Programação de setembro nas Casas de Cultura

Espaços se preparam para a retomada com atividades presenciais e online, entre debates e atrações de dança, teatro e artes visuais

Espetáculo “Eranko” chega à Casa de Cultura da Brasilândia em setembro


Confira a programação de setembro de 2021 nas Casas de Cultura:

 

1ª SEMANA


01/09

Roberto Rackin Online - Dia do Bailarino - Dança
Durante 8 anos de sua formação em dança contemporânea, ballet clássico e Jazz, Roberto Rackin já se apresentou em diversos palcos participou de competições, como: Joinville 2019, em duas competições internacionais, entre outras participações, se superando cada vez mais. Para o artista, a dança é um agente transformador, que ensina muito sobre si, disciplina e saúde.
O artista iniciou seus estudos em dança aos 12 anos de idade, após receber uma bolsa de estudos, sempre acompanhava seus familiares dançando em festas, tendo realizado, por longos anos, tratamento de reabilitação, para correção ortopédica de uma patologia de nascença.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 01/09 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue 

Samba de roda Boêmios da Ipojuca Presencial - Música
O grupo de pagode Boêmios da Ipojuca nasceu em fevereiro do ano de 2016, originário do Bloco Carnavalesco Boêmios da Ipojuca, com sede no bairro da Vila de mesmo nome, na Zona Oeste de São Paulo.
A proposta do grupo é tocar samba com forte marcação e muito ritmo. Os componentes do grupo, são todos das principais baterias de escola de samba de São Paulo, o que garante a qualidade de canto e ritmo, tornando a apresentação alegre e muito dançante.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 01/09 às 20h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

 

02/09

Arte e isolamento social com Vulcânica Pokaropa – Performance Intervenção Visual
Vulcanica Pokaropa apresentará uma performance solo, com demandas que tem vivido nesse processo de isolamento social, pensando na ação corporal junto com a poesia na palavra falada.
A artista se reconhece Travesti, formada em fotografia, Mestra em teatro pela UDESC; sua pesquisa aborda a presença de pessoas Transexuais, Travestis e Não Binárias no Teatro e performance, em que a série "Desaquenda" foi seu principal trabalho do Mestrado, disponível no Youtube pelo canal da "Cucetas Produções”.
Atualmente atua na pesquisa bambolê e comicidade e integra a Cia Fundo Mundo, Cia de Circo, formada exclusivamente por pessoas Transexuais, Travestis e Não Binárias. Além de Performer também é poeta, artista plástica e visual, produtora cultural e curadora.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 02/09 às 19h. Maiores de 14 anos. 45 minutos. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

 

04/09

Reggae nas ideias convida Ambulantes Coletivo - Som na Praça - Online Produtores independentes do bairro - Música
Este projeto do Coletivo Som na Praça, propõe objetivamente, a promoção de debates e a criação de conteúdos audiovisuais, visando apoiar e fomentar atividades de formação, que promovam a cultura em geral e principalmente a Reggae, como agente de transformação social.
Este bate papo traz muita música com a banda: Os Ambulantes, que divulga seu disco "Wayakamoto" e novas composições, que estarão no próximo álbum. Formada no Morro do Querosene em São Paulo, (bairro de intensa atividade cultural tradicional), a banda Ambulantes tem esse espaço de ação e aprendizado, para sua construção sonora e produção autoral.
O evento consiste em um bate papo com os integrantes, sobre os desafios dos músicos durante a pandemia e reflexões sobre a importância da cultura reggae em uma sociedade pós pandemia. Além do bate papo, os músicos irão apresentar músicas em versões acústicas e exclusivas para o encontro.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 04/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Contação de Histórias Indígenas Caiçaró Online - Primeira Infância - Intervenção artística
Viviane Carneiro Borges, de nome indígena Caiçaró do povo Tukano e do povo Tariano, tem 22 anos e nasceu na Aldeia Duraka Kapuamu, em São Gabriel da Cachoeira, extremo noroeste do Amazonas.
Atualmente é uma das lideranças de uma reserva de proteção ambiental chamada "Itaporã", em Suzano (SP).
Cresceu próxima de seus pais, avós e de sua comunidade, sempre ouvindo histórias, e desde então, quando chegou a São Paulo, começou a escrever e contar história para os indígenas que por aqui vivem e também para os "não indígenas", com interesse de mostrar e compartilhar sua cultura para quem tem interesse em ouvir.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 04/09 às 11h. Livre. Grátis. 90 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Caravana Brasilis - Banda Camarada Ernesto – Presencial Aniversário do bairro - Música
Criada na cidade de São Paulo, a banda apresenta seu mais novo trabalho intitulado: Caravana Brasilis. Sem perder a forte identidade musical da Cumbia, originária da Colômbia, o novo show conta com mais “brasilidades”, com composições autorais em português e releituras de sucessos da música popular brasileira, como: “A luz de Tieta” de Caetano Veloso, “Chorando se Foi” da Banda Kaoma, "Ziriguidum", releitura da banda Colombiana Yiri Yiri Bom, todos adicionados aos clássicos latinos, como: Chico Trujillo, Sonora Palácios e Tomy Rey.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 04/09 às 19h. Livre. Grátis. 25 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

Pega Visão - Vivência com Rhossi (Pavilhão 9) - Do Rap ao Rock - Hip Hop
A proposta da vivência “Pega a Visão – Do Rap ao Rock” é promover um bate-papo com o rapper, que contará um pouco da sua trajetória de 30 anos de carreira na música, contando suas influências e como se inspirou para a ideia inusitada da fusão do rap com o rock.
Durante o bate-papo, Rhossi, acompanhado do Dj MF, apresentará também, músicas de seu trabalho solo: “A Hora é Agora”, bem como clássicos do repertório da Banda Pavilhão 9.
A vivência tem como objetivo oferecer ao participante, uma visão geral e histórica do movimento hip hop, como o ponto de partida para a carreira musical do artista.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 04/09 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Atividade Presencial no espaço interno da Casa. R. Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes, São Paulo
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Coletivo Pedra Rubra: Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades Online - Aniversário do equipamento - Teatro Adulto
Comemorando o aniversário da Casa De Cultura Municipal Hip Hop Sul, A peça “Engolindo Mágoas'' traz em seu espetáculo, uma homenagem a um dos espaços culturais de grande importância e relevância no cenário do hip hop e para o público em geral.
A peça “Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas” é resultado de um estudo de 4 anos, feito pelas atrizes do Coletivo Pedra Rubra sobre a mulher. Referências como Simone de Beauvoir, Joan Scott, Virginia Woof e ngela Davis fizeram parte da pesquisa do Coletivo, bem como as vivências através das apresentações de performances e intervenções nas ruas de São Paulo.
A dramaturgia, de autoria do próprio Coletivo, traz recortes de 3 histórias de mulheres, para aguçar uma reflexão profunda sobre a caminhada do ser feminino no meio social. Violência doméstica, assédio, relacionamento abusivo, gravidez e aborto são alguns dos assuntos levantados nestas histórias
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 04/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Grafiti | Se avexe não, dias mulheres virão! Gabriela Bruce -Presencial - Aniversário do equipamento - Intervenção Visual
Poetas, cantoras, grafiteiras, jornalistas, Mcs, escritoras e cangaceiras; Marisqueiras, feirantes, batuqueiras, repentistas e benzedeiras; mulheres que vivem e resistem entre o mar e o sertão, entre manguezais e vias públicas. Jurema, cacto, pitomba e munguzá. Mainha, tia, madrinha e voinha.
A artista urbana e designer recifense, Gabi Bruce, traz nesta ação de graffiti: "Se avexe não. Dias mulheres virão!", poéticas femininas, destacando cores, formas, sotaque e sabores, resgatando a memória afetiva, artística e cultural com a influência matriarcal nordestina, presente na cidade de São Paulo.
Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 04/09 às 10h. Livre. Grátis. 120 minutos. Livre Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science

Rap Volante - Presencial Hip Hop -
Intervenção artística e performance artística musical produzidas, gravadas e transmitidas em sistema de som móvel.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 04/09 às 15h. Livre. Grátis. 90 minutos. Aos arredores da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Pixo -Francês com Masthô Nazoteles - Intervenção Artística
Masthô apresenta sua Intervenção inédita, por nome: “Pixo Francês Compra” na praça Júlio Campos, no Centro do bairro de Parelheiros e no muro da entrada da Casa de Cultura Parelheiros, dois lugares próximos que foram escolhidos para contribuir com a paisagem do prédio, com seu personagem: "Pedaço de Lua", e na praça, por ser um local especial para artistas de rua do bairro, que funciona como difusora de arte e cultura local.
A intervenção contará com a exposição de poesias do artista, expostas em cavaletes, que sustentam imagens produzidas, especialmente, para os textos apresentados. A ação começa na Casa de Cultura e termina na praça, tudo isso ao som de Black Music e MPB.
Serviço:
|Facebook da casa na Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 04/09 às 11h. Livre. 180 minutos. Grátis. Na área externa da Casa na Praça Júlio Campos Rua, Pedro Klein do Nascimento.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

Pega Visão - Vivência com Rhossi do Rap ao Rock- Rhossi (Pavilhão 9) - Hip Hop
A proposta da vivência “Pega a Visão – Do Rap ao Rock” é promover um bate-papo com o rapper, que contará um pouco da sua trajetória de 30 anos de carreira na música, contando suas influências e como se inspirou para a ideia inusitada da fusão do rap com o rock.
Durante o bate-papo, Rhossi, acompanhado do Dj MF, apresentará também, músicas de seu trabalho solo: “A Hora é Agora”, bem como clássicos do repertório da Banda Pavilhão 9.
A vivência tem como objetivo oferecer ao participante, uma visão geral e histórica do movimento hip hop, como o ponto de partida para a carreira musical do artista.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura São Mateus. Dia 04/09 às 19h. Livre. Grátis. 90 minutos. Atividade presencial. Na R. Monte Mandirá, 40, Jd. 9 de julho, São Mateus . Em espaço interno da Casa seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

Cortejo de Maracatu com Grupo Baque CT - Presencial - Cultura Popular e Tradicional
O Baque CT apresenta um Cortejo de Maracatu, que consiste na realização de uma verdadeira viagem a Pernambuco, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações culturais.
Durante a apresentação, o Grupo de Percussão Baque CT contagia e anima o público com seu repertório repleto de composições próprias e de clássicas tocadas de maracatus tradicionais.
Fundado em 2016, o Coletivo pretende estudar, difundir e promover a valorização das culturas tradicionais e populares do Nordeste, e tem o Maracatu de Baque Virado, como sua principal referência e fonte de inspiração, em toda a sua amplitude étnica, rítmica e cultural. A apresentação será em ruas próximas à Casa de Cultura.
Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 04/09 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial na quadra da Casa de Cultura São Rafael - Rua Quaresma Delgado, 354 Pq. São Rafael, com controle de público e seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

Oficina de construção de bonequinhos e bonecões - Bloco do Jatobá - Edital Fomento à outras linguagens - Artes Visuais
Oficina de construção de bonequinhos e bonecões, através de materiais utilizados, sobre a linguagem da arte plástica. A oficina traz personagens temáticos do folclore brasileiro.
Este projeto foi realizado através da 1ª Edição de Apoio aos blocos de carnaval de Rua.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. A partir do dia 04/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades - Coletivo Pedra Rubra Online - Aniversário do equipamento - Teatro Adulto
Comemorando o aniversário da Casa De Cultura Municipal Hip Hop Sul, o espetáculo: “Engolindo Mágoas” traz uma homenagem a um dos espaços culturais de grande importância e relevância no cenário do hip hop e para o público em geral.
A peça “Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas” é resultado de um estudo de 4 anos, realizado pelas atrizes do Coletivo Pedra Rubra, sobre a mulher. Referências como Simone de Beauvoir, Joan Scott, Virginia Woof e ngela Davis fizeram parte da pesquisa do coletivo, bem como as vivências através das apresentações de performances e intervenções nas ruas de São Paulo.
A dramaturgia, de autoria do próprio Coletivo, traz recortes de 3 histórias de mulheres, para aguçar uma reflexão profunda sobre a caminhada da mulher no meio social. Violência doméstica, assédio, relacionamento abusivo, gravidez e aborto são alguns dos assuntos levantados nessas histórias
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 04/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

