Mês das Mulheres - Programação de Março por casas de cultura

Março 2020

Casa de Cultura da Brasilândia

Soul Por Elas
Com formação exclusivamente feminina, a banda “Soul Por Elas” homenageia grandes intérpretes da “Soul Music” mundial. E ao mesmo tempo em que faz o público dançar, o repertório também levanta questões sociais para a reflexão, de forma leve e democrática, sobre questões relacionadas ao feminismo negro.
Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 22/03/20 às 19h30. Livre. Grátis.

A arte cura
Esta exposição é uma intervenção que busca trazer a essência feminina como natureza e falar sobre conexão. São provocações sobre a interação com a natureza e um convite a compreender como recuperar os reais valores em harmonia com a natureza.
Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. De 17/03/20 a 17/04/2020. Para maiores de 16 anos. Grátis.

Mulheres Emergentes com Ziza
Em comemoração ao dia do Graffiti em São Paulo, será desenvolvido um encontro em formato de roda de conversa, que propõe a abertura da trajetória de quatro grafiteiras paulistanas, diante do constante apagamento da atuação das mulheres nesta arte. Intervenção com foco na construção da estética feminina negra, na história e em elementos da ficção científica.

Live paint com: Ziza, Caroline Luzz | Paty Bonani | Beatriz Corradi | Chermie Ferreira | Karine Guerra | Catha Gomes | Fernanda Guedes | Laís Da Lama | AFôlego

Roda de Conversa

Às 15h
Tema: Trajetória de Vida
Veronica Nuvem| Patricia Rizka | Carvalho Kika | Maria Luiza de Meneses
Mediação: Carolina Itzá

Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 08/03/20 às 10h. Livre. Grátis.

Esmeralda Ortiz
A cantora apresenta seu disco como celebração de um motivo para viver, escrita com a sutileza do samba, as letras de suas canções emblemam que não se trata de crônicas feitas a partir de um olhar ficcional, mas de uma história viva e real.
Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 15/03/20 às 18h. Livre. Grátis.

Nunca Mais... Coração de Mulher
Espetáculo que aborda a temática entre a ferida e a cura, a coragem na fragilidade de uma mulher, fazendo com que a protagonista reviva um passado sombrio, contagiado por uma força necessária para limpar as dores que a acompanharam silenciosamente por quase toda a sua vida. É chegada a hora de libertar-se, empoderar-se e dar um novo significado para sua história. Ao final haverá uma roda de conversa mediada pelas atrizes.
Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 31/03/20 às 19h. Maiores de 14 anos. Grátis.

Shirley Casa Verde e as Manas
Em apresentação simultânea, oito mulheres DJs estarão juntas para celebrar o projeto provocador, que visa chamar a atenção para questões de gênero no âmbito feminino. O repertório musical está recheado de contestação em forma de canções. As Convidadas são: Cris SNJ, Dory de Oliveira, Lauren, Tati Botelho, Sistah Chilli, Preta Bêa, Odisseia das Flores e DJ Simone.
Serviço:
|Casa de Cultura da Brasilândia – Pç. Benedicta Cavalheiro, s/n – Brasilândia. Dia 08/03/20 às 16h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Butantã

ARTeMANIFESTA NEGRA Louva Deusas contra a violência sexual
Do dia 02 ao dia 07 de março a Casa de Cultura do Butantã convida toda comunidade para participarem da semana de atividades do “ARTeMANIFESTA Feminista Negra” pelo fim da violência sexual. Serão realizadas cinco oficinas de literatura e expressão artística de várias linguagens, com ativistas feministas negras.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Dia 02/03/2020 às 17h. Livre. Grátis.

Butantã Rock - Gritando HC, Menstruação Anarquika, Mulher !
No mês de março, para celebrar a Edição do Festival de bandas independentes, o Festival Butantã Rock, Especial Mês das Mulheres, convida Bandas de mulheres como protagonistas: Gritando HC, Menstruação Anarquika e Trassas.

Gritando HC
Na ativa desde 1995, o som do Gritando HC resgata o peso e a energia do punk nacional dos anos 80, aliado a vitalidade do Hard Core americano, com letras que vão da apologia ao movimento punk, revolta social, aspectos românticos e tudo mais que merece um grito de protesto.

Menstruação Anárquika
Banda formada no ano de 92, na região do ABC Paulista (SP), com o objetivo de passar a diante seus ideais, luta e resistência contra o sistema opressor e machista. Relatando em suas letras uma visão libertária.

Trassas
A banda Trassas nasceu em 99 com o intuito de protestar contra o sistema, através da musica e alimentando um desejo pessoal de cada integrante. Comandada pela vocalista Priscila, que tem como proposta fazer um som crust autoral, com influencia de bandas finlandesas.

Haverá material independente, quadrinhos e zines.

Serviço:
|Casa de Cultura Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Dia 08/08/2020 às 16h. Livre. Grátis.

