Centro Cultural Vila Itororó abre as portas ao público com iluminação artística e instalações interativas

Complexo de edifícios históricos teve a primeira fase da restauração entregue em 2019 e estreia no circuito cultural paulistano com a Jornada do Patrimônio, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, com programação 100% gratuita

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a abertura do Centro Cultural Vila Itororó ao público, a ser realizada no próximo dia 10 de setembro, a partir das 20h, com programação 100% gratuita. O espaço, composto por mais de dez edificações construídas no início do século XX entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, passou por um processo de restauro desde 2013 para que pudesse ser plenamente utilizado, com segurança, para as mais diversas atividades artísticas e de lazer. O conjunto ocupa uma área de cerca de 6.000 metros quadrados e foi tombado pelo CONPRESP em 2002 e pelo CONDEPHAAT em 2005. Porém, apenas o espaço do Galpão estava disponível para atividades culturais até o momento.

Inauguração e Jornada do Patrimônio

Para marcar a inauguração, o complexo ganha um projeto de iluminação cênica da artista Lígia Chaim, intitulado “Fonte de Luz do Itororó”, e uma celebração noturna com show de Jairo Pereira no Éden Itororó e Projeto Freebeats na Piscina, projeto de música eletrônica com projeções de vídeo arte. Já no sábado, dia 11, a Vila estreia no circuito cultural paulistano integrando a Jornada do Patrimônio – evento reconhecido pelo prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) que, em 2021, acontece nos dias 11 e 12 de setembro, reunindo atividades diversas ligadas à memória da cidade.

Como parte da programação da Jornada, a Vila recebe espetáculos como a peça “Adoniran reencontra Elis na Vila”, dirigida por Paula Klein, que encena o icônico momento vivido pelos músicos nos anos 70 (sábado a partir das 18h). O público poderá, ainda, explorar o projeto Vozes do Itororó, que oferece uma experiência imersiva em áudio 3D, levando os visitantes a uma viagem pelo passado do bairro e da construção. Essa intervenção, idealizada pela ExCompanhia de Teatro, será permanente.

Novidades permanentes

Entre as novas atividades previstas para o Centro Cultural Vila Itororó, estão sessões de cinema ao ar livre, às quintas-feiras, com o projeto Cine Clube Éden – uma homenagem ao Clube Éden Liberdade, um espaço esportivo que funcionava ali e que incluía a piscina, que recebe águas do rio Itororó e que, agora, será palco de intervenções artísticas e musicais. A programação, a ser divulgada em breve, ainda prevê a realização de shows intimistas, feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas e exposições, e haverá um café para que os visitantes possam se aconchegar ainda mais.

Por fim, o público também pode contar, desde a inauguração, com um acervo literário voltado, especialmente, para literatura infantojuvenil, mas que também envolve material relacionado a patrimônio cultural, arquitetura e história, incluindo conteúdo sobre a ocupação da Vila. Futuramente, a biblioteca será integrada ao Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

Fab Lab

A Vila Itororó também tem uma unidade do Fab Lab, uma rede de laboratórios públicos com 13 espaços espalhados pela cidade, onde são incentivadas a criatividade, o aprendizado e a inovação. No Fab Lab da Vila Itororó é possível fazer cursos de diversas áreas, como criação de jogos, costura ou modelagem 3D. Artesãos e pequenos empreendedores de toda a região podem, por exemplo, usar os equipamentos do Fab Lab para criar formas e moldes que servirão de base para a produção em maior escala de diversos itens, como roupas, artesanato e até cenários para peças teatrais. O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, explica a vocação dos Fab Labs. “Cada região da cidade tem sua vocação e os Fab Labs são ferramentas muito importantes para aquecer a cadeia de economia circular da região, gerando trabalho e renda para quem quiser empreender”. O Fab Lab Vila Itororó estará aberto durante toda a jornada do Patrimônio. Informações sobre os cursos e agendamento de horários disponíveis no serviço SP 156 (portal, app ou telefone).

Serviço:
Inauguração da Vila Itororó
Sexta-feira, 10 de setembro – a partir das 20h
R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01323-000
www.vilaitororo.prefeitura.sp.gov.br

Jornada do Patrimônio
Sábado e domingo, 11 e 12 de setembro
https://jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br