PREFEITURA DE SÃO PAULO

Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana é a maior edição do evento desde sua criação

Com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com roteiros históricos, visitas a imóveis tombados, oficinas e sessões de cinema do Circuito Spcine

01/08/2019 17h51

Parte do calendário integrado da cidade, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos. O evento convida a população para conhecer e explorar os pontos históricos e de memória e identidade da cidade.

A maior edição do evento desde sua criação celebra histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o nosso patrimônio histórico e cultural. A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultuta para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

A ação especial Expedição Fotográfica no Triângulo SP será lançada em 10 de agosto e desbrava o Centro antigo da cidade, convidando os participantes a lançar olhar sobre memórias, pessoas e lugares que traduzem o patrimônio histórico e cultural da cidade. O roteiro percorrido é formado pelo Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja Ordem Terceira do Carmo. Durante o passeio, historiadores narram curiosidades e histórias sobre cada local, enquanto os fotógrafos auxiliam nos registros.

A festa de lançamento desta edição do evento será realizada no Beco do Pinto, dia 16, a partir das 18h, com a Pratododia All Stars, que apresenta um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Entre os destaques da programação está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que no sábado (17) percorre o Triângulo SP, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens históricos, interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira.Com direção artística de Georgette Fadel e dramaturgia de Bernardo Galegale, o espetáculo traz Beth Araújo como Marquesa de Santos, Kelly Campelo como Anita Malfatti, Cassio Scapin como Adorinan Barbosa, Laila Garin como Elis Regina, Leopoldo Pacheco como Plinio Marcos e Fernando Sampaio como Piolin, Aílton Graça como Tebas, arquiteto negro e autor de alguns projetos como a torre da primeira catedral da Sé e elementos decorativos da fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Os teatros independentes registrados pelo Conpresp como patrimônio imaterial da cidade oferecem 30 atividades entre oficinas e bilheteria, além de intervenções artísticas gratuitas.

Parceria com o Sesc SP - O Sesc SP é parceiro da Prefeitura de São Paulo na Jornada do Patrimônio desde a primeira edição, em 2015, contribuindo com roteiros de memória, palestras, oficinas, materiais educativos e intervenções artísticas. Para este ano foram programadas 28 atividades realizadas por 13 unidades na capital e região metropolitana. Os roteiros buscam levar os participantes a encontrar pontos de identificação direta ou indireta com as muitas referências culturais simbólicas presentes na cidade.

Os temas dos roteiros apresentam abordagens diversas quanto às memórias paulistanas. O evento é um momento importante de ampliação e intensificação do sentido de pertencimento, da vinculação afetiva à cidade e do respeito e valorização da diversidade cultural.

O diálogo entre os conceitos de memória e esquecimento é uma temática muito presente nas atividades oferecidas pelo Sesc. A reflexão e crítica aos processos que culminaram no cenário urbano também são motivadores de roteiros, como o "Tamanduateí encontra São Caetano" que discutirá a expansão do núcleo histórico da cidade e o escoamento da produção do ABC Paulista.

Ainda na leitura de camadas menos visíveis apresentam-se os roteiros que tratam da resistência, como a história do “Quilombaque”, uma organização criada em 2005 por iniciativa de um grupo de jovens do noroeste da cidade, cujo envolvimento com a arte revelou uma alternativa de enfrentamento à violência e gentrificação vivenciada na região. Outra memória de resistência por meio da arte e cultura é contada no passeio ao Centro Cultural e Quilombo Urbano Aparelha Luzia, fundado em abril de 2016, criada pela ativista, artista, educadora e deputada estadual por São Paulo Erica Malunguinho. Estes e outros roteiros e programações podem ser acessados em sescsp.org.br/jornadadopatrimonio.

