Centro Cultural Vila Formosa - Programação de Novembro

Novembro 2019

ESPECIAL MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Música

Negâ San
A rapper, cantora e compositora paulistana, criada na Vilas Calú, passou por diversos grupos ao longo de sua carreira, entre eles Arsenal das MC’s, Consciência Crítica, Banda Preto Soul, Nêgo Véio, Las Pretas, Código Urbano e Banda Django Livre, entre outros. Conhecida por sua potência vocal e por não maquiar a realidade em suas canções, traduz na música o seu cotidiano, representado também na figura de diversos coletivos sociais.
Onde: Teatro Zanoni Ferrite
Quando: 01/11
Horário: Sexta às 20h
Gratuito
Livre

Guerreiros Nagô
O projeto traz para este show Negro Z, integrante do grupo de rap da zona sul The Monkey`s THC. Ao lado dele, o DJ Itamar e seus convidados, que vão explorar as questões de cor, raça e marcadores sociais, tratados na musicalidade, coerência e veracidade de seus versos e batidas. Propõem através da arte transformar e abrir novas perspectivas e visões, pensando no enaltecimento das culturas negras de matrizes diversas.
Onde: Teatro Zanoni Ferrite
Quando: 08/11
Horário: Sexta às 20h
Gratuito
Livre

Bal Canta Sambas da Mangueira
Aderbal Anacleto, conhecido como Bal e oriundo da Mangueira, é cantor de samba e se inspirou na arte do consagrado Jamelão. O artista tem na Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira seu celeiro musical e tem em seu repertório músicas de Cartola, Jurandyr, Tandinho, Beth Carvalho. Alcione e, claro, Jamelão..
Onde: Teatro Zanoni Ferrite
Quando: 15/11
Horário: Sexta às 20h
Gratuito
Livre

Partideiros do Maria Zélia
A Comunidade Samba do Maria Zélia foi criada por amigos que se encontravam no Espaço de Lazer da Vila Maria Zélia para comemorar aniversários e outras festividades, sempre com uma roda de samba. A ideia evoluiu para reuniões mensais, sem fins lucrativos e com arrecadação de alimentos para famílias de baixa renda, até chegar a um público acima de 500 pessoas, a partir de 2007. Com 12 anos de vida, recebe a cada mês a visita de grandes músicos, sambistas, compositores e instrumentistas de todo o país, sempre homenageando ícones do samba.
Onde: Teatro Zanoni Ferrite
Quando: 22/11
Horário: Sexta às 20h
Gratuito
12 anos

Liniker e os Caramelows
Show com apresentação do disco “Goela Abaixo”, trabalho concebido entre 2016 e 2018, quando o grupo passou por mais de 20 países. Ainda assim, o olhar está voltado para o íntimo em um momento de amadurecimento, com um som dançante e repleto de representatividade.
Quando: 24/11
Horário: Domingo às 20h
Gratuito
Livre

Na Prateleira Eskambo convida Marcos Dubá - com Gelson do Santos e Feba
O Selo Eskambo, em parceria com o Centro Cultural Vila Formosa, promove a gravação do quinto episódio de seu programa que será veiculado no YouTube, visando dar voz a artistas com linguagens originais e criativas, trazendo um alento à produção musical realizada na região da Vila Formosa. Nesta edição traz Marcos Dudá, ao lado de Gelson dos Santos e Feba.
Quando: 29/11
Horário: Sexta às 20h
Gratuito
Livre

Literatura

Dandara a Guerreira Nagô
Esta narração foi criada a partir de relatos e lendas populares sobre a história de Dandara, a guerreira negra rainha do Quilombo dos Palmares. Vítima do silêncio e apagamento imposto às mulheres negras no Brasil, ela foi uma capoeirista forte e corajosa que planejava ações de combate e liderava quilombolas na luta pela liberdade, além de ter sido companheira de Zumbi dos Palmares.
Onde: Sala Multiuso
Quando: 17/11 e 24/11
Horário: Domingo às 18h
Gratuito
Livre

Intervenção Artística

Jam Session - DJ MF
Jam Session é um projeto com direção artística do músico DJ MF, que vem ao Centro Cultural Vila Formosa com sua música e convidados. Personagem da cena hip-hop, aposta na mistura harmoniosa do novo e do velho, com várias décadas da música negra se combinando em harmonia e ritmo.
Onde: Saguão
Quando: 24/11
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre

PROGRAMAÇÃO REGULAR

Intervenção Artística

Humor de Quinta
Nesta apresentação de Stand Up, a regra é contar casos e curiosidades da vida privada. São coisas do cotidiano que todos passam, mas têm vergonha de falar...
07/11 – Dario França
14/11 – Dinho Machado
21/11 - Vatapá
28/11 – Coisa de Preto
Onde: Teatro Zanoni Ferrite
Quando: de 07/11 a 28/11
Horário: Quinta às 20h30
Gratuito
16 anos

Infantil

Quixote "Às Margens do Esquecimento ou, a Perda do Imaginário".
Em Quixote, a ideia é levar a coxia ao fundo do palco, atrás da rotunda, mas ao invés de escondê-la, revela-la muito discretamente, como se o espectador pudesse vislumbrar algo por detrás de uma névoa - um tecido amarelo translúcido, como um véu, revelará esta coxia onde os atores que não estarão em cena também constroem e desconstroem seus tipos, feito o inconsciente de Quixote.
Quando: de 02/11 a 23/11
Horário: Quinta às 14h; Sábado e Domingo às 16h (21/11 às 14h)
Gratuito
Livre

 


Os Sapatinhos Vermelhos
O espetáculo infanto-juvenil é um solo do multi-artista Apollo Faria inspirado na fábula do conhecido Hans Christian Andersen, que trata sobre um garoto perdido num mundo sombrio enfrentando seus sonhos e preconceitos através de uma sociedade doente.
Onde: Teatro Zanoni Ferrite
Quando: 03/11 e 10/11
Horário: Domingo às 19h
Gratuito
Livre

Sarau

Sarau dos Formosos
O Sarau dos Formosos tem como proposta compartilhar músicas, poesias, textos e artes visuais, apostando na troca de experiências de artistas e suas vivências com o público.
Quando: 23/11
Horário: Sábado às 14h
Gratuito
Livre