 

05/09

Eranko - Circo de ébanos - Híbrido
Na direção do espetáculo: “ERANKO”, Lu Lopes criou um espetáculo dedicado, que reforça a informação afrobrasileira, dando margens para a apresentação pessoal de cada um em uma obra inspirada pela potência humana, enquanto ser animal. Daí a origem do nome “ERANKO”, que significa “animal”, no idioma Yoruba.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Brasilândia. Dia 05/09 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa, Praça Benedicta Cavalheira, s/n.
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia

Live Cultura e Libras com Mirian Caxile Online - setembro Inclusivo - Cultura Popular e Tradicional
Na live "Cultura e Libras" a pedagoga e Tradutora, Intérprete de Libras Mirian Caxilé abordará temas, como: a importância da acessibilidade para surdos e deficientes auditivos, nos eventos culturais e científicos, pautada pela sua experiência acadêmica e profissional, como intérprete de libras.
Mirian de Souza Caxilé é graduada em Pedagogia e Letras, com habilitação em Bacharelado de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Pólo UNICAMP. Certificada pelo Prolibras MEC e Professora Universitária, é Tradutora Intérprete de Libras e Língua Portuguesa da Fundação de Rotarianos de São Paulo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 05/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Show Deixa Balançar, com Sérgio Vinci e banda BM -3 Música
Sergio Vinci e Banda BM-3, apresenta o "Deixa Balançar", com um repertório de releituras de Samba-rock, Soul Music Brazuka, entre canções próprias do gênero, que estão no seu disco: “Urgências Sem Pressa”, lançado no ano de 2019, no Caldeirão de Sérgio Vinci, com referências como: Tim Maia, Jorge Benjor, Roberto & Erasmo, Marku Ribas, Wilson Simonal, Luiz Wagner, Bebeto, e ainda, com algumas da Soul Music Americana, como: (Stevie Wonder, Marvin Gaye, Kool & The Gang, Commodores).
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 05/09 às 17h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Marcelinho Freitas e Banda (online) - Música
Marcelinho foi vocalista do Grupo Sem Compromisso de 1987 à 2017, onde emplacou diversos sucessos, como: Mariana parte minha, Nascente, Pra ficar, Felicidade e Escondido e Iluminado, que foi tema da novela "Louca Paixão". O artista iniciou sua carreira solo no ano de 2017, com o álbum: "Caçador e Emoções”, vindo a gravar o DVD "Meu jeito de ser", com grandes participações.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 05/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada. No Teatro da Casa. Av. Inácio Dias da Silva s/n
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

 

07/09

Show: São Paulo não é sopa - Aláfia - Aniversário do equipamento - Música
Após anos de estrada e quatro álbuns lançados no Brasil e exterior, o grupo Aláfia, ligado às temáticas da cultura afrobrasileira e suas vertentes, como: o candomblé, o funk e o hip hop, propõe investigar mais a fundo, a linguagem do samba soul, reverenciando ícones que construíram este gênero musical. Soma-se a esta linguagem o referencial estético de George Clinton e do seu P-Funk, explorando mais as potências vocais do grupo e trazendo à tona, reflexões políticas, sociais e raciais, marca predominante em seu trabalho.
Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 07/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science

 

2ª SEMANA

 

08/09

Grafite Contando Histórias (continuação Small) - Presencial Grafite
O nome Small nasceu na cidade de Santo André. Escritor de graffiti desde o ano de 1999, influenciado pela cultura hip hop e pelos jovens do bairro em que vivia, no ABC Paulista, começou a colorir suas ideias nos muros da cidade, e com o passar do tempo, foi desenvolvendo o estilo “wild-stile”, letras com cores vibrantes e selvagens, criando assim, a sua própria marca.
Small é um artista versátil, que cria grandes murais figurativos, com expressões e características próprias, gosta muito de explorar a natureza, misturando o estilo mais orgânico com o figurativo.
A arte sempre desempenhou um relevante papel de válvula de escape para Small, uma maneira que encontrou de criar um mundo onde pudesse expressar seus sentimentos.
Graduado em Design Gráfico pela Universidade Paulista (UNIP), ministra oficinas de graffiti para menores em situação de vulnerabilidade, em projetos socioeducativos há 8 anos e já participou de mostras e eventos de arte urbana pelo Brasil e Europa.
Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 08/09 às 9h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

 

09/09

No Reino das Brincadeiras Beth Santos - Online Contação de Histórias
A atriz Beth Santos empresta seu talento para atender aos pequenos, com a versatilidade conquistada ao longo de sua carreira, atuando pela Cia Teatral Despertar, nas seguintes peças infantis: "Vamos Reciclar", "Estória das Estórias", "Serafim O Espantalho", "Diabinho Coxo" além de participações no Projeto Natal Feliz pelo (CEIs – Centro de Educação Infantil – SP)
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 09/09 às 17h. Livre. Grátis. 40 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

Collab de Produção Itaim Cultural "A mulher e o Contrabaixo" com Renata Jamberg - Online - Música
Renata Jamberg iniciou seus estudos de violão no ano de 1986 na CCIP – Casa de Cultura do Itaim Paulista, Bacharel em Contrabaixo Elétrico, licenciada em Música e com Pós-graduação em Educação, trabalha desde 2010 como professora de Baixo Elétrico e Prática de Conjunto no Programa Guri. Nessa vivência a artista, munida de sua experiência, traz um bate papo produtivo, buscando desmistificar o universo do musicista contrabaixista, como um instrumento necessário e eficiente para uma composição musical equilibrada e equalizada.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 09/09 às 19h. 10 anos. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

10/09

Samba Plus Size - Online Aniversário da Casa - Música
Idealizada por compositores, como: Flávia Pires e Caio Prado; o Projeto Samba Plus Size é uma intervenção artística musical e poética de protesto, que traz informação, denúncia e reflexão, tratando das questões ligadas a pressão estética e gordofobia, no que diz respeito aos traumas, preconceitos sofridos e pela luta e superação; tendo o samba autoral como veículo de expressão, comunicação e sociabilização, com base em sua natureza de resistência popular e coletiva, como representa o gênero do samba.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 10/09. Às 19h. 16 anos. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

 

11/09

Uma casa, muitas histórias e novas descobertas com Camila Rosa - Presencial - Bate papo/Palestra/debates [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Camila é formada em artes e pedagogia e vem realizando oficinas para a Jornada do patrimônio, há dois anos consecutivos. Com a publicação do livro sobre Cidade Tiradentes, apresenta uma proposta que consiste em revisitar e contar, de forma lúdica e recreativa, a história da Antiga Casa da Fazenda, atual Casa de Cultura Hip Hop Leste, que é patrimônio público e possui 142 anos de existência.
Após a exibição do vídeo com documentos sobre a história do processo de formação do bairro, que teve início na Sede Fazenda Santa Etelvina (Espaço Cultural Casa da Fazenda), Camila propõe iniciar a vivência, com uma atividade sobre o bairro e a Casa, buscando esclarecer, aprender e compreender mais sobre a história.
Haverá uma visita guiada no espaço, onde contará curiosidades e mostrará o acervo de fotos e documentos, contando sobre as novas descobertas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 11/09 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

"Mulheres na produção - Pandemia e Desenvolvimento Cultural com Ana Mariano – Online - Intervenção Artística [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Um debate sobre os desafios de gênero no percurso da produção cultural independente e os desafios encontrados durante a pandemia, abordando caminhos, possibilidades e estratégias para se trabalhar em tempos de crise.
Ana Mariano cursou Produção Cultural pela Faculdade Metropolitanas Unidas no ano de 2017. Iniciou sua carreira como estagiária em dois equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Realizou a produção artística e executiva de companhias de teatro e dança e foi assistente de produção na área de cinema.
Atualmente dedica-se como produtora no Instituto Luisa Mell e cursa Marketing Cultural, pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Chico Science. Dia 11/09 às 14h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Chico Science

"As Trilhas de um Legado" com Gilberto Marques Bruno - Online - Bate papo/Palestra [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
A apresentação “As trilhas do legado” visa trazer ao conhecimento do público, um pouco da história do bairro de Santo Amaro, da sua origem como uma pequena Vila, o seu desenvolvimento como próspero município e sua incorporação à cidade de São Paulo. Suas tradições, costumes, folclore, personagens e suas raízes históricas, sob o olhar de um legítimo santamarense, que nasceu na Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e suas memórias referente às “botinas amarelas”, suas raízes e suas tradições, sob o olhar de um santamarense!
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 11/09 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça

Tia Cida dos Terreiros - Online Música - Samba [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Para falar sobre memórias, a lisura do tempo em sons, poesia e palavras, Maria Aparecida da Silva Trajano, mais conhecida como Tia Cida do Terreiros, educadora e uma das primeiras moradoras do bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, traz sua experiência de vida para compartilhar nesta live, um pouco sobre sua trajetória, as mudanças ocorridas na região de São Mateus, tudo entremeado de muito samba.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 11/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

No trem da Cantareira com Giuseppina Burigo - Presencial - Contação de Histórias
Contos de vida real, pelo caminho do trem da Cantareira, que atravessava onde atualmente é a Rua Maria Amália Lopes de Azevedo (Marco zero do Tremembé), especialmente relacionados aos bairros Mandaqui, e Chora menino.
A contação de histórias musicais será realizada de forma acústica, na praça Mariquinha Sciacia.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 11/09 às 13h. Livre. Grátis. 40 minutos. Atividade hibrida. Praça Mariquinha Sciacia. Rua Maria Amália Lopes Azevedo,190
Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

Pedra Rara - setembro Inclusivo - Música
Com mais de 30 anos se dedicando a música, sendo 23 anos, exclusivamente ao reggae, como cantor e percussionista na banda Tribo de Jah, no ano de 2009 Zé Orlando deixou a referida banda para formar a então Pedra Rara.
Muito mais que uma proposta musical, o objetivo é também defender questões sociais e a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho. Trata-se da concretização de uma filosofia de vida que o artista carrega consigo, desde que ingressou na Escola de Cegos no Estado do Maranhão, considerando que um de seus alvos é realizar apresentações, com parte da arrecadação revertida a instituições, que apoiem projetos voltados às pessoas com deficiência.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 11/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Banda Nu Eskema - Presencial - Música
Dennys Neves, um dos nomes conhecidos da música baiana no País, segue carreira com sua Banda NU SKEMA, trazendo sempre o seu alto astral. Em seu novo CD traz novidades, com composições inéditas dos amigos Ceceu Muniz, Luciano Pinto e do próprio Dennys Neves.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 11/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada. No espaço interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

