Centro Cultural do Jabaquara - Programação de Novembro

Novembro 2019

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS MÃE SYLVIA DE OXALÁ


Intervenção Artística

Papo Reto
O programa “Papo Reto Sociedade e Cultura” traz discussões sobre as diretrizes da cultura negra, em prol do engajamento da cultura afrobrasileira nas redes sociais em suas vertentes, respeitando suas origens e especificidades. Esse programa conta com a participação de uma personalidade da cultura negra, compartilhando sua trajetória, experiências em sua carreira profissional e pessoal.
08/11 – Luiz Celestino
22/11 – Cleber ao Cubo
29/11 – Maurício Basquete Instituto Gomes
Quando: Quintas
Horário: das 18h às 21h
Gratuito
Livre

Kwanzaa Brasil
Um dia de palestras, expositores, oficinas, intervenções artísticas culturais.
Quando: 23/11
Horário: Sábado das 13h às 17h
Gratuito
Livre

Dança

Gumboot Dance - Subterrâneo
SUBTERRÂNEO traça um paralelo entre a experiência dos mineiros africanos do século XIX e a sobrevivência da população negra e periférica das grandes metrópoles brasileiras nos dias de hoje. Como ressignificar o cenário e resgatar a humanidade dentro de uma estrutura tão repressora e historicamente violenta?
Quando: 09/11
Horário: Sábado às 13h30
Gratuito
Livre

Música

Choro na Manhã com Conjunto Retratos
O projeto Choro na Manhã é um evento mensal realizado há 11 anos pelo Conjunto Retratos e que conta com a participação de vários músicos convidados. No repertório, além dos clássicos do choro, músicas de Rossini Ferreira, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Americano e Chiquinha Gonzaga. O grupo fará uma homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim.
Quando: 03/11
Horário: Domingo das 11h às 13h
Gratuito
Livre

Amanda NegraSim Apresenta Rasta Queen Sounds
Show de rap com Amanda NegraSim, com apresentação de Rasta Queen Sounds.
Quando: 09/11
Horário: Sábado das 15h às 19h
Gratuito
Livre

 

Luz de Odara
Quando: 10/11
Horário: Domingo das 10h às 22h
Gratuito
Livre

As Bahias e a Cozinha Mineira
No repertório, o grupo explora vários gêneros da música brasileira. O foco principal é a MPB, que passa pelo samba, axé e até bossa nova. As apresentações tem como objetivo fazer uma ode ao cancioneiro popular. Para isso, foram escolhidas músicas de artistas como Caymmi, Dona Ivone Lara, Adriana Calcanhoto, Milton Nascimento e Luiz Melodia.
Quando: 30/11
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

Liniker e os Caramelows
Show com apresentação do disco “Goela Abaixo”, trabalho concebido entre 2016 e 2018, quando o grupo passou por mais de 20 países. Ainda assim, o olhar está voltado para o íntimo em um momento de amadurecimento, com um som dançante e repleto de representatividade.
Quando: 30/11
Horário: Sábado às 21h
Gratuito
Livre

Literatura

Café Preto
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literário a respeito da literatura negra e periférica, com o intuito de promover a fruição literária e construir representatividade.
Quando: 23/11
Horário: Sábado das 14h às 16h
Gratuito
Livre

PROGRAMAÇÃO REGULAR

Oficinas

Capoeira
O Coletivo Cativeiro ministra há mais de 30 anos aulas de capoeira no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá para público acima de 5 anos. Funcionam como um instrumento poderoso na educação democrática e igualitária, no combate ao preconceito e na consciência de cidadania. O coletivo conduz as pessoas à autoconfiança, humanidade, disciplina, caráter e socialização, aliados ao prazer de jogar capoeira.
Quando: Terças, Quartas e Sextas
Horário: 19h às 21h40
Gratuito
Livre

Aula de percussão
O projeto leva à população uma visão diferenciada da cultura popular brasileira e da cultura de matriz africana através de percussão e curimba, além de muitas histórias.
Quando: Domingos
Horário: 13h
Gratuito
Livre

Artesanato
Entre artesanato e festas, os melhores conteúdos da área usando técnicas de crochê, feltro, reciclagem, tecido, papel, papelaria personalizada e confeitaria.
Quando: Quintas
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Elaboração de Projetos Culturais
A proposta é desenvolver um processo informativo da realidade dos contextos socioculturais existentes, a articulação entre as realidades locais, a capacidade de atuação em processos de elaboração de projetos e gestão cultural.
Quando: Segundas
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Aula de Breaking
Christian Yoshicava, ou B.Boy Chris, dança breaking desde 2006 e participou de diversos campeonatos como Rival vs Rival, Breaking Ibira, Power Battle e Battle force SP. Recentemente, ganhou em segundo lugar na Jam da Sul modalidade All Style. O artista realizará oficinas de breaking para iniciantes, a partir de oito anos de idade.
Quando: Terças
Horário: 17h às 19h
Gratuito
Livre

Dança Sênior
A Dança Sênior é formada por um conjunto de coreografias adaptadas às necessidades da pessoa idosa. Os participantes se divertem enquanto trabalham o corpo e a mente.
Quando: Quartas
Horário: 8h30
Gratuito
Terceira idade

Samba Rock
Samba rock surgiu da criatividade de frequentadores de bailes criados em casas de família e salões da periferia de São Paulo no final da década de 50 e começo dos anos 60, mesclando os movimentos do rockabilly com o gingado brasileiro de se dançar samba.
Quando: Quintas e Sextas
Horário: Quinta às 10h; Sexta às 19h
Gratuito
Livre

Maracatu: Mucambos de Raiz Nagô
Choça em que os escravos negros se abrigavam quando fugiam para o mato; habitação ou abrigo de quem vigia a lavoura; refúgio de escravos nas matas. Parte da planta que tem duas funções principais – servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água e nutrientes; enraizar, inveterar-se, prosperar. Nome que se dá ao iorubano ou a todo negro da Costa dos Escravos que falava ou entendia o Iorubá. Para nós, “Mucambos de Raiz Nagô” são os Guardiões da Herança Ancestral, que buscam a transformação a partir da disseminação da cultura de rua, de matriz africana, com respeito e alegria.
Quando: Sábados
Horário: 15h
Gratuito
Livre