Festival Primavera da Infância e Juventude leva peças a quatro teatros municipais

O evento é realizado entre os dias 23 e 29 de setembro; Programação conta também com seminário de formação cultural

A primeira edição do Festival Primavera da Infância e Juventude, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, entre os dias 23 e 29 de setembro, ocupa equipamentos culturais municipais e espaços de entidades parceiras com cerca de 40 atividades.

Entre os dias 23 e 27, ocorre o seminário “Memória e Identidades da Formação Artística e Cultural na Cidade de São Paulo”. O evento, que acontece na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), Praça das Artes e nas instituições Sesc Paulista, Casa das Rosas e Itaú Cultural, traz uma série de debates, intervenções e oficinas sobre temas relacionados à formação cultural do jovem.

Mostra teatral
Quatro teatros municipais recebem espetáculos gratuitos. A mostra faz parte de dois eventos que ocorrem na cidade: o XIII Festival Internacional Paideia de Teatro para Infância e Juventude: Uma Janela Para Utopia e o Festival São Paulo de Teatro Infantil e Jovem. A programação conta com 12 montagens, quatro para adolescentes e oito infantis. As peças são apresentadas uma única vez, no fim de semana entre os dias 27 e 29.

Para o público jovem, o teatro Cacilda Becker recebe “Depois Daquela Viagem”, texto de Dib Carneiro baseado no livro homônimo de Valéria Pollizzi sobre uma adolescente que contrai o vírus HIV com seu primeiro namorado. Outro espetáculo encenado é “Buda”, da Banda Mirim. Ganhadora do Prêmio Femsa, a peça é apresentada no teatro João Caetano. Com música ao vivo, a história acompanha a vida do príncipe Sidarta Gautama. Há 2.500 anos, ele alcançou a Iluminação e tornou-se o grande líder espiritual da Índia.

A programação de teatro infantil traz “Mary e os Monstros Marinhos”. Encenada no Alfredo Mesquita, a montagem mostra as peripécias de Mary Anning, famosa paleontóloga inglesa do século XIX. De origem humilde, estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e, dessa forma, conseguiu remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros).
“The Smallest Story in the World” (A Menor História no Mundo) é o espetáculo que chega ao teatro Arthur Azevedo e, segundo o dramaturgo e diretor Soeren Ovesen, “foi escrito em um livro minúsculo que somente pessoas muito pequenas conseguem entendê-lo”. A dramaturgia mostra um encontro inusitado entre uma garota e um pinguim que assobia de cabeça para baixo.

MOSTRA TEATRAL (programação completa)
Retirar ingresso gratuito em cada teatro uma hora antes da apresentação.

Teatro Jovem

DEPOIS DAQUELA VIAGEM
Depois Daquela Viagem é uma peça de Dib Carneiro, dirigida por Abigail Wimer e baseada no livro homônimo de Valéria Pollizzi. A trama apresenta a história de Valéria, que contraiu o vírus HIV ainda na adolescência, depois de uma relação sexual sem preservativo com o primeiro namorado. A dramaturgia de Dib Carneiro Neto intercala presente, passado e futuro, dando um ritmo dinâmico para o espetáculo. A estética da montagem propõe diálogos cotidianos que convivem com os monólogos simbólicos.
Ficha técnica:
Direção: Abigail Wimer.
Elenco: Bruna Luisa, Eduardo Lousada, Lucas Martinez, Naiara de Castro, Maria Bia, Tati Mayumi e Vini Hideki.
Autor: Dib Carneiro
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 27, 21h. Grátis. 12 anos.

BUDA
A história mítica do príncipe Sidarta, que há 2.500 anos alcançou a Iluminação e se tornou Buda, é apresentada com música ao vivo pelos 11 artistas-narradores da premiada Banda Mirim. O musical, fruto de três anos de pesquisa, trata com humor e leveza sobre o despertar para o outro, a superação do pensamento e a busca pelo autoconhecimento.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Marcelo Romagnoli.
Elenco: Cláudia Missura, Edu Mantovani, Luciana Araújo, Cristiano Meirelles e Thiago Amaral.
Músicos: Alexandre Faria, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Simone Julian e Tata Fernandes.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Hospital São Paulo do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 27, 21h. Grátis. Livre.

FLORES VERMELHAS
As águas do rio são guias para o destino de uma cidade. A amizade e o amor de dois irmãos colocarão num mesmo espaço histórias de memória: do carnaval e do desejo de libertar-se das prisões internas impostas pela sociedade e pelo poder.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Claudia Jordão.
Elenco: Alef Barros, Alessandra Moreira, Josy Santana, Lucas Vedovoto, Osni Rossi.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 27, 21h. Grátis. 12 anos.

