Casa de Cultura de Guaianases - Programação de Fevereiro

Fevereiro 2020

 

Bloco Zumbiido Afropercussivo
Zumbiido é um Bloco organizado desde 2007 com a união de jovens pretos e pretas de diversas áreas da produção cultural, artística e intelectual como verbalização do levante negro, ao aliar a figura mítica imortal do líder revolucionário Zumbi dos Palmares às ações inspiradas por seu propósito. Nesta apresentação O Zumbiido fará um ensaio aberto e depois fará sua, já popular, Festa Preta.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 15/02/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Contação de Histórias - Nosso Carnaval - O Samba canta Histórias
Para promover uma experiência significativa, apresentar fatores históricos sobre a tradição do carnaval brasileiro e frisar a importância dos valores sociais e humanos no ato de contar histórias, esta apresentação vem aguçar a percepção do público presente sobre o peso das tradições orais contemporâneas e do seu conteúdo simbólico. Oferecendo uma perspectiva ampliada e integradora do ser humano e de suas relações com o mundo em que vive, contribuindo com o desenvolvimento, a curiosidade, a criatividade e com a capacidade imaginativa de forma lúdica.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 16/02/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

O Carnaval do Jabuti e outros Contos do Brasil Tricotando Palavras
No carnaval da floresta, todo mundo pode brincar, desde que esteja fantasiado. Neste enredo a bicharada resolveu fazer um grande carnaval. Todos precisavam se fantasiar, porque a animação prometia ser completa. Mas, o jabuti não queria saber de fantasia e, sem fantasia, ninguém podia entrar no baile. Então ele teve uma ideia genial que ninguém imaginava.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 08/02/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Vivência Artística Oficina de máscaras e adereços carnavalescos sustentáveis com a Cia. Crialudis
Direcionado para jovens, crianças e famílias, essa oficina tem como base a confecção e criação de máscaras e adereços carnavalescos, com materiais reaproveitados, para brincar o carnaval nos blocos da cidade. Despertando a criatividade e a imaginação dos participantes e favorecendo a consciência sustentável a partir da percepção, da potência criativa, lúdica e consciente quanto ao descarte de materiais no meio ambiente cotidiano.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 08/02/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Guaianases Carnaval - Bloco SP Forró
O Coletivo SP Forró reúne forrozeiros das regiões, Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da cidade de São Paulo, e conta com grupos como o Trio Sabiá, Trio Da Lua, Trio Beijo de Moça, Trio Amizade, para trazer mestres da cultura, dançarinos e amantes do forró.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 09/02/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Vivência Artística Carnaval e Resistência - Experiência Musical e Coreográfica - Bloco Afirmativo Ilu Inã
Ministrado por Fernando Alabê e Débora Marçal, o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã - Carnaval e Resistência - Entre Terreiros e Avenidas, é uma experiência musical e coreográfica a partir da rítmica e gestual afrodiaspóricos, presentes nos blocos afro e escolas de samba, especificamente.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 16/02/2020 às 15h00. Livre. Grátis.

Carnaval Funk Beatz
Performance corporal e musical que apresenta todos os subgêneros do Funk, desde Funk Melody, Funk Romântico, Brega Funk, Trap Funk, Mandelão, 150 BPM, entre outras modalidades musicais que se encaixam na proposta. O objetivo é apresentar o lado positivo do movimento Funk e a forma como o ritmo pode embalar o carnaval, criando espaços que promovam uma imagem de união entre o Funk, enquanto cultura periférica e o carnaval, que representa a maior manifestação artística brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 29/02/2020 às 16h00. Livre. Grátis.

Bloco Akió
Para trazer os festejos carnavalescos a toda comunidade presente, com muita animação, afro-reggae e samba, o Bloco Akió busca integrar todos os participantes em espaços culturais, incentivando o acesso da periferia á maior festa cultural e democrática, brasileira.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 21/02/2020 às 14h00. Livre. Grátis.

Bloco Aroeira
Na intenção de promover o desenvolvimento e formação cultural das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Bloco Aroeira nasceu a partir de um projeto de oficina de Percussão, realizado em diversas apresentações nos bairros da Zona Leste de São Paulo.
Serviço:
|Casa de Cultura Guaianases - Rua Castelo de Leça, s/n – Guaianases. Dia 19/02/2020 às 14h00. Livre. Grátis.