São Paulo comemora 467 anos

Com o tema Memória, Consciência e Esperança, a Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo celebra o aniversário da cidade com intervenções artísticas, atividades on-line e ações de conscientização diante da pandemia de Covid-19

A maior metrópole da América do Sul celebra seus 467 anos no próximo dia 25 de janeiro com uma programação cultural especialmente preparada pela Secretaria Municipal de Cultura. Sob o tema Memória, Consciência e Esperança, as atividades planejadas vêm para, além de celebrar a memória da cidade, homenagear vítimas da Covid-19, assim como os profissionais de saúde, verdadeiros heróis deste período, além de reforçar a conscientização da sociedade para com os cuidados de distanciamento social e, por meio da arte e da cultura, trazer esperança e confiança em dias melhores, agora reforçadas pela chegada da vacina.

Num momento tão delicado pelo qual passamos, a cultura tem um papel simbólico muito relevante na vida de todos. Mas é importante ressaltar que a celebração não diminui a atenção que a população deve ter com os cuidados com a prevenção do contágio. Por isso, a programação do Aniversário deste ano foi construída a partir de ações de intervenção espalhadas pela cidade que não estimulem a aglomeração e que possam ser contempladas pelas pessoas através da cobertura da imprensa e, principalmente, on-line.

No universo digital, uma agenda com mais de 40 atividades das mais diversas áreas culturais que serão exibidas nas redes sociais de centros culturais, casas de cultura e bibliotecas geridas pela Secretaria. Um recorte da diversidade paulistana com shows de rap, samba, rock, MPB, apresentações teatrais para adultos e crianças, de dança, contação de histórias, discussões sobre questões indígenas e até mesmo uma exposição virtual sobre a história do circo. Num movimento para a democratização da leitura, a partir das 10h, haverá também distribuição de exemplares de Macunaíma, de Mário de Andrade, em cinco bibliotecas do município: Vicente de Carvalho, Cora Coralina, Prestes Maia, Pedro Nava e Érico Veríssimo.

Entre as ações que intervêm na paisagem urbana está o vídeo mapping São Paulo, Cidade-Ciência, que será projetado na fachada do Instituto Butantan. A atividade, que será realizada pelo Ateliê Digital Analógico, formado pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga Tatiane Gonzalez, irá narrar através de uma visão poética os avanços da tecnologia que coloca a capital como polo produtor de ciência.

A ação São Paulo 467 anos, histórias a se contar… do Coletivo Coletores tem como proposta um mini circuito de arte digital buscando dialogar com as memórias de quatro bairros da zona leste (Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista), produzindo narrativas visuais com informações sobre a importância dos cuidados com a Covid-19.

Os profissionais de saúde são os homenageados da intervenção Protagonistas de Máscara. A ação, realizada em setembro pela Secretaria Municipal de Cultura nos hospitais Emílio Ribas e Clínicas, agora migra para a rua Augusta, na altura no número 400, com imagens de profissionais da saúde estilizadas como heróis de quadrinhos. Os usuários do Twitter poderão enviar mensagens de apoio a esses profissionais, que serão projetadas por meio de captura em tempo real pela hashtag #sp467. Através de um QRCode na projeção, o público será direcionado para uma página da Prefeitura com as informações atuais da Covid-19 no município.

O projeto Quebrada Viva leva para as periferias da cidade uma série de projeções em laser de artistas independentes periféricos com frases de conscientização em mensagens que fomentam amor, esperança, cuidado e afeto e que poderá ser acompanhada pela comunidade das janelas de suas casas, reforçando o distanciamento social.

Nas regiões da Praça da República e das ruas Augusta, 7 de abril e Nestor Pestana, o artista visual Moises Patricio promove a intervenção Aceita?, com uma série de obras de arte em lambe-lambes levando frases de conscientização, informações e dados sobre a pandemia.

No centro expandido, a Intervenção Retratos da Pandemia contará com uma exposição fotográfica com um recorte do dia a dia das pessoas na pandemia e o árduo trabalho dos profissionais da saúde que serão exibidos em um painel de LED de 4 metros disposto em um caminhão, que circulará pela região das 12 às 20h. Entre os fotógrafos participantes estão Felipe Iruatã, Brenda Alcântara, Filipe Cioccia Sastre Redondo, Lucas Ettore Chiereguini, Alan Rodrigo Alcantara Alves e Rodrigo Capote.

A homenagem Nome Próprio irá projetar fotos das mais de 200 mil pessoas que tiveram suas vidas acometidas pela pandemia no prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo, das 20h às 23h.

Ainda com o foco no tributo às vítimas, na área exterior do Theatro Municipal acontecerá a instalação Luminárias pela Vida de Bruna Lessa, com 900 velas solares na fachada do prédio como símbolo de luz e transformação. Durante a performance, a trilha musical será realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do maestro Roberto Minczuk.

Entre as atividades de conscientização, a Secretaria expande pelas cinco zonas da cidade a intervenção artística Sorriso na Máscara, que será realizada por sete grupos de artistas de diferentes linguagens, levando um pouco de alegria e muita informação de prevenção e cuidados básicos, com distribuição de máscaras, num total de 14 apresentações que acontecerão das 10h às 18h.

No projeto Retalhos de Esperança, 100 costureiras responsáveis por confecção de máscaras durante todo o período da pandemia realizarão um trabalho colaborativo para a Vila Itororó: uma grande bandeira feita de retalhos com recados de esperança e conscientização para a população, inspirando ações de solidariedade. No mesmo local, será exibido um filme contando esse processo de construção da bandeira e uma exposição retrata o trabalho desenvolvido por essas verdadeiras artesãs.

Nos bairros do Jaguaré, Vila Piauí, Vila Nova Cachoeirinha, Paraisópolis, Comunidade do Gato, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Guaianases e São Remo, das 10h às 16h, ao som de marchinhas, sambas enredos, funk e soul, o Formato Bloco apresenta muita alegria, folia e diversão no Cortejo Gonguê. Com uma trupe formada por músicos multi-instrumentistas, eles misturam o balanço da percussão ao suingue de metais e o som do cavaquinho em repertório que traz clássicos de Jorge Benjor, Tim Maia e Wilson Simonal e muito mais.