DOIS A DUAS
Lígia estuda em uma escola particular de São Paulo, na qual sua mãe trabalha como bedel. Por ser a aluna mais dedicada da turma, ?ca muito próxima da professora de literatura, Cecília. Seus melhores amigos, Ana e Márcio, vivem uma conturbada relação, e Ligia só quer que o ensino médio acabe logo. Mas, no meio do caminho, uma descoberta sobre si mesma muda o rumo das coisas.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Maria Fernanda de Barros Batalha
Direção: Erica Montanheiro e Mariá Guedes
Elenco: Daniela Flor, Bruna Betito, Jhenifer Santine, Lui Seixas e Luzia Rosa
Musicistas: Luísa Gouvêa, Maria Fernanda de Barros Batalha e Monique Salustiano
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 27, 21h. Grátis. 14 anos.

na batida da juventude
Atividades envolvendo os quatro elementos do hip hop para discussão de políticas públicas pautadas principalmente no ECA.
Centro Cultural da Juventude. 25/9, qua às 14h | Gratuito - Livre

oficina “direitos e desejos” com birgit schöne (Alemanha)
Intervenção plástica para dar voz aos direitos da infância e da juventude.
Centro Cultural da Juventude. 25/9 e 26/9, qua e qui às 18h | Gratuito - 10 anos

mano gogui & king metal
Apresentação musical sobre a trajetória dos mcs em busca de espaço para se expressar.
Centro Cultural da Juventude. 26/9, qui às 20h | Gratuito - Livre

tengo una muñeca en el ropero (Argentina)
Reconstrução dos momentos de vida do ator, através de brinquedos, em que teve que enfrentar sua homossexualidade.
Centro Cultural da Juventude. 27/9, sex às 20h | Gratuito - Livre

debate entre criadores de teatro jovem
Com claudia missura, abigail wimer, erica montanheiro, tuna serzedello e mediação de dib carneiro neto.
Centro Cultural da Juventude. 28/9, sáb às 18h | Gratuito - Livre

festa de confraternização da primavera
Confraternização de todos os grupos envolvidos
Centro Cultural da Juventude. 28/9, sáb às 19h30 | Gratuito - Livre
 

Teatro Infantil

É TUDO FAMÍLIA!
Davi, Lucas, Lucinha e Júlia têm nove anos e uma hora para responder, em forma de seminário, na frente da classe inteira e do professor bem bravo, o que é família. Pesquisando, deparam-se com diferentes formações familiares. E agora, como finalizar o seminário? O que é família?
Ficha técnica:
Dramaturgia: Tábata Makowisk.
Direção: Kiko Marques.
Elenco: Aline Volpi, Ana Paula Castro, Marcelo Peroni, Vladimir Camargo.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Hospital São Paulo do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 28, 16h. Grátis. Livre.

CANTATA DE PEDRO Y LA GUERRA
Em um bombardeio, Pedro fica preso embaixo dos escombros e se salva graças ao afeto, cuidado e à inteligência de um velho analfabeto que, preso como ele, propõe que se mantenham despertos e atentos, inventando histórias.
Ficha técnica:
Texto: María Inés Falconi.
Direção geral: Carlos de Urquiza.
Elenco: Marcelo Balaá, Graciela Bravo, Claudio Provenzano, Julián Sierra.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Hospital São Paulo do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 29, 16h. Grátis. 14 anos.

SALVE, MALALA!
Duas crianças – Sofia e Yan – ocupam a escola em que estudam e, por meio de suas memórias, recontam histórias de professores e outros habitantes que resistiram às ordens de um rei mandão. Os dois promovem uma campanha para que as meninas e os meninos da aldeia lutem e resistam.
Ficha técnica:
Direção: Cris Lozano.
Dramaturgia: Alessandro Hernandez.
Elenco: Alessandro Hernandez e Ana Paula Lopez.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 28, 16h. Livre. Grátis.

REFUGO URBANO
Dois mundos excêntricos, caos e ordem, ligados pela ação da transformação. Dois seres intrigantes e complexos. Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões. Eles não se conhecem... ainda! Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas. A Trupe DuNavô apresenta uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor... e palhaços! Com divertidas intervenções circenses e brincadeiras entre dois palhaços, que acabam por construir o seu ambiente com objetos descartados.
Ficha técnica:
Direção: Suzana Aragão.
Elenco: Gabi Zanola e Renato Ribeiro.
Texto: Nereu Afonso.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 29, 16h. Grátis. Livre.

