Secretaria de Cultura oferece programação especial de férias

“Sabadão Olido com Bloco Folia de Bonequins”, “Contarolando Shakespeare” e a peça “Revolução Animal” são alguns dos destaques

Pensando que o aprendizado e a diversão nunca tiram férias, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oferece diversas atividades gratuitas para o público infantojuvenil durante o recesso escolar, nos centros culturais e teatros. A programação inclui atrações das mais diversas linguagens, como circo, teatro, contação de histórias e encontros carnavalescos.  

Um dos destaques da programação é o “Sabadão Olido com Bloco Folia de Bonequins”. Com a proposta de incentivar o “brincar nas ruas” da cidade para crianças de todas as idades, o Folia de Bonequins é um bloco de carnaval focado em bonecos. O cortejo já teve uma pré-programação ao longo do ano, por meio de oficinas e atividades de construção de bonecos para levá-los ao cortejo. O Folia conta também com a banda e a bateria Bonequins, que comandam a música, misturando vários ritmos e estilos. O “Sabadão” ocorre no dia 18 de janeiro, no Centro Cultural Olido.  

Outra atração é “Contarolando Shakespeare - Contação de História”. Os narradores apresentam trechos das peças do autor inglês ao público infantojuvenil, de forma que este sinta-se atraído pela trama, sempre respeitando as características do dramaturgo do século XVII. A atividade é realizada no hall da biblioteca do Centro Cultural da Penha, nos dias 15, 22 e 29 de janeiro.  

Já a peça “Revolução Animal” acompanha a rebelião ocorrida em uma fazenda, onde os animais indignados derrubam seu dono. A inspiração da história veio do clássico “A Revolução dos Bichos”, livro de George Orwell que satiriza a queda da monarquia russa e os processos revolucionários que levaram à formação da União Soviética e à burocratização do Estado operário.

 

Por Reinaldo Silva

 

Confira a programação infantojuvenil completa:  

CENTRO CULTURAL DA PENHA

Teatro  

Beco dos Gatos

No beco de uma cidade grande, moram diversos gatos que vivem suas vidas tranquilas na espera que alguém apareça com algo para beber ou comer. Certo dia, um morador de rua chega com um livro de contos e tudo muda naquele pequeno grupo de animais.

Onde: Teatro Martins Penna

Quando: 26/01, domingo às 15h / Gratuito / Livre

Circo

Biscoitos

É numa casa cheia de surpresas, detalhes e pequenos encantos que vive o palhaço Conforto, sempre ao lado de seu amado porta-retrato, que guarda a imagem de alguém muito especial. O calendário avisa que é dia de visitar a pessoa da foto. Quebrar a rotina, ligar o rádio e se divertir preparando deliciosos biscoitos, em meio a trapalhadas, muita bagunça e talvez alguma sujeira.

Onde: Teatro Martins Penna

Quando: 25/01, sábado às 15h / Gratuito / Livre  

Jujuba x Chicote

Jujuba é uma viajante indo para uma festa no Peru, Chicote é um fiscal de fronteira recém- empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada, bem no meio do Caminho do Peabiru, um percurso ancestral que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar dessa estrada, onde nada pode, nem aqui, nem ali, nem lá, muito menos acolá, a única forma de acabar com tantas proibições é enfrentar  UM DUELO CONTRA A MORTE!

Onde: Teatro Martins Penna

Quando: 19/01, domingo às 15h / Gratuito / Livre

SOS uma autopeça

Heitor e Conforto partem numa grande aventura com seu lindo e potente carro, querendo conhecer o mundo e suas maravilhas. Eles enchem o tanque, calibram os pneus, arrumam as malas, fazem todos os preparativos e... pé na tábua! Mas, no meio do caminho, as engrenagens quebram e esses dois palhaços ficam presos no meio do nada! Tendo somente um ao outro para superar essa adversidade, os dois se apoiam na forte amizade entre eles. Do porta-malas, porém, saem sonhos, histórias, mágicas e fantasias que ajudam a dupla a entender que antes de conhecer o mundo é preciso conhecer a nós mesmos. E que, antes de descobrir o que está errado por baixo da funilaria, é preciso descobrir o que está quebrado dentro de nós.

