Vila Itororó recebe Espetáculo “Adoniran reencontra Elis na Vila” no dia 11 de Setembro

Espetáculo dirigido por Paula Klein traz performance musical que reinventa o encontro de Adoniran Barbosa e Elis Regina pelas ruas do Bixiga nos anos 1970

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o espetáculo “Adoniran reencontra Elis na Vila”, dirigido pela atriz Paula Klein, que acontece no dia 11 de setembro, às 18h, na Vila Itororó, marcando a reinauguração do espaço emblemático para a história da cidade.

A peça parte do encontro de Adoniran Barbosa e Elis Regina nos anos 70, em que o cantor andou pelas ruas do Bixiga apresentando o bairro para Elis, passando pela Vila Itororó. Esse passeio representa importante memória cultural e afetiva para a Vila, que também foi onde os dois gravaram o videoclipe de “Saudosa Maloca”, em 1978.

A parceria entre os dois ícones da música brasileira se deu pelo fascínio de Elis pela figura e obra do cantor, marcado pela leveza e personalidade efusiva, cuja admiração foi recíproca. “Foi um encontro feliz, onde um celebra a presença do outro, celebra a arte que existe no outro. E é muito bonito isso. É uma dinâmica muito bonita que acontece entre os dois” conta Paula Klein, reforçando a importância de celebrar esse episódio.

Assim, a remontagem desse encontro tem, como desafio, trazer a atmosfera de intimidade e admiração características da amizade entre Adoniran Barbosa e Elis Regina. O elenco, escolhido de maneira cuidadosa, é composto por Lilian de Lima e Rodrigo Mercadante, integrantes do Teatro de Grupo de São Paulo, cuja parceria e amizade vem de longo tempo. “Estamos contando com essa intimidade que já existe entre esses dois artistas para trazer para o palco essa dinâmica festiva que existe entre o Adoniran e a Elis”, diz Paula.

A diretora ainda ressalta que, dessa forma, o espetáculo se faz num grande encontro de amigos, celebrando “a vida pulsante e pungente que é a Vila Itororó até hoje”, partindo dessa relação para trazer um pouco da história do imóvel, emblemático para a memória da cidade.

A peça conta com performances cênicas e musicais, em um repertório que traz sucessos como “Saudosa Maloca”, “Trem das Onze” e “Tiro ao Árvaro”, muito caros à memória paulistana, além de músicas tradicionais do bairro do Bixiga, como o samba paulista, em uma seleção que elenca tanto compositores antigos quanto contemporâneos. “A gente vai contar com (os músicos) Geraldo Filme, com a parceria de Edu Batata e Rodrigo Pirituba, que estão vivos. Também planejo uma homenagem à Vai-Vai, que é a escola de Samba do bairro”.

“Adoniran reencontra Elis na Vila” acontece em um trajeto que se desenrola pela entrada da Vila, passando pelos corredores, pelas casas e pelo largo central, desembocando na escadaria final. O evento, que ocorrerá presencialmente, segue os protocolos de segurança da pandemia de COVID-19.

Serviço:
Adoniran reencontra Elis na Vila

Na década de 70, Adoniran Barbosa anda pelas ruas do Bixiga apresentando o bairro para Elis Regina. Nessas andanças eles entram na Vila Itororó e a cena marca para sempre este lugar de memória. A cena será recriada, inserindo falas e músicas em uma performance da escadaria principal da Vila Itororó.
| Vila Itororó. Dia 11, 18h. Presencial.