Entre as atividades on-line, destaque para Desvairada SP – Da Garoa aos Saraus, uma homenagem do Sarau do Binho, um dos precursores de eventos literários nas periferias da zona sul de São Paulo. No evento digital, a partir das 17h, poetas e músicos paulistanos relembram histórias vividas na cidade e declamação de poemas e músicas que nos conduzem às suas ruas, becos e vielas.

serviço:
Aniversário de 467 anos de São Paulo


São Paulo, cidade-ciência
Local: Instituto Butantan
Horário: 18h30
Endereço online: https://www.twitch.tv/ATELIEDIGITALANALOGICO

São Paulo 467 anos, história a se contar…
Locais:
Casa de cultura São Mateus
Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho
Praça Brasil
Av. Nagib Farah Maluf, s/n - Conj. Res. José Bonifácio
Hospital Municipal Cidade Tiradentes
Av. dos Metalúrgicos, 1797 - Cidade Tiradentes
Capela de São Miguel Arcanjo
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 - São Miguel Paulista
Horário: 18h30
Endereço online: Facebook - @casadeculturasaomateus
Protagonistas de máscara
Local: Rua Augusta (altura do nº 400)
Horário: 18h30

Quebrada Viva
Locais: Rua José Eduardo Pereira ll, sn - Jd Damasceno; Rua da goiabeiras/ sn - Jd Colombo; Rua Gervasio Leite, 1073 - Jd Peri; Rua Pasquale Qualupe, sn - Paraisópolis
Horário: 18h às 22h

Aceita?
Local: Rua Augusta 454; lambes: Praça da República, Rua 7 de Abril, 58; Nestor pestana, 263; Rua Augusta, 430
Horário: 19h às 21h

Intervenção Retratos da Pandemia
Local: Trajeto centro expandido
Horário: 12h às 20h

Nome Próprio
Local: Prefeitura Municipal de São Paulo - Viaduto do Chá, 15
Horário: 20h às 22h

Sorriso na Máscara
Locais:
Jd. Elba: Rua Batista Fergusio, 1016 - Vila Cardoso Franco;
Fazenda da Juta: R. Augustin Luberti, 268-338 - Fazenda da Juta;
Vila Flávia: Rua Conego Jose Maria Fernandes, 356, Vila Flavia;
Vila Sonia: Rua Abrão Calil Rezek, 91 - Vila Sonia;
Jaguaré: R. Prof. Moacir de Freitas Amorim, 31 - Vila Lageado;
Vila Nova Leopoldina: R. BERGSON, 52 - PQ. DA LAPA;
Vila Leopoldina: Rua Frederico Wolf, 120 - Vila Leopoldina;
Favela da Paz: R. Adalberto Kurt, 120 - Vila Pirituba;
Jardim Damasceno: Rua Daniel Certo, 14;
Jardim Elisa: R. Rômulo Naldi, 137 - Conjunto Promorar Estrada da P;
Heliópolis: Av. Almirante Delamare, 3033 - Cidade Nova Heliópolis;
Paraisópolis: R. Silveira Sampaio, 660 - Fazenda Morumbi;
Parelheiros: Estr. Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jardim dos Alamos

Horário: 10h às 18h

Desvairada SP – Da garoa aos Saraus
Local: online - link https://www.facebook.com/SarauDoBinho
Horário: 17 horas


Programação Centros Culturais


Teatro Flávio Império
Lúdicos no Aniversário de São Paulo - Mario e as Marias
19h
O espetáculo Mário e as Marias propõe uma viagem inspirada na vida e obra de Mário de Andrade. O menino Mário recebe de presente de seus pais, um par de óculos muito especiais, que permitem que ele enxergue o Brasil de uma forma surpreendente. É o nascimento de um novo olhar. Ele parte em busca daquilo que seus olhos passam a ver: a Maria, que representa nossa gente, nossa terra, nossa cultura, e essa se torna a grande aventura de sua vida.
Formato da Apresentação: Virtual com transmissão pela página facebook.com/teatroflavioimperio

Centro de Referência da Dança
A Voz dos Corpos Africano - Cia Afrikanse
17h
Afrikanse é um movimento artístico formado por artistas imigrantes e refugiados africanos que atuam no resgate de valores socioculturais afro descendentes através da arte e cultura de matrizes africanas. A intervenção, A VOZ DOS CORPOS AFRICANOS, remete à presença de artistas imigrantes africanos no cenário da dança no Brasil, contando com a participação do artista Ermi Panzo, performando as narrativas do corpo junto a um elenco percussivo.
formato da apresentação: transmissão online no facebook @crdancasp

Centro Cultural Vila Formosa
Oficina com Tiquinhos Pensantes
14h
Tiquinhos Pensantes entra em uma brincadeira lúdica com trio musical trazendo oficina infantil bem divertida para comemorar o aniversário de São Paulo. O brincar junto fortalece o vínculo familiar! Pensando nisso, trouxemos uma oficina fácil para a família se reunir! Iremos construir um barangandão e fazê-lo dançar, brincando com músicas infantis.