Onde: Teatro Martins Penna

Quando: 18/01, sábado às 15h / Gratuito / Livre  

Mandrake

Mandrake é um famoso ilusionista das histórias em quadrinhos e a grande inspiração dos palhaços charlatões Sizu e Palhita. Essa dupla chega nas praças e ruas das cidades para domesticar feras místicas e realizar as grandes façanhas do mundo da mágica. Esses palhaços vão encantar a todos com seus números de desaparecimento, poderes da mente e muito mais, usando e abusando do lúdico e da imaginação dos espectadores.

Onde: Teatro Martins Penna

Quando: 26/01, domingo às 15h / Gratuito / Livre  

Contação de História  

Contarolando Shakespeare - Contação de história

Entre inúmeras propostas de encenar os textos de Shakespeare a companhia escolheu apresenta-los por meio da linguagem infantojuvenil, pois, para esse espectador de hoje, o estilo narrativo do século XVII é quase inacessível. As crianças exigem algo imediato, onde possam entrar no mundo da história, "ver" as definições, "ouvir" os personagens falarem, e sentir suas emoções, assim como fazem quando eles leem os romances de autores contemporâneos. O projeto Contarolando Shakespeare pretende ser acessível à toda família, mas sem perder as características do autor. O resultado é uma contação de história emocionante e cativante, que dá ao público uma identificação do enredo original e também oferece à compreensão clara do jogo cênico.

Onde: Hall da biblioteca

Quando: 15/01, 22/01 e 29/01, quarta às 15h30 / Gratuito / Livre  

Quando coisas reais acontecem a seres imaginários

Onde: Hall da biblioteca

Quando: 12/01, 19/01 e 26/01, domingo às 14h / Gratuito / Livre    

 

CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ

Oficinas

Literatura

A oficina será conduzido pela mediadora-narradora Rosana Borges Silva, que irá compartilhar sua experiência acerca da mediação de leitura e da narração de histórias e propor uma vivência por meio de exercícios, jogos e conversas com o objetivo de estabelecer um diálogo e pontuar as diferenças entre a mediação de leitura e a narração de histórias. Espera-se, com esta formação, contribuir para a formação dos participantes, em encontros voltados para a experimentação artística em diferentes linguagens, relacionando-as à tradição oral e à cultura escrita já que a proposta desta formação parte de diferentes relações entre transmissão de saberes pela oralidade e pela cultura escrita.

Quando: 7 a 23/1, terça às 10h e quinta às 14h / Gratuito / Livre  

Circo (Acrobacia) As oficinas de Acrobacia trabalham a consciência corporal e o espírito colaborativo aliados ao desafio que a formação acrobática propõe aos participantes. Enquanto monta as figuras o participante ativa musculaturas de estabilização e melhora sua postura. Este tipo de prática aumenta a auto – confiança e a confiança no grupo e se reflete no convívio social do praticante. Pode ser realizada em formatos especiais como “Acrobacia de Mães/Pais e Filhos”

Quando: 7/01 a 21/01, terça às 10h / Gratuito / Livre  

Música

Oficina de música visa praticar exercícios de treinamento auditivo e consciência da voz no contexto musical. Conhecer a origem da música, as características do som, apreciação musical, leitura rítmica e melódica.

Quando: 7 a 26/01, terça e domingo às 14h, Gratuito / Livre  

Teatro

Expressando-se com Jogos e exercícios teatrais, promovendo ações para o despertar do corpo, da atenção, da precisão, da agilidade mental, provocando estímulos para a representação ou como forma de melhorar a comunicação.

Quando: 8 a 24/01, quarta e sexta às 14h  / Gratuito / Livre  

Intervenção Artística Jujuba e Chicote

Jujuba é uma viajante indo para uma festa no Peru, Chicote é um fiscal de fronteira recém empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do Caminho do Peabiru, um caminho ancestral que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar dessa estrada, onde nada pode, nem aqui, nem ali, nem lá, muito menos acolá, a única forma de acabar com tantas proibições é enfrentar um duelo!

Quando: 17/01, sexta às 15h / Gratuito / Livre  

 

Workshop

Workshop Máscaras Carnavalescas

Para cair na folia e fabricar a própria fantasia vamos receber na Vila Itororó o Workshop de máscaras sustentáveis com materiais de uso comum. A criatividade aliada ao meio ambiente para alegrar os foliões e preservar a natureza.