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Jornada do Patrimônio 2019

Centro

Exposição Fotográfica #expediçãoglobo

Para abrir o mês da Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana, foi realizada, no dia 10 de agosto, a terceira edição da Expedição Fotográfica Globo. Nesta edição, 350 pessoas participaram da caminhada fotográfica que percorreu o Triângulo SP, com o apoio de historiadores e educadores para recontar a história da cidade. O grupo de fotógrafos amadores e profissionais lançou seu olhar sobre histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem nosso patrimônio histórico e cultural. Boa parte destes diferentes olhares pode ser conferida na exposição da Expedição Globo na Jornada do Patrimônio, localizada na Praça do Patriarca, de 17 a 31 de agosto.

Museu de rua
17.8 a 28.9
O Museu da Cidade de São Paulo apresenta a nova edição do Museu de Rua, projeto Idealizado por Júlio Abe Wakahara na década de 1980. O projeto traz um conjunto de totens em locais estratégicos do triângulo histórico da cidade de São Paulo, com fotos e informações sobre a história dos logradouros de São Paulo. O projeto cria uma nova camada de relação do Museu da Cidade com o público, que extrapola a comunicação das salas expositivas e publicações para as ruas.
Curadoria: José Henrique Siqueira.

Exposição (re)conheça seus bens culturais
01.8 - 21.8
Com ilustrações de Augusto Figliaggi, a mostra “(re)conheça seus bens culturais” abrange cinco exposições que apresentam bens culturais que valorizam o patrimônio histórico e cultural nas diversas regiões da cidade e suscitam as memórias destes bens e a importância deles para a cidade de São Paulo.
Em parceria com o Metrô SP, a mostra apresenta imóveis tombados e monumentos organizados nas cinco regiões macro da cidade, com objetivo de criar relações de pertencimento entre a população e os bens protegidos nos diversos territórios da cidade de São Paulo.
A mostra conta com pesquisa de Alice Almeida, textos de Walter Pires e Fátima Antunes, e coordenação geral de Higor Advenssude e profissionais do Departamento do Patrimônio Histórico.

Caixa Educativa Jornada do Patrimônio
A caixa educativa “Jornada do Patrimônio” cria relações de pertencimento da população com os bens protegidos nos diversos territórios da cidade de São Paulo e promove formação e conscientização de forma lúdica.
Organizada a partir de bens culturais de cada uma das cinco regiões da cidade, a caixa é composta por um jogo da memória com imóveis tombados, um jogo de dominó com monumentos, cartas com perguntas sensibilizadoras sobre território e memória e pranchas com fotografias e textos para pesquisa.
É uma ferramenta que (re)apresenta o patrimônio histórico e cultural da cidade para novos públicos, em especial para os frequentadores das bibliotecas, centros culturais, casas de cultura e museus da Secretaria Municipal de Cultura.
O projeto coordenado por Higor Advenssude conta com pesquisa e textos de Alice Américo, Walter Pires e Fátima Antunes; design gráfico de Leila Zelic e ilustrações de Augusto Figliaggi.
| As caixas estarão disponíveis nos equipamentos da SMC.

Praça do Patriarca
Tuíster da cidade
17.8 - 10h
Em um tapete/mapa, o Coletivo Twister da Cidade convida o público para jogar e se conectar, de forma lúdica e divertida, com o patrimônio histórico e cultural do centro de São Paulo. O jogo aborda patrimônios materiais, imateriais, patrimônios em risco, lugares de memória e manifestações culturais do território.

Biblioteca Mário de Andrade

Bike Tour • Concentração na lateral da biblioteca, pela entrada da Rua da Consolação • Saídas sábado e domingo, 9h, 11h, 13h e 15h
Por dentro da Biblioteca Mário de Andrade • Sábado, 10h • Até 25 pessoas

Visitas guiadas na Biblioteca Mario de Andrade • Concentração em frente a Estátua da Leitura, no hall da Rua da Consolação • Saídas sábado e domingo, 10h e 14h

Visitas guiadas na Praça Dom José Gaspar • Concentração no hall de entrada da Rua da Consolação • Saídas sábado e domingo, 11h30 e 15h30

Oficina de Fotografia: Pauliceia Desvairada - Por dentro da Biblioteca Mário de Andrade • Concentração na hemeroteca • Sábado e domingo, das 15h às 18h