Contos populares e histórias da São Paulo antiga
16h
A Cia Mapinguary, comemorando o aniversário da cidade, conta histórias da São Paulo antiga, narrando a história desde o nascimento e o surgimento de alguns bairros. Espetáculo com histórias sobre mitos e fantasmas paulistanos, com trilha sonora de compositores nascidos na cidade, além de outros contos populares.
Formato da apresentação: online - Facebook.com/ccvilaformosa e Instagram @ccvilaformosa

Centro de Culturas Negras

Festival São Paulo Samba
15h às 18h
Em comemoração ao Aniversário da Cidade de São Paulo faremos um festival que tem a cara da terra da Garoa, Festival São Paulo Samba, que trará para o Centro de Culturas Negras uma ocupação Cultural com comunidades de samba e sambistas de reconhecimento popular desta terra tão pulsante culturalmente.
Formato: online Live no facebook e instagram @CCNEGRAS

Centro Cultural Penha

AfrôGira
19h
Renato Gama lança seu terceiro trabalho, um disco duplo, que traz narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros, tendo o afeto como liga, cria um cenário de aquilombamento, espaços de segurança, produzindo muitos sentidos para a população negra, povos originários e todes que compreendem a importância da contribuição do continente africano. AFRÔ, o primeiro disco deste compilado traz em sua essência a contribuição cultural do corpo em estado de celebração, característicos da cultura africana, evidenciado nas danças, no andar e gestos. GIRA, o segundo disco tendo como base atabaques, violoncelo e cavaquinho, a festa se faz presente com sambas de roda, ijexás e outros sambas.
formato da apresentação: online - Facebook/centroculturalpenha


Centro Cultural Olido

Encontros na Olido
No aniversário de SP, o Centro Cultural Olido promove encontros entre DJs da nova geração da cena eletrônica da cidade. O evento será transmitido ao vivo da Sala Olido e conta com back-2-backs dos seguintes artistas: Tessuto & DJ Due, Badsista & Malka e Cashu & Ella de Vuono. Esses são nomes que integram o cenário de festas independentes e representam muito bem a novíssima cena de discotecagem de house e techno, um cenário que coloca São Paulo entre as principais cidades do mundo musicalmente falando. O evento, além de celebrar o aniversário da cidade, serve como esquenta para a inauguração da Galeria do DJ Sonia Abreu, programada para o próximo 9 de março, Dia Mundial do DJ.
Artistas
Endereço online: Twitch @centroculturalolido

Centro de Memória do Circo

TEM CIRCO EM SÃO PAULO - Lançamento da versão virtual da exposição HOJE TEM ESPETÁCULO, do Centro de Memória do Circo, Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo.
16h
Exposição consagrada ao circo, de caráter permanente, HOJE TEM ESPETÁCULO apresenta vasto panorama da história do circo, principalmente no Brasil. Com documentos iconográficos (fotografias e peças gráficas), aparelhos, figurinos, áudios, áudio-visuais, maquetes, distribuídas em quatro núcleos: Artes e Saberes do Circo, Linha do Tempo, Famílias, e Café dos Artistas. Inaugurada em 2012, a exposição ocupa toda a sobreloja da Galeria Olido, e uma sala do térreo. A curadoria de Verônica Tamaoki, coordenadora do CMC, foi agraciada, em 2013, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e o projeto expográfico de Carla Caffé foi selecionado pela 10a Bienal do Design. O projeto de Renato T. Figueiredo, realizado no final de 2019 atualizou o conteúdo e adaptou o espaço às medidas sanitárias contra a pandemia. A versão virtual acrescenta duas novidades: um tour pelos pontos históricos do circo no Largo do Paissandu, onde o circo se encontra há 130 anos, pelas Reservas Técnicas e pelo Ateliê do Centro de Memória do Circo. Dessa maneira o público poderá conhecer também um dos mais importantes sítios históricos do circo brasileiro, e ainda espiar pelas cortinas os bastidores da instituição. A visita será conduzida por Verônica Tamaoki, curadora da exposição e coordenadora do CMC, com a participação de Renato T. Figueiredo e Brenda Amaral, responsável pelo projeto de revitalização do espaço, e da versão virtual da exposição.
Endereço online: http://facebook.com/centrodememoriadocircosp

Programação Casas de Cultura

Butantã

Hip-Hop Ideologia Fatal - O Corre não Para
19h
O grupo Ideologia Fatal surgiu em 1995, na periferia do bairro do Butantã, Zona Oeste de SP. Sempre lutando pela valorização dos bons ideais do hip hop através do rap nacional, o grupo realiza uma intervenção dentro da comunidade da São Remo, com uma apresentação que mescla a linguagem de sarau e Hip Hop, usando a música como instrumento de reflexão e transformação para os jovens e crianças.
Endereço online: Facebook - @ccbutanta

Tremembé

Fogo Cruzado
20h
A apresentação da banda FOGO CRUZADO é no estilo “punk anos 80”, com músicos experientes, oriundos da geração pioneira do punk no Brasil, com vocais rasgados, guitarras pesadas, linhas de baixo e bateria pesadas e muito bem casadas, além da agitação e energia essenciais a qualquer apresentação de rock. Nas suas letras são tratados assuntos do cotidiano, denunciando todo tipo de injustiças sociais, seja de uma nação contra a outra, seja do estado contra o cidadão, abordando esses assuntos do ponto de vista geral, sem viés político em suas letras, mas claramente protestando contra o “status quo” estabelecido, visando a defesa da justiça.
Endereço online: Facebook - @cctremembe


Vila Guilherme

São Paulo é isso aqui
Com Timm Arif e Eloy Polemico
18h
"São Paulo é isso aqui" é um evento pensado para evidenciar as manifestações culturais paulistanas que permeiam o movimento HIP HOP através do RAP e compõem a programação do Aniversário de São Paulo. O show é a intersecção entre as trajetórias urbanas-musicais dos Rappers, Mcs e Compositores Timm Arif e Ely Polêmico, que trazem em suas letras as vivências da cidade de São Paulo e uma mescla de gerações do RAP e HIP HOP.
Endereço online: Facebook - @CCCasarao

Campo Limpo

Rock na Cidade
Com EXTRA ATIVE
15h
A banda do Capão Redondo vem com a versatilidade ímpar de seus músicos para apresentar ao público tudo que serviu de influência em suas trajetórias musicais e embelezam o repertório com canções nacionais de grande sucesso, muitos deles produzidos na década de ouro do rock nacional e internacional, passando ainda pela década de 90 e completando o set com músicas autorais, provando que o pop/rock nacional está “vivinho da silva” prontos para ser apreciados pelo público não apenas nostálgico da linguagem mas esperançoso com o brilho, ou melhor , o timbre que o rock nacional cumpre tão bem.
Endereço online: Facebook - @ccampolimpo

