Museu de Arte de Rua (MAR) vai entregar mais de 100 obras em nova edição

Quinta e maior edição do projeto vai espalhar murais, intervenções, fotografias, lambe-lambes e outras artes visuais pela cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nova edição do Museu de Arte de Rua (MAR). O projeto deve trazer cerca de 100 obras para as ruas de São Paulo em 2021, em diversos formatos: murais, graffiti, fotografia, colagem, stencil, lambe-lambe, dentre outros tipos de obras visuais. As obras serão distribuídas em todas as macrorregiões da cidade.

Entre as primeiras obras já entregues está a de André Mogle, na Rua da Consolação, 2538. Intitulado “O Verdadeiro Campeão é o Povo”, o painel homenageia as mães durante a pandemia, destacando a sua força e determinação.

Outro destaque da exposição, é o multiartista Robinho Santana, que teve sua obra "Deus é Mãe" indiciada por crime ambiental em Belo Horizonte, no início do ano. Seu trabalho dialoga com dever compulsório de exprimir a sua relação com a vida e a cultura de seu povo. Em suas obras, além de se reconhecer, busca a representação plural e digna da mulher e do homem negro periféricos: protagonistas de sua arte. Em parceria com o Festival São Paulo Sem Censura, o artista elabora uma obra inédita no Minhocão.

O prédio do Conselho Tutelar José Bonifácio e o CEU Parque São Carlos, na Vila Jacuí, recebem a obra da artista Bien Rosa, representante do Coletivo Abayomi Ateliê. A intervenção “Folclore Nosso de Cada Dia” faz uma releitura dos personagens folclóricos brasileiros, dialogando com a atualidade e promovendo a representatividade.

Das grafiteiras Kari e Mota, o projeto “Eu Me Vejo” estampa as paredes do CEU Jambeiro, em Guaianases, com imagens que retratam toda a diversidade de corpos na cidade, com foco nos que nem sempre são retratados, como mulheres mais velhas, mulheres gordas, idosos, crianças e povos originários.

“Esperançar: Amar é um Ato de Coragem” é um grande mural fotográfico no centro de São Paulo, que será feito pelo artista Raul Zito em homenagem ao educador Paulo Freire (1921 — 1997). A ideia é trazer uma mensagem de esperança, lembrando o legado do pensador, um dos nomes mais emblemáticos da educação do Brasil.

Esses são apenas alguns exemplos das obras que estão no projeto. Acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura para seguir a programação do MAR 2021.

Instagram: @smculturasp
Facebook: /SaoPauloCultura
Twitter: @smcsp
Youtube:/smcsaopaulo

Lista de artistas já confirmados para o MAR 2021:

André Mogle
Quebrada Viva
Vini Meio e Felipe Bit
(AmarElas) Karina Rodrigues, Natália Mota, Kelly Reis e Janaína Carvalho
Alcides Rodrigues e Nina Vieira
Ju Costa (M.A.Na.S)
Lais Da Lama (M.A.Na.S)
Kari e Mota
Fio Monteiro
Daiara Tukano
Bien Rosa
Drago e Gustavo Minas
RaulZito
Enivo
Bea Corradi
Pri Barbosa
Renova Jabaquara
Nenesurreal
Teia Urbana
Diego Mouro
Karine Guerra
Denilson Baniwa
Alexandre Cândico, Mzo, Banguone, Image & Bola 8
Robinho Santana
Sarah Lopes
Samba da Luz
Marta Oliveira

MAR 360º

O projeto MAR 360º, uma plataforma da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apresenta cerca de 100 murais realizados nas últimas edições do Museu de Arte de Rua. A plataforma oferece uma tour virtual cultural pelas mais variadas zonas e bairros que cortam a cidade, através de um mapa personalizado e interativo, disponível em www.mar360.art.br. Atualmente, 96 obras estão

Para que todos os murais fossem captados em seus mais ricos detalhes foram utilizados drones equipados com câmeras 12K de altíssima resolução. Todo esse esforço resultou no único museu de rua do mundo com o formato de realidade virtual, que pode ser acessado pelo navegador de qualquer computador. O MAR 360° também foi projetado com tecnologia de giroscópio, que cria a sensação de visão em primeira pessoa quando vivenciado através do celular, sensação essa que pode ser intensificada com o uso de óculos de VR ou óculos Cardboards.