Sarau do Binho • Local: Sala Tula Pilar Ferreira • Sábado, 16h

Entre a memória e o patrimônio: Biblioteca Mário de Andrade • Local: Hall da estátua • Sábado e domingo, das 08h às 20h

Coral Paulistano - Concerto de Música Brasileira - regência Naomi Munakata • Domingo, 15h
Roda de samba: Chapinha do Samba da Vela • Local: Terraço • Domingo, 16h

Theatro Municipal e Praça das Artes

Visita guiada • Sábado, 10h, 11h, 13h e 14h
Concerto Espanhol com regência de Alessadro Sangiorgi e solista Catalina Cuervo | Theatro Municipal/Orquestra Sinfônica Municipal • Sábado, 17h e Domingo, 12h
Concerto de Música de Câmara | Sala do Conservatório/Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo • Domingo, 12h

Solar da Marquesa de Santos

Monólogo "Marquesa de Santos: Verso & Reverso" • Sábado, 10h
A Marquesa de Santos, Domitila de Castro do Canto e Melo (1797-1867), tem um enfrentamento com o seu biógrafo e com os espectadores.

Lançamento da reedição do livro “Titília e o Demonão”, de Paulo Rezzutti • Sábado, 11h
Obra reúne mais de 90 cartas inéditas trocadas entre o imperador D. Pedro I e a sua célebre amante, a Marquesa de Santos.

OFICINAS
O Solar da Marquesa e as memórias de Domitila • Sábado 10h
Mapas e patrimônio: referências e metodologia • Sábado, 10h
Mapas do invisível: memória das sociabilidades paulistanas - parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e SENAC • Sábado 13h
Imaginando a história de São Paulo: a pintura "Fundação de São Vicente", de Benedito Calixto • Sábado, 13h
Camadas de um mesmo lugar • Domingo 10h e 14h

Vila Itororó

Intervenção Artístico-Cultural "Reintegração de Posse"
A intervenção "Reintegração de Posse" reunirá, nos espaços do Canteiro Aberto da Vila Itororó, uma exposição iconográfica sobre o ensaio "Suas outras memórias" e sobre o conto "A casa de Fayola". Além disso, durante os horários de visitação ao pátio de casas, serão encenadas as peças teatrais "A casa de Fayola" e "Cidade Submersa", seguidas de debate com autores e elenco.
Abertura da exposição sábado, 9h

Visitação ao Pátio de Casas, com encenação da peça "Cidade Submersa" (acompanhada de debate), sábado e domingo, 14h
Concepção: Abílio Ferreira e Jorge Peloso
Fotografia: Alícia Peres | Elenco: Camila Andrade
Produção: Impulso Coletivo
Oficina "Conservação de madeiras - Técnicas de conservação e manutenção baratas e viáveis" • Sábado, 10h
Oficina "Xilo na Vila" • Sábado, 14h
Otis Trio • Domingo, 13h
Oficina "Prospecção estratigráfica na Vila Itororó" • Domingo, 14h

Centro Cultural Olido

Sabadão Olido Tony Hits, seu Osvaldo Pereira e DJ Charles Team • Sábado, 15h
Festa Vintages • Domingo, 15h

Centro de Memória do Circo

Oficinas 17.8 - 14h30
Arquitetura nômade circense
Bordados circenses
Cenografia com materiais reciclados
Demonstração de desenho de circo
Demonstração de tabuletas circenses
Malabares: Bambolê
Malabares: Bolas
Malabares: Claves
Malabares: Contato
Sombrinhas de balas de coco

Circuito Spcine Olido

Sábado, 17h
• Os tempos da Aclimação
• Vale do Anhangabaú - Sala de visitas de São Paulo
• Bixiga: a Bela Vista do palco brasileiro
• 25 de Março: caixa mágica

Domingo, 17h
• Doces Lembranças - Histórias saborosas do Pari
• Pompéia e Vila Romana - A geografia de caminhos diferentes
• Santa Efigênia e seus pecados
• Santana em Santana

Imóveis históricos

Arquivo Histórico Municipal
Oficina "Caminhos digitais: preservação e difusão de documentos históricos através da informatização de acervos" • Sábado, 16h