Jardim das Oliveiras
Com Ceciro Cordeiro
16h
Jardim das Oliveiras é um espetáculo musical produzido para todos os públicos, com objetivo de divertir, emocionar e levar o espectador a refletir sobre os elementos culturais e suas raízes, contidos nos textos, melodias e ritmos de cada canção deste show. Com influências do Baião, maracatu, xote e xaxado, emboladas, forró e elementos da cultura popular nordestina como os folguedos e o reisado.
Endereço online: Facebook - @ccampolimpo

Freguesia

Migrações
Com Mil Virgulino
20h
O projeto “Migrações” relata a vida de Mil, uma artista que busca uma saída para reverter as consequências de se ter uma família nordestina migrada para uma área periférica do distrito Brasilândia em São Paulo. Carregando sua ancestralidade “cangaceira” e usando o forró como principal elemento, assim como usa as características paulistas, para encaixar suas poesias e vivências.
Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue

Guaianases

Exposição a Arte Fala
vivência com André França
14h
A intervenção a Arte fala trará aos munícipes da Casa de Cultura Municipal de Guaianases trabalhos artísticos que trazem reflexão sobre sentimentos e conhecimentos empíricos, também trás aos munícipes reflexão poética e política sobre a sociedade contemporânea da qual vivemos. O evento se trata de uma exposição que acontecerá no formato de live, onde o artista expõe e disserta sobre suas obras, trazendo críticas e reflexões a respeito do contexto social atual. Além de grafitar uma tema de 1,50 por 1,50. O artista estará expondo 15 telas ou material reciclado
Endereço online: Facebook - @casadeculturaguaianases

Histórias de cidades e habitantes
Com Danilo Minharro
17h
A proposta é situar a oralidade das histórias, que costumam ser sobre mitos, fábulas e contos de tempos antigos para o espaço urbano e a atualidade..Talvez pela própria formação das cidades, vemos o imaginário sobre o espaço urbano dominado pela velocidade vertiginosa dos noticiários ou por produções audiovisuais que não permitem ao interlocutor a criação de imagens, uma vez que estas não chegam pelas palavras do narrador, mas tendo a própria imagem acabada como meio de transmissão. Esse esvaziamento imaginativo acaba por gerar uma lacuna que mostra uma face bastante cruel dos nossos tempos, sobretudo nos centros urbanos: não existe espaço para criação. As coisas são como são, e estão dadas inclusive no campo imaginário. O espaço para o imaginativo, para o fantástico, para o ancestral, para a cocriação da realidade e de sua leitura, está encerrado em outro tempo, num lugar distante da realidade matéria.
Endereço online: Facebook - @casadeculturaguaianases

Hip Hop Leste

Trupe Borboletras
14hs
Um povoado distante, na China antiga, sofre com os caprichos de seu mimado Rei e o responsabiliza por toda a má sorte que paira que paira sobre eles: seca, doenças e a fome. Porém, uma legítima pérola encantada será encontrada e tudo magicamente se transformará.
Endereço online: Facebook - @CCHIPHOPLESTE

Brinque-som
Com Malas Portam
15h
O espetáculo "Brinque-som" se inicia de forma contemplativa, buscando uma conexão direta com o público por meio da sonoridade. Os viajantes da companhia se apresentam com uma música da cultura nacional, chamada"Sabiá na gaiola", e fazem com que parte de seus figurinos se transformem, ganhando cores e ritmos de cordel que, ao serem lidos, convidam a plateia a brincar com o corpo e a memória. As brincadeiras estão presentes durante toda a apresentação, envolvendo o público de forma sutil e livre, convidando todos a formar uma grande roda ao som de ritmos e cantigas populares brasileiras.
Endereço online: Facebook - @CCHIPHOPLESTE

Itaim Paulista

SP in CENA (467 anos)
Com Katvos
20h30
A banda Katvos formada no início do ano 2000 tem uma grande contribuição no cenário do Rock Independente na Cidade de São Paulo, misturam o bom e velho rock com maracatu e Hip Hop, com uma mistura única, circulam pelo cenário independente de bandas autorais e já abriram muitos shows para bandas como CPM 22 GLÓRIA , RAIMUNDOS entre outros, muitos deles por promoção da Rádio Rock 89 FM.
Endereço online: Facebook - @casadeculturaitaimpaulista




Vila Guilherme

Show "Garoa"
Com Jota Pê
20h
Com vertentes que vão de Jorge Ben a Caetano Veloso, passando pelo manguebeat de Chico Science, o cantautor paulistano Jota.pê,lançou seu primeiro álbum “Crônicas de um Sonhador” em novembro de 2015 e atualmente trabalha no seu novo EP e show “Garoa”. O show Garoa apresentado atualmente pelo artista, com direção musical de Marcelo Mariano (Djavan, Lenine, Gal Costa), tem em seu repertório composições que passeiam ritmicamente por brasilidades, do afoxé ao samba, Jota.pê parece tentar trazer fôlego a seus ouvintes. No repertório, músicas inéditas e parcerias com Leandro Léo, Anna Tréa, Nina Oliveira, Bruna Black e Camila Brasil.
Endereço online: Facebook - @CCCasarao

Brasilândia

INDAIZ - JARAGUÁ É GUARANI
Com INDAIZ
às 17h
Jaraguá É Guarani - fala sobre a luta pela demarcação das terras indígenas do bairro paulistano do Jaraguá, sobre a luta social cultural da região noroeste da capital paulista. O disco cria vínculo entre as favelas e as aldeias que vivem em contextos parecidos, cada um com suas particularidades, mas com a mesma luta.
Endereço online: Facebook - @CasaCulturadaBrasilandia

Campo Limpo

Cores da Pauliceia
Com Andréa Fekete
às 18h
Festejando o aniversário de São Paulo, a Maestrina Paulistana Andréa Fekete, presta uma homenagem à Cidade, com um concerto Especial na Página do Face da Casa de Cultura do Campo Limpo. Com formação surpreendente, manifesta o seu amor pela música desde muito cedo. Em sua maestria, admiravelmente, fez eventos com repertórios autorais mostrando sua destreza como solista e em outros não autorais como dueto, piano e saxofone e também em um trio com piano, violão e bateria. Desta forma, em suas apresentações, Andréa transmite ao seu público toda grandeza de suas obras regadas de muito talento e amor pelo seu trabalho.
Endereço online: Facebook - @ccampolimpo