Quando:  24/01 e 31/01, sexta às 14h / Gratuito / Livre    

 

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA  

Circo  

Encontro da Cia LaClass

“Encontro” é mistura de teatro e circo chapliniano. A vida de dois palhaços contada da infância à velhice por meio de diálogos poético e metáforas. Esse é o mote de “Encontro” um espetáculo sobre relacionamento e amor. Utilizando recursos circenses, como            a mágica e a manipulação para compor uma narrativa divertida, que brinca com a passagem da vida por meio do tom ingênuo das brincadeiras de palhaços e sempre com muita música. Com ares que remontam o universo chapliniano, a trupe apresenta um espetáculo único, indicado para toda a família.

Quando: 11/01, sábado às 12h / Gratuito / Livre  

Clake do grupo Circo Amarillo

Clake é um espetáculo cômico que acentua o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de Gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.

15/01, quarta às 11h / Gratuito / Livre  

Rústico da cia Barnabô

A cena da natureza está em jogo, seus animais, ferramentas e personagens contam uma história simples e cativante. Peperina e Dom Molina pertencem a um território de amor e de campo, de luta e de esforço, de uma vida juntos. A narrativa acrobática traz a essência da história nos corpos, que não deixarão indiferente nem eles nem o público. Rústico é um espetáculo circense criado em coprodução entre a Companhia Brasileira Barnabô e a Companhia Catalã Cíclicus, liderada pelo diretor artístico Leandro Mendoza.

16/01, quinta às 20h30 / Gratuito / Livre  

Marcelinho Pente Fino

Tudo começa com a figura de um maestro num âmbiente nada convencional. A morte simbólica da figura clássica do Maestro e o nascimento de Marcelino, o Maestro Clown. Um solo de um palhaço equilibrista mágico musical. Marcelino orquestra uma platéia com música, risos e poesia. Aporta diálogos e conflitos construindo pequenas composições com seu grande aparelho de equilíbrio. Sob um fio ele dança, canta e emociona num tom “chapliniano”. Um aparelho de equilíbrio com quatro rodas de um formato surpreendente com uma sonoridade rara: o ateliê. O local preferido de Marcelino. Sua pequena ilha onde quem chega perto para observar é convidado gentilmente a entrar e conhecer o que este lugar oferece. O artista faz deste espetáculo o aprofundamento da sua autobiografia, como uma obra de arte ambulante Marcelino, um escultor de formas invisíveis, sempre se transforma.

18/01, sábado às 12h / Gratuito / Livre  

Altissonante Circo Amarillo

Altissonante é um espetáculo solo da artista circense Lu Menin, que constrói a própria trajetória feminina em um aparelho que chamamos de Aereotório - uma estrutura autoportante em forma de oratório.Este é seu espaço de oração, com ênfase no barroco que se desdobra em linguagem pelo drama, emoção e movimento. O espetáculo se apropria das artes do circo através das técnicas de parada de mãos e acrobacias aéreas, mas também constrói sua dramaturgia com canto, dança e teatro físico. Todos esses elementos são abraçados pela estética barroca que nos remete aos oratórios e às obras sacras do século XVIII, repletas de rococós, cores e informações visuais. Não atoa, a artista que é natural das Minas Gerais, traz no seu imaginário toda a riqueza da arte das cidades históricas, e no momento que decide e se apropria de sua criação solo, todo esse repertório chega com ela pelo olhar feminino de mulher, mãe, esposa e artista.

30/01, quinta às 20h30 / Gratuito / Livre  

Apresentação da Residência Estética: A criação e o encontro com a própria personalidade.  (Daniela Rocha Rosa)

O objetivo desta residência é aprofundar o caminho de consciência do artista com sua criação. Através de técnicas de construção e elaboração de personagem, investigações físicas da expressividade dos movimentos, busca das emoções conscientes pela respiração, as ideias, a voz, iremos refletir nossa personalidade em nossos caminhos criativos. O percurso pode tanto promover, como matéria de trabalho, a elaboração de uma cena ou um número que já exista, como também ser uma semente de um caminho inicial para o começo de uma ideia. A ideia é que cada artista comece a pensar com consciência naquilo que se faz, naquilo que ser quer e naquilo que se gera para o público que assiste.

31/01, sexta às 20h / Gratuito / Livre    

Oficina Fantasia, Adereços e Maquiagem de carnaval

Oficina infantil para atividades carnavalescas.No dia 22 de Fantasia e no dia 29 de Adereços e Maquiagem.

