo, após emplacar a música “Homem Perfeito” em seu 1º CD. Cantando todos os seus sucessos, da melhor qualidade. Suas letras e harmonia trazem uma apresentação com a temática de reflexão, com músicas alegres e românticas, para alegrar a todos que apreciam um bom samba.
Celebrando a importância do samba de roda, originário da região do Recôncavo Baiano, que foi o primeiro gênero musical brasileiro a ser reconhecido, e se tornado patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela Unesco no ano de 2005.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 23/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


Instrumentando Cartola - Zica Trio - Música

A apresentação: “Instrumentando Cartola“ com o Zika Trio traz releituras de grandes clássicos de Cartola e canções autorais. Com formação de baixo acústico, bateria e piano, o trio paulistano origina arranjos sofisticados e de fácil compreensão. No repertório canções como: As rosas não falam, O sol nascerá, Preciso me encontrar e canções autorais.
Zica Trio é um projeto de músicos que se conhecem há mais de 15 anos e que já participaram de diversos trabalhos juntos, entre gravações, shows, eventos que sob a liderança do baterista Alexander Anacleto (Leco) conseguem doar sua contribuição com arranjos e composições e trazer o melhor da música instrumental e moderna para um trio que tem prazer em se reunirem para tocar juntos.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 23/10 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Trio Amizade - Música

Uma apresentação com o melhor da música regional nordestina, composta por obras dos grandes Mestres, que foram e são pioneiros do Forró Pé de Serra, para levar entretenimento e um conhecimento mais amplo ao público em geral, sobre a riqueza cultural do Nordeste brasileiro.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 23/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Poin Pequena Orquestra Interativa - Intervenção Artística

A Pequena Orquestra Interativa é um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeom, flauta, violino, saxofone e percussão e que apresenta, como principal característica, a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas, em todos os números musicais e instrumentais apresentados.
A cada novo tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo, juntamente com os artistas, colaborando no arranjo. Isto se dá, a partir da sugestão do regente do tema, que demonstrará ao público o que ele deve fazer, através de ações que explorem o ritmo, a afinação, coordenação motora e a memória. A cada número, uma nova surpresa para a plateia, com promessa de diversão garantida. A presença de espírito e o bom humor.

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 23/10 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Quarteto Gravíssimo no Estúdio Casarão - Música

Neste programa, o Quarteto Gravíssimo apresenta um repertório variado da música clássica à moderna, passando pela música brasileira e peças originais, para a formação com dois eufônios e duas tubas; demonstrando a versatilidade da formação, suas diversas possibilidades musicais e a importância de um grupo de câmara, no cenário cultural atual.

Serviço:Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 23/10 às 19h. Livre. Grátis. 50 minutos. Espetáculo presencial no pátio interno e online, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


"Do RAP ao TRAP - Kelly Neriah e Kaali - Primavera da Infância e Juventude - Música

Apresentação com canções do gênero RAP e TRAP, feita por mulheres negras, que traz muito som para quem é da velha e também da nova escola.

Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus. Dia 24/10 às 17h. 10 anos. Grátis. 60 minutos. Online.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus


DescolonizaSOM - Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial Sarau

Cantorxs Seletorxs e DJ'S apresentam suas músicas e influências usando como referência a parte “mal contada” da história do RAP, trazendo desde NyahBing até os dias atuais, ritmos como: SKA, Reggae, Dancehall e Dub, mostrando o poder da Jamaica, na história da música, e legitimando a importância do papel da música Reggae no nascimento do Rap.
“Descolonizasom” vem para descolonizar e descentralizar o conhecimento e ao mesmo tempo, reverenciar a ancestralidade da música afro-latino-caribenha, em uma obra que passeia por diversos ritmos e influências , tendo como base a Jamaica.
Nesta edição da DescoloniZasom a proposta é reverenciar toda a ancestralidade, com um time de Mulheres Pretas, trazendo um repertório cheio de hits e hinos da Música preta brasileira.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 24/10 às 19h. Livre. Grátis. 80 minutos. Espetáculo presencial no pátio interno e online, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Grupo FM Brasil Canta Samba e Pagode de Todos os Tempos - Música

O Grupo busca encantar todas as idades, contagiando diferentes públicos, contribuindo e valorizando a diversidade e a inclusão social, com um repertório descontraído e alegre, garantindo música agradável e de ótima qualidade, com sambas de roda autorais e de outras gerações.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 24/10 às 17h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


Collab de Produção Itaim Cultural "Produção de Eventos" com Carla Fenerich e Rubens Lazarini - Produtores independentes do bairro - Artes Visuais

Nesta vivência os produtores independentes trarão informações sobre parte do processo de produção, como por exemplo: Elaboração de planilhas, cronogramas, orçamentos, negociação e contratação de fornecedores.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 24/10 às 18h. Livre. 60 minutos. Grátis. On line e Presencial na Praça Silva Teles.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


Espetáculo Vidas Secas - Uma Livre Adaptação da Cia Flor do Asfalto - Primavera da Infância e Juventude - Teatro Infanto juvenil

Espetáculo teatral livremente inspirado na obra homônima de Graciliano Ramos, que narra as dificuldades enfrentadas pela família de Fabiano e Sinhá Vitória, quando decidem cruzar o sertão nordestino, em busca de um pedaço de chão menos seco, que ofereça uma possibilidade de existência, a eles e aos seus filhos.
A literatura de cordel faz parte da estrutura dramatúrgica deste trabalho, traduzindo o sentimento sertanejo, em sua expressão artística mais singular.

Serviço:
|Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 24/10, às 15h. 60 minutos. Presencial. Grátis. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixasse


Pequenas histórias de cantar - Cristiano Gouveia Online - Contação de Histórias

O músico, escritor e contador de histórias Cris Gouveia apresenta algumas de suas histórias cantadas, inspiradas em contos tradicionais, com cantigas folclóricas e personagens da literatura infantil do Brasil e do mundo.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Santo Amaro - Manoel Mendonça. Dia 24/10 às 16h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro- Manoel Mendonça

 

SEMANA 5

 

Vivência: Produção cultural e articulação nas periferias - coletivo Laia Periférica Online - Espaços independentes

Neste encontro, os artistas e produtores do coletivo Laia Periférica compartilham alguns vídeos sobre suas produções e o trabalho que é realizado atrás das câmeras, para que as lives aconteçam. Durante a exibição de seus materiais artísticos e produções audiovisuais, os artistas conversam sobre a estética adotada em seus processos artísticos e criativos.
A pandemia fez com que os artistas repensassem suas produções e se adaptassem aos novos formatos, para continuar trabalhando.
Longe dos grandes centros de produção, as periferias encontram-se prejudicadas pelas barreiras sociais. Pensando trazer protagonismo à narrativa audiovisual periférica, a sequência de lives traz alguns profissionais de áreas técnicas para partilharem saberes, que podem fortalecer a produção de artistas periféricos.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 28/10 às 20h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


Meu Jardim - Grupo Sobrevento - Primavera da Infância e Juventude - Apresentação Infantil

Neste enredo, um viajante entediado, em meio a um deserto, decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros, próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 28/10 às 14h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial no Salão Principal da Casa de Cultura São Rafael, com controle de público e seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael


Na boca do lixo - Nego Bala - Hip Hop

Nego Bala apresenta músicas de seu novo álbum, intitulado: "Na Boca do Lixo", que mistura o funk raiz com rap e Dub em uma apresentação irreverente.
*Edital de Fomento à outras linguagens

Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 29/10 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé


Vivência Espaço Musical para bebês e crianças pequenas - Ana Cristina Anjos - Primeira Infância - Brincante

Uma proposta de muita experimentação musical, através de um primeiro momento, em que as crianças exploram um espaço sonoro , previamente montado, e que logo depois, participam de uma roda de brincadeiras musicais e atividades infantis.
Estes são momentos de intenso mergulho no fazer musical e na pesquisa de objetos sonoros, em que a criança será convidada a descobrir as possibilidades sonoras de um mesmo objeto.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 29/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Vida Una - MúsicaVida Una é uma banda de Rock que iniciou suas atividades no ano de 2010, em São Paulo (SP). Desde então a banda construiu um sólido trabalho musical, lançando seu primeiro álbum em 2015, um single em 2016 e mais recentemente, o relançamento do primeiro EP, gravado em 2012.
Durante sua história o grupo contou com diversas parcerias de São Paulo e outros lugares do Brasil, se apresentando ao lado de grandes bandas do cenário underground, como: Dead Fish, Dance of Days e Gritando HC. Participou de diversos eventos culturais em casas como Hangar 110 e Outs, e Festivais artísticos, com destaque para o “Rock nos Trilhos”, projeto da Prefeitura de São Paulo, que produziu shows nas estações da CPTM.

Serviço:
|Página d
o Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 29/10 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Caravana Brasilis - Camarada Ernesto - Música

Criada na cidade de São Paulo, a banda apresenta seu mais novo trabalho intitulado: Caravana Brasilis. Sem perder a forte identidade musical da Cumbia, originária da Colômbia, o novo show conta com mais “brasilidades”, com composições autorais em português e releituras de sucessos da música popular brasileira, como: “A luz de Tieta” de Caetano Veloso, “Chorando se Foi” da Banda Kaoma, "Ziriguidum", releitura da banda Colombiana Yiri Yiri Bom, todos adicionados aos clássicos latinos, como: Chico Trujillo, Sonora Palácios e Tomy Rey.