Cantinho do Samba Rock recebe Samba Rock Mulheres
O Samba Rock Mulheres é um projeto que visa resgatar e fortalecer o papel da mulher através da dança, de bate-papos e um encontro especial entre dançarinas, produtoras, professoras de dança e amantes da cultura Samba-Rock. A primeira edição aconteceu em Junho de 2016.
Serviço:
|Casa de Cultura Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri. Dia 15/03/2020 às 14h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Campo Limpo

Protagonistas Mel Mc, Donna Forte e Helena Ramos
Temas como: a importância do papel da mulher, na sociedade, e em todos os níveis e o Rap como reflexo da sociedade, precisam estar atentos e atualizados no levante legitimo pelo empoderamento feminino. Nesta linha, as Protagosnistas vem apresentar uma edição, só com mulheres: Mel Mc, Donna Forte e Helena Ramos, três mulheres que trilham caminhos e vertentes diferentes, dentro do Rap nacional e que se unem na busca pelo seu protagonismo na história e seu lugar ao Sol.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 07/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Trio beijo de Moça
Formado por Juliana Lima na voz, violão, gaita e acordeom, Natalia Porto na zabumba e vocais e Ana Wick, no triangulo, voz e vocais, nesta apresentação, o trio beijo de moça homenageia o dia internacional da mulher com sua música e forró dançante.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 08/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Brisa Flow - A voz na ancestralidade indígena
Brisa De La Cordillera é cantora, filha de chilenos, nascida em Belo Horizonte, criada em Sabará. Conhecida como Brisa Flow, a artista faz juz ao nome artístico, por ter uma musicalidade livre. Iniciou sua carreira em 2010 participando ativamente da cena cultural mineira. Em 2012 mudou-se para São Paulo, onde participou de diversos eventos relacionados à música e aos direitos das mulheres.
Sua música “As de cem” esteve entre as virais do Spotify em 2015 e recebeu o prêmio Olga “Mulheres Inspiradoras”.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 21/03/2020 às 17h00. Livre. Grátis.

Encontro de Compositores com Pri Zeferino
Iniciado em 2007, em São Paulo, sob a idealização e realização de Gunnar Vargas, para promover a música autoral contemporânea, produzida por artistas de extensa trajetória profissional, mas ainda desconhecidos do grande público. A convidada desta edição é Pri Zeferino, que canta sua ancestralidade em cada letra e arranjo musical. Com um timbre marcante, que mescla doçura e força, envolve o público, por visitar este lugar comum da voz ancestral. O som que remete às cantigas das matriarcas. A voz que nina e a voz que educa. O som que alimenta.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 15/03/2020 às 17h00. Livre. Grátis.

Coletivo de Dança - Projeto Dispositivos de Visão, do Viver Núcleo de Dança
Esta obra se constitui numa ação performática, nascida do encontro de: artista + o local + os afetos.
Dedicado ao ensino da educação somática, da dança contemporânea e pesquisa artística, entendendo a dança como caminho para a produção de subjetividades singulares, e criando obras cujo objetivo tem sido o de permitir e provocar o livre pensar.
Serviço:
|Casa de Cultura Campo Limpo – Rua Aroldo de Azevedo, 100 – Jd. Refúgio. Dia 01/03/2020 às 17h00. Acima de 15 anos. Grátis.

Casa de Cultura Freguesia do Ó

DJ Kl Jay - Sempre no corre com Hanifah e convidados
Com discotecagem do DJ Kl Jay (Racionais) a cantora Hanifah apresenta seu EP de estreia intitulado: EMUNAH, ao lado do irmão DJ Will e dos cantores convidados: DEE Koning e ALT Niss. A artista afirma que quis fazer desta parceria um coletivo e divide o microfone com os convidados no single: “Sempre no Corre”.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó – Av. Largo da Matriz, 215 - Freguesia do Ó. Dia 28/03/2020 às 20h00. Livre. Grátis.

Forró Trio Beijo de Moça
Formado por Juliana Lima na voz, violão, gaita e acordeom, Natalia Porto na zabumba e vocais e Ana Wick, no triangulo, voz e vocais, o Trio beijo de moça homenageia o dia internacional da mulher, com sua música, tocando desde xote, forró universitário ao baião. O grupo mostra-se versátil, trazendo sensibilidade e força de expressão para fazer o público dançar.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó – Av. Largo da Matriz, 215 - Freguesia do Ó. Dia 15/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

Dança Afrourbana Raízes de Nós Malkias
O espetáculo de dança “Raízes de Nós” apresenta quatro dançarinas e uma percussionista, mulheres negras, que buscam memórias ancestrais a partir de registros e relatos de familiares e investigam diferentes movimentações afro-diaspóricas a partir de sua origem, simbologia e herança cultural. A trilha sonora foi criada exclusivamente para este trabalho e as cenas se dão em três fases: respiração, enraizamento e intensidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó – Av. Largo da Matriz, 215 - Freguesia do Ó. Dia 22/03/2020 às 18h00. Livre. Grátis.