MARY E OS MONSTROS MARINHOS
O espetáculo aborda o universo maravilhoso da ciência e da pré-história. Dirigido por Rhena de Faria, a peça conta a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX. De família pobre, Mary começou a trabalhar com apenas 12 anos. Sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e assim foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros). Sua vida reúne uma série de peripécias digna de um conto de fadas. Mas nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação.
Ficha técnica:
Direção: Rhena de Faria
Dramaturgia: Rhena de Faria, Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros.
Elenco: Cecília Magalhães, Julia Ianina e Thaís Medeiros
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 28, 16h. Grátis. Livre.

O DRAGÃO DE FOGO
Um menino desenhista enfrenta um dragão que, desperto de seu sono de séculos, ameaça destruir a sua aldeia. Ou um garoto é sorteado entre todos os homens da aldeia para enfrentar uma terrível ameaça, preservando-se, assim, uma tradição: todos a qualquer momento têm de estar prontos. Ou não é solitário: haverá ainda seus pais, o primeiro amor, a esperança de aldeães, um rato encontrado furtivamente na morada do perigo. Haverá sempre a possibilidade do desenho e aquilo que ele pode revelar: a coisa mais forte do mundo!
Ficha técnica:
Dramaturgia: Cássio Pires
Elenco: Eduardo Okamoto, Bruno Henrique Rodrigues da Silva, Luciana Mizutani.
| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657. Dia 29, 16h. Grátis. Livre.

THE SMALLEST STORY IN THE WORLD
Escrito em um livro tão pequeno que apenas pessoas muito pequenas podem entendê-lo. Um encontro melodioso entre uma garota comum e um estranho pinguim que pode assobiar de cabeça para baixo.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Soeren Ovesen
Direção: Soeren Ovesen
Elenco: Per Thomsen e Danay Anaya Blanco
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 28, 16h. Grátis. Livre.

PULSAR
A assembleia propõe uma experiência extraordinária, um evento de convívio, um evento espontâneo. O jogo começa com elementos simples que transcendem seus significados ou símbolos. Uma dramaturgia de ações e imagens na qual os atores atuam de forma confiável e segura, convidando os espectadores para uma experiência agradável, sutil, suave e gentil.
Ficha técnica:
Elenco e direção: José Agüero y Adrián Hernández
| Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | Tel. 2605-8007. Dia 29, 16h. Grátis. Livre.

o jardim do imperador
História de um imperador que escolhe seu sucessor através das plantas que ele cultiva e aprecia.
Centro Cultural da Juventude. 28/9, sáb às 16h | Gratuito Livre

vocês vão ter que me engolir
Espetáculo com o objetivo de fomentar o debate sobre o preconceito que as mulheres sofrem no futebol.
Centro Cultural da Juventude. 29/9, dom às 16h | Gratuito - Livre

 


SEMINÁRIO

Memória e Identidades da Formação Artística e Cultural na Cidade de São Paulo - 2019
Inscrições: https://www.sympla.com.br/semináriomemoriaeidentidades

Programação por dia


DIA: 23/09

ABERTURA

ESPAÇO: Itaú Cultural (Sala Vermelha)
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Políticas Públicas
MESA: Formação Artística e Cultural – perspectivas históricas no município de São Paulo
(Sinopse) - Discutir e contextualizar os programas de formação PIÁ e Vocacional e a EMIA do ponto de vista das políticas públicas de formação artística e cultural.
CONVIDADOS: Ana Angélica Albano; Celso Frateschi e Renato Musa
MEDIAÇÃO: Aurélio Eduardo do Nascimento

DIA: 24/09

ESPAÇO: Itaú Cultural (Sala Multiuso)
HORÁRIO: 10h - 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
14h - 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Diversidade/ Singularidades
MESA: Práticas artístico-pedagógicas: A formação em outros e em todos os contextos
(Sinopse) - Pretende por em questão a formação artística em contextos que se distanciam do lugar comum (ou dado) de acesso, respeitando o plano simbólico desses "lugares outros", na capacidade do artista de "outrar-se" nessas novas perspectivas.
CONVIDADOS: Jerá; Danilo Silva Guimarães; Anabel Andrés
MEDIAÇÃO: Juan Velasquez


ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2 - capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Formação Cultural
MESA: Ação artística, ação cultural e itinerância – descentralização das ações e das práticas artísticas
(Sinopse) – Esta mesa propõe a reflexão e o debate sobre a ideia e a prática da ação cultural e da ação artística como ações da vida pública, atuando na formação de artistas e espectadores, na intervenção estética sobre o tecido social e sobre a paisagem urbana e no compartilhamento de experiências artísticas e pedagógicas de diferentes identidades culturais, compreendendo os cidadãos como sujeitos da cultura.
CONVIDADOS: Marcelo Soler; Suzana Schmidt; Gil Marçal
MEDIAÇÃO: Hércules Morais

ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


ESPAÇO: Biblioteca Mário de Andrade (Auditório – capacidade 170 pessoas)
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Políticas Públicas
MESA: Arte e Território: outras iniciativas e direito à cultura
(Sinopse) - Apresentar um panorama de iniciativas de programas públicos que se destinam ao processo artístico e formativo em arte, em seus vários contextos, ampliando as possibilidades de diálogos e aprofundando possibilidades de desenvolvimento para novas políticas artísticas e culturais.
CONVIDADOS: Eduardo Molinari (Argentina); Suzana Yamauchi e Caio Franzolin
MEDIAÇÃO: KK

ESPAÇO: Biblioteca Mário de Andrade (Área externa)
HORÁRIO: 10h - 13h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)
14h - 17h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Praça das Artes (Sala de exposições)
HORÁRIO: 10h - 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
14h - 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


DIA: 25/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Iniciação Artística
MESA: Arte, educação e cultura na formação
(Sinopse) - Discutir algumas concepções de arte, de educação e de cultura na perspectiva de quem as pratica num contexto artístico-pedagógico e numa visada de formação humana, tendo como pano de fundo a formação continua e continuada de adultos artistas, educadores e fazedores de cultura.
CONVIDADOS: Giuliano Tierno, Marcos Ferreira e Maria Vilani
MEDIAÇÃO: Renata Facury


ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Políticas Públicas
MESA: Projetos da supervisão de formação artística e cultural como patrimônio imaterial da cidade de São Paulo
(Sinopse) - Objetiva refletir sobre os processos artísticos emancipatórios, as criações artísticas autônomas, as práticas artístico-pedagógicas inclusivas; práticas singulares dos Programas Vocacional e PIÁ e da EMIA, que constituem bens culturais de natureza imaterial.
CONVIDADOS: Cristina Barbante, Leonel Dias e Odino Pizzingrilli
MEDIAÇÃO: Julio Cirulli

ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)

DIA: 26/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Iniciação Artística
MESA: Cultura da infância e as novas pedagogias
(Sinopse) - Discutir as várias formas de pensar a infância e o surgimento de novas pedagogias em que o ponto de vista principal é a criança como protagonista.
CONVIDADOS: Alan da Rosa, Melina Sachez e Soraya Chung Saura
MEDIAÇÃO: Theda Cabrera

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Diversidade / Singularidades
MESA: Práticas artístico-pedagógicas: identidade, racismo e gênero
(Sinopse) - Discutir a responsabilidade em pensar e problematizar o preconceito étnico-racial, de gênero e de sexualidade que envolvem relações cotidianas e artístico-pedagógicas.
CONVIDADOS: Valquíria Rosa, João Silvério Trevisan, Cida Almeida MEDIAÇÃO: André Fischer


ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


ESPAÇO: Praça das artes (Sala exposição - capacidade para 100 pessoas)
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Diversidade / Singularidades
MESA: Práticas artístico-pedagógicas inclusivas: saúde mental e deficiência
(Sinopse) - Considerando que as orientações, aulas e encontros partem de experiências e processos criativos, discutir os projetos e os procedimentos que aproximam todos "casos especiais" e que incluem todos os participantes.
CONVIDADOS: Yanina Stasevskas, Maria Odete dos Santos Gallardo, Patrícia Rocha e Joyce Rocha
MEDIAÇÃO: Simone Laiz


ESPAÇO: Praça das artes (Sala exposição - capacidade para 100 pessoas)
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Formação Cultural
MESA: Iniciação artística: intergeracional e interlinguagem
(Sinopse) - Pretende-se dar luz às práticas artísticas e ás ações dos Programas, cujas questões de idade ou linguagem são superadas, instaurando processos e procedimentos de criação que atravessam os múltiplos corpos ou linguagens.
CONVIDADOS: Ana Cristina Rosseto, Pedro Neto, Thiago Arruda e Lucilene Silva
MEDIAÇÃO: Liliana Bertolin