CCM Hip Hop Sul

A Circle
Com Circo-Perna-de-Pau
com Distanciamento Social
11hs (Presencial Itinerante)
Nesta época de pandemia e isolamento, não pudemos ter mais o contato presencial dos artistas circenses com o público. Pensando numa alternativa, a Circle vai levar para Casa de Cultura Municipal Hip Hop Sul, palhaços nas pernas-de-pau utilizando máscaras pintadas/maquiadas com toda a higiene possível, enfatizando o distanciamento social pela altura das pernas-de-pau (cada artista fica com 3 metros de altura). Assim, Pataquada, Jujubinha e Boné falam sobre a conscientização para prevenção do COVID-19, de uma forma leve e divertida.
Endereço online: Facebook - @ccmhiphopsul

BrigadaSul
17h
O Sarau Hip Hop vem se apropriando a cada ano de muitos espaços em todas as regiões de São Paulo. Estão presentes nas Casas de Cultura, Fábricas de Cultura, nos SESCs, nas praças públicas, bibliotecas e tantos outros locais. Betão tem a importância para o movimento Hip Hop da Zona Sul pois está inserido no Hip Hop desde 1999 junto de seu grupo formado através de uma junção de quatro grupos, chamado "Brigada Sul". O nome se deu na inspiração de uma faixa do disco do Alvos da Lei no qual o nome da música era Plattom da Periferia. DU CONCEITO é grupo de rap nacional que há 8 anos atrás lançou um álbum com tema “TRAJETÓRIA LOKA”. Já participou de 10 coletâneas e fez vários shows e intervenções artísticas.Também irá apresentar o novo álbum com o temática “Anonimato”, com 20 faixas que contempla o rap nacional, iremos cantar de 5 á 8 musicas do CD sendo de direitos autorais próprios, com o intuito de trazer uma mensagem positiva para quem está assistindo e levar esperança através da música, e assim faremos com nosso repertório conforme o tempo também relatar como está nossa carreira, Eduardo do "Du Conceito" adentrou no rap inicialmente com o grupo "Conscientes da Realidade".
Endereço online: Facebook - @ccmhiphopsul

Du Conceito
18h
Formada em meados de 2002 por Eduardo, a banda é composta pelos integrantes Eduardo (Vocalista),e Paloma Santana (Backing Vocal). A banda fez seu primeiro álbum autoral chamado de "Trajetória Loka" no ano de 2011. Com seu autêntico rap, também participou de várias coletâneas, com um conteúdo que traz como entretenimento o rap com mensagens positivas que abrange a todo público. Du Conceito já gravou com outras vertentes musicais, tais como: MPB, rock e eletrônico. Tendo como inspiração grandes nomes da música popular brasileira, tais como: Jorgen Ben, Tim Maia, Cassiano e Raul Seixas. Atualmente a banda vem fazendo grandes shows dentro da cidade de São Paulo.
Endereço online: Facebook - @ccmhiphopsul

Live Do Trilha $onora Do Gueto - T$G
20h
O Trilha Sonora do Gueto, também conhecido somente como T$G ou T.S. DO GUETO, é um grupo de rap brasileiro. Formado oficialmente em 1999, sofreu ao longo da carreira algumas reformulações com a entrada e saída de alguns integrantes. Possuindo atualmente os integrantes: Kaskão (Djalma Oliveira Rios), Zekinha (Djalma Oliveira Rios Júnior) e DJ Soneka (Edson Pereira dos Santos). Com quatro álbuns e um DVD lançado, o grupo usa uma linguagem coloquial e gírias nos encartes dos mesmos.
Endereço online: Facebook - @ccmhiphopsul

Freguesia

Música e o Circo
Com banda Strimilicotric
15h
No show da banda Strimilicotric a Música e o Circo são os protagonistas que convidam o público a se divertir com canções inéditas, descontraídas e algumas até sem pé nem cabeça! A irreverência dos palhaços faz com que o público sinta-se à vontade para dançar, pular, cantar e curtir uma boa composições feitas por esses músicos e palhaços, ou palhaços e músicos, ou "musilhaços", ou… bom o melhor mesmo é conferir ao vivo e tirar suas próprias conclusões.
Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue

Banda 365
17h
Com diversos sucessos em sua carreira alguns se tornaram verdadeiros hinos. Sem dúvidas o maior deles que mostra o DNA paulistano da banda é a música “São Paulo”. A canção foi lançada originalmente em 1986 em formato de disco-mix e posteriormente fez parte do primeiro LP da banda em 1987. Uma das mais significativas homenagem a São Paulo transformou a banda em sucesso nacional. Até hoje pessoas de todas as gerações cantam seu refrão: Sem São Paulo, o meu dono é a solidão, diga sim, que eu digo não. Em seu shows além desta homenagem o repertórios engloba outros sucessos seus como: “Grândola, Vila Morena", música do cantor e compositor português Zeca Afonso, "Canção para Marchar", "Berço Esplêndido!", "Cegos Movimentos", "Anos 70" e clássicos do rock nacional.
Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue

JARBAS MARIZ IN SAMPA
19h
O cantor, compositor e instrumentista Jarbas Mariz iniciou sua carreira em 1968, tocando nos conjuntos de baile “Pedras Rolantes” e “Os Selenitas”, em João Pessoa, na Paraíba. Em 1974 participou do LP "Paêbirú", de Zé Ramalho e Lula Côrtes (hoje é o LP mais procurado e caro do Brasil). Jarbas gravou seu primeiro disco solo, o Compacto Duplo ""Transas do Futuro"" em 1977, (hoje considerado raro entre os colecionadores DJs, relançado em vinil, pela Vale Verde Records/USA e consta do livro “Lindos Sonhos Delirantes”- v. 2, de Bento Araújo como um dos 100 discos mais audaciosos do Brasil). Gravou, também, os discos autorais ""Bom Shankar Bolenath"" - em parceria com Lula Côrtes - Instrumental; ""Vamos lá pra Casa"", ""Forró do Gogó ao Mocotó"", ""Num Lugar de La Mancha"", ""Do Cariri pro Japão"" e “Pare Olhe Escute”. Jarbas Mariz agora está preparando o seu oitavo CD, com seu novo trabalho que traz as participações de Zé Ramalho, Chico César e Crônica Mendes, a ser lançado em breve.
Endereço online: Facebook - @ccsalvadorligabue

Itaim Paulista

SP in CENA (467 anos )
Com Marcos filho e Banda Bee Bop
19h
Músico atuante na cena nacional acompanhando diversos artistas da música como El Mizza ,Banda Mãe da Rua, Nó de Fumaça, Filosofia Reggae entre outros apresenta seu projeto solo , denominado " RETRATO", com lançamento previsto para este ano. RETRATO, relata uma proposta social que envolve seu mundo atual entre trabalho, família, natureza, música, cultura, amizade e representatividade periférica, no repertório estão incluídas músicas como " O Povo" , "Retrato" que dá título ao Disco além da já conhecida pelo público "Viver é tão bom" , traz ainda releituras de artistas como Charlie Brown Jr e Natiruts com uma "pitada" de grande riffs de guitarras , promete um show bem eclético para bons apreciadores da música e seus experimentos.
Endereço online: Facebook - @casadeculturaitaimpaulista

M’Boi Mirim

LIve aniversário de SP( funk/Rap/Trap)
18h
Abordando temas da periferia com muita alegria. Mostrando que não existe preconceito e sim união. E trazendo muita reflexão com suas letras que falam do cotidiano periférico. O paulistano Edinaldo Smania do Nascimento, mais conhecido como DJ Naldinho, iniciou sua carreira como DJ no ano de 2005 atuando no mercado, começou sua carreira tocando em festas particulares e baladas como aprendiz de DJ. Nesse tempo passou como convidado por várias festas de nome como White Party For Peace, VibeTronic.
O NGKS (sigla para NeGrosKiS) foi criado no carnaval de 2016 , por um pessoal que se conheceu na escola e já embrazava nos passinhos em bailes pela Zona Sul de São Paulo. No total, eles são em 5 jovens – além dos amigos e amigas que colam no rolê -, entre 17 e 23 anos, que têm em comum o gosto pela dança, pelo funk e uma atenção caprichada no estilo.Depois de fazer sucesso com toda uma moda black em um bloco carnavalesco na Faria Lima, o grupo decidiu gravar alguns vídeos dançando uns passinhos que eles viam na internet. Hoje, eles acumulam milhões de visualizações no YouTube e no Facebook, e já não são um bonde só de dança, com direito a música gravada e agenda de shows. Kamikaze, MC da zona Sul de São Paulo iniciou sua carreira no RAP meados de 2005 , já criado e orientado pela influência da música negra, com dois discos já na rua "A VONTADE E O CAMINHO " 2010 e "EM CADA RUA " 2013 Kamikaze já fez algumas parcerias musicais com GulliVER (D- PINOT) , MOEDAMAN entre outros artistas. kamikaze tem produções áudio e visuais com JAY P , Gsevennine e TDL estúdio (Pentágono) entre dezenas de shows e festivais culturais kamikaze já participou de FYABUN , PROJETO RADIOLA , BLACKBALL ,COLONIAFEST e VARAL CULTURAL. nos quais já dividiu palco com KAMAU ,RAEL ,TRAMIT, PENTÁGONO,TERRA PRETA ,KL JAY... além de artista solo kamikaze também tem atuado em outros projetos como o coletivo CAVERNA HITS
Endereço online: Facebook - @CCmboimirim

São Mateus

Grupo opni
11h
Evento consiste em realizar um resgate da produção cultural da região através do grafite com os grupos, coletivos, Artistas e Personagens do Território, que será realizado pelo grupo opni , a proposta é realizar uma galeria histórica da produção cultural através do grafite e da arte urbana

Dandara, A Guerreira Quilombola
Com Jordana Dolores Dandara
17h
Narração criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silêncio e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa que planejava ações de combate, liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira do grande líder Zumbi dos Palmares.

LEI DI DAI 15 ANOS "Love Gold Green"
18h
Lei Di Dai em 2005 iniciou carreira solo como cantora de Dancehall, ritmo dançante do reggae e foi coroada como a rainha do dancehall brasileiro pela revista Rolling Stone. Com 10 turnês internacionais, ganhou destaque na Billboard internacional e na cena reggae mundial com grande êxito! Sua música está sendo tocada nas rádios na França, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Itália, Austrália e Brasil. Projeto em comemoração aos 15 anos de atividades de Lei Di Dai. A abertura do evento tem o set do DJ Vinnie e workshop de dancehall com a dançarina Fabi R. Silva.
Endereço online: Facebook - @casadeculturasaomateus

São Miguel

Samba Certeiro
Com Everson Pessoa e Banda
17h
No espetáculo musical “Samba Certeiro” o músico e compositor Everson Pessoa presta uma homenagem aos sambistas, intérpretes e compositores de todos os tempos, estes que dão vida e voz aos milhares de versos e melodias. Um espetáculo que reúne o melhor do samba além de influências de outros gêneros da música brasileira em composições inéditas que assina letra e melodia, também
com seus parceiros como Nei Lopes, Vitor Pessoa, Carlos Rennó, Almir Guineto entre outros compositores da atualidade.
Endereço online: Facebook - @casadeculturasaomiguel

A Cria da Favela
De Menos Crime
18h
A turnê do show “A Cria da Favela” dos dinossauros do rap De Menos Crime formado por Lerap, Mago Abelha, Bocão DRR e banda, apresentará grandes sucessos de seus álbuns como “São Mateus pra vida” e “Revertério” além de músicas novas como “Golpe do Estado”, “Mente Blindada”, “Dança da Vitória” e pra abrilhantar esta grande festa seus grandes sucessos como o hit nacional “Fogo na Bomba”, “1,2,1,2 drão”, “Clube dos Loucos” e também a música do último clipe “À todos da várzea”, dedicada aos times de futebol amadores, trazendo uma nova roupagem acompanhado por uma banda fortalecendo ainda mais o espetáculo.
Endereço online: Facebook - @casadeculturasaomiguel