Associação dos Advogados de São Paulo
Horário de funcionamento: sábado, 9h-17h • Até 10 pessoas

Batalhão Tobias de Aguiar - ROTA/SP
Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h • Até 30 pessoas

Casa da Imagem
Visita educativa às histórias e memórias da cidade de São Paulo • Sábado 10h e 14h
Em busca de representações indígenas na cidade de São Paulo • Domingo 14h
Casa de Dona Sebastiana de Souza Queiroz
Visita guiada sábado e domingo, 11h,13h e 15h • Até 20 pessoas

Casa de Dona Yayá
Visita guiada sábado e domingo, 12h • Até 20 pessoas

Casa Mário de Andrade
Visita guiada sábado e domingo, 11h e 15h • Até 20 pessoas

Passeio "Cidade, memória e patrimônio: encontro com a Barra Funda" • Sábado, 10h-14h

Casa Ranzini
Oficina "Sob as cores das aquarelas de Thomas Ender" • Sábado, 10h
Oficina "Bordado e memória na casa florentina" • Sábado e Domingo, 10h
Oficina "Bordado patrimônio " • Sábado, 10h e Domingo, 14h

Castelinho da Rua Apa
Oficina "Caderno de memórias" • Sábado, 10h
Oficina "O inventário como recurso da educação patrimonial" • Sábado, 13h
Oficina "São Paulo das estórias, lendas e causos" • Sábado, 16h
Oficina "Stickers territoriais" • Domingo, 13h
Oficina "Imãs patrimoniais" • Domingo, 15h

Centro Cultural Banco do Brasil
Visita guiada sábado e domingo, 12h e 17h • Até 20 pessoas
Oficina "Cartografia dos fluxos" • Sábado e Domingo, 10h e 14h

Centro Cultural Correios São Paulo
Visita guiada domingo, 10h, 11h e 12h • Até 50 pessoas

Centro Histórico e Cultural Mackenzie
Visita guiada sábado, 10h, 11h, 14h e 15h • Até 50 pessoas

Chácara Lane
6º Sarau LGBT "Patrimônio LGBT" • Sábado 14h
Visita educativa às histórias e memórias da cidade de São Paulo • Domingo 10h e 14h

Círculo Esotérico Comunhão Pensamento
Visita guiada sábado e domingo, 10h • Até 15 pessoas

D’Ouro Antigo
Visita guiada sábado, 9h e 17h • Até 15 pessoas

Drosophyla Bar
Visita guiada domingo, 13h, 15h e 17h • Sem limite de visitantes

Edifício Esther
Oficina "Patrimônio modernista: certo ou errado?" • Sábado, 14h e Domingo, 9h

Edifício Martinelli
Visita ao terraço • Sábado e domingo, 11h-18h30 • Até 15 pessoas por visita

Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura de São Paulo
Visita guiada sábado e domingo, 11h-18h30 • Até 10 pessoas por visita

Edifício Sampaio Moreira – Sede da Secretaria Municipal de Cultura
Visita guiada com a Arquiteta Valéria Valeri • Sábado e Domingo, 11h-13h

Edifício São Nicolau
Oficina "Ponto médio: conciliando preservação do patrimônio com usos no presente" • Sábado, 16h

Edifício Sé – Caixa Cultural de São Paulo
Visita guiada sábado 10h e domingo 16h • Até 30 pessoas

Edifício Vila Penteado – FAU/USP
Visita guiada sábado e domingo, 10h, 11h, 14h e 15h • Até 20 pessoas

Estádio do Pacaembu - Museu do Futebol
Visita guiada sábado 11h • Até 20 pessoas

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Largo do Paissandú
Visita guiada sábado 9h e 15h e domingo 9h e 13h • Até 15 pessoas

Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco
Visita guiada sábado e domingo, 9h-17h • Até 20 pessoas

Igreja de Santo Antônio
Visita guiada sábado 10h, 11h, 14h e 15h • Sem limite de visitantes

Igreja Evangélica Luterana de São Paulo
Visita guiada sábado 11h e 14h e domingo 11h • Até 20 pessoas

