Centro Cultural Vila Itororó - Programação de Março

Março 2020

 

Música

Quebrada Instrumental
Quarteto formato por Woopper na bateria, Call Gomes na guitarra, Kiko de Sousa no teclado e Nicolas Carneiro no Contrabaixo, apresenta jazz, blues e musica instrumental.
Quando: 1/03
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Banda Ozu
Formada em 2016 em Cotia-SP, a banda OZU busca no jazz os elementos para traduzir de forma orgânica sua sonoridade que bebe do trip-hop, downbeat e lo-fi hip-hop.
Quando: 8/03
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Grupo Átrio Jazz
Átrio é um grupo paulistano de jazz moderno, groove e ácido, com o repertório inspirado em músicas de Robert Glasper, Herbie Hancock e outros compositores contemporâneos. A banda conta com Renato Pestana na bateria, Rob Ashtoffen no baixo e Gabriel Gaiardo no piano elétrico.
Quando: 15/03
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Life Aquatic
A banda foi fundada em Santo André em 2015 e produz um som instrumental que mistura jazz e hip-hop, influenciada por BBNG, J Dilla e Madlib. Eles tentam passar uma mensagem libertária focada nos direitos individuais e contra qualquer tipo de autoritarismo.
Quando: 22/03
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Enquanto Chão
O projeto surgiu a partir do encontro das comunidades de Canela (TO) e Patrimônio (MG), com seus habitantes, festejos populares e em torno da reflexão sobre o avanço dos processos de apagamento cultural presentes nesses territórios. O espetáculo transita entre o real e o ficcional, contando, cantando e dançando histórias e pessoas.
Quando: 29/03
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Workshop

Fotografia com Mariângela Ratto
Esse workshop parte do princípio de que os fotógrafos sempre serão mais interessantes do que os equipamentos que eles usam.
Quando: 11/03
Horário: Quarta às 14h
Gratuito
14 anos

Teatro

Arribar
Arribar-história de beira de caminho narra a trajetória de João da Conceição, sertanejo que abandona sua terra no início da vida adulta para tentar a sorte na cidade grande.
Quando: 19/03
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
14 anos

Circo

Circo do só eu
O Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou o convite para se apresentar em uma cidade, até que recebe outra proposta (muito mais lucrativa) e decide cancelar, de última hora, a apresentação. Zabobrim, o palhaço, tenta apresentar sozinho o espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia e música.
Direção: Ésio Magalhães
Quando: 12/03
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
Livre

 

Infantil

Bora Brincar
O espetáculo foi concebido para mostrar ao público o festejar da cultura popular brasileira, com danças brasileiras populares como carimbó, ciranda e coco.
Quando: 26/03
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
Livre

Oficinas

Construção de Instrumentos
Este projeto abrange práticas de construção, pesquisa e experimentação de instrumentos, com materiais recicláveis de fácil acesso para todas as idades.
Quando: De 6 a 27/03
Horário: Sextas às 15h
Gratuito
7 anos

Educação Ambiental
A ideia aqui é estimular a criatividade, a parte artística e a socialização entre os alunos e ensiná-los que, a partir do que parece lixo, é possível criar e recriar novos produtos.
Quando: De 1 a 29/03
Horário: Domingos às 11h
Gratuito
14 anos

Culinária
A oficina realiza a promoção de saúde e estilo de vida saudável dentro dos parâmetros social, econômico e ambiental da população, com aulas teóricas e práticas.
Quando: De 1 a 29/03
Horário: Quartas às 14h e domingos às 11h
Gratuito
14 anos

Capoeira
Aulas de capoeira regional contendo movimentos de ataque e defesa, e a história do jogo.
Quando: De 6 a 27/03
Horário: Sextas às 15h
Gratuito
14 anos

Culinária
As culturas tradicionais trazem em seu legado alimentos que estão ligados aos ritos e costumes. Esta oficina leva o participante às tradições gastronômicas da culinária regional.
Quando: De 5 a 26/03
Horário: Quintas às 16h
Gratuito
14 anos

Yoga
As oficinas de yoga são teórico/prática/reflexiva e terão como diretriz o tema “O corpo habitado: autocuidado e bem estar no corpo e no mundo”, com o uso das técnicas Asanas (posturas psicofísicas), Pranayamas (técnicas respiratórias), Dharana (técnicas de concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (estado de integração).
Quando: De 4 a 25/03
Horário: Quartas às 10h
Gratuito
14 anos