DIA: 27/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Formação Cultural
MESA: Sociologia da infância
(Sinopse) - Discutir a participação da criança nos processos de construção de conhecimento e garantia de sua voz e vez nos espaços que ocupa.
CONVIDADOS: Adriana Friedman, Márica Gobbi e Sandra Cunha
MEDIAÇÃO: Antônio Jr

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Iniciação Artística
MESA: Metodologias e práticas artístico-pedagógicas: o que é a Iniciação Artística?
(Sinopse) - Discutir a iniciação artística como experiência a partir do encontro entre linguagens, entre adultos e crianças e entre o fazer artístico e o fazer pedagógico. CONVIDADOS: Marina Marcondes Machado, Gabriel Limaverde e Zina Filler
MEDIAÇÃO: Priscila Vilas Boas

ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)

ESPAÇO: Praça das Artes (Sala de Exposições)
HORÁRIO: 14h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)

ESPAÇO: Sesc Paulista (Lab 1)
HORÁRIO: 10h – 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
ESPAÇO: Sesc Paulista (Estúdio)
HORÁRIO: 10h – 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

Programação por espaço

ITAÚ CULTURAL

DIA: 23/09

ABERTURA

ESPAÇO: Itaú Cultural (Sala Vermelha)
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Políticas Públicas
MESA: Formação Artística e Cultural – perspectivas históricas no município de São Paulo
(Sinopse) - Discutir e contextualizar os programas de formação PIÁ e Vocacional e a EMIA do ponto de vista das políticas públicas de formação artística e culttural.
CONVIDADOS: Ana Angélica Albano; Celso Frateschi e Renato Musa
MEDIAÇÃO: Aurélio Eduardo do Nascimento
SINOPSE: Discutir e contextualizar os programas de formação PIÁ e Vocacional e a EMIA do ponto de vista das políticas públicas de formação artística e culttural.


DIA: 24/09

ESPAÇO: Itaú Cultural (Sala Multiuso)
HORÁRIO: 10h - 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
14h - 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


CASAS DAS ROSAS


DIA: 24/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Diversidade/ Singularidades
MESA: Práticas artístico-pedagógicas: A formação em outros e em todos os contextos
(Sinopse) - Pretende por em questão a formação artística em contextos que se distanciam do lugar comum (ou dado) de acesso, respeitando o plano simbólico desses "lugares outros", na capacidade do artista de "outrar-se" nessas novas perspectivas.
CONVIDADOS: Jerá; Danilo Silva Guimarães e Anabel Andrés
MEDIAÇÃO: Juan Velasquez


ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2 - capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Formação Cultural
MESA: Ação artística, ação cultural e itinerância – descentralização das ações e das práticas artísticas
(Sinopse) – Esta mesa propõe a reflexão e o debate sobre a ideia e a prática da ação cultural e da ação artística como ações da vida pública, atuando na formação de artistas e espectadores, na intervenção estética sobre o tecido social e sobre a paisagem urbana e no compartilhamento de experiências artísticas e pedagógicas de diferentes identidades culturais, compreendendo os cidadãos como sujeitos da cultura.
CONVIDADOS: Marcelo Soler; Suzana Schmidt; Gil Marçal
MEDIAÇÃO: Hércules Morais


ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


DIA: 25/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Iniciação Artística
MESA: Arte, educação e cultura na formação
(Sinopse) - Discutir algumas concepções de arte, de educação e de cultura na perspectiva de quem as pratica num contexto artístico-pedagógico e numa visada de formação humana, tendo como pano de fundo a formação continua e continuada de adultos artistas, educadores e fazedores de cultura.
CONVIDADOS: Giuliano Tierno, Marcos Ferreira e Maria Vilani
MEDIAÇÃO: Renata Facury


ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Políticas Públicas
MESA: Projetos da supervisão de formação artística e cultural como patrimônio imaterial da cidade de São Paulo
(Sinopse) - Objetiva refletir sobre os processos artísticos emancipatórios, as criações artísticas autônomas, as práticas artístico-pedagógicas inclusivas, praticas singulares dos Programas Vocacional e PIÁ e da EMIA, que constituem bens culturais de natureza imaterial.
CONVIDADOS: Cristina Barbante, Leonel Dias e Odino Pizzingrilli
MEDIAÇÃO: Julio Cirulli


ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


DIA: 26/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Iniciação Artística
MESA: Cultura da infância e as novas pedagogias
(Sinopse) - Discutir as várias formas de pensar a infância e o surgimento de novas pedagogias em que o ponto de vista principal é a criança como protagonista.
CONVIDADOS: Alan da Rosa, Melina Sanchez e Soraya Chung Saura
MEDIAÇÃO: Theda Cabrera