Liceu Coração de Jesus
Visita guiada sábado 9h, 11h, 14h e 16h • Até 25 pessoas

Memorial da Resistência de São Paulo – Estação Pinacoteca
Visita guiada sábado e domingo, 14h • Até 80 pessoas

Memorial de Luta pela Justiça
Visita guiada sábado 12h, 14h e 16h • Até 50 pessoas

Museu da Energia de São Paulo
Oficina de Fotografia: Linguagem e abordagem - Bom Retiro ontem e hoje • Sábado, 11h
Visita temática: O trabalho moldando a cidade • Sábado, 14h15

Museu da Língua Portuguesa
Visita guiada sábado e domingo, 11h e 13h • Até 20 pessoas
Oficina "O lambe-lambe e a cidade" • Domingo, 14h

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Visitação sábado e domingo, 9h-17h
Oficina "Fotografia de Pinhole" • Sábado, 11h

Museu Judaico de São Paulo - Templo Beth-El
Visita guiada domingo 12h • Até 30 pessoas

Museu da Memória do Bixiga
Oficina de criação de narrativas do patrimônio • Sábado, 10h
Oficina "Fotografias & Afetos: preservação digital das memórias familiares" • Sábado, 10h e Domingo, 15h

Museu da Santa Casa de São Paulo
Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h • Até 40 pessoas
Oficina "Roda dos expostos de São Paulo" • Sábado, 9h
Oficina "Contação de histórias paulistanas" • Sábado, 14h

Parque Jardim da Luz
Oficina "Fotógrafos de jardim - histórias do passado, retratos do presente • Sábado, 9h e Domingo, 15h
Palacete Conde de Sarzedas
Visita guiada sábado e domingo, 10h, 13h e 15h • Até 100 pessoas

Palácio da Justiça do Estado de São Paulo
Visita guiada sábado e domingo, 11h, 14h e 16h30 • Até 120 pessoas
Exposição "Memorial da inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência" • Sábado e domingo, 10h-18h

Palácio das Indústrias – Catavento Cultural
Visita guiada sábado, 11h e 15h • Até 20 pessoas • Inscrições prévias a partir de 12 de agosto no site

Palácio do Comércio - FECAP
Visita guiada sábado, 9h-12h e domingo, 9h-15h • Sem limite de visitantes

Paroquia Nossa Senhora da Conceição - Santa Ifigênia
Visita guiada sábado, 9h, 10h, 11h e 13h • Até 20 pessoas

PUC/SP - Antigo prédio do Instituto Sedes Sapientiae
Visita guiada sábado, 11h e 13h • Até 30 pessoas

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h • Até 40 pessoas

Secretaria Estadual de Esportes
Visita guiada domingo, 10h, 11h e 12h • Até 50 pessoas

Shopping Light
Visita guiada sábado, 10h-17h e domingo, 12h-17h • Até 30 pessoas

Ateliê Ana Geraldes
Oficina "Ateliê livre em acrílico sobre tela" • Sábado, 10h e 14h

Biblioteca Monteiro Lobato
Trocando letras • Sexta, 9h
O mundo das maravilhas de Monteiro Lobato • Sexta, 8h. Sábado e domingo, 10h
Memórias paulistanas de Tatiana Belinky • Sábado, 9h • Até 15 pessoas
Regência orquestral - aula/ensaio • Sábado, 10h e 14h

Casa de Portugal
Visita guiada sábado, 14h-17h • Sem limite de visitantes

Catedral Evangélica de São Paulo
Visita guiada sábado, 10h e domingo, 14h • Até 20 pessoas

Complexo Cultural Funarte/SP
Visita guiada sábado e domingo, 14h-16h • Até 30 pessoas
Oficina "O lambe-lambe e a cidade" • Domingo,14h

Escola da Cidade
Visita guiada domingo, 13h • Até 30 pessoas
Oficina "Museus de memória: São Paulo e América Latina" • Sábado,14h
Mesa "Memória, Direito e Consciência" • Sábado, 11h-13h
Mesa "O edifício da Escola da Cidade e a Vila Buarque – ontem e hoje" • Domingo, 11h-13h