Serviço:
Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 29/10 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


"Martim Cerere" - Grupo Pasárgada - José Geraldo Rocha - Online - Teatro Adulto

O texto Martim Cerere revela a epopeia da formação do povo brasileiro e a busca do encontro com a identidade cultural, através do jeito de ser do brasileiro, como forma de encarar a vida, única, peculiar e diferenciada de outros povos; considerando a miscigenação de tantas etnias. Vida e história entendida como fato, no sentido clássico de uma gente em busca do seu verdadeiro destino.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 29/10 às 19h30h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro


Água Doce - Cia da Tribo - Primavera da Infância e Juventude - Teatro Infantil

Água Doce trata da relação do homem com a água doce, dando destaque aos rios brasileiros, o espetáculo conta a história do mito da Iara e de outros seres folclóricos, presentes nas comunidades ribeirinhas. O espetáculo traz quatro personagens: a Iara, Abaré, Cacira e Xirú, que se aventuram para protegerem os rios.
Iara, a Mãe do Rio, é amaldiçoada ao matar sua irmã, Cacira, e sua amargura deixa um rastro de destruição, com o rio poluído e sujo. Seu irmão, Abaré, enviado pelo pai Xirú, se aventura por correntezas e turbulências, para reencontrar sua irmã e dar nova vida aos peixes e ao rio. No caminho, encontra seres de mitos ribeirinhos, que o ajudam na jornada, como a cobra grande, o Cabeça de Cuia, as três Marias, o Jaguarão e o Pirarucu.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 30/10 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial na Casa. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


Eluna no Festival #ficaemCasarão - Produtores independentes do bairro - Música

Eluna traz suas canções autorais, acompanhada do amigo e guitarrista Lucas Napolitano. Em sua atmosfera feminista e afetuosa, junto com uma intensidade única, com grandes influências do Soul, R&B, Jazz, Gospel e MPB para sua apresentação no Casarão da Vila Guilherme.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 30/11 às 19h. Livre. Grátis. 40 minutos. Espetáculo online e presencial no pátio interno da Casa, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Intervenção Artística Cultural Lambidas Periféricas Lambidas Periféricas - Intervenção Artística

O coletivo tem como proposta promover a criação, difusão e circulação de produções artísticas culturais, da população LGBTQIA + preta das periferias da cidade de São Paulo. Garantindo ações de enfrentamento contra a violência à população LGBTQIA+, a partir de práticas cidadãs, culturais e artísticas e multiplicação de saberes, proporcionando acesso a debates informativos, protagonismo e enfrentamento coletivo e compartilhado, valorização artística, produção de narrativas e conteúdos qualificados, sobre a temática trans preta periférica da Cidade de São Paulo.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã. Dia 30/10 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos. Arredores da Casa.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã


Descolonizasom Especial Mulheres - Música

Nesta edição da DescoloniZasom a proposta é reverenciar toda a ancestralidade, com um time de Mulheres Pretas, trazendo um repertório cheio de hits e hinos da Música preta brasileira.

Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 30/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT


"Turnê álbum Singular Arkano e Dj Deise Presencial Hip Hop

Apresentação do 4° disco do rapper Arkano com a parceria de DJ Deise, intitulado de “show Singular”. Através de 11 faixas o Mc retrata uma nuance de movimentos de sentimentos, no ensaio de recriar a vida normal, exemplificando as passagens entre momentos bons e desafiadores, quase que simultaneamente e traz um diálogo com a comunidade, sobre representatividade.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 30/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul


Art & Ofício Online - Música

O Grupo Samba Art & Ofício se formou a partir de uma roda de samba semanal, em uma das casas mais tradicionais de São Paulo. Essa união resultou em produções de músicas, com uma apresentação que traz em seu repertório, grandes nomes do samba e da MPB, como: Almir Guineto, Cartola, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Alcione, Fundo de Quintal, Emilio Santiago, João Bosco, entre outros

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 30/10 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Teatro da casa
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim


O Fantástico Circo dos bonecos brincantes - Bonecos Contadores de Histórias - Primavera da Infância e Juventude/Apresentação Infantil

Espetáculo de teatro com bonecos, que faz homenagem à arte circense, recriando esquetes e cenas tradicionais do gênero.
O espetáculo é protagonizado por mais de 30 títeres com técnicas variadas de construção e manipulação, indicado para todas as idades.
Esta montagem foi estruturada de forma dinâmica, com cenas carregadas de simbologia e lirismo, fazendo a imaginação percorrer um roteiro de humor e picardia da arte nada convencional dos artistas de circo.
O espetáculo é composto por cinco quadros: Inicia com dois palhaços, Farofa e Torresmo, que protagonizam um clássico da palhaçaria de circo, com participação da plateia como uma torcida de futebol, ora torcendo para um ou outro palhaço.
Érica e seu Cavalinho Azul traz um bailado entre uma amazona e seu cavalo, com malabarismos e show de equilibrismo. O misterioso Mr. Alakazim é uma elaborada cena de manipulação, em que um mágico oriental, transforma vários objetos, recriando uma realidade inusitada, para esses elementos.
Leão Leôncio e o Domador de Feras brincam de uma forma muito irônica e engraçada, com o dualismo entre dominador e dominante. Tranquilino, o homem-bala, utiliza um canhão, com o objetivo de acertar um alvo, mas que se rebela contra seus manipuladores e mesmo com a plateia, que se torna cúmplice da cena que se desenrola.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 30/10 às 11h. Presencial. Primeira infância. 40 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas


A Próxima História AIVU Teatro - Teatro Adulto

Inspirada na fala de Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, nasceu a pergunta que guia a narrativa poética da peça: "Se este mundo em que a gente vive estivesse grávido, como você imagina que seria o outro mundo que vai nascer? “A próxima história” é composta por diferentes e possíveis respostas teatrais a essa pergunta.
Uma experiência sensorial e reflexiva, em que a música, o canto, a dança se entrelaçam com narrativas, para co-criar sentidos e sensações.

Serviço:
Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 30/10 às 20h. 16 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no Pátio Interno da Casa, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme


Turnê Céu e mar - Meg Pedrozzo - Primavera da Infância e Juventude - Música

Neste espetáculo a artista Meg Pedrozzo apresenta músicas do seu mais novo trabalho, o EP Céu no Mar , incluindo a canção: Estalo, que deu origem ao Videoclipe de mesmo nome.

Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 30/10 às 20h. Livre. 60 minutos. Grátis. Presencial no palco da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista


"Samba eternamente samba " Deolindo - Música

Deolindo nasceu em 1946, no bairro do Bixiga, em São Paulo. E desde 1966 já participava de festivais e shows de calouros. Na década de 80 o cantor participou de várias casas noturnas de São Paulo e no ABC Paulista. Em 1986 fundou o grupo Geração, que recebeu o prêmio no “Festival Musicanto”. Compositor de sambas enredo de Escolas de Samba, Deolindo foi campeão do carnaval, do primeiro grupo por Escolas, como: Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, sempre como compositor.
Neste encontro traz músicas autorais e de seu disco: “A Voz do Compositor", também com músicas de autores consagrados, como: João Nogueira, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Zeca pagodinho, Jorge Aragão, entre outros.

Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 30/10 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça


Circula sons e formas Téo Santos Online - Música

Teo Santana propõe uma apresentação intimista: "Circula Sons e formas", em um espaço para partilhar seu trabalho e dialogar sobre desafios e possibilidades, com quem tem interesse na carreira artística.
O artista traz um olhar sobre o que constata como um enorme vazio, entre o que a mídia oferece ou impõe, e o que o público em geral necessita, especialmente na periferia.

Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 30/10 às 19h. Livre. Grátis. 75 minutos
Endereço: Casa de Cultura São Miguel


Beats e Batuques Maracatu e Allfavela Presencial Estéticas das Periferias - Música

Este evento propõe unir um pouco da mistura que tanto representa o território do Campo Limpo, convidando o coletivo Maracatu Ouro do Congo, que constrói sua trajetória no bairro há mais de 10 anos e o grupo AllFavela, que cresceu nas batalhas de rima da praça do Campo Limpo. O objetivo é escutar e ecoar o som das ruas, da cultura tradicional ao hip hop e a multiplicidade sonora. Considerando dois pólos, quase opostos e unidos pela história de um território fértil adubado às várias mãos da comunidade.
Contando com apresentações dos dois grupos, o evento “Beats e Batuques: musicalidade, cultura e a história do Campo Limpo” convida o público a conhecer uma fração da pluralidade da arte, nascida das ruas do lado Sul do mapa.

Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 31/10 às 18h. 10 anos. Grátis. 110 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo


A Versatilidade do Violino Alan Erik - Música

Projeto idealizado pelo violinista Allan Erick Sanches, com o intuito de mostrar como o violino atua em diversos estilos musicais além da música de Concerto ou da Clássica. Rock, Samba, Choro, Pop, Axé, são alguns dos estilos que compõem a apresentação.
Integram a esta apresentação os músicos, Ciro Moura no piano, Geremias dos Santos no baixo e Guilherme Mandu na bateria"

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 31/10 às 18h. Livre Grátis. 60 minutos. Online e presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue


Um canto para Carolina - Cia dos Inventivos - Teatro Adulto

Os irmãos João, José e Vera recebem de presente o primeiro exemplar da publicação do livro-diário: “Quarto de despejo”, escrito por sua mãe, Carolina Maria de Jesus. Mergulhando no cotidiano registrado por ela, os filhos revivem suas histórias de luta por uma vida melhor.

Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 31/10 às 16h. 12 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial no salão principal da Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael