Plano de Amparo: Inscrições abertas para o Edital de Fomento ao Forró

O Edital de Fomento ao Forró foi construído a partir de diálogos para o aprimoramento das políticas públicas considerando as demandas e contribuições da classe artística vinculada à cultura do Forró na cidade de São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura abriu as inscrições para a 2ª edição do Edital de Fomento ao Forró, cuja antecipação faz parte do Plano de Amparo à Cultura 2021. Em fevereiro, a Prefeitura de São Paulo anunciou ações para mitigar o impacto da pandemia no setor cultural, um dos mais afetados pela crise – a antecipação dos fomentos era uma delas.

O Edital de Fomento ao Forró foi construído a partir de diálogos para o aprimoramento das políticas públicas considerando as demandas e contribuições da classe artística vinculada à cultura do Forró na cidade de São Paulo. “A proposta deste edital visa reconhecer a contribuição e importância do forró para a cidade de São Paulo, em especial para a cultura”, diz o texto do edital, que vai apoiar iniciativas de pesquisa e trabalho continuado, bem como o desenvolvimento de ações e atividades para a linguagem forrozeira na cidade. 

Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos que sejam residentes no município de São Paulo há dois anos. As inscrições vão até às 18 horas do dia 15 de abril 2021 por meio do site: http://smcsistemas.prefeitura.sp.gov.br/capac/.

Entre as ações culturais que podem ser contempladas pelo edital estão atividades como capacitação de oficineiros, músicos, dançarinos,cordelistas, artesãos, pesquisadores e educadores, o incentivo à integração de iniciativas aos forrozeiros e seus parceiro, o apoio a canais de formação ao empreendedorismo, com a formalização de artistas e grupos,
e também projetos que contemplem o trabalho de artesãos, culinária, figurino, pesquisa de cultura popular, educação, produção cultural e comunicação.

A iniciativa integra o Plano de Amparo à Cultura 2021, um conjunto de medidas diversas de apoio ao carnaval, a artistas, técnicos, produtores, espaços culturais, grupos e coletivos do setor cultural em meio às dificuldades e restrições de isolamento social impostas pela pandemia da covid-19. Antecipação e garantia dos fomentos, criação de um novo edital, chamados de programação e antecipação do PROMAC (Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais) são algumas das medidas anunciadas para estimular economicamente o setor cultural.

Clique aqui para ver o edital na íntegra.