Estúdio 334
Oficina de cartaz lambe-lambe para o bairro Cambuci • Sábado,15h

Galpão Casa 1
Visita guiada sábado e domingo, 11h, 13h e 15h • Até 60 pessoas

Itaú Cultural
Visita guiada às exposições "Espaço Olavo Setubal", "Ocupação Lydia Hortelo" e "Ocupação Vladmir Herzog" • Sábado e domingo, 11h30 e 17h • Até 25 pessoas

Largo do Arouche
Oficina "Arouche para quem? Patrimônio em disputa" • Domingo, 14h

Mirante Nove de Julho
Visita guiada sábado e domingo, 11h • Até 10 pessoas

Museu da Diversidade Sexual
Visita guiada sábado e domingo, 10h e 14h • Até 30 pessoas

Ocupação 9 de julho
Oficina cartografia da experiência: ocupando e construindo o território • Sábado,15h

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oficina de rimas - "Patrima Cultural" • Sábado,13h

O Andar
Oficina caderno de colagem com memórias paulistanas • Sábado, 11h e 14h

Santuário São Francisco
Horário de funcionamento: 9h-17h

TEATRO DE ARENA EUGENIO KUSNET
Visita guiada sábado e domingo, 14h-16h • Até 30 pessoas

USINA PAULISTANA DE ARTES
Oficina "Origens do Samba Rock" • Sábado, 13h
Oficina "Os cantos dos povos da cidade: patrimônio imaterial" • Sábado, 14h
Oficina "Vida de gado. Povo marcado, povo feliz! A cena teatral do nordeste na São Paulo de todos nós" • Sábado, 14h
Oficina "Somos todos migrantes" • Sábado, 16h

SESC-SP

AVENIDA PAULISTA
Roteiro "Memórias Ocultas" • Sábado e domingo, 11h
Intervenção artística "Arquivo Afetivo: Quais memórias você guarda?" • Sábado e domingo, 10h30-14h30 • Até 200 pessoas por seção
Oficina "Patrimônio Sketch: O futuro é agora!" • Sábado e domingo, 14h30-17h30 • Até 20 pessoas por seção
Intervenção artística "O Poeta e a Poetisa - Fragmentos da Avenida Paulista" • Sábado e domingo, 15h e 17h • Até 100 pessoas por seção

BOM RETIRO
Roteiro "O grande quarteirão" • Sábado, 14h e domingo, 11h • Até 20 pessoas

CARMO
Roteiro "Descolonização do olhar" • Sábado, 10h • Até 20 pessoas
Centro de Pesquisa e Formação
Oficina "Avenida Paulista: 3 séculos em 3 quilômetros" • Domingo, 10h-13h • Até 30 pessoas

CONSOLAÇÃO
Tradição e Memória do Samba de Roda, com Grupo Garôa do Recôncavo • Sábado, 14h • Até 250 pessoas
Roteiro "Patrimônio Imaterial na Casa Mestre Ananias" • Domingo, 9h • Até 40 pessoas

Teatros
programação dos grupos de teatro registrados como patrimônio imaterial ou com selo de valor cultural

Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona (Avenida São João, 128 - Centro)
Sábado, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Roda Viva"

Companhia do Feijão (Rua Dr. Teodoro Baima, 68 - República)
Sábado, 21h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Cabaré Coliseu"

Os Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 134 - Bela Vista)
Sábado, 21h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Mississipi"

Companhia Pessoal do Faroeste (Rua do Triunfo, 301 - Luz)
Domingo, 18h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Brancos ou Malvados ou Ensaio Sobre os 3 Porquinhos"
Núcleo do 184 (Teatro Studio Heleny Guariba) (Praça Franklin Roosevelt, 184 - República)
Domingo, 18h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Trinta Anos Esta Noite ou O Espelho Negativo"

Commune Coletivo Teatral (Rua da Consolação, 1218 - Consolação)
Domingo, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Na Cama com Moliére"

Companhia Teatro do Incêndio (Rua Treze de Maio, 48 - Bixiga)
Domingo, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "São Paulo Surrealista"

Teