Show de drags festeja as divas da MPB

Apresentação única ocorre dia 23 de novembro no Centro Cultural Olido; a entrada é gratuita

A noite paulistana tem fama mundial de oferecer uma pluralidade artística e cultural compatível à das maiores metrópoles do globo. Sempre antenada com as novidades de cada época, a cidade foi palco, nos anos 90, de uma verdadeira “explosão” de shows com drag queens. Para reviver esse momento efervescente, o Centro Cultural Olido recebe o espetáculo “As Drags Devem Estar Loucas! - Uma Homenagem às Divas Brasileiras, à MPB, às Drags dos Anos 90 e às Montadas de Todos os Tempos”.

Com direção e concepção do cineasta e produtor cultural Lufe Steffen, o show traz um repertório que reúne músicas gravadas por grandes cantoras a partir da década de 60. Em cena, os atores Apollo Faria, Cícero de Andrade, Cleber D’Nuncio, Cleber Tolini, Sydney Salvatori e Will Nygma dublam suas divas favoritas. Essa geração de artistas “foi criada” por drags consagradas dos anos 90, como Morsa, Cindy Babado, Simplesmente Nenê, Victoria Principal e Dillah Dilluz, que associavam, em suas performances, canções brasileiras e humor.

Segundo Steffen, como o espetáculo é apresentado por um sexteto, nada mais adequado do que celebrar outro icônico grupo feminino, lançado nos anos 70, formado também por seis cantoras: As Frenéticas. “O conjunto pop surge como espinha dorsal do show, abrindo e fechando as dublagens da noite”. A surpresa, no entanto, fica por conta das músicas escolhidas. “Que ninguém espere os hits mais óbvios delas. A pesquisa de repertório buscou resgatar pérolas quase desconhecidas das imortais divas da discoteca brasileira”, diz o diretor.

O espetáculo também faz uma homenagem ao multiartista performático argentino Patrício Bisso, morto recentemente. Nas décadas de 80 e 90, ele fez sucesso tanto na televisão como no teatro e no cinema brasileiros, interpretando, entre outras personagens hilárias, a sexóloga Olga Del Volga.

Steffen afirma ainda que, apesar do show buscar o inusitado, a vanguarda, a surpresa, a ideia não é apenas divertir, num hedonismo inconsequente. “Existe diversão sim, mas também reflexão, crítica social, política; tudo se mistura neste espetáculo, afinal ‘As drags devem estar loucas!’.”

| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel.: 3331-8399 e 3397-0171. Dia 23/11, às 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)