22/01 e 29/01, quarta às 11h / Gratuito / Público Infantil  

Baile de Samba: Carnaval de Outrora

28/01, terça às 19h / Gratuito / Livre      

 

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE  

CCJ NAS FÉRIAS  

Oficina Oficina de Stencil e Lambe com Go Esbomgaroto

Já pensou em aprender técnicas de lambe e stencil com um artista de peso da sua quebrada? Cola no CCJ que além de aprender iremos aplicar sua arte em nossa varanda principal. Eriton Thiago dos Santos aka Go popularmente conhecido como Esbomgaroto começou a ter interesse pelo grafite em 1997, na época era integrante de um coletivo composto por jovens da Vila Dionísia que possuíam uma forte influência pela Cultura Urbana.A Crew era composta por b-boys, grafiteiros, e artistas da periferia da Zona Norte de São Paulo. No decorrer destes 22 anos, Go desenvolveu um estilo bastante peculiar por ser bastante influenciado por desenhos animados, e assim construiu uma identidade que se tornou uma marca registrada.

Onde: Varanda vista para a Quebrada

Quando: 16/01 a 18/01, quinta, sexta e sábado às 14h / Gratuito / Livre  

Intervenção Artística Artes nas Férias

O projeto Arte nas férias é composto por cinco oficinas diferentes - papipá, reinventando carnavais, OKUN, Tramas lúdicas e ateliê de máscaras - e propõe ser aplicado em janeiro e fevereiro de 2020. Com os artistas Bel Mattos, Leandro Perez, Vinicius Debs  e Ayumi Hanada.

Quando: 22/01 à 14/02, quarta e sexta às 14h / Gratuito / Livre        

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA    

Tiquinhos Pensantes -Recreação Infantil

Para animar ainda mais o carnaval, nada melhor do que algumas brincadeiras para as crianças. Há muitas atividades que contribuem para a educação infantil e você pode fazer para as crianças durante esta época festiva. Tiquinhos Pensantes elaborou várias brincadeiras para vocês!

10 a 31/01, sexta às 15h / Gratuito / Livre  

Teatro Infantil  

Cia Três Lunas - Fábulas Italianas

Dois corajosos palhaços, guardiões de histórias com final feliz, trazem seu baú para compartilhar as histórias que foram colecionando em suas andanças pelo mundo, e assim resistem aos Cavaleiros do Silêncio. Desta vez, estes dois inseparáveis amigos contam duas fábulas extraídas e adaptadas livremente da coletânea Fábulas Italianas, compilada por Ítalo Calvino, apresentando com muito humor inclusive as passagens mais cruéis próprias do universo fabular.

Quando: 18/01 e 19/01, sábado e domingo às 16h / Gratuito / Livre  

 

Contação de Histórias com Fabiana Alves

11/01, sábado às 16h / Gratuito / Livre  

 

Tricotando Palavras – causos, contos e lendas do Brasil

12/01, domingo às 16h / Gratuito / Livre      

 

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES    

Circo  

Espetáculo de Circo

Onde: Área Externa

Quando:18/01, sábado às 16h  

 

Encontro Kids

Onde: Área Externa

Quando: 12/01, domingo às 14h / Gratuito / Livre   

 

A legião - "O Labirinto dos Monstros".

Onde: Área Externa

Quando: 26/01, domingo às 14h / Gratuito / Livre    

 

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO  

Exposição  “Hoje Tem Espetáculo”

Vista mais de 250 mil visitantes, a exposição está dividida em núcleos: Ateliê, Artes do Circo, Linha do Tempo, Destaques e Café dos Artistas.

Onde:Centro de Memória do Circo

Quando: Segunda a sexta, com exceção de terça, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 13h às 20h / Gratuito / Livre  

Visita Mediada à exposição “Hoje Tem Espetáculo”

O Educativo do Centro de Memória do Circo conduz o público pela exposição “Hoje Tem Espetáculo”. *Inscrições: educativomemoriadocirco@gmail.com

Onde: Centro de Memória do Circo

Quando: Segunda a sexta, com exceção de terça, das 10h às 18h / Gratuito / Livre  

Visita Mediada ao Acervo

Conduzida pela equipe do Centro de Memória do Circo, a visita apresenta o acervo da instituição e as técnicas e procedimentos utilizados em sua preservação, além de aspectos da criação de uma museologia própria voltada para o circo. *Inscrições: memoriadocirco@gmail.com

Onde: Centro de Memória do Circo

Quando: 30/01, quinta às 14h / Gratuito / 16 anos  

SEGUNDAS DE CIRCO

Encontros de Estudo da Palhaçaria

Coletivo independente, que realiza um encontro semanal no Centro de Memória do Circo. Aberto para pesquisadores, aprendizes, profissionais e interessados pelo estudo do palhaço. Onde: Centro de Memória do Circo - Café dos Artistas.