Culinária Vegetariana – Cozinha Brasileira
A Oficina de Culinária Vegetariana - Cozinha Brasileira ensinará pratos da culinária brasileira, adaptados para a cozinha vegetariana.
Quando: De 6 a 28/03
Horário: Sextas e sábados às 10h
Gratuito
14 anos

Origami
Origami é uma linguagem artística que promove o respeito e admiração entre diferentes culturas. Estimula criatividade, concentração e raciocínio espacial e pode ser utilizado para promover cooperação e ainda gerar renda ao participante.
Quando: De 3 a 31/03
Horário: Terças e sextas às 14h
Gratuito
14 anos

Dança Contemporânea
Propõe aproximar o acesso da comunidade à cultura e à arte da dança contemporânea, e ainda uma ação de valorização, difusão e intercâmbio cultural.
Quando: De 7 a 28/03
Horário: Sábados às 10h
Gratuito
14 anos

Circo
A oficina de Técnicas Circenses consiste na realização de encontros que promovam iniciação, experimentação e reflexão do participante na arte circense, mediante à prática de acrobacias, equilibrismo, malabarismo e apresentação de cenas através de atividades práticas e lúdicas.
Quando: De 3 a 31/03
Horário: Terças e quintas às 10h
Gratuito
14 anos

Artesanato Popular
Oficina de técnicas manuais faz uso do artesanato para o ensino de habilidades na produção de objetos artísticos e decorativos, como vasos, fruteiras, porta-joias etc.
Quando: De 3 a 31/03
Horário: Terças às 10h e sábados às 14h
Gratuito
14 anos

Fotografia
Esta oficina de fotografia visa resgatar os valores originais da fotografia através de novos equipamentos digitais.
Quando: De 5 a 26/03
Horário: Quintas às 14h
Gratuito
16 anos

Dança de Salão
Projeto de dança de salão é um modo de educação não formal de duração variada. Através dessa prática, os usuários conhecem diversas linguagens dançantes.
Quando: De 4 a 28/03
Horário: Quartas e sábados às 14h
Gratuito
14 anos

Técnicas Corporais
Utilizando linguagem científica, a oficina usa os ritmos de música suave e movimento corporal.
Quando: De 5 a 26/03
Horário: Quintas às 9h
Gratuito
14 anos

Figurino Confecção e Criação em Moda
Processo de criação e idealização de figurinos por meio da construção e desenvolvimento da identidade visual, conceitos, ideias e simbologias de forma inovadora.
Quando: De 4 a 25/03
Horário: Quartas às 10h
Gratuito
14 anos

Oficina de Xilogravura
Xilogravura a partir de desenhos de observação do local ou dos arredores, onde a proposta está sendo desenvolvida, unindo observação, desenho e gravura.
Quando: De 3 a 31/03
Horário: Terças e quintas às 14h
Gratuito
14 anos

Infantil

Bora Brincar
O espetáculo foi concebido para mostrar o festejar da cultura popular brasileira, apostando de forma interativa com ritmos como carimbó, ciranda e coco.
Quando: 26/03
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
Livre

Visitas guiadas

Visita ao Pátio de Casas
As visitas ao pátio de casas compartilham o andamento do processo de restauro e descrevem a formação da Vila Itororó, que contém um pouco da formação da própria cidade de São Paulo. O visitante tem acesso às muitas histórias que compõem a Vila: a sua concepção como uma “casa-monumento” cercada por casas de aluguel, a questão da água como elemento estruturante da Vila, o Clube Éden Liberdade e a resistência das famílias que viveram nas últimas décadas na Vila. O público é estimulado a imaginar, debater e tomar parte nas discussões sobre os usos futuros da Vila, de modo que o sentido da preservação de um patrimônio público seja apropriado coletivamente. Duração: até 1h. Limite de público: até 30 pessoas. Ingressos: A visita é gratuita. Para participar não é necessário agendamento prévio, a não ser que se trate de um grupo formado por mais de 15 pessoas. Basta chegar ao canteiro um pouco antes do horário de início. É permitido tirar fotografias durante as visitas.
Quando: Quintas, sextas, sábados e domingos
Horário: 16h
Gratuito
Livre