Dandara - Impacto Agasias Grupo de Teatro
O espetáculo para todas as idades, “Dandara” é uma adaptação da obra de “A megera domada” de Shakespeare e fala sobre a questão da mulher numa sociedade que impõe a forma como ela tem que viver. Essa forma de vida ainda impera em alguns países e regiões do próprio Brasil. A peça é sobre a opressão que a mulher sofre, principalmente, quando se trata de reputação e dinheiro do homem.
Serviço:
|Casa de Cultura Freguesia do Ó – Av. Largo da Matriz, 215 - Freguesia do Ó. Dia 18/03/2020 às 13h30. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de Guaianases

A mulher pode ser o que ela quiser - Coletivo Cafuzas
Inspiradas no livro: “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé, as narradoras do Coletivo Cafuzas convidam o público a conhecer histórias de mulheres como a de Ada Rogato, a primeira aviadora a cruzar sozinha, os céus das Américas, a de Marta, jogadora de futebol com mais gols marcados pela seleção brasileira, e a de Ruth de Souza, a primeira atriz negra do país a ser indicada a um prêmio em um festival internacional de cinema.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 08/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Preta de Neve no Reino Encantado com Cia. Dois Ventos
Preta de Neve vive grandes aventuras em um Reino Encantado, conhece o príncipe, enfrenta perigos para ajudar um caçador não tão valente assim, faz amizade com os sete anões que cantam samba e dançam funk, além de ser a mais bela, a mais glamorosa e a mais bem vestida de todo o Reino, precisa fugir da madrasta que é linda, loira e bruxa.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 08/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Pareias Cia. Asfalto de Poesia
Mulheres podem ser amigas? O espetáculo que conta com números de palhaçaria e circo conta a história de Clowndette Maria (Maria Silvia) e Mussarela (Amanda Massaro) e os perrengues dessa amizade entre duas mulheres de personalidades tão distintas, enquanto tentam conquistar a fama como artista na cidade grande. É um aprendizado de companheirismo, entre muitas brigas e guerra de farinha, e também sobre a difícil vida do artista e seus boletos.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 14/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Contos de Clarice - Cia. Dona Conceição
Duas narradoras contam histórias divertidas de uma menina e suas relações com os bichos, com o carnaval e com a leitura. Três pequenos contos ou crônicas da autora Clarice Lispector serão utilizados como base. Enquanto narram as histórias, elas revivem alguns dos personagens, com a ajuda de adereços e de sons, que criam os climas de cada momento.
No final da contação realizam uma roda de conversa com o público sobre as histórias e alguns jogos e atividades inspiradas também nas histórias lidas, como: jogos teatrais e jogos de integração.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 15/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

As Clássicas - Cia. Circo Delas
Carmela e Delíria são duas amigas que dormem em meio a caixas de papelão nas ruas da cidade grande e passam por diversas situações inusitadas para conseguirem manter a amizade e sobreviver. Neste espetáculo, a Companhia mescla com esquetes clássicas, tradicionais circense, para abordar as dificuldades de sobrevivência das pessoas em situação de rua e sua invisibilidade nos centros urbanos.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 21/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Virgínia(S) com Cia. do Útero
Espetáculo performático-teatral inspirado na obra "Um teto todo seu" da escritora Virgínia Woolf, em alguns escritos da dramaturga Hilda Hilst e da atriz Taís Medeiros. Em cena, três mulheres abordam questões com o lugar atual da mulher na escrita, na sociedade e na vida. Um sensível e profundo mergulho nas inúmeras inquietações e descobertas que a mulher de ontem e de hoje são desafiadas.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 28/03/2020 às 16h00. Maiores de 14 anos. Grátis.

Tramarias: Libertando-se das Tramas - As Trapeiras
Todos os dias bem cedo, Maria acordava e caprichosamente colocava em seu tear mágico linhas e fios para alinhavar o mundo ao seu redor. Tudo estava sempre em perfeita harmonia, mas, chegou o dia em que Maria se sentiu só. E com isso, ela teceu um homem. Tramarias é um espetáculo de Teatro-Fórum que aborda e discute a questão da violência doméstica contra a mulher e relacionamentos abusivos.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 29/03/2020 às 17h00. Maiores de 10 anos. Grátis.

Casa de Cultura Hip Hop Leste

Especial Mulheres do Hip Hop - Sarau Mulheriu Clã
Com o intuito de buscar igualdade entre homens e mulheres e fortalecer a luta contra a opressão de gênero, para socializar e aproximar as famílias ao movimento Hip Hop, o Sarau Mulheriu Clã busca mostrar que esta é uma cultura educativa, profissionalizante, inclusiva e resgatadora.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Sharylaine Sil
Veterana do Rap, sua trajetória se funde com a história do Hip Hop na cidade paulista. Reconhecida em todo país e na América o Sul, por seu pioneirismo e resistência, realizando apresentações nos mais diversos espaços como: Praças, Teatros, Centros Culturais, Escolas, Festivais, entre outros.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Odisseia das Flores
Com um trabalho focado na luta pela valorização da mulher na sociedade o grupo é formado por Jô Maloupas, Chai e Letícia. As integrantes compõem e interpretam suas músicas, com base nas diversas realidades em que vivem, influenciadas pelo Rap, Reggae, samba, capoeira, Maracatu, Blues e MPB. O grupo também participa e realiza trabalhos sociais voltados para as comunidades da periferia de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 22h00. Livre. Grátis.