Onde: Centro de Memória do Circo

Quando: 13/01 a 27/01, segundas, às 14h / Gratuito / Livre    

Picadeiro Aberto - Aquecimento para o Carnaval

Encontro semanal para treino, prática e apresentações das diversas linguagens circenses. No mês de  Janeiro, o Circo se prepara para cair na Avenida com as edições especiais de Esquenta pro Carnaval com o Picadeiro Aberto.

Quando: 20/01 - Esquenta Carnaval 27/01 - Encontro de Malabares + Mostra competitiva | Esquenta Carnaval 16h30 / Gratuito / Livre  

 

CENTRO CULTURAL SANTO AMARO  

Infantis tardes de domingo

Quando: 12/01 a 19/01, domingo às 16h / Gratuito / Livre  

 

No Colo do Livro, com Livros no Colo Com a Cia Cantos&Contos

Quando: 15/01, quarta às 10h / Gratuito / Livre  

 

Sessão de Contos e Cantos de Meiguice para 1ª Infância com Paula Dugaich

Quando:22/01, quarta às 14h / Gratuito/ Livre        

 

CENTRO CULTURAL OLIDO    

Sabadão Olido com Bloco Folia de Bonequins

A Folia de Bonequins é um bloco de carnaval focado em bonecos, criado no intuito de promover o brincar nas ruas de São Paulo, para crianças de 0 à 100 anos. No primeiro ano do desfile, reuniram mais de mil pessoas na Rua Madre Cabrini, Vila Mariana. Para 2020, esperam concentrar ainda mais gente e mostrar a todos que lugar de criança é onde ela quiser estar! A Bateria Batuquins, corpo percussivo do bloco, possui diversos instrumentos de percussão brasileiros e afro-brasileiros, tais como Timbau, Surdo, Caixa, Repique, Caxixi, Agogô e Mineiro, e ensaia durante todo o ano, às quartas-feiras, no intuito de elaborar ritmos diversos brasileiros regionais e afro-brasileiros, como o samba, o samba reggae, o ijexá e o baião.

Onde: Vitrine da dança

Quando:18/01, sábado às 20h / Gratuito / Livre  

 

TEATROS  

ARTHUR AZEVEDO  

Dia de Praia

Trabalho solo da palhaça Carmela, de Melina Marchetti, transita entre humor, equilibrismo e interação com objetos, discutindo a potência de transformação de erros e tropeços do dia-a-dia e a possibilidade de rir de si mesmo.

Quando: de 11/1 a 2/2, exceto 12/01, sábado e domingo às 16h | R$20 – Livre    

 

ALFREDO MESQUITA  

Revolução Animal

Sátira contada por animais revoltados com o tratamento tirânico de seu dono, remonta à transição da Rússia czarista e o processo revolucionário dos anos de 1917 e 1918 até sua concretização na união das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os anos da ditadura stalinista.

Quando: de 11/01 a 26/01, sábado e domingo às 16h | R$20 - Livre    

 

TEATRO CACILDA BECKER  

Scaratuja

Conduzido por linhas que partem em infinitas direções, o público segue a trilha do desenho que da garatuja à representação das formas faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos quando criamos livremente e nos deixamos levar por nosso corpo.

Quando: de 11/01 a 01/02, sábado às 16h | R$20 - Livre      

É Tudo Família Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm 9 anos e uma hora para responder em forma de seminário, na frente da classe cheia e do professor bem bravo, o que é família. Crianças com famílias tão diferentes, elas correm contra o tempo para elaborar as respostas.

Quando: de 12/01 a 02/02, dom às 16h | R$20 - Livre  

 

TEATRO FLAVIO IMPERIO  

Circo   o parque é o palco - esquadrão bombelhaço

Utilizando reprises tradicionais que integram o corpo expressivo dos palhaços, “Esquadrão Bombelhaço” cria uma atmosfera de desenhos animados que traz o número de pizza acrobática como o elemento principal, composto de paisagem sonora para ditar o ritmo do espetáculo, proporcionando uma experiência recheada de risos.

Quando: 25/01, sáb às 16h - Gratuito