“Brian ou Brenda?” leva à cena um polêmico caso de tratamento sexual

Espetáculo estreia dia 27 de setembro, no Centro Cultural São Paulo

Um trágico tratamento médico real ocorrido na metade do século passado é abordado em “Brian ou Brenda?”, espetáculo com dramaturgia de Franz Keppler que estreia nesta sexta-feira, 27 de setembro, no Centro Cultural São Paulo.

Em 1965, os gêmeos Brian e Bruce passam por uma cirurgia de fimose aos 8 meses de idade. Durante o procedimento, porém, Brian tem seu pênis cauterizado acidentalmente. Sem saber o que fazer, os pais levam o menino ao psiquiatra John Money, que tem ideias controversas sobre gênero e sexualidade. O médico o submete a um tratamento para que passe por uma cirurgia de mudança de sexo e, assim, ser educado como menina. O fato acarreta um profundo trauma com consequências trágicas, tanto na vida do garoto como na dos seus familiares.

A montagem tem direção de Yara de Novaes e Carlos Gradim e, no elenco, estão Augusto Madeira, Daniel Tavares, Giovanni Venturini, Jimmy Wong, Kay Sara, Lavínia Pannunzio, Marcella Maia e Paulo Campos.

por Luiz Quesada

| Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho. Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso. Zona Sul. De 27/9 a 20/10. 6ª e sáb., 21h. Dom., 20h. 100 min. 14 anos. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)