ADR Brasil apresenta “SOBREVIVENTES” – Presencial - Hip Hop
O grupo ADR Brasil propõe um show de lançamento de seu novo álbum musical, intitulado: “Sobreviventes ". O álbum retrata a realidade das pessoas que vivem nas periferias brasileiras, a letra e batidas contrastam com o rap periférico, e fala das questões acometidas pela pandemia, principalmente para o grupo periférico.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 11/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Atividade Presencial em espaço interno da Casa. R. Sara Kubitscheck, 165 A - Cidade Tiradentes, São Paulo
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades com Obstinados Presencial - Aniversário da Casa - Música
Comemorando os 5 Anos de existência da Casa De Cultura Municipal Hip Hop Sul o grupo de Hip Hop paulistano “Obstinados” se apresenta com músicas autorais que trazem letras que abordam igualdade racial, arte e cultura; incentivando reflexões e transformações.
Nesta apresentação o grupo mescla músicas com diversas pautas que englobam a promoção da igualdade racial, no sentido de adoção de políticas afirmativas e a luta histórica do movimento negro, na busca pela igualdade de oportunidades no mundo do trabalho, nas regiões periféricas, das atividades relacionadas a arte, e de como se dão essas ações e relações no cenário atual, de um território, cuja luta é permanente para a valorização e respeito à identidade étnica.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 11/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul. Rua Sant´Ana, 201
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades - Detroit Breaking X IDM Breaking - Presencial - Aniversário da Casa - Intervenção Artística
Neste evento apresenta-se as qualidades e identidades que cada uma das Crew participantes possuem. Uma Batalha entre duas regiões, Zona Norte e Zona Sul, com os grupos: Detroit Break e IDM.
O grupo IDM iniciou-se a partir do Projeto Vocacional, através de pesquisas e experimentos no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Possui vivências de danças Urbanas, ballet clássico e dança contemporânea; a partir de sua diversidade, surgiu o nome do grupo, que se trata de ter sua própria identidade dentro da dança.
O grupo “Detroit Break Power Move Brasil” teve sua 1ª primeira formação no ano de 1994, atuando nas regiões do Jabaquara, Guaianases e no Centro em São Bento.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 11/09 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades com Patricia Rizka Presencial - Aniversário da Casa - Grafite
Patrícia Rizka traz em seu repertório uma homenagem a um dos espaços culturais de grande importância e relevância no cenário do hip hop e para o público em geral. Nesse trabalho, ela irá abordar os relatos das mulheres periféricas que tem ouvido, antes e durante a pandemia, seus ganhos e perdas e a luta sendo ilustrada com cores e formas.
Patrícia Rizka, é ilustradora, arte educadora e grafiteira. Faz parte dos coletivos Colcha de retalhos no ABC e Graffiti Queen, trabalhando diretamente com mulheres, divulgando através de poesias e ilustrações seus trabalhos e de outras artistas; com a Fanzineira Thina Curtis trabalha em Marias, uma coletânea de histórias que em formato de quadrinhos inspira mulheres a contar suas vidas através de desenhos.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 11/09 às 14h. Livre. Grátis. 24 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades - Encontro de Djs Presencial - Aniversário da Casa - Hip Hop
Comemorando o aniversário da Casa De Cultura Municipal Hip Hop Sul, O Encontro de Dj´s traz em seu repertório, uma homenagem com interação dos Dj´s da nova e velha geração do Hip Hop Nacional. Com discotecagem dos DJs: Ninja, DJ Paul, DJ Zeca e DJ Siqueira.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 11/09 às 13h. Livre. Grátis. 24 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades "Liga da Alegria" Presencial - Aniversário da Casa - Intervenção Artística
A “Liga da Alegria" é um grupo que foi formado por dois músicos e produtores de São Paulo no final do ano de 2017, composto por dançarinos profissionais, onde a maioria são professores de gêneros musicais como: Ballet Clássico, Jazz, Hip Hop, contemporâneo, entre outros.
A autenticidade do grupo se caracteriza em unir a dança e o humor junto ao profissionalismo e respeito com o público, deixando a sua marca em um público diverso, de todas as idades, raças e gêneros.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 11/09 às 15h. Livre. Grátis. 50 minutos. Na área externa da @CCmhiphops
Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Rapadura Cultural Xique Online - Música
Integrante de uma produtiva safra da música popular brasileira, “RAPadura” é considerado um artista de vanguarda. A inusitada “embolada” do rap com o repente, coco, maracatu, capoeira, forró, baião e as cantigas de roda, fazem dele um dos precursores no século XXI de um movimento em defesa da cultura popular, que surge do encontro do rap contemporâneo, com a música de raiz.
No ano de 2021 o artista lançou seu trabalho: “Fita Embolada do Engenho – Rapadura na Boca do Povo”, primeiro álbum de “RAPente”, de estilo que só ele faz, com atitude de “embolar” e “movimentar” o cenário musical brasileiro como uma das maiores revelações da música brasileira nos últimos anos.
Nesta live o artista apresenta os sucessos de seus discos e participações especiais, com artistas como: Lenine, Gerson King Combo, Detonautas, Paulo Diniz, Maria Rita, MV Bill, Gog e Racionais MC’s.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 11/09 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Lenny Scott ao vivo em show híbrido - Música
A Cantora Lernny Scott se apresenta em um espetáculo musical intimista, com um repertório único e contagiante. Da Praça central de Parelheiros, com transmissão de alguns trechos ao vivo, pelo Facebook da Casa de Cultura, mantendo o distanciamento de 1,5m e com senhas distribuídas previamente.
Serviço:
|Facebook da casa na Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 11/09 às 19h. Livre. 60 minutos. Grátis. Na área externa da Casa na Praça Júlio Campos Rua, Pedro Klein do Nascimento.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

"Iori descobre o sol, o sol descobre Iori" - Coletivo Cafuzas - Presencial - Apresentação Infantil
Quem já quis muito que o dia chegasse? E quem nunca se assustou com um barulhinho na noite escura? CRI CRI CRI...Auuuuuu...o medo da pequena Iori nos mostra que muitas vezes, um som estranho pode ser um grilo ou um lobo uivando e nada como o Sol, cheio de alegria para trazer o dia e engolir os sons que a Lua traz!
Espetáculo infantil voltado à primeira infância, livremente inspirada em publicação de mesmo nome de Oswaldo Faustino.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 11/09 às 11h. Primeira infância. 40 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Pretto Bandolim - Híbrido Música
Músico com experiência Nacional e Internacional, Pretto Bandolim possui uma vasta bagagem no meio musical. Em suas apresentações traz um vasto repertório que passeia pela MPB, Bossa Nova, Chorinho Clássicos do Samba e Samba enredo, além de sua trajetória e experiências que viveu, ao lado de grandes nomes da música e que teve a honra de gravar e tocar.
O artista traz clássicos como: Garota de Ipanema, Wave, naquela mesa, clássicos de Benito de Paula, Alcione, Zeca Pagodinho, Adoniran Barbosa, Fundo De Quintal, Martinho da Vila, Cartola, Ivone Lara, Leci Brandão, Jorge Aragão, Marquinho Sathan entre ouitros.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 11/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Itinerante.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Caravana Brasilis - Banda Camarada Ernesto – Presencial – Música
Criada na cidade de São Paulo, a banda apresenta seu mais novo trabalho intitulado: Caravana Brasilis. Sem perder a forte identidade musical da Cumbia, originária da Colômbia, o novo show conta com mais “brasilidades”, com composições autorais em português e releituras de sucessos da música popular brasileira, como: “A luz de Tieta” de Caetano Veloso, “Chorando se Foi” da Banda Kaoma, "Ziriguidum", releitura da banda Colombiana Yiri Yiri Bom, todos adicionados aos clássicos latinos, como: Chico Trujillo, Sonora Palácios e Tomy Rey.
Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 11/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

Visita Guiada pela história do Casarão com a Equipe do Casarão Presencial - Jornada do Patrimônio - Leitura Dramática
O Casarão estará aberto para visitação livre e guiada pela história e por cada cantinho do prédio, patrimônio histórico da cidade de São Paulo, traçando uma linha do tempo da fundação do local aos dias atuais. Um passeio cheio de causos e lembranças de ex-alunos, funcionários e pessoas da comunidade.
Serviço:
Presencial na Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 11/09 às 11h. Livre. Grátis. 120 minutos. Com controle de público seguindo todos os protocolos de segurança.

 

12/09

Bate-papo: Riqueza Ignorada na periferia. Caminhos alternativos para fazer a diferença com Cláudia Canto e Priscila Xavier - Online - Debate/Bate papo [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Neste bate-papo, as escritoras Cláudia Canto e Priscila Xavier conversam sobre autoestima e economia criativa, dentro das periferias de Guaianases e Cidade Tiradentes; duas regiões interligadas nos aspectos históricos, econômicos e sociais.
Claudia Canto é escritora e Biógrafa suas obras como: Riqueza Ignorada, Cidade Tiradentes - De menina a mulher e a mais famosa que é “Morte às vassouras”, teve reconhecimento nacional e internacional.
Priscila Xavier é escritora e professora, escreveu os livros: “Guaianases em foco”, “As aventuras de Rick”, “Uma Jovem Jornalista nas periferias de São Paulo”, além de ter escrito crônicas no livro “Singularidade das palavras” e feito um prólogo na obra “A história Desconhecida da Cidade Tiradentes”, em parceria com outros escritores do próprio bairro.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 12/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada. Atividade híbrida. Presencial na Rua da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

Maracatu: patrimônio cultural imaterial com Welisson Guedes - Presencial - Bate papo/Palestras e debates [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
A atividade proporcionará o conhecimento do Maracatu de Baque Virado, manifestação cultural nascida em Pernambuco por volta de 1800.
Através da apresentação dos instrumentos que compõem uma orquestra de maracatu, danças, toadas (cantigas), ritmos e principalmente, conhecimentos históricos e práticos, que são passados de geração a geração, através dos mestres; os participantes poderão experimentar, praticar com objetos de sua própria casa, ou com o corpo, vivenciar um pouco do Maracatu Nação; contribuindo assim, para o seu conhecimento cultural, histórico e para o resgate e a valorização das culturas tradicionais e populares; em especial o Maracatu de Baque Virado, que é patrimônio cultural imaterial desde 2014, reconhecido pelo IPHAN.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 12/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Café Memória: resgatando a história de Cidade Tiradentes com Marcelo Palmares - Bate papo/Palestras e debates [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Uma atividade que proporciona um espaço de resgate e valorização da memória de Cidade Tiradentes, um dos bairros com menores índices econômicos e sociais e um dos mais afastados do centro da cidade de São Paulo.
Este será um ambiente de apresentação, não somente de uma história básica do bairro e de uma troca de vivências e experiências com alguns convidados, que moradores e pesquisadores poderão dividir suas lembranças pessoais, ligadas à formação do local, as lutas por direitos e as transformações do distrito de Cidade Tiradentes até os dias atuais.
Marcelo Palmares é pedagogo e pesquisador das memórias da Cidade Tiradentes, suas pesquisas dão norte para criações de espetáculos do grupo arte em construção, o Pombas Urbanas, espaço cultural independente localizado na cidade Tiradentes.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 12/09 às 10h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Rua Barão Barroso do Amazonas, São Paulo, SP
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Jornada Do Patrimônio com Rodrigo Moura e a memória do Samba Da Vila São Pedro - Presencial - Intervenção Artística [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Como forma de contribuir para a programação da Jornada do Patrimônio Histórico de São Paulo 2021 e para o conhecimento coletivo, popular e científico, sobre as práticas de samba na capital paulista, essa atividade apresenta uma Roda de Samba com amigos do Rodrigo Moura, presidente da Comunidade Samba da Vila São Pedro e do Francis Gabriel, atual presidente do Bate Fundo, projeto social de samba de relevância. A atividade tem o foco na Memória do Samba, na Vila São Pedro e região, bairro localizado na Zona Sul.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 12/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança no espaço externo da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

“Revolução de 32", dos sonhos aos pesadelos, a verdadeira história do horror das trincheiras de São Paulo" - Professor Marcos Santos Online - Cultura Popular e Tradicional [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
"Revolução de 32" dos sonhos aos pesadelos é a verdadeira história do horror das trincheiras de São Paulo. Marcos Santos bate um sobre a história ocorrida em 9 de julho de 1932, quando iniciava a Revolução Constitucionalista em São Paulo, em que pessoas se rebelaram e pegaram em armas para defender seus interesses. É aí que começa a saga de milhares de jovens paulistas, sem experiência militar, mandados para as trincheiras, para lutar por uma Constituição e os interesses das oligarquias paulistas daquela época.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. Dia 12/09 às 19h. Maiores de 14 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Dj Siqueira, o patrimônio do hip Hop - Presencial [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Celebrando o Hip Hop como Patrimônio Imaterial da cultura, a Casa de Cultura de Parelheiros recebe a performance do Dj Siqueira, consagrado Dj da região do Capão Redondo, que traz em seu set o melhor da Black music. O evento compõe a programação não só da Casa, como também, da Jornada do Patrimônio, evento anual da Secretaria Municipal de Cultura, que celebra e difunde os diferentes tipos de patrimônios culturais da cidade.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 12/09 às 11h. Livre. 120 minutos. Grátis. Na Praça Júlio Campos Rua Pedro Klein do Nascimento Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