Lauren Priscila
Iniciou no Rap por volta dos 13 anos de idade e construiu a sua carreira com muita dedicação e talento. Integrou os grupos Mentalidade Humana, formado apenas por participantes mulheres, como: Rubia, RPW, Preta Cris Afro de impacto e DJs Nice.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 20h00. Livre. Grátis.

Rose Mc
Cantora, compositora e Rapper paulista, iniciou sua carreira dançando break em 1985. No ano de 1992 fez um protesto cantando Rap na Faculdade Belas Artes, em São Paulo, onde se formou como professora de Artes. Desde então não, parou mais de cantar, incentivada pelo Doctor’S MC’S e mantendo um trabalho dedicado ao empoderamento feminino.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Rúbia RPW
Aos treze anos Rúbia começou a frequentar as matinês de Casas como Sandália de Prata e Asa Branca (SP), que só tocavam Black Music. Logo se tornou “função”, nome dado aos habitués destas festas. Influenciada pela música negra que sempre fez parte de sua vida, desde a infância, na periferia, aos finais de semana, era costume os jovens se reunirem e transformar o quintal de sua casa numa espécie de Soul Train, ao som de divas e astros do Soul, Disco e Funk.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Kmila CDD
A primeira vez que Kmila CDD subiu num palco foi em 1992, ao lado do irmão, o Rapper MV Bill. Em 1999 fez uma participação no primeiro disco dele e começou a cantar profissionalmente em 2001. Já se apresentou em diversos países como: França, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha. Musicalmente transita por diversos mundos, com muita versatilidade e até mesmo, por um universo que era majoritariamente masculinizado, ao falar da realidade periférica como no single: "Guerra".
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

Dory de Oliveira
Iniciou sua carreira em 2002, sempre incorporando as raízes da música negra brasileira em seu trabalho, trazendo a tona às luta de quem vive na periferia. Participou do Festival Sons da Rua no Arena Corinthians em Itaquera SP com Viegas, Emicida, Rael, Criolo, Marechal e Thaide para um público de mais de 20 mil pessoas.
Em 2016 lançou o vídeo “Delete Nos Machistas” no qual denuncia a violência contra as mulheres e o CD: “Se Perguntarem, Diga Que Eu Me Chamo Dory de Oliveira”, em que aborda temas como: homofobia, machismo, pedofilia, empoderamento feminino e preto, transformando suas vivencias em rima.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 21/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

Karol de Souza
Acompanhada da Dj Mayra, a Mc mescla musicas de seu ultimo lançamento, o disco GRANDE, com sucessos anteriores. A curitibana residente em Sampa é uma expoente do Hip Hop nacional na representatividade feminina em cena.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 18h00. Livre. Grátis.

Flora Matos
Para representar as mulheres no mês do Hip-Hop Flora Matos, canta e rima. Com sua marca registrada, traz no seu ritmo o pique malandragem de rua natural, e dispensa os estereótipos.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Leste - Av. Sarah Kubistchek, 165 - Ao lado terminal Cidade Tiradentes. Dia 08/03/2020 às 21h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Hip Hop Sul

Circuito Mulheres Pretas na Rima com Dj Simmone Lasdenas e Convidadas
Para evidenciar, difundir e promover o protagonismo de mulheres negras, a partir das ações do Núcleo de Mulheres Negras da Quebrada e da Casa de Cultura Hip Hop Sul, o circuito irá realizar duas apresentações de artistas negras da periferia, tendo como objetivo, a realização de espetáculos musicais de Rap, com o protagonismo de mulheres negras.
Simmone Lasdenas é paulistana, Dj há 16 anos, integrante da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, pioneira no ramo da discotecagem, já se apresentou em diversos festivais e eventos de grande visibilidade.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant'anna, 201 - Vl São Pedro. Dia 07/03/2020 às 17h. Livre. Grátis.

Quelynah - Projeto Soul Diva
Quelynah lançará seu segundo álbum intitulado “Soul Diva”, produzido no final de 2019 e contará com a participação especial do renomado Dj Hum, produtor do seu disco e um dos pilares do Hip Hop nacional.
Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant'anna, 201 - Vl São Pedro. Dia 07/03/2020 às 19h30. Livre. Grátis.

1º Tributo a Dina Di Rainha, guerreira, mulher com a Rapper Lauren - Visão De Rua e Rúbia

Para dar visibilidade à luta por mais inserção de mulheres no movimento Hip-Hop, espaço este, dominado majoritariamente por homens e que teve como uma das percursoras Viviane Lopes Mathias, mais conhecida como Dina Di. Haverá roda de conversa sobre a luta e propostas no trato às mulheres, através das redes de acolhimento e apresentação musical, com a Rapper Lauren na homenagem à artista e ao mês das mulheres, além de uma exposição de fotos da Rapper, que serão doadas á família após a exposição.

Artistas convidados (as): Lauren (Visão De Rua), Lakersepá (Código Fatal), Sandrão (RZO), Tribunal Mcs, Função RHK, Tio Fresh, Aplick e DJ Luiz Só Monstro (Consciência Humana), Brigada Sul, Du Conceito, Mano Mari, Hugo Brek, MrGrandee, Dinho Do Gueto.
Djs: DJ Simmone Lasdenas , DJ C.A, DJ Da Goma SP, DJ Siqueira
Apresentação: Mikaela Saymom e Rúbia (RPW)
Graffiti: Grafitti Queens (Chermie)
Breaking: com IDM Crew, Detroit Breaking e Convidados
Street Ball: Paçoca

Serviço:
|Casa de Cultura Hip Hop Sul – Rua Sant'anna, 201 - Vl São Pedro. Dia 21/03/2020 das 13h às 21h. Livre. Grátis.

Casa de Cultura Ipiranga

Em.poder.ELAS - Empoderamendo das mulheres na cena do RAP periférico
Fundado em 2018, com o objetivo de dialogar temáticas como: música, ancestralidade, autoconhecimento, autocuidado e empreendedorismo preto e periférico, através de ações afirmativas como: Festivais, Feiras e Talks, a fundadora, Thays Araújo busca trazer a rotatividade dentro do coletivo, convocando mulheres da rede para ações que tenham sinergia com o pilar principal do coletivo, a música. No mês do Hip Hip o Coletivo Empoderelas apresenta as mulheres da cena underground como: Juju Rude, Júlia Costa com Poket show e uma Feira de empreendedoras. Dj Set: Glau Menezes - The Beat Famme (Dj Lorrany) e Dj Victoria Nicolau
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 07/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Show da Psicopretas
Integrado por: Yzalú, Gabi Nyarai, Alinega, Meg Tmthc, Sistah Chilli e Monna Brutal, o grupo Psicopretas apresenta o seu mais novo trabalho intitulado: Cypher Psicopretas II. Com músicas solo, muito Rap, carregados de rima, flow, vivência, empoderamento e informação.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 07/03/2020 às 19h00. Maiores de 14 anos. Grátis.

Funk Beatz com Renata Prado de Almeida
Funk Beatz é uma performance corporal e musical que apresenta todos os subgêneros do Funk, desde Funk Melody, Funk Romântico, Brega Funk, Trap Funk, Mandelão, 150 BPM, entre outras modalidades musicais, que se encaixam na proposta do projeto. O objetivo é apresentar o lado positivo do movimento Funk, criando espaços que promovam residente a imagem do Funk enquanto cultura periférica.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 06/03/2020 às 20h00. Livre. Grátis.

Siga Bem Caminhoneira
Mais do que um Bloco de Carnaval paulistano, o Siga Bem Caminhoneira foi criado com intuito de ser um espaço dedicado para que mulheres lésbicas e bissexuais (LB) se sintam livres, autônomas, empoderadas, respeitadas e seguras, garantindo acesso à música, a cultura, à diversão e a lugares seguros, para reafirmar seus lugares na sociedade, por meio do carnaval, posicionando-se politicamente e levando a bateria às ruas como forma de autoafirmação na busca de uma sociedade mais justa e igualitária para com as mulheres lésbicas e bissexuais.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 06/03/2020 às 18h00. Livre. Grátis.

1° Feira Mística do Ipiranga com Coletivo Mulheres da Casa
Para enaltecer a cultura Cigana, expandir o conhecimento de um povo milenar, trazer à comunidade local e adjacências um pouco desta história, que desperta o interesse de muitas pessoas.
Com apresentações de dança de diversos países, representando a trajetória dos povos ciganos, o artesanato, a indumentária, culinária, e várias formas de oráculos, como: baralho cigano, runas, borra de café, entre outras formas de leitura. Ao final da Feira haverá apresentação com músicos e cantores da música cigana.
Uma oportunidade para aprender sobre um povo sofrido, oprimido, perseguido, mas que leva a alegria da música e da dança aos quatro cantos do mundo.
Serviço:
|Casa de Cultura Ipiranga – Rua Abagiba, 20 - Moinho Velho. Dia 21/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura do Itaim Paulista

Rock Cultural Leela
Com três álbuns lançados e na estrada desde 2000, o Grupo Leela conquistou espaço entre os principais representantes do Rock nacional de sua geração. O conceito de fusão harmônica entre sonoridade orgânica e eletrônica revela uma linguagem contemporânea.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. Dia 08/03/2020 ás 19h00. Maiores de 12 anos. Grátis

Teatro Coletivo Cafusas - A mulher pode ser o que ela Quiser
Inspiradas no livro: “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé, as narradoras do Coletivo Cafuzas convidam o público a conhecer histórias de mulheres como a de Ada Rogato, a primeira aviadora a cruzar sozinha, os céus das Américas, a de Marta, jogadora de futebol com mais gols marcados pela seleção brasileira, e a de Ruth de Souza, a primeira atriz negra do país a ser indicada a um prêmio em um festival internacional de cinema.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. Dia 15/03/2020 ás 18h00. Livre. Grátis