São Rafael

Kebradeira Show
Com Banda Kebradeira
16h
Músico, vocalista e compositor, Dennys Neves é o autor de um dos grandes hinos de sucesso do carnaval baiano, a música (Swing de Rua). Aos 15 anos começou sua carreira na música cantando em barzinhos e restaurantes da Orla de Salvador – Bahia. Participou de trios elétricos e cantou em diversas bandas até se destacar como vocalista do grupo Gera Samba. A banda iniciou suas atividades em 2002 justamente quando ocorreu o grande estouro do Axé Music no país. Em seguida, criou a Banda Kebradeira, que ficou conhecida nacionalmente com a música Segure-gure.
Endereço online: Facebook - @ccsaorafael

Dia de Praia
Com Cia Teatral Circo Delas
17h
O espetáculo "Dia de Praia mescla as linguagens de teatro e circo em uma narrativa quase sem falas, utilizando-se de comicidade física, manipulação de objetos e equilibrismo para contar a divertida história de Carmela: uma palhaça que decide ir à praia para se divertir e relaxar, mas encontra dificuldade em lidar com o Sol escaldante e manejar sua cadeira para montar seu cantinho em meio a uma praia lotada.
Endereço online: Facebook - @ccsaorafael

Território Cidade Ademar

Show de Mímica com Mergulha Cia de Teatro
Com Mergulha Cia De Teatro
7h
A Mergulha Cia De Teatro, composta pelos mímicos Juliana Ostini e Renato Bego, faz uma intervenção nos pontos de ônibus do bairro de Cidade Ademar em pleno aniversário da cidade de São Paulo. Serão três intervenções de 30 minutos em três pontos de ônibus na Avenida Cupecê a partir das 7h da manhã.
Endereço online: Facebook - @ccidadeademar

Tremembé

Flavinho Melo e Banda Swing de Mesa
17h
Flavinho Mello é um músico eclético que canta e toca vários ritmos da música nacional e internacional, com um estilo próprio de cantar, tocar e compor. Começou sua carreira tocando cavaquinho em um grupo de samba e pagode, depois passou a produzir grupos tocando violão, e depois do seu encontro com a guitarra, descobriu que as suas verdadeiras especialidades na música eram o samba-rock, soul, funk, groove, etc. Resolveu montar a banda Swing de Mesa, para colocar em prática e levar aos palcos, o som que sempre ouviu em festas de família, e passou a pesquisar. No ano de 2009, em outubro, fez a primeira apresentação com a banda, e contou com a impressionante musicalidade dos músicos, Kiwi (trombone) Diego bodão (baterista), José Almeida (Baixo).
Endereço online: Facebook - @cctremembe

Perus

Phone Raps
19h
Phone Raps, coletivo encabeçado por Dj Clevinho, realiza além de apresentações musicais, diversas ações voltadas à mediação e formação cultural e socioambiental no território de Perus, valorizando as lutas históricas do território e engajando a juventude local na mobilização e fazer artístico cultural, prezando pela democratização ao acesso e disseminação da produção cultural local. Neste evento, DJ Clevinho nos conta sobre a história e ações do Phone Raps enquanto apresenta seu variado repertório musical como DJ em companhia de DJ Cris, jovem artista da região formada pela Phone Raps que discoteca com foco em música africana, Afro House e mixagem de música de umbanda e tambores.

A Cia Trupe Liuds
16h
Grupo surge em 2006, com o intuito de difundir a arte circense na periferia da cidade de São Paulo. É uma companhia composta por palhaços negros, que através da linguagem lúdica recria a realidade cotidiana e desperta o imaginário das pessoas. Este espetáculo é criado a partir dos pontos de Jongo que é um ritmo característico da região sudeste brasileira, Tambu e Candongueiro são os personagens dessa história que contam e cantam de forma lúdica e poética a fundação do Quilombo Caxambu e do Quilombo do Jongo que são territórios livres, afetivos e muito festivos até que o surgimento de uma cerca de arame farpado em um e o aparecimento de Iku, a morte, em outro muda todo o cotidiano desses lugares e ensina para nós expectadores o sentido da palavra resistência.

Santo Amaro

"Saravando Noriel Vilela: Banda Bola de Meia convida Jônatas Petrôleo"
Com Banda Bola de Meia
18h
A Banda Bola de Meia traz releituras de clássicos das nossas músicas e também um apanhado de sucessos da música mundial. O show é pensado para o deleite dos amantes da dança, samba rock, gafieira e samba. Oferecendo ao público sons que embalaram e embalam até hoje os principais bailes da cidade. Além de ter como convidado Jonatas Petrôleo em participação especial.

Bibliotecas

Para comemorar o aniversário de São Paulo, a Supervisão de Programas e Projetos irá coordenar a distribuição de 10 mil exemplares do livro Macunaíma em 5 bibliotecas de regiões diferentes da cidade, a partir das 10h. Artistas, educadores e circenses serão responsáveis pela distribuição dos exemplares, além de intervenções artísticas. Todos os pontos de distribuição dos livros vão contar com máscaras e álcool em gel como forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção no combate ao Covid-19. Participam da ação as bibliotecas Vicente de Carvalho, Cora Coralina, Prestes Maia, Pedro Nava e Érico Veríssimo.

Biblioteca Pedro Nava
No Trem da Cantareira
16h
NO TREM DA CANTAREIRA é um espetáculo de narração oral que surgiu a partir da pesquisa de histórias reais que tivessem a linha do trem como ponto em comum. Contos da vida real pelo caminho do trem da Cantareira, especialmente relacionados aos bairros Mandaqui e Chora Menino.
Endereço online: https://www.facebook.com/giuseppinanarradoradehistorias/

Biblioteca Mário Schenberg
LEITURIQUES SAOPAULITIS PEQUETITIS
14h
Com o Casulo Viajante
Língua de criança é uma língua brincada. Fala o gato, fala o rato, fala a pedra e fala a flor. Língua do P, adivinhas e até trava-língua. Rimas,versos, parlendas e palavras inventudas (ou inventadas). Os livros e histórias ajudam a compor esses brinquedos de palavras que fazem parte da cultura da infância e são regados com muita imaginação. Já adivinhou o que significa LEITURIQUES SAOPAULITIS PEQUETITIS? - Isso mesmo, Literatura infantil paulistana. Para comemorar o aniversário da cidade, contaremos histórias inspiradas em livros de três escritoras da terrinha, que são referência nacional de literatura infanto-juvenil e adoram brincar com as palavras. Veja só que “lista fabulosa”: Ruth Rocha e Tatiana Belinky.
Endereço online: https://www.facebook.com/biblioteca.marioschenberg

Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Sarau Poético Palavras de Afeto a São Paulo
15h
Trata-se de um encontro de artistas das palavras literárias, musicais e corporais nas vozes potentes de artistas periféricos/as que escrevem suas histórias na cidade cinza, contrariando a música do cantor Criolo enxergando que “Existe amor em SP”. Em comemoração aos 467 anos, o Sarau Poético Palavras de Afeto a São Paulo é uma declaração de amor aos territórios que são afetados pela poesia da cidade que não dorme. Encerramos com um pocket show da cantora Nayra Lays.
Endereço online: https://www.facebook.com/bibliotecarnaldomgiacomo

Biblioteca Cassiano Ricardo
Regional do Seu Fagundes
18h
O grupo Regional do Seu Fagundes é um grupo de choro paulista formado por músicos que moram e cresceram oriundos de diversos bairros da periferia de São Paulo, mas que se reúnem na região do centro para tocar. Com essa ligação com o choro e a cidade de São Paulo, surge a proposta da transmissão de uma apresentação musical com o repertório tradicional do choro, intercalada com inserções de falas, relatos, conteúdo informativo sobre a história do choro na cidade de São Paulo, nossa história enquanto um grupo que atua em São Paulo, histórias de grandes músicos que vivem e viveram em São Paulo e são importantes para o cenário do choro na cidade.
Endereço online: https://m.facebook.com/bibliotecassiano/

Biblioteca Álvares de Azevedo
DE PORTAS FECHADAS
Com Núcleo Absurda Confraria
16h
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, trazemos a estreia dessa obra, que carrega lirismo e respiro poético em torno de um único edifício como se o mesmo fosse a cidade e todas suas urgências. Esse “novo viver” fechado em casa e/ou atento para o todo, possibilitou que as pessoas pudessem olhar de forma mais profunda para si e para a lógica em que esta sociedade se organiza. O espetáculo “De Portas Fechadas” do Núcleo Absurda Confraria foi idealizado a partir de estudos, reflexões e percepções acerca das múltiplas realidades daqueles que estão vivendo este momento e escolhe ampliar o olhar (como que em uma lente de aumento) adentrando aos mundos singulares, individuais e contraditórios de pessoas em sua solitude.
Endereço online: https://www.youtube.com/c/NUCLEOABSURDACONFRARIA

Biblioteca Marcos Rey
Luana Bayô canta Batuques e Folias Paulistas
19h
Em comemoração ao aniversário dos 467 anos da Cidade de São Paulo, a cantora e compositora Luana Bayô, traz aos palcos, avenidas e salões, um show que mostra a multiplicidade e diversidade sonora dos batuques e sambas paulistas. O público entra em contato com um repertório que passa pelos afoxés, sambas de roda, samba de bumbo, jongos, até as marchinhas e samba-enredos de grandes escolas da cidade de São Paulo. Um show inesquecível que mostra que a terra da garoa também pode ser um grande caldeirão onde fervilha uma multiplicidade sonora do samba.
Endereço online: https://www.youtube.com/channel/UCrkQrT9cravvqGl59ji9qjw

Programação Spcine

Que tal comemorar o aniversário de São Paulo como uma programação especial preparada pela Spcine que se estende ao longo da próxima semana?

Uma das dicas é a curadoria imperdível que a Spcine Play (www.spcineplay.com.br) preparou com filmes que trazem a capital paulista como foco central nas suas narrativas.

A seleção da plataforma de streaming da Spcine é formada por 19 títulos e celebra a obra de grandes nomes do cinema nacional, como “Luz nas Trevas – a Volta do Bandido da Luz Vermelha”, dirigido por Helena Ignez em parceria com Ícaro C. Martins; “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade; e a série documental em 13 episódios “Causando na Rua”, de Tata Amaral e Maria Farkas. A lista completa pode ser conferida aqui: https://www.looke.com.br/movies/dist/spcine/sao-paulo-467

A capital paulista enquanto cenário para produções audiovisuais é o foco do debate “As ruas como rastros da história - a cidade de São Paulo em ‘Todos os Mortos’ e ‘Entre nós e o Mundo.”, que será provido pela Spcine em parceria com a Vitrine Filmes no dia 26 de janeiro, às 19h.

A conversa vai se debruçar sobre os filmes “Todos os Mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, e “Entre Nós e o Mundo”, de Fabio Rodrigo, ambos rodados na cidade de São Paulo, e terá a presença de Mawusi Tulani, atriz de Todos os Mortos, do diretor Fabio Rodrigo e do historiador, músico e dramaturgo Salloma Salomão.

A mediação será de Carolinne Golfeto, da São Paulo Film Commission. O debate será transmitido via Zoom e as inscrições já estão abertas pelo link
https://us02web.zoom.us/.../reg.../WN_VjZPJkcYRtGhMfHDU-wt8A

O longa Todos os Mortos é destaque ainda na programação Cine Semana do Circuito Spcine com sessões no Centro Cultural São Paulo. Por lá, o filme será exibido no dia 27, às 15, na Sala Lima Barreto, e nos dias 28 e 29, às 15h30, na Sala Paulo Emílio.