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Diversidade / Singularidades
MESA: Práticas artístico-pedagógicas: identidade, racismo e gênero
(Sinopse) - Discutir a reponsabilidade em pensar e problematizar o preconceito étnico-racial, de gênero e sexualidade que envolvem relações cotidianas e artístico-pedagógicas.
CONVIDADOS: Valquíria Rosa, João Silvério Trevisan e Cida Almeida MEDIAÇÃO: André Fischer

ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)

DIA: 27/09

ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 1- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Formação Cultural
MESA: Sociologia da infância
(Sinopse) - Discutir a participação da criança nos processos de construção de conhecimento e garantia de sua voz e vez nos espaços que ocupa.
CONVIDADOS: Adriana Friedman, Márcia Gobbi e Sandra Cunha
MEDIAÇÃO: Antônio Jr


ESPAÇO: Casa das Rosas (Sala 2- capacidade para 30 pessoas )
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Iniciação Artística
MESA: Metodologias e práticas artístico-pedagógicas: o que é a Iniciação Artística?
(Sinopse) - Discutir a iniciação artística como experiência a partir do encontro entre linguagens, entre adultos e crianças e entre o fazer artísitico e o fazer pedagógico.
CONVIDADOS: Marina Marcondes Machado, Gabriel Limaverde e Zina Filler
MEDIAÇÃO: Priscila Vilas Boas

ESPAÇO: Casa das Rosas (Hall)
HORÁRIO: 10h – 12h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)

ESPAÇO: Casa das Rosas (Área externa)
HORÁRIO: 13h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)


BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

DIA 24/09

ESPAÇO: Biblioteca Mário de Andrade (Auditório – capacidade 170 pessoas)
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Políticas Públicas
MESA: Arte e Território: outras iniciativas e direito à cultura
(Sinopse) - Propõe-se apresentar um panorama de iniciativas de programas públicos que se destinam ao processo artístico e formativo em arte, em seus vários contextos, ampliando as possibilidades de diálogos e aprofundando possibilidades de desenvolvimento para novas politicas artísticas e culturais.
CONVIDADOS: Eduardo Molinari (Argentina); Suzana Yamauchi, Gabriel e Caio Franzolin
MEDIAÇÃO: KK

ESPAÇO: Biblioteca Mário de Andrade (Área externa)
HORÁRIO: 10h - 13h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)
14h - 17h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)


PRAÇA DAS ARTES

DIA 24/09
ESPAÇO: Praça das Artes (Sala de exposições)
HORÁRIO: 10h - 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
14h - 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)

DIA 25/09

ESPAÇO: Praça das artes (Sala exposição - capacidade para 100 pessoas)
HORÁRIO: 10h - 13h
EIXO: Diversidade / Singularidades
MESA: Práticas artístico-pedagógicas inclusivas: saúde mental e deficiência
(Sinopse) - Considerando que as orientações, aulas e encontros partem de experiências e processos criativos, discutir os projetos e os procedimentos que aproximam todos "casos especiais" e incluam todos os participantes. CONVIDADOS: Yanina Stasevskas, Maria Odete dos Santos Gallardo, Patrícia Rocha e Joyce Rocha
MEDIAÇÃO: Simone Laiz


ESPAÇO: Praça das artes (Sala exposição - capacidade para 100 pessoas)
HORÁRIO: 14h - 17h
EIXO: Formação Cultural
MESA: Iniciação artística: intergeracional e interlinguagem
(Sinopse) - Pretende-se dar luz às praticas artísticas e ações dos Programas, onde as questões de idade ou linguagem são superadas instaurando-se processos e procedimentos de criação que atravessam os múltiplos corpos ou linguagens.
CONVIDADOS: Ana Cristina Rosseto, Pedro Neto, Thiago Arruda e Lucilene Silva
MEDIAÇÃO: Liliana Bertolin


DIA 27/09

ESPAÇO: Praça das Artes (Sala de Exposições)
HORÁRIO: 14h – 17h (intervenção – Programas Piá e Vocacional)

 


SESC PAULISTA

DIA 27/09

ESPAÇO: Sesc Paulista (Lab 1)
HORÁRIO: 10h – 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)
ESPAÇO: Sesc Paulista (Estúdio)
HORÁRIO: 10h – 13h (Prática – Programa Jovem Monitor(a) Cultural e EMIA)