Sarau Bodega do Brasil – Online Sarau
O Sarau Bodega do Brasil, promove mensalmente, desde o ano de 2009 um amplo encontro de cultura popular, com cordel, repente, aboio, embolada, poesia, dança e muita música brasileira, na ONG Ação Educativa, região central da capital paulista.
Sob a curadoria do poeta Costa Senna e coordenado pelo coletivo de artistas: Cacá Lopes, Júlio e Ornela Jacobino, Adão Santos e ngela Dizioli. Atualmente o Bodega está, entre os principais Saraus de São Paulo, se mantendo em atividade, inclusive neste período de pandemia.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 12/09 às 16h. 60 minutos. Livre. Grátis. Presencial em espaço aberto.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Patrimônio Cultural Periférico com Germano Gonçalves - Online - Cultura Popular e Tradicional – Bate papo [Jornada do Patrimônio nas Casas de Cultura 2021]
Este evento propõe reunir poesias de alguns locais, possíveis para tombamento cultural da região da Zona Leste, dando foco para os bairros de São Mateus e Jd. Iguatemi.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 12/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

Propriedades do som com o Prof. Marco Aurélio Jr – Presencial - Intervenção Artística
Esta apresentação propõe uma experiência corporal e cognitiva através da música, onde o espectador vivencia, as sensações que a música pode despertar no espectador, juntamente com o instrumentista, em tempo real.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 12/09 às 17h. Livre Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Me Localiza Aí BB – Presencial - Intervenção Artística
O Bloco Localiza Aí BB propõe um evento para amenizar a saudade do carnaval, que este ano, devido a pandemia, não pode acontecer. Com o avanço da vacinação na cidade de São Paulo os artistas propõem uma intervenção musical com Dj Set e performances com drags queens, para animar os foliões da Cidade Tiradentes.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 12/09 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Atividade presencial em local aberto, com controle de público.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Almativos - Presencial - Aniversário da Casa - Música
A banda Almativos tem como sua característica principal do Reggae e Ska, mas não deixa de desbravar por um universo de gêneros musicais, misturando e incorporando ritmos, conforme suas raízes e influências.
Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 12/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science

Sussurradores "Lili Flor & Paulo Pixu – Presencial - Primeira Infância - Teatro Infantil"
Com seus “Sussuradores” e uma paisagem sonora, Lili Flor & Paulo Pixu distribuem poesias ou micro contos de vários autores da literatura universal, em uma busca de interações possíveis e impossíveis, com o público de todas as idades.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 12/09 às 11h. Livre. Grátis. 60 minutos. Atividade presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Tangos e Boleros - MK danças
Marcelo Cunha e karina Sabah , farão apresentações de boleros e tangos, informando e apresentando também, durante o show , a história destes ritmos, as características destas danças, as formas tradicionais e contemporâneas das músicas e movimentos utilizados e desenvolvidos nos últimos tempos, e o principais passos e características destas danças, mostrando os diferentes estilos.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 12/09 às 17h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça

O Patrimônio da Zona Leste de São Paulo com Danilo da Costa Morcelli – Online - Debate
Nesta atividade serão apresentados os principais bens patrimoniais da Zona Leste de São Paulo, como o Sítio Mirim (bem do século XVII, em ruínas, com projeto de restauro) e à Capela de São Miguel (bem patrimonial tombado do século XVII) abordando seu contexto, sua história e sua importância para o conjunto do Patrimônio Cultural brasileiro. Em um segundo momento a apresentação será aberta para perguntas, abordando os cenários presentes e futuros, sobretudo em um contexto de pandemia.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 12/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

 

14/09

Exposição: Dança Arte em Movimento por Heberth Brasil - Artes Visuais
Nesta exposição o fotógrafo Heberth Brasil retrata o artista da dança em seus momentos de descontração, imersão e atuação, através de fotografias captadas durante visitas realizadas em diversos espaços públicos, nas periferias da cidade de SP, captadas em lugares distintos da Zona Leste da cidade, pelo projeto Zoom Leste, do qual é fundador.
A exposição contará com 30 fotografias em formato A4, distribuídas em tripés.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 14/09. Livre. Grátis. A Exposição ficará disponível à visitação por 30 dias, em espaço interno da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

 

3ª SEMANA

 

16/09

"Poesia Coloride (LGBTQIA+) - “Meu dentro” Mazzu Online - "Recital de poesia e literatura - Slam"
Esta proposta tem o enfoque principal na produção de um vídeo de poesia da artista Mazzu, sobre a poética LGBTQIA+, buscando dar visibilidade a este movimento em forma de arte.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 16/09 às 19h. Primeira infância. 40 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

 

17/09

Wilsinho Malícia - Música
Wilsinho Malicia iniciou sua carreira aos 15 anos de idade, tocando violão em vários grupos da Zona Leste e Norte de São Paulo, logo em seguida começou a fazer parte do grupo Malícia como vocalista principal, gravando 5 álbuns no decorrer da sua carreira.
O grupo tornou-se um dos principais da década de 90, onde o gênero musical SAMBA teve sua maior notoriedade no mercado fonográfico brasileiro. Com sua voz marcante emplacou vários sucessos como: Sentinela, Bonanza, Eterna lua de mel, Sempre vai haver amor, Nada vai nos separar, Eterna procura, Páginas da vida, Primeiro beijo, Anatomia, Fogo de menina entre outros.
Após sua saída do grupo, voltou a atuar como músico, tocando violão e fazendo direção musical no renomado grupo Art Popular por 10 anos. Atualmente, também trabalha em outras vertentes da música como: Produtor musical para álbuns de novos artistas, leciona música, uma vez que é licenciado pela faculdade Uni'santanna, participa de gravações tocando cavaquinho, violão e fazendo backing vocal, entre outras funções que domina na área musical, além de se apresentar como cantor, por todo território nacional, levando suas canções que até os dias de hoje fazem sucesso e estão gravadas na memória do seu público. Nesta live irá contar um pouco mais sobre sua história na área musical.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 17/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Atividade Híbrida.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

A menina que nasceu sem cor - Midria - Presencial Primeira Infância - Contação de Histórias
Que cor tem uma menina, filha de um pai negro como o céu estrelado de uma noite de verão e de uma mãe branca como a lua cheia? Midria não sabia, por isso sempre se sentiu uma menina sem cor. Num trabalho com fotos e ilustrações do próprio livro, a autora propõe uma mediação de leitura de seu livro infantil “A menina que nasceu sem cor”, buscando percorrer, junto com as crianças, os caminhos que fizeram a menina se entender como negra e reivindicar a potência de suas raízes, de seu cabelo, de seu povo. Com este livro, Midria espera que mais crianças que nasceram como ela, possam se sentir potentes e pertencentes ao mundo, desde pequenas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 17/09 às 16h. Livre. Grátis. 35 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

"Eficientes" - Felipe Malla Online - Setembro Inclusivo - Música
Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, iniciativa que tem como objetivo, gerar visibilidade à causa e promover ações em prol das pessoas com deficiência.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 17/09 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro

“Du Barraco Pá Espaiá” - Du Efex - Online - Música
"Du Barraco Pá Espaiá" é um show musical, que une a vivência de quebrada com o original boom bap. O projeto tem como concepção e apresentação, as rimas inéditas do MC Du Efex e traz as experiências de ser um homem preto, nascido e criado na periferia de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O espetáculo é tema do último disco do artista e possui um repertório construído em parceria com diversos MC’s e Beatmakers. Este modo colaborativo é o mote principal do álbum, fazendo com que a obra tenha uma sonoridade ampla e diversa.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 17/09 às 19h. Primeira infância. 40 minutos. Grátis. Primeira Infância.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Experiências com Victoria Fonseca - Dança
A ideia do solo " Experiência " vem com a proposta cultural da identidade ancestral através da artista, tendo como principal intuito abordar a diferença da religião para a dança.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 17/09 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos. Presencial.
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

VENI no Festival #ficaemCasarão - Híbrido - Música
VENI (@ohmyveni) lança seu EP de estreia, "Vênus", com composição e produção musical assinados pela própria artista, feito no primeiro semestre de 2021 e que passeia entre choros, gozos, glórias e ascensões.
O show "Vênus" traz em sua essência a “performatividade” e interpretação das letras do EP de estreia da artista. "Vênus", intercaladas por interlúdios poéticos, com uma instrumentação variada, que passeia por dedilhados de piano e guitarra intensificados, ao longo da viagem, efeitos sonoros eletrônicos que remetem à poética de sua narrativa, junto a bases de percussão leves, sedutoras e levemente distorcidas.
Serviço:
Estreia simultânea no Youtube e Facebook da Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 17/09. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme 

Legado Presente - Forró de Rabeca com participação especial de Luiz Cláudio Sousa na guitarra e Andréia Preta na voz
Uma apresentação que traz desde composições autorais, forrós de tradição oral e de raiz, até os clássicos do xote, baião e arrasta-pé.
Com formação inusitada de rabecas, baixo acústico, bateria e percussão, o quarteto é liderado por Bruno Menegatti na rabeca, que recebe os convidados Luiz Cláudio Sousa na guitarra e Andréia Preta na voz. Um encontro que celebra a música brasileira.
Logo após a apresentação será realizada uma roda de bate-papo virtual entre artistas e o público interessado em conhecer mais sobre o projeto, além de trocar experiências e conhecimento.
*Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Forró da Cidade de São Paulo.
Serviço:
Facebook da Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 17/09 às 17h. Livre. Grátis. 30 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme

 

18/09

Peripretas com Aurora – Híbrido Música
O evento “PERIPRETAS” do grupo Aurora é formado por cinco mulheres residentes da Zona Norte de São Paulo, que estão iniciando a carreira musical e que propõe Pocket Shows individuais destas artistas, abordando os gêneros musicais: hip hop, reggae, R&B e funk, por meio de músicas autorias. com apresentações transmitidas em formato de live com transmissão ao vivo. As integrantes convidam o público para se conectarem, conhecerem e apreciarem a música preta de periferia do grupo Aurora.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Brasilândia. Dia 18/09 às 19h. Livre. Grátis. 180 minutos.
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia

Baile do Bruniño - Música
O cantor e multi-instrumentista Bruniño convida a todes para mergulhar em uma mistura inusitada, com a junção dos timbres nostálgicos do Emo à malemolência dos mais quentes ritmos brasileiros. Acompanhado do saxofonista Remi Chain e do guitarrista Felipe de Paula, a apresentação ocorrerá em formato híbrido, no palco e nas redes sociais da Casa de Cultura do Butantã.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 18/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Felizs - Sarau do Binho - Aniversário da Casa - Intervenção Artística
A Felizs foi idealizada pelo Sarau do Binho e como diz o poeta : “Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo.”
Portanto, esta live traz a proposta de que é tempo de acordar outras andorinhas, formar bandos e construir um universo cultural que permita cada vez mais, o acesso e a difusão dos bens culturais!
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 35 minutos. Presencial na Praça João Tadeu Prioli.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

Vida de Circo - Circo Dança Online - Setembro Inclusivo
Vida de Circo” é um espetáculo que une as 3 grandes artes : o circo , a dança e o teatro, com 10 artistas em cena, com e sem deficiência, que atuam juntos há 17 anos, trazem uma linguagem poética e contemporânea.
Os artistas circenses e bailarinos contam a história da cigana Laura e sua trupe, que vivem em uma lona de circo. Laura conta o cotidiano do circo, como: lavar roupas, as viagens, os imprevistos, tudo isto através de números de acrobacias de solo e aéreos, sketes de clown , coreografias de dança contemporânea e dança de salão.
No ano de 2018 o Espetáculo “Vida de Circo” ganhou em 1º lugar, o Prêmio Arte Inclusão, pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, em 2020 o Prêmio no Fórum Internacional de Cidadania, Prêmio “Acessibilidança” pela Funarte, com o espetáculo “Conexões” e “Histórico Circense”.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 18/09 às 18h. Livre Grátis. 90 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Pega Visão - Vivência com Rhossi do Rap ao Rock - (Pavilhão 9) - Hip Hop
A proposta da vivência “Pega a Visão – Do Rap ao Rock” é promover um bate-papo com o rapper, que contará um pouco da sua trajetória de 30 anos de carreira na música, contando suas influências e como se inspirou para a ideia inusitada da fusão do rap com o rock.
Durante o bate-papo, Rhossi, acompanhado do Dj MF, apresentará também, músicas de seu trabalho solo: “A Hora é Agora”, bem como clássicos do repertório da Banda Pavilhão 9.
A vivência tem como objetivo oferecer ao participante, uma visão geral e histórica do movimento hip hop, como o ponto de partida para a carreira musical do artista.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Live ficará gravada. No espaço interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades - As Trinca - Aniversário da Casa - Hip Hop
Grupo de Rap da Zona Leste de São Paulo, do bairro da Cidade Tiradentes, que iniciou sua formação por Nay, Kel, Nina e Dj Xjay em 2012, atualmente em sua nova formação com: Nay, Nina e DJ XJay, As Trinca lançaram o CD LADO A no ano de 2017, de forma independente e ainda o vídeo clipe “Padrões da Farsa”, além do EP intitulado: Trinca de A’s em 2012, com o videoclipe Agressora.
Já participaram de diversos circuitos culturais públicos e privados, com apresentações na Virada Cultural, X Factor Brasil, SESC Itaquera, SESC Santo Amaro, SESC Campo Limpo, Aniversario da Cidade de São Paulo, Divas do Hip Hop, Mês do HipHop São Paulo, Circuito Municipal e do Estadual de Cultura de São Paulo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 18/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Festival Hip Hop Sul - 5 Anos De Felicidades - Cocão A Voz - Aniversário da Casa - Intervenção Artística
Comemorando o aniversário da Casa De Cultura Municipal Hip Hop Sul, Cocacão A Voz, traz em seu repertório uma homenagem a um dos espaços culturais de grande importância e relevância no cenário do hip hop e para o público em geral.
Conhecido por sua luta na propagação da cena musical da Zona Sul paulistana e atuando, há 16 anos, como um dos responsáveis pelo coletivo: “Sarau da Cooperifa”, Cocão utiliza a poesia e o Rap como ferramenta de transformação social. O rapper tem como inspiração as andanças e vivências pelas ruas de São Paulo, transitando entre Saraus, eventos culturais e palestras além de escolas públicas
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Sul. Dia 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 90 minutos. Na área externa da @CCmhiphopsul Endereço: Casa De Cultura Municipal Hip-Hop Sul

Folayan - Andar com dignidade, negro sim, negro sou! Coletivo dos Sonhos - Aniversário do equipamento Teatro Adulto
O Coletivo de Sonhos é um grupo de artistas independentes, disposto a atuar e refletir sobre a contemporaneidade e suas possibilidades de inter-relações com as diversas linguagens artísticas, como: o canto, o circo, performance, artes plásticas, artes visuais, fotografia, entre outras linguagens.
Durante as experimentações criativas do Coletivo, os artistas são instigados a refletirem sobre determinada temática e explorá-la por meio do movimento de seus corpos. As investigações e estudos resultam na criação de obras, de maneira colaborativa e reflexiva a partir da proposição do tema.
Será apresentada uma intervenção artística, em formato de performance, com o objetivo de refletir sobre a importância do negro na sociedade. Para além do racismo, busca-se enaltecer e potencializar a cultura negra, através de múltiplas linguagens artísticas e de depoimentos dos intérpretes-criadores, que sensibiliza para a conscientização e o bem viver.
Serviço:
|Presencial na Casa de Cultura Chico Science. Dia 18/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Livre. Espaço interno da Casa de Cultura Chico Science. Av. Pres. Tancredo Neves, 1265 - Vila Moinho Velho, São Paulo – SP. Presencial, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Chico Science

Pega Visão - Vivência com Rhossi do Rap ao Rock - Rhossi (Pavilhão 9) - Hip Hop
A proposta da vivência “Pega a Visão – Do Rap ao Rock” é promover um bate-papo com o rapper, que contará um pouco da sua trajetória de 30 anos de carreira na música, contando suas influências e como se inspirou para a ideia inusitada da fusão do rap com o rock.
Durante o bate-papo, Rhossi, acompanhado do Dj MF, apresentará também, músicas de seu trabalho solo: “A Hora é Agora”, bem como clássicos do repertório da Banda Pavilhão 9.
A vivência tem como objetivo oferecer ao participante, uma visão geral e histórica do movimento hip hop, como o ponto de partida para a carreira musical do artista.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 18/09 às 19h30. Livre. Grátis. No Espaço interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Lyryca Online - Hip Hop
Indígena remanescente do território do Grajaú, Zona Sul de São Paulo, Lyryca apresenta o :Espetácu-LAR "Antes arte do que nunca", para compartilhar experiências sonoras de cura, no RAP, no TRAP e nas musicalidades ancestrais, que atravessam suas produções artísticas.
Em suas palavras acredita que “conhecer nossa história, saudar nossa ancestralidade, são as armas mais poderosas na luta por um projeto de vida, e não de morte, como nos fazem assimilar, no silenciamento de nossas forças.” Por esta razão a sua mensagem é: Antes Arte do Que Nunca!
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 18/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Sarau "Travessia Poesia" Online
O Sarau "Travessia Poesia" é idealizado por uma mana negra e outra mana Travesti. Travessia é um “amor-projeto-social-proibido” com uma pensadora e uma cantora; duas atrizes que encontraram uma na outra a possibilidade da afetividade sempre negada, como (re)existência pelo afeto.
A poesia costurou essa relação, o primeiro poema foi antes do primeiro beijo. Nos momentos de dúvida, depressão, no inverno da cidade fria, “poesia-afeto” as aqueceu. Ela velejou nas pulsões e enfrentou o desejo e a saudade. Estava presente quando o caso virou casa. Era sempre uma maneira doce e sincera de mostrar essa "paixãopoética".
Para as artistas, compartilhar sua história é provar que todo encontro é força. Diante do não amar, devolvem tudo de volta, em mais paixão e cuidado, considerando a arte que lhes salva, diante da constatação de que o amor de fato, salva.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. 18/09 às 17h. Livre. Grátis. Presencial em espaço aberto do parque Raul Seixas.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Mangueigarapé" - Brenner Paixão Online Música
O cantor, compositor, percussionista, ator e produtor cultural Brenner Paixão, em parceria com a arte educadora, instrutora de sopros, musicalização e musicoterapeuta Juliana Neves, apresenta o trabalho solo, sob a perspectiva da música popular e regional indígena e negra brasileira.
O repertório da apresentação Mangueigarapé se diversifica nas temáticas da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável da nação, miscigenado às realidades inovadoras da cultura, dos sons e ruídos da metrópole de São Paulo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 18/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro

Café - Cia dos Soliquios
Neste enredo, dois jovens se conhecem em uma cafeteria e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo preparado, indo do diluir até o amargor. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor, e somente analogias e conversas sobre café conseguem expressar seus sentimentos e retratar um romance perdido no tempo e no entanto, projetado para o futuro.
Serviço:
Pela Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 18/09 às 19h. 14 anos. Grátis. 120 minutos. Espetáculo presencial, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança. Reserve seu ingresso gratuitamente acessando o link na bio da @cccasarao.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme

“Um começo dinovo” - Banda Etiópicos - Online - Música
Os Etiópicos iniciaram no ano de 2015, na Zona Leste de São Paulo. Com base no trabalho do músico e compositor Kiuadadaua, que desde o ano de 2009 articulava a carreira sólo.
Em 2016, o single: “Um começo dinovo” que tem como base a história dessa unificação, do músico Kiuadadaua & Banda, gera a banda “Etiópicos”, mais o vídeo clipe intitulado: “Pela manhã” que deu início a tudo."
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 18/09 às 19h. 10 anos. Grátis. 60 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

Conexões - Jonathan Araújo - Online -Produtores independentes do bairro - Debate
Uma rotina desafiadora, a partir do olhar de um jovem produtor cultural, que traz neste bate-papo, um convite a uma reflexão, sobre como os acontecimentos externos interferem no mundo do trabalho e na vida do jovem produtor/artista periférico.
Serviço:
| Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 18/09 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos.
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Conexões Brenda Rebeka Online - Produtores independentes do bairro - Debate
Por meio de relatos pessoais, o bate-papo irá permear as inquietações a respeito do papel do jovem negro artista, e os atravessamentos possíveis, que se dão através da arte.
Serviço:
|Transmissão via Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista e intervenção no espaço interno da Casa.
Dia 18/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Trio Calesita - Online - Música
Com formação instrumental de acordeom, violino e violão, o trio Calesita traz um repertório abrangente de tangos; voltado especialmente ao público dançante.
Dentre as músicas que apresentam, encontram-se versões instrumentais de canções de tangos clássicos e populares, da Argentina e Uruguai, como: “La Cumparsita”, “Caminito” e “Por una Cabeza”, bem como, interpretações de obras de Astor Piazzolla, em arranjos adaptados à formação.
O nome “Calesita” faz referência a um passo típico da dança do tango, (um movimento circular feito por um dos dançarinos da dupla, enquanto o/a outro/a mantém-se em seu próprio eixo). A imagem de referência é o carrossel. Com sua música, o trio Calesita busca propiciar esse giro, em que os dançarinos circulam nas belas melodias do tango tradicional.
Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 18/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

Muvikaya presente! - setembro inclusivo - Música
A proposta da banda é levar, além da qualidade musical, transmitir em suas letras o amor, a espiritualidade e a ancestralidade, através da música Reggae na sua raiz, origem, sentido e sentimentos, com uma reunião de músicos, que se unem nos desafios de seu vocalista, com atitudes, respeito, dignidade e amizade.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 18/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

 

19/09

Tunuka no Festival #ficaemCasarão
Com voz e estilo únicos, acompanhada por sua banda, a cantora e compositora traz uma apresentação repleta de clássicas releituras e composições próprias, com influências da música negra brasileira , passeando entre ritmos que surpreende e arrebata.
Serviço:
Estreia simultânea no Youtube e Facebook da Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 19/09 às 15h. Livre. Grátis. 30 minutos. Espetáculo presencial, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança. Reserve seu ingresso gratuitamente acessando o link na bio da @cccasarao.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme

Thomé no Festival #ficaemCasarão Thomé - Produtores independentes do bairro - Música
Pensando nas sutilezas do cotidiano e nos amadurecimentos que o tempo propicia, o cantor Thomé se destacou no Tik Tok com seus covers durante a pandemia, reunindo mais de 280 mil seguidores na plataforma, nesta apresentação traz seu novo trabalho autoral.
Serviço:
Estreia simultânea no Youtube e Facebook da Casa de Cultura Vila Guilherme. Dia 19/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos. Espetáculo híbrido do Pátio do Casarão, com público controlado, seguindo todos os protocolos de segurança. Reserve seu ingresso gratuitamente acessando o link na bio da @cccasarao.
Endereço: Casa de Cultura Vila Guilherme

Especial Leiláh híbrido - Música
Uma experiência sensorial que versa a individualidade de vivências no processo de conhecer a si mesma, trazendo o Rap em conjunto com o Lo-Fi. Na leveza de pensares e questões diárias Leiláh trará em seu set a energia da mulher preta, cantando e contando os desafios na arte para si.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 19/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada. No Teatro da Casa. Av. Inácio Dias da Silva s/n
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Especial Leiláh híbrido - Música
Uma experiência sensorial que versa a individualidade de vivências no processo de conhecer a si mesma, trazendo o Rap em conjunto com o Lo-Fi. Na leveza de pensares e questões diárias Leiláh trará em seu set a energia da mulher preta, cantando e contando os desafios na arte para si.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 19/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Atividade Híbrida, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

No Tempo Em Que Os Animais Falavam - Drika Nunes - Híbrido
Contação de histórias, a partir da linguagem lúdica, na fase que permeiam as descobertas da infância, pouca coisa encanta mais que os animais, assim, Drika Nunes dá voz a alguns deles, afinal, em outros tempos eles falavam (e continuam, mas de outro jeito). Nesse repertório, convida a dona Lebre, a raposinha, a minhoca, a rã, o macaco, a mamãe rato e até a tartaruga para contar histórias, será que vem irá mais alguém?
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Brasilândia. Dia 19/09 às 14h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial na Casa, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia

Caminhos do Pasárgada - Grupo Pasárgada de Teatro - Online - Dia do Teatro - Teatro Infantil
Lançamento e bate papo sobre o grupo, sua história, sua luta e seus desafios para manter-se atuante, até os dias atuais, comprometido com seu fazer teatral.
Uma síntese de algumas produções, seu método de trabalho sobre a improvisação e o jogo teatral como estética e linguagem nas encenações do Pasárgada, propondo novos olhares e caminhos sobre o teatro para crianças e jovens, além de sua contribuição para a cena teatral contemporânea.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 19/09 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Praça João Tadeu Prioli.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

O menino Maluquinho - Livremente inspirado na obra de Ziraldo - Grupo Trapiche no dia do Teatro - Teatro infantil
Era uma vez um menino que tinha o “olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés." Inspirados pela obra do Menino Maluquinho, por seu criador Ziraldo e pelo vasto repertório do artista, o diretor Ronaldo Liano traz um texto e uma direção, onde todos os personagens são "Meninos e Meninas Maluquinhas".
Uma viagem ao universo das obras do Ziraldo, trazendo as referências da própria biografia do autor e de vários livros dele, como uma homenagem ao grande artista octogenário e ao seu personagem icônico (O Menino Maluquinho), que completa 41 anos de existência este ano. Menino este que mudou a vida do seu criador e marcou o Brasil com a perspectiva da criança.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 19/09 às 16h. Livre Grátis. 90 minutos. Presencia, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Exposição Família – Ligabue com Cida Ligabue - Exposição de Artes Visuais
Cida Ligabue é artista plástica, filha do patrono da Casa de Cultura da Freguesia do Ò e fará uma exposição de suas obras, compondo com algumas outras obras, pintadas por seu pai, Salvador Ligabue.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 19/09 às 15h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial no espaço interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Slam Perplexo - Intervenção Artística
Em homenagem ao “Calendário Perplexo”, do poeta José Paulom Paes, concorrem poemas recitados com até 15 segundos de duração, com cada poeta podendo se inscrever para a disputa, trazendo pelo menos três textos originais consigo, (em que são vedados os usos de figurinos e/ou acompanhamento musical), por meio de um júri, formado entre os integrantes da plateia e ou convidados, dando notas de 0 a 10.
A ordem de cada poeta é definida por meio de sorteio, e as inscrições feitas através da página do facebook do Slam Perplexo.
A atividade é separada em 3 fases, em que todos os poetas recitam e por fim, é somada a pontuação de cada um. O vencedor garante vaga para a final e posteriormente concorre a uma vaga ao SlamSP 2022.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 19/09 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Atividade presencial em local aberto, com controle de público.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

The Monkey's THC – Online - Música
Completando 10 anos de existência, o The Monkey's THC (Meg, Flowbelo, KR, Pikiblade e Dj Wagnão), vem apresentar a mixtape Smoking Hits vol. 02, com muitas novidades e trazendo também, algumas das músicas mais conhecidas na trajetória do grupo.
O projeto Smoking Hits já arrebatou milhares de acessos nas plataformas digitais, além de grandes apresentações em Sesc e Equipamentos Culturais, nos anos de 2018 e 2019. Agora o grupo quer repetir este sucesso, trazendo a segunda versão deste projeto, com 6 faixas inéditas.
Serviço:
|Facebook da casa na Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 19/09 às 19h. Livre. 60 minutos. Grátis. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

Par de Duas" - Cia Asfalto de Poesias Online - Teatro Infantil
“Par de duas” é um espetáculo que fala sobre alteridade. A peça conta a história da amizade entre Maria Silvia e Amanda, mas também das palhaças Clowndette Maria e Mussarella. Tudo começa quando as duas decidem morar juntas e precisam se sustentar na cidade grande.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 19/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça

A Cobradora - Zózima Trupe Online Dia do Teatro - Teatro Adulto
Neste enredo a atriz Maria Alencar encena o cotidiano da cobradora Dolores, dando voz às suas histórias e desilusões.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 19/09 às 18h. Maiores de 16 anos. Grátis. 80 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

Conexões com Anderson Maurício - Online - Produtores independentes do bairro - Debate
Um convite ao diálogo, sobre as mudanças e desdobramentos de uma gestão e produção cultural, de espaços e coletivos teatrais, diante do cenário pandêmico.
Serviço:
|Transmissão via Página do Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista e intervenção no espaço interno da Casa.
Dia 19/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

Banda Nu Skema - Música
Músico, vocalista e compositor, Dennys Neves é autor de um dos grandes hinos de sucesso do carnaval baiano, a música “Swingue de Rua”. Aos 15 anos iniciou sua carreira na música, cantando em barzinhos e restaurantes na Orla de Salvador, na Bahia.
Participou de trios elétricos e cantou em diversas bandas de sucesso como: Terra- samba, Raízes do Sol, Ultra-Leve; até se destacar como vocalista do grupo Gera Samba.
A banda deu início as atividades no ano de 2010, mesmo período quando ocorreu a sua Turnê pelo país, o artista permanece há mais de 8 anos na atividade e no comando da banda, que ficou conhecida nacionalmente com a música “Sacatraca”; época que o famoso apresentador Raul Gil, através de um quadro de seu programa (Banquinho do Raul), contribuiu muito para estourar a música de trabalho no Brasil.
Atualmente Dennys Neves, segue carreira com sua Banda NU SKEMA, seu novo CD está possui composições inéditas dos amigos Ceceu Muniz, Luciano Pinto e do próprio Dennys Neves.
Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 19/09 às 16h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

A Dama e o Vagabundo - Cia Brittos Produções -Primeira Infância/Teatro Infantil
Devido aos maus tratos de sua dona, Lady foge de casa e na rua, ela encontra o cachorrinho Caco "Vagabundo", que mostra a ela como viver nas ruas. Lady junto com Caco, consegue se livrar das garras da malvada Arlinda. Este enredo apresenta a história de dois cachorrinhos que se apaixonam e vivem grandes aventuras nas ruas.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 19/09 às 16h. Livre/Primeira infância. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada. Presencial. Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

 

20/09

Intervenção "Ainda Pulsa" - Intervenção Artística com Produtores independentes do bairro
A intervenção artística "Ainda Pulsa" tem como objetivo a colagem de cartazes em áreas públicas, como: pontos de ônibus, praças, galerias, feiras e arredores da Casa de Cultura, com trechos de músicas que refletem com o momento atual da pandemia do Corona vírus, a conscientização para o "setembro Amarelo" (Mês de prevenção ao suicídio) com informações e dizeres a respeito da campanha.
Além da colagem com as frases será distribuído gratuitamente um QR CODE, através de um folheto de anúncios destacáveis, no qual qualquer pessoa poderá acessar a playlist com os artistas participantes, fomentando e divulgando o trabalho de cada banda, por intermédio da comunicação visual da intervenção.
A ação conta com a colagem e distribuição de panfletos, com acesso a playlists e mensagens e frases positivas, de resistência e consciência. Serão distribuídos cerca de 250 panfletos com 10 mensagens (totalizando 2500 pessoas impactadas).
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 20/09. Livre. Grátis. 180 minutos. Entorno da Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

 

21/09

Minidoc Gira Kalunga + Bate Papo: Caminhos da Pesquisa em Dança a partir da Cultura Popular - Leandro Medina e Andréa Soares Online - Jornada do Patrimônio - Dança
O Minidocumentário Girakalunga versa sobre o processo de pesquisa de campo, para a criação do espetáculo: "SerTÃOmar", do Núcleo Pé de Zamba. Após a exibição do Documentário os idealizadores do Núcleo irão compartilhar suas experiências, com as pesquisas em comunidades tradicionais, para a criação de espetáculos de dança.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 21/09 às 19h30. Livre. Grátis. 75 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

 

4ª SEMANA

 

22/09

As Novas Aventuras de Chapeuzinho Vermelho - Ek Produções - Online - Contação de Histórias
Chapeuzinho vermelho não se preocupa com uma boa alimentação, não come frutas, verduras e nem legumes. Sua mãe tenta mostrar a importância das vitaminas nos alimentos e do quanto é importante colocar no prato, a quantidade certa para não haver desperdício.
Além de uma boa alimentação, também é preciso praticar exercícios físicos para uma vida saudável, que é muito importante balancear e não exagerar.
Ela pede para a menina levar uma cesta de alimentos diet para a vovó, pois de tanto comer doces, ficou diabética. Por causa do seu sedentarismo Chapeuzinho vai pelo caminho mais curto e novamente é enganada pelo esperto Lobo mau.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 22/09 às 16h. Livre. Grátis. 45 minutos. Live ficará gravada.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

"Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas" - Coletivo Pedra Rubra -Teatro Adulto
Três mulheres, três tempos, três histórias. O que há em comum entre mulheres que vivem em 1949, 1989 e 2109? Gravidez, abuso, assédio, relacionamento abusivo ... um sistema que oprime nunca poderá ter uma vida sem violência."
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 22/09 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro

 

23/09

Delivery de sorrisos - Palombar - Circo
Utilizando conceitos do delivery (tão comuns nos dias atuais, por questões do isolamento social em diferentes setores) com rodas, monociclo, triciclos, patins e bicicletas vintage, além do uso de princípios ceno poéticos, para narrar sobre essas linguagens, uma ação que preencha o espaço de forma dinâmica.
O objetivo é tecer um diálogo entre as artes cênicas, circo, poesia, música e as cantigas populares, com o público, sempre prezando pelo cuidado com as pessoas, de forma a inspirar a reflexão e conscientização para o uso das máscaras e do álcool em gel.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 23/09 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Livre. Itinerante, aos arredores da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

Cena de Cinema - Zulu de Arrebatá Online - Música
“Cena de cinema” é uma apresentação musical de voz e violão do artista Zulu de Arrebatá, que reúne toda a essência do seu trabalho, ao longo de décadas, transitando por distintos gêneros da música brasileira, com seu swing e marca característica de Zulu.
Com som diferenciado e identidade própria, acompanhado de composições e letras bem construídas, que retiram, do cotidiano, a temática urbana que descreve seu dia a dia.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 23/09 a 19h. Livre. Grátis. Presencial em espaço aberto do parque Raul Seixas.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

A Princesa e a Costureira - Helena Black - Contação de Histórias
Cíntia é uma princesa prometida desde a infância, para casar-se com Febo. Devido a um encantamento da Fada Madrinha, a Dragqueen Helena Black (@helenablackoficial), a princesa só poderia casar-se com seu verdadeiro amor, que seria revelado, assim que essa pessoa tocasse em suas costas. Na sua idade adulta, qual não é a sua surpresa, ao descobrir que se apaixonou por Isthar, a costureira que faria seu vestido de casamento.
Serviço:
Facebook da Casa de Cultura São Rafael. Dia 23/09 às 09 e 14h. Livre. Grátis. 50 minutos. Presencial na Casa.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

 

24/09

Versage show Online - Música
A banda Versage foi formada em São Paulo, no ano de 2017 por Paula Santos e Albert Lemos, que vinham de outros projetos musicais e se juntaram para colocar mais “versos” e “ações” às suas vidas.
Seguiram realizando apresentações em casas noturnas de São Paulo e nessa trajetória construíram grandes relações com diversos músicos conceituados da noite paulistana, que permitiu gravar o primeiro EP de músicas autorais, tendo como música de trabalho, a canção: “O Cenário”.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dia 24/09 às 18h. Livre. Grátis. 50 minutos. Live ficará gravada. No espaço interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases

Cacá Lopes - Um Canto para Resistir - Online/setembro Inclusivo - Intervenção Artística
Músico pernambucano, cantor, compositor, violonista, cordelista, educador popular, licenciado em letras, radicado em São Paulo, desde 1985, com anos de profissão; é fomentador de expressões culturais como: o cordel, o forró e MPB.
Traz uma representatividade expressiva em prol da inclusão da pessoa com deficiências nos espaços culturais, devido a uma paralisia infantil que perdeu os movimentos do seu braço esquerdo. Apaixonado pelo violão desde criança, aprendeu a tocar com apenas três dedos da mão direita aos oito anos, e atualmente vive exclusivamente de sua arte.
O artista possui nove discos lançados e várias coletâneas. É autor de três dezenas de cordéis publicados, um dos fundadores do SP Cordel e do Coletivo SP Forró, integra o Fórum Estadual do Forró e coordena o Sarau Bodega do Brasil, desde o ano de 2009. Já realizou trabalhos pelas Casas de Cultura, SESI, Sesc, bienais de livros e foi premiado em editais culturais, além de já ter participado de mais de cem programas de televisão.
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 24/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Renatinho 7 Cordas do baião ao partido Online - Música
Esta live tem por objetivo trazer as músicas do trabalho de mesmo nome, feito para coroar uma carreira de 30 anos, dentro do samba paulista! Sendo um trabalho totalmente de samba tradicional, com a energia que só o samba pode proporcionar.
Já tendo trabalhado com artistas da nova e velha guarda, o trabalho de Renatinho carrega esse DNA da mais pura tradição do gênero, formado por músicos, também de São Paulo, seu grupo de acompanhamento. O artista e seus convidados, garantem um espetáculo de samba, com tradição e festa a todos os espectadores virtuais.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 24 às 20h. Livre. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

"Show Retratos do Brasil" - Dani Lasalvia - Música
A concepção do show “Retratos de Brasil” e? baseada na ideia de se trazer em composições próprias e de outros compositores, como: Chico Buarque, Joao Bosco, De?rcio Marques, Bene? Fonteles, Poli Brandani, Fernando Guimaraes entre outros, estilos presentes na construção da música brasileira.
Trata-se de uma longa pesquisa de linguagens e gêneros musicais, que passeia pelo choro, modinhas, sambas, modas de viola, sambas-canção, valsas brasileiras, sambas de roda, música armorial, xote, maracatu e coco.
São canções que mesclam o tradicional e o contemporâneo de forma a privilegiar um lirismo presente na alma brasileira. O foco do trabalho está? na voz, acompanhada da formação instrumental de violão, baixo acústico, voz e viola caipira.
Com os músicos: Dani Lasalvia na voz, violão e viola caipira, Sandro Premmero no baixo acústico e viola caipira e Poli Brandani nos violões.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 24/09 às 19h30. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no interior da Casa.
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro

"MACRO-19" MAGIC FIVE Online - Dança
O espetáculo de Dança "Macro-19", do Grupo Magic Five, busca trazer reflexões sobre a era digital, na qual, pessoas estão se "conectando virtualmente" a esta proposta.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 24/09 às 18h. Maiores de 10 anos. Grátis. 60 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

 

25/09

Seu escurinho do Acordeon - Daniel Ferreira – Online - Cultura Popular e Tradicional
Francisco Miguel de Paula, conhecido como “Seu Escurinho do Acordeon” é duplamente homenageado, além do graffiti, que retrata sua figura na Casa de Cultura de Mboi Mirim, também será lembrado no Web documentário, que conta um pouco de sua trajetória pera visão de seus familiares. A ideia do documentário é homenagear o músico, que para o bairro e para a região é patrimônio e referência da cultura popular, um mestre que seguia a tradição de Luiz Gonzaga, de quem era exímio admirador e fortalecer a memória cultural do bairro.
Nesta exibição foram entrevistados filhos de Seu Escurinho e o grafiteiro CYRACKZ, responsável pela obra que homenageia o músico na Casa de Cultura M’Boi Mirim.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 25/09 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Onde O Reggae e o Rap se encontram - Neto Trindade - Híbrido - Música
Neto Trindade possui uma carreira de 36 anos, não apenas no Brasil, como em outros países da América latina, como baixista, compositor, intérprete e cantor. Nesta live apresenta seu projeto: “Onde O Reggae e o Rap se encontram” pela Casa de Cultura Brasilândia, trazendo sua performance como artista já que ultrapassou a marca de 10.000 cópias vendidas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Brasilândia. Dia 25/09 às 15h. Livre. Grátis. 120 minutos. Presencial na Casa, Praça Benedicta Cavalheira, s/n
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia

Cólera - 10 anos sem Redson - Música
Cólera é uma banda brasileira de punk rock, formada no ano de 1979, sendo uma das pioneiras do movimento punk do país. Esta apresentação também celebra 10 anos sem o vocalista Redson, que faleceu no ano de 2011.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 25/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Híbrido gravado na Casa de Cultura.
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Calango Brabo - Aniversário da Casa - Música
Uma banda que está na estrada há 20 anos, com diversos Cds gravados. Já se apresentaram com grandes nomes da música brasileira como: Almir Sater, Cordel do Fogo Encantado, Planta e Raiz, Ludmila, entre outros.
Tiveram participação em eventos da FiFA, Sexc, Virada Cultural, Fábricas de Cultura, Casas de Cultura e em redes de Tvs nacionais.
Este encontro virtual consiste em uma apresentação, em que a banda traz suas músicas brasileiras e muita energia, juntamente com o peso do velho e bom Rock'n'Roll, com performance instrumental, que inclui a única Double Guita da América Latina.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Campo Limpo. Dia 25/09 às 17h. Livre. Grátis. 90 minutos. Presencial na Praça João Tadeu Prioli.
Endereço: Casa de Cultura Campo Limpo

Hip Hop na brasa – Sombra - Música
Espetáculo composto por um elenco inteiramente negro e periférico, por jovens construindo um caminho artístico, com referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afrobrasileira.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Brasilândia. Dia 25/09 às 14h. Livre. Grátis. 180 minutos. Presencial na Casa, Praça Benedicta Cavalheira, s/n. Atividade Híbrida
Endereço: Casa De Cultura da Brasilândia

Seu escurinho do Acordeon - Daniel Ferreira – Online - Cultura Popular e Tradicional
Francisco Miguel de Paula, conhecido como “Seu Escurinho do Acordeon” é duplamente homenageado, além do graffiti, que retrata sua figura na Casa de Cultura de Mboi Mirim, também será lembrado no Web documentário, que conta um pouco de sua trajetória pera visão de seus familiares. A ideia do documentário é homenagear o músico, que para o bairro e para a região é patrimônio e referência da cultura popular, um mestre que seguia a tradição de Luiz Gonzaga, de quem era exímio admirador e fortalecer a memória cultural do bairro.
Nesta exibição foram entrevistados filhos de Seu Escurinho e o grafiteiro CYRACKZ, responsável pela obra que homenageia o músico na Casa de Cultura M’Boi Mirim.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 25/09 às 18h. Livre. Grátis. 30 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Arena do Flow - Hip Hop
Arena do Flow vem com um formato de evento na linguagem Hip-Hop, como linhas de frente com Prodígio, como mestre de cerimônia e Dj Claytão, como DJ residente, haverá ainda, batalhas de MC’s com os 8 melhores de SP e um rapper de renome no cenário nacional, como convidado para uma apresentação de fechamento.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 25/09 às 19h. Livre. Grátis. 4h de duração minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Atividade presencial em local aberto, com controle de público.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Circo no Cultural - "Circo de Ébanos "(Eranko)
Este espetáculo é inspirado na potência humana, enquanto ser animal. Nesta obra circense o instinto, a intensidade e a simplicidade do homem contemporâneo ganham qualidade de alta tecnologia humana, resgatando a essência da natureza selvagem em nós, por isso ERANKO, significa animal no idioma Yorubá.
O elenco do circo de Ébanos é composto totalmente por artistas negros, periféricos. Jovens construindo um caminho artístico, por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e da cultura afro brasileira.
Serviço:
Casa de Cultura do Itaim Paulista. A partir do dia 25/09 às 18h30. 50 minutos. Livre. Grátis. Presencial no Espaço interno da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

"A Luta" - Madeirite Rosa - Teatro Adulto
Em um ringue de boxe enfrentam-se duas oponentes: a Sra. S.A. Corporation e Maria. A mediação do embate é realizada pela narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçarias, Maria cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça. Dia 25/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro Manoel Mendonça

"D' Oliveira in Concert" - Online - Música
Mesclando seu estilo efusivo que vem, desde os tempos do Gospel, D’ Oliveira traz em seu repertório a positividade do reggae, a expressão do funk e o romance da MPB.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 25/09 às 18h. Maiores de 10 anos. Grátis. 60 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

Conexões Tatiane Lustoza - Online - Produtores independentes do bairro - Debate
Organizar uma festa, fazer um bolo, procurar um emprego, marcar um compromisso, essas entre tantas outras atividades fazem parte do dia a dia e por meio delas, será abordada a conexão com a produção cultural.
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura São Miguel Paulista. Dia 25/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos
Endereço: Casa de Cultura São Miguel

6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - Resistência Tropicalista - Vander Bourbon - Exposição - Artes Visuais
Vander Bourbon apresenta a Exposição: "Resistência Tropicalista", inspirado pelo movimento antropofágico, onde se apresentava uma oposição ao colonialismo, valorizando a cultura primitiva das origens de nosso país.
Sua arte apresenta uma gama de influências, que podem ser percebidas pelas cores vibrantes, representados pela fauna e flora de nosso Brasil tropical, bem como as personalidades que compõem essa dicotomia.
Essa apresentação retrata uma diversidade de ilustrações, em ordem cronológica, sobre as frentes de trabalho exercidas através de sua inquietude e desejo de manifestar uma posição, seja contestadora ou lúdica, frentes que norteiam sua obra. São charges políticas, flyer para bandas e eventos, ilustrações para livros e quadros, alinhados a um traço característico que dão singularidade a sua obra.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. De 25/09 a 15/10 às 11h. Livre. Grátis. Presencial no Centro Popular de Defesa e Direitos Humanos Frei Tito Alencar, na R. Jacinto Paes, 57 – Americanópolis.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar

Abertura do 6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - Encontro de Saraus com Sarau do Vinil e Sarau Poesia do Porão - Online
O 6º Encontro Literário visa promover o encontro do Sarau Poesia de Porão e do Sarau do Vinil, que são representativos na região, que propõe estabelecer um encontro virtual entre os Coletivos de saraus.
Neste contexto digital, pretende-se exaltar a produção cultural independente do território, através da literatura, da música e das artes visuais. Nessa edição especial, o espaço irá receber artistas que fizeram e fazem o Encontro Literário acontecer nos últimos anos.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 25/09 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar

Vestir os Nús - Cia dos 13 - Presencial Dia do Teatro - Teatro Adulto
O espetáculo conta a história de Ercíla, uma mulher que não conseguiu se enquadrar na sociedade e optou por um caminho dramático durante suas andanças, ela se relaciona com um Cônsul, um escritor e um marinheiro, que tem a história de sua vida publicada em um jornal.
Serviço:
Página do Facebook da Casa de Cultura Tremembé. Dia 25/09 às 19h. 18 anos. Grátis. 80 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público para 20 pessoas no local, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

 

26/09

Agbalá Conta – Online - Primeira Infância
Esta é a história de Giselda Perê e da cabaça Agbalá, que juntas, formam o núcleo “Agbalá Conta”, que traz contos sobre as culturas africanas, afro-brasileiras e de origens tradicionais.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Butantã. Dia 26/09 às 17h. Livre. Grátis. 30 minutos
Endereço: Casa de Cultura do Butantã

Tema Olhar Ímpar - “Oh, MANA!” - Grupo Transcriativas Presencial - Setembro Inclusivo - Dança - "Nosso espetáculo
Esta intervenção surge da necessidade de mulheres reais quebrarem preconceitos sociais e criarem suas próprias referências identitárias, em diálogos entre deficientes auditivas e ouvintes. Todas as profissionais que desenvolvem e participam do espetáculo estão em tentativa de diluir a herança machista nos âmbitos de trabalho artístico ou profissionais, da área cultural, fazendo com que suas vozes sejam ouvidas.
A peça conta com personagens femininas surdas, que transitam entre desabafos narrativos e performances, em uma ocupação do espaço de cena.
Em cada expressão poética serão envolvidas linguagens artísticas, como música e dança, que levarão o público a questionar estereótipos do feminino e refletir sobre os preconceitos sociais enraizados em nosso cotidiano.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 26/09 às 17h. Livre Grátis. 50 minutos. Presencial
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Arte e isolamento social - Vulcânica Pokaropa Online - Intervenção Artística
Vulcânica Pokaropa apresentará uma performance solo, com demandas que tem vivido nesse processo de isolamento social, pensando na ação corporal junto com a poesia na palavra falada.
A artista se reconhece Travesti, formada em fotografia, Mestra em teatro pela UDESC; sua pesquisa aborda a presença de pessoas Transexuais, Travestis e Não Binárias no Teatro e performance, em que a série "Desaquenda" foi seu principal trabalho do Mestrado, disponível no Youtube pelo canal da "Cucetas Produções”.
Atualmente atua na pesquisa bambolê e comicidade e integra a Cia Fundo Mundo, Cia de Circo, formada exclusivamente por pessoas Transexuais, Travestis e Não Binárias. Além de Performer também é poeta, artista plástica e visual, produtora cultural e curadora.
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 26/09 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos. Presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança. Atividade presencial em local aberto, com controle de público.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Projeção de Mídia Metragem - Love CT - Híbrido - Intervenção Visual
O Love CT propõe fazer algumas exibições de curta metragens autorais, que foram produzidos em Cidade Tiradentes, que dialoga com e gênero do skate e com a vivência local no território; fazendo do skate um elo com as mais variadas culturas e sendo ele uma intervenção artística em meio ao cotidiano do bairro.
A projeção irá acontecer em um grande paredão, no CEU Inácio Monteiro, em frente à sede do Love CT; além das transmissões ao vivo da intervenção, pelas redes sociais do coletivo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 26/09 às 19h. Livre. Grátis. 120 minutos. Online e presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Collab de Produção Itaim Cultural - Produção de videoclipe e sua importância no mercado musical com Lu Scudelari e Nacho Martin - Online - Artes Visuais
Nesta live Lu Scudelari e Nacho Martin irão abordar a vivência no mercado musical e a importância de se produzir um videoclipe, com qualidade e como isso é visto pelos selos e produtores musicais. Um bate papo de uma hora, com diversas dicas e vivências, de como produzir, tempo de duração, pontos essenciais para um videoclipe a ser exibido e a diferença entre vídeo clipe, filmagem e lyric.
Serviço:
Transmissão simultânea no Youtube e Facebook da Casa de Cultura Itaim Paulista. Dia 26/09 às 18h. 50 minutos. 18 anos. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura Itaim Paulista

Baile do Dj Gordo - setembro Inclusivo - Intervenção Artística
Dj Gordo realiza na Casa de Cultura Mboi Mirim uma apresentação de discotecagem com o melhor da música Black presente em seu set. Para seu baile Gordo convida DJ Siqueira seu aluno que vem despontando no cenário prometendo uma experiência única ao público amante da música. Venha balançar ao som de DJ Gordo!
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura M'boi Mirim. Dia 26/09 às 18h. 12 anos. Grátis. 60 minutos. Presencial e online.
Endereço: Casa de Cultura M'Boi Mirim

Dj Fox Ao Vivo - Presencial - Hip Hop
DJ FOX fará seu set consciente e promete uma experiência única aos seus fãs e amantes da música Black, trazendo suas vertentes, como: Rap nacional, Samba Rock, R&B, Funk, entre outros.
O espetáculo será realizado no estacionamento da Casa, com cadeiras, mantendo o distanciamento de 1,5m e senhas, distribuídas previamente.
Serviço:
|Facebook da casa na Casa de Cultura de Parelheiros. Dia 26/09 às 18h. Livre. 120 minutos. Grátis.
Endereço: Casa de Cultura de Parelheiros

"Meu Canto Caipira" Leyde e Laura - Música
A dupla sertaneja feminina Leyde & Laura traz a apresentação: “Meu Canto Caipira”. Recordistas de gravações de moda de viola, com suas versões de: “Menino da Porteira”, “Tristeza do Jeca”, “Cabocla Tereza”, entre outras; além de cateretês, cururus, toadas, rasqueados, polca e guarânias, a dupla interpretará músicas que marcaram sua extensa carreira.
Serviço:
|Pela Casa de Cultura Júlio Guerra. Dia 26/09 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na parte interna da Casa, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Júlio Guerra – Santo amaro

Rapadura Xique – Presencial - Música
RAPadura Xique-Chico desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura contemporânea de rap com a tradição da cultura popular brasileira.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 26/09 às 18h30. Livre. Grátis. 60 minutos
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

No final da Boêmia - Renato Kola - Online - Música
No final da boêmia, é um espetáculo de samba e poesia, que ganhou vida como livro, unindo poesias, contos e prosas. O autor Renato Kola, aborda o cotidiano do trabalhador urbano, seus conflitos, amores e lutas.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura São Mateus. Dia 26/09 às 17h.Livre. Grátis. 60 minutos. Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de São Mateus

6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - Na Disciplina: samba e cidadania - Cinema
Exibição do filme: “Na Disciplina: samba e cidadania” seguido de bate-papo, com a diretora do documentário, Semayat Oliveira, a produtora-executiva, Carol Moreno, e a responsável pela captação de som, Sabrina Teixeira.
Na ausência de equipamentos públicos de cultura, a rua se torna o espaço de convivência e lazer possível. “Na Disciplina: Samba e Cidadania” é um documentário gravado no Jardim Miriam, bairro localizado no distrito de Cidade Ademar, lado Sul do mapa.
O média-metragem mergulha na história do grupo musical, que mensalmente ocupa a rua para a tradicional roda de samba e fala sobre a expressão cultural, política e de cidadania deste gênero, além de abordar a liderança das mulheres, para que tudo aconteça. A definição da ‘Disciplina’, aparece em aspectos familiares e de uma vida em comunidade.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 26/09 às 15h. Livre. Grátis. 20 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar

 

5ª SEMANA

 

27/09

 

6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - Denegrindo Saberes Denegrindo Saberes Presencial Intervenção Artística
Denegrindo Saberes é o projeto da Artista/Ativista Isabela Almeida, que usa seus saberes artístico negros, com o objetivo de ocupar espaços que ainda são negados para a atuação deste recorte racial. Mana evidencia sua ancestralidade, a força da mulher preta nordestina e periférica no campo da cultura hip hop. O projeto consiste em uma performance autoral, com letras e poesias impactantes, que relatam a história do povo negro, denúncia ao racismo estrutural e das violências cotidianas.
Atuando há 4 anos, o projeto “Denegrindo Saberes” é reconhecido nas periferias como uma iniciativa inspiradora. A ideia é contribuir para que as pessoas se tornem agentes transformadores de territórios e da Cultura Afro Urbana. Denegrir é tornar negro, é evidenciar, é “pretagonizar” e fomentar a Cultura e o movimento Hip Hop.
Serviço:
|Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 27/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial no CEU Alvarenga
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar


6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - Rascunhos com Clodoaldo Arruda e Ione Nadu Online - Debate
Rascunhos pretende promover o debate a respeito dos desafios que as mulheres periféricas de baixa renda encontram, ao enfrentarem o medo, a humilhação e o terror de estar em uma relação abusiva, sem apoio. Ione Nadu recorreu à poesia, à arte, onde seus versos dão forma às suas dores.
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 27/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar
 

 28/09

 

6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - O assédio e preconceito racial sofrido pelas mulheres, nas ruas e nas redes com Paôla Carmen e Carlos Galdino Online - Debate
Roda de conversa que propõe debater as origens, consequências e formas de combater o assédio e preconceito racial sofrido pelas mulheres, nas ruas e nas redes. Paôla Carmen e Carlos Galdino acreditam que faz se necessário conversar sobre este assunto envolvendo todas as partes, mulheres e homens, a fim de evidenciar a problemática, identificar os vieses inconscientes e conscientizar para a mudança de comportamento e educação de todos. Conversar de forma honesta e transparente, se baseando nos dados.
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 28/09 às 18h. Livre. Grátis. 90 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar

CrossOver Trio’ Piano e Vocais CrossOver Trio Presencial - Música
Formado por três músicos, Fausto Ito no piano clássico, Marcel Azevedo e Larissa Furtado nos vocais intensos, CrossOver Trio representa a capacidade de ajustar a técnica, de acordo com cada estilo musical, mantendo assim, as características e linguagem de cada estilo, com a proposta de atravessar fronteiras, na busca de músicas que toquem intensamente.
Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 28/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público para 20 pessoas no local, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé

 

29/09

Gibiló e Seu Trombone - Circo Presencial
Neste espetáculo o palhaço Gibiló brinca com as crianças, utilizando o trombone para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo, fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares.
Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 29/09 às 15h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Casa
Endereço: Casa de Cultura São Rafael

Propriedades do som com o Prof. Marco Aurélio Jr – Presencial - Intervenção Artística
Esta apresentação propõe uma experiência corporal e cognitiva através da música, onde o espectador vivencia, as sensações que a música pode despertar no espectador, juntamente com o instrumentista, em tempo real.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó. Dia 29/09 às 19h. Livre Grátis. 60 minutos. Presencial.
Endereço: Casa de Cultura Municipal da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

 

30/09

Gramaticando Presencial - Intervenção Artística
Uma apresentação de simplicidade, com músicas cantadas pela Banda Gramaticando e com intervenções para o público presente, confirmando que mesmo os conceitos complexos e estéticos da nossa língua, podem ser assimilados com facilidade e naturalidade, até mesmo pelas crianças, considerando o poder da música, de atingir a todos, mesmo quando se fala sobre as regras da Língua Portuguesa.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 30/09 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos. Online e presencial, com controle de público, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Delivery de sorrisos Palombar Itinerante -Intervenção Artística
Utilizando conceitos do delivery (tão comuns nos dias atuais, por questões do isolamento social em diferentes setores) com rodas, monociclo, triciclos, patins e bicicletas vintage, além do uso de princípios ceno poéticos, para narrar sobre essas linguagens, uma ação que preencha o espaço de forma dinâmica.
O objetivo é tecer um diálogo entre as artes cênicas, circo, poesia, música e as cantigas populares, com o público, sempre prezando pelo cuidado com as pessoas, de forma a inspirar a reflexão e conscientização para o uso das máscaras e do álcool em gel.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas. Dia 30/09 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Na Praça da estação de Itaquera, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

6º Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura" - Projeto Garagem 90 Live Banda Ácido Online - Música
A Banda Ácido foi formada em 2001, tendo seu primeiro CD independente, intitulado: “Pensamentos perdidos”, lançado em 2002, e graças a esse CD teve um crescimento no mundo underground, com um público consolidado, que acompanhava a banda em casas de shows. A banda traz releituras de músicas Pop Rock dos anos 90, com uma apresentação nostálgica, que trazem sucessos que embalaram as rádios dessa época, uma geração que viveu uma época em que o rock era muito intenso.
Serviço:
|Facebook da Casa de Cultura Itinerante de Cidade Ademar. Dia 30/09 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.
Endereço: Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar

A Passarinha - Clarice Senna & Banda - Presencial - Setembro Inclusivo - Música
Um voo musical exploratório da cantora e compositora Clarice Senna: uma alma amazônica, cheia de mundo.
No trabalho autoral de Clarice, as misturas e fusões dos gêneros musicais mais inusitados, ilustram toda universalidade de um repertório que reúne a força rítmica da Amazônia, os saltos das linhas melódicas do erudito contemporâneo e o balanço da linguagem mundial do jazz. Clarice é deficiente visual com 10% de sua visão periférica.
Serviço:
Casa de Cultura Tremembé. Dia 30/09 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial na Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190, com controle de público para 20 pessoas no local, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Tremembé