Aibirin – Roda de conversa sobre maternidade
Iniciado em 2017 para discutir sobre a forma como a cultura se relaciona com a mulher do território, especificamente as mulheres negras e mães solo, esta ação propõe rodas de conversa, oficinas, pesquisas de campo e campanhas para a conscientização sobre a violência contra a mulher e a importância de preservação da saúde mental na criação das futuras gerações, proporcionando identificação, fortalecimento e o incentivo às varias linguagens artísticas, enquanto ferramenta de libertação e terapia alternativa.
Serviço:
|Casa de Cultura Itaim Paulista - Rua Monte Camberela, 490 - Vila Silva Teles. Dia 28/03/2020 ás 18h00. Livre. Grátis

Casa de Cultura Raul Seixas

Samba Rock da Massa com DJ Priscila Groove
Priscilla Regina de Oliveira começou estudar a arte dos toca discos em 2014 na Ação Educativa com DJ Erry G. Atualmente compõe o Coletivo Samba Rock da Massa, aprimorando sua técnica, com o estilo R&B, Charme & Dance e a Black Music como um todo.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 01/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Batalha de Bgirls Hotstepper SisterHood
Batalha de dança com as melhores Bgirls do Estado de São Paulo, mostrando a força da Mulher e do Breaking no Hip Hop. A Hotstepper é um grupo de Braking feminino composto por Karen Galsgaard, Miwa Kozuma e Ana Bebeia.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 29/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Hip Hop contra a violência à mulher - Vanessa Kryoula
Vanessa Kryoula iniciou suas atividades na cultura Hip Hop em 2011, já vivenciando o Rap, desde sua infância dentro de seu círculo de amigos e familiares. Neste trabalho, Vanessa se reúne com importantes artistas da Cena Hip Hop em defesa dos direitos das mulheres.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 07/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Dani Nega e Kraca Trio
A dupla Craca e Dani Nega faz a fusão do Rap/Hip-Hop com o eletrônico multicultural. A sincronia musical e as convicções em comum resultaram no primeiro álbum nomeado: “Craca, Dani Nega e o Dispositivo Tralha”, um manifesto musical, político-social, poético e dançante.
Serviço:
|Casa de Cultura Raul Seixas - Rua Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio. Dia 08/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura M'Boi Mirim

Realidade cruel convida: Kelly Neriah ‘MC
Backing Vocal, Compositora e intérprete, nascida em 1984, na cidade de São Paulo, vinda de família musical, seu pai e seus tios tocavam moda de viola. Sempre teve a música como companheira e aos 10 de idade começou a cantar em um coral infantil, trabalhando como corista e Backing Vocal desde a sua adolescência.
Serviço:
|Casa de Cultura M'Boi Mirim – Av. Inácio Dias Silva, s/n - Piraporinha. Dia 21/03/2020 às 18h30. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de Parelheiros

Guettos nas Quebradas - Edição Mulher
Para trazer visibilidade ao gênero feminino no cenário Hip-Hop musical e no RAP nacional feminino, incentivar a carreira artística e diminuir a desistência das mulheres nestes espaços, esta edição do “Guettos nas Quebradas” irá promover um grande encontro de grupos, artistas solos e de Rappers femininas. Com uma linguagem irreverente e a interação do público, a intenção é mostrar a potencia musical do gênero feminino neste seguimento.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros - Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – PQ. Tamari. Dia 22/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis

Sarau do Vale Edição Especial Mulheres
Para empoderar as mulheres que fazem parte do Coletivo e do evento, fomentar a cultura de Rua e a arte periférica, a convidada desta edição é a artista plástica e Grafiteira Kari, que irá realizar um “Live Painting” de graffiti. Na oportunidade, haverá a apresentação do grupo infantil de Break Agbara Crew e uma Roda de conversa sobre mulheres Trans com a militante e articuladora cultural LGBTQ: Marci. Durante todo o evento ocorrerá apresentações de todas as linguagens artísticas, em sua maioria, encabeçadas por mulheres.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros - Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – PQ. Tamari. Dia 29/03/2020 às 17h00. Livre. Grátis

Rosa Morena (lançamento do CD Canto de Milhares)
No dia Internacional da Mulher, Rosa Morena, trás a apresentação "Canto de Milhares" para celebrar e agradecer todo o reconhecimento que vem recebendo da comunidade do Samba. A cantora iniciou sua carreira em meados dos anos 90, sempre direcionando o seu trabalho para os ritmos brasileiros.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros - Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – PQ. Tamari. Dia 08/03/2020 às 17h00. Livre. Grátis

Não é só em Março - Dory de Oliveira, Nath MC, Brisa Flow, Carol de Souza, Dj Zeme e Dj Vivian Marques
Nesta Edição do: “Não é só em Março”, Dory de Oliveira, Nath MC, Brisa Flow, Carol de Souza, Dj Zeme e a Dj Vivian Marques levantam a bandeira para afirmar que a valorização às artistas mulheres, principalmente na Cena HIP HOP, precisa ser presente em todos os outros meses do ano e não apenas em Março.
Serviço:
|Casa de Cultura Parelheiros - Rua Nazle Mauad Lutfi, 169 – PQ. Tamari. Dia 14/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis

Casa de Cultura de Santo Amaro

Nayra Lays
Entre experimentações de Flows, ritmos e expressões, Nayra Lays mostra sua versatilidade ao passear por estilos diversos em sua apresentação intitulada: "Corpo-lar". Através da palavra cantada e recitada, a jovem artista demonstra seu desejo de chegar aos corações e ouvidos abertos à mensagem de revolução. A começar de dentro para fora.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 14/03/2020 às 19h00. Maiores de 16 anos. Grátis

Renata Pallottini, Amor, Poesia e Anarquia com Mario Sergio Loschiavo
O espetáculo homenageia Renata Pallottini, umas das maiores escritoras brasileiras em plena atividade, com um tributo aos 89 anos da autora e à sua vasta produção cultural em mais de 60 anos de carreira. Com depoimentos gravados da autora, sobre sua trajetória e suas ideias fundamentadas em líderes do anarquismo, ideologia que nunca a abandonou, mesmo nos anos de chumbo.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 20/03/2020 às 20h00. Maiores de 16 anos. Grátis

Espetáculo: Nunca mais... Coração de mulher com a Cia Tom da Graça
Espetáculo que aborda a temática entre a ferida e a cura, a coragem na fragilidade de uma mulher, fazendo com que a protagonista reviva um passado sombrio, contagiado por uma força necessária para limpar as dores que a acompanharam silenciosamente por quase toda a sua vida. É chegada a hora de libertar-se, empoderar-se e dar um novo significado para sua história.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 21/03/2020 às 19h30. Maiores de 16 anos. Grátis

Espetáculo: Clarices com Daniela Schitini
Uma cadeira de balanço, um baú repleto de lembranças, objetos pessoais e pequenos pertences. Neste espaço convivem três personagens que dão voz aos textos de Clarices. Mulheres, personagens, prisioneiras das suas necessidades, habitando um mundo deslocado da realidade que revelam suas fragilidades, raivas, amores e anseios.
Serviço:
|Casa de Cultura Santo Amaro – Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - Santo Amaro. Dia 25/03/2020 às 19h30. Livre. Grátis

Casa de Cultura São Mateus

Literatura: O Pensamentos de ngela Davis com BiblioPreta
O Bibliopreta é um projeto de criação, tradução e difusão de conhecimento negro de plataforma múltipla. O Curso: ngela Davis, consiste em apresentar o pensamento da professora, pesquisadora e militante, que é uma das mulheres mais importantes da contemporaneidade.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus - Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 29/03/2020, 15h00. Maiores de 10 anos.Grátis.

Teatro Infantil: A Rosa Azul - Grupo Mania das Artes
A rosa azul conta a estória de uma garotinha que sente constrangida ao perceber os diversos olhares voltados para si, mas, ao final acaba por descobrir que não se trata de ser diferente e sim especial.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus - Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 12/03/2020, 14h00. Livre. Grátis.

Sarau Gog Convida Midria
Midria Silva é uma das poetisas em evidencia no circuito de poesias marginais, como: Slans e Saraus. Nesta apresentação irá compartilhar um pouco da sua vivência e arte com o público presente.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus - Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 21/03/2020, 18h00. Livre. Grátis.

Gog Convida Thais Medusa
Residente da Zona Leste Paulista, Thais passou a sua infância no interior, onde cantava em Igreja, sempre tendo a música presente em sua vida, passou por diversas mudanças que a fizeram crer na sua careira, como algo muito distante.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus - Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 21/03/2020, 18h00. Livre. Grátis.

Rolês das Casas - Byanca Lima
Cantora e compositora da nova geração, Byanca Lima vem se apresentando e conquistando legiões de admiradores por onde passa. Desta vez convida toda comunidade e região para a sua apresentação que acontece no CDC em São Mateus na Zona Leste Paulista.
Serviço:
|Casa de Cultura São Mateus - Rua Monte Mandirá, 40 - Jardim Nove de Julho. Dia 29/03/2020, 15h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura de São Miguel Paulista

Mulheres em Cena Flores_Ser - Auá cantadoras e sua gente
Este espetáculo é construído com base em repertório composto por canções e poesias de artistas regionais e clássicos do cancioneiro nacional, que tocam e expressam a alma do brasileiro. O grupo é formado por amantes da música, da poesia e do canto e tem dentre seus membros músicos e poetas de grande inspiração e paixão pelo ofício.
Serviço:
|Casa de Cultura São Miguel Paulista - R. Irineu Bonardi, 169 - Vila Pedroso. Dia 08/13/2020 às 18h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura São Rafael

Psicopretas
Integrado por: Yzalú, Gabi Nyarai, Alinega, Meg Tmthc, Sistah Chilli e Monna Brutal, o grupo Psicopretas apresenta o seu mais novo show Cypher Psicopretas II, para contagiar o público cantando as canções de ponta a ponta. No repertório além da Cypher, as artistas apresentam músicas de seus trabalhos solo. Com músicas de alta qualidade, muito Rap, rima, flow, vivências, empoderamento e informação.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael - Rua Quaresma Delgado, 354 - Pq São Rafael. Dia 14/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

A mulher pode ser o que ela quiser - Cia Cafuzas
Inspiradas no livro: “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé, as narradoras do Coletivo Cafuzas convidam o público a conhecer histórias de mulheres como a de Ada Rogato, a primeira aviadora a cruzar sozinha, os céus das Américas, a de Marta, jogadora de futebol com mais gols marcados pela seleção brasileira, e a de Ruth de Souza, a primeira atriz negra do país a ser indicada a um prêmio em um festival internacional de cinema.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael - Rua Quaresma Delgado, 354 - Pq São Rafael. Dia 06/03/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Pareias Cia Asfalto de poesia
Pareias é um espetáculo que fala sobre amizade e alteridade. “Pareia” é uma forma de tratamento como “companheira ou companheiro”. A peça conta a história das palhaças Clowndette Maria e Mussarella. Tudo começa quando as duas decidem morar juntas e precisam se sustentar na cidade grande.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael - Rua Quaresma Delgado, 354 - Pq São Rafael. Dia 11/03/2020 às 10h00. Livre. Grátis.

Slam das minas convida Batalha Máfia das minas
O Slam das Minas SP e Máfia das Minas são coletivos que realizam batalhas de poesia e rima, a fim de fomentar a oralidade entre o gênero feminino, e reafirmar a existência da mulher no movimento Hip Hop. Para além do evento poético, nas batalhas surgem questões que permeiam a vida das mulheres brasileiras, como carreira, corpo, questões emocionais e psicológicas.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael - Rua Quaresma Delgado, 354 - Pq São Rafael. Dia 28/03/2020 às 17h00. Livre. Grátis.

Dandara Cia Impacto Agasias
Dandara não quer se casar com ninguém, mas seu pai, Valduir, quer que ela se case a qualquer custo, não vê a hora de ser avô, por precisar de um sucessor para a sua delegacia. É aí que Sebastião vê a oportunidade de se dar bem na história; decidido a tomar o lugar de Valduir na delegacia, ele aceita casar-se com Dandara, mas não é o único.
Serviço:
|Casa de Cultura São Rafael - Rua Quaresma Delgado, 354 - Pq São Rafael. Dia 26/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

Casa de Cultura do Tremembé

Contação de Historia Mulheres que Mudaram o Mundo com o Grupo Raconto
Neste encontro, teremos duas histórias baseadas na vida e obra de Rosa Parks, símbolo do movimento de direitos humanos e Wangari Maathai, professora e ativista política ambiental do Quênia, a primeira mulher africana a receber o prêmio Nobel da Paz, pelo seu trabalho 'Cinturão Verde'.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 28/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

Coletivo Sarau Por Elas
Apresentação artística realizada por mulheres junto á Feira Solidária de mulheres empreendedoras, com poemas, danças, interpretações musicais, celebrando o protagonismo das mulheres em homenagem ao dia 08 de Março.
Serviço:
|Casa de Cultura Tremembé – Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé. Dia 07/03/2020 às 16h00. Livre. Grátis.


Casa de Cultura de Vila Guilherme

Gurias
Formado em 2012, o Coletivo feminino de Danças Urbanas tem como objetivo, difundir a força da mulher neste seguimento, incentivando outras "Gurias". O grupo apresentará seu mais novo trabalho, na programação especial do Casarão de Vila Guilherme no mês do HIP HOP.
Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 29/03/2020 às 18h00. Livre. Grátis.

Flora Matos
Para representar as mulheres no mês do Hip-Hop Flora Matos, canta e rima. Com sua marca registrada, traz no seu ritmo o pique malandragem de rua natural, e dispensa os estereótipos.
Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 28/03/2020 às 20h00. Livre. Grátis.

Vulcanicas
Ensaio sobre corpos femininos em luta, como necessidade de um espaço criativo, livre para gerar ações e reflexões de resistência feminina ao capitalismo patriarcal e racista. Programação integra a temática especial, em homenagem ao dia Internacional das Mulheres no Casarão, com artistas, grupos e equipe técnica, formada exclusivamente por mulheres.
Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 14/03/2020 às 19h00. Livre. Grátis.

Banda Pandora no Dia Internacional das Mulheres no Casarão
Formada por sete musicistas mulheres com: violino, violoncelo, flauta, trompete, violão, piano e percussão, os arranjos são únicos. Além das canções compostas pelas integrantes, também são executadas músicas brasileiras, internacionais e instrumentais.
Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 08/03/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Enquanto Ela dormia - Teatro da Vertigem
Os gatilhos das memórias de infância de Dora, uma professora de literatura, retornam após presenciar uma cena de assédio em um ônibus. “Enquanto Ela Dormia” expõe, de certo modo, as marcas profundas do abuso e do despotismo da sociedade na subjetividade da mulher.
Serviço:
|Casa de Cultura de Vila Guilherme – Praça Oscar Silva, 110 - V. Guilherme. Dia 07 e 14/03/2020 às 20h00 e 08 e 15/03/2020 às 19h00. Maiores de 14 anos. Grátis.