Centro de Referência da Dança - Programação de Novembro

Novembro 2019

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DANÇANDO NA FONTE

Sou Locker
Evento voltado para a dança locking, que é uma linguagem precursora das danças urbanas, e tem como objetivo promover encontro através de workshops, debates, jams, exposição, intervenções, batalha e mostra de dança unindo praticantes e iniciantes do estilo locking, fomentando a cena de lockers e trazendo informações sobre esta dança que é tão importante na história da cultura hip-hop.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 07/11
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

Bismas das Acacias
O grupo Bismas das Acácias foi fundado em 1984, em Benguela, cidade das acácias rubras, assumindo-se atualmente com uma instituição de referência na defesa e resgate da cultura angolana. Através do folclore nacional, serve de base para a criação das suas coreografias integrando com as danças koti kolombula, Ndungo, Ukongo, firmino, cidungue e sindeta, que retratam o cotidiano dos angolanos nos domínios da agricultura, caça, recreio e instituições culturais.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 13/11 (workshop) e 14/11 (apresentação)
Horário: Quarta e Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

#Ifeelrich
Quantas pessoas no mundo experimentam o sentimento de riqueza? Quantos dígitos na conta bancária você precisa para se sentir próspero? A performance #Ifeelrich, é um chamamento, uma invocação e, sobretudo, uma celebração à riqueza a partir da ótica negra ancestral. A performance mostrará o poder e a riqueza em uma perspectiva negra, traduzindo através da música e da dança afro contemporânea as poderosas vibrações dessa junção de saberes.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 21/11
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

Mané Boneco - Zumb.Boys
A intervenção vem dialogar com a beleza e a simplicidade do brincar. Esse é o mais recente trabalho de intervenção urbana do grupo Zumb.boys, inspirado no boneco brasileiro Mané Gostoso, que fez e faz parte da infância de muitas pessoas. Facilmente encontrado nas feiras nordestinas, é feito de madeira com pernas e braços articulados e movimentados por cordões.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 28/11
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

Zumbiido Afropercussivo
Um canto pela liberdade, o grito do gigante bloco preto! ZUMBIIDO é uma comunidade composta somente por pessoas pretas que assumem para si a afro-descendência como referencial organizacional na expectativa da construção de novas perspectivas e ideários coletivos. A apresentação revela, por meio da dança e de canções autorais, a musicalidade de obras que celebram a força do povo afro-brasileiro.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 29/11
Horário: Sexta às 17h30
Gratuito
Livre

I Fórum de Performances Negras de SP (SEGUNDA)

Eixo 3 – Estéticas Olhares para a Arte Negra

16h30 - Mesa 6 - Crítica e estética - construções sobre identidade artística
19h - Mesa 7 – Performance Negra na Web
Onde: Sala Cênica
Quando: 18/11
Horário: Segunda das ?
Gratuito
Livre

Grupos de trabalhos
Onde: Sala Plural e Cênica
Quando: 18/11
Horário: Segunda das 09h às 11h
Gratuito
Livre

Caminhada Histórica
Quando: 18/11
Horário: Segunda das 11h às 12h30
Gratuito
Livre

PROGRAMAÇÃO REGULAR

Instante-já
Tudo o que acontece no cérebro se inicia a partir de células conhecidas como neurônios. De um neurônio para outro há, em muitos casos, pequenos vãos, preenchidos por substâncias químicas liberadas a cada disparo de um impulso elétrico que indicam as inúmeras trilhas para ação e percepção. São eles também que influenciam a produção de imagens provenientes dos sentidos humanos e do fluxo dos nossos pensamentos. Como captar o instante-já de um acontecimento?
Onde: Sala Cênica
Quando: 01/11 e 02/11
Horário: Sexta e Sábado às 19h
Gratuito
12 anos

Marionete Humana
Marionete é um boneco que é controlado por uma pessoa, e o nome se encaixava com o que estamos vivendo hoje. O espetáculo é uma crítica sobre como as pessoas podem ser manipuladas por governos, a sua forma de agir para que todos se mantenham alienados, desprovidos de inteligência e controlando informação, censurando, somos Marionetes nas mãos de quem tem poder, e inconscientemente acabamos fazendo o que eles querem, criando um círculo onde sempre aquele que tem poder permaneça controlando tudo.
Onde: Sala Cênica
Quando: 14/11
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
Livre

Grupo Cambaiá, Umojá/Euler e Balé Folclorico Solano
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 18/11
Horário: Segunda das 14h às 16h
Gratuito
Livre

Grupo de Trabalhos Plural
Quando: 18/11
Horário: Segunda das 15h às 17h
Gratuito
Livre

A Um Passo de Aurora
Obra em dança contemporânea inspirada nos trabalhos e partituras gráficas do músico e maestro Guilherme Vaz (1948-2018), faz um mergulho nas paisagens sonoras do multiartista; um convite à escuta dos maracás, do silêncio e do imaginário simbólico dos povos indígenas do Brasil. Na criação e composição do espetáculo, o compromisso com o hibridismo de linguagens artísticas está a serviço da exploração dos limites das conexões entre questões cênicas, coreográficas e dramatúrgicas, visuais e performáticas.
Onde: Sala Cênica
Quando: 20/11 a 23/11
Horário: Quarta a Sábado às 19h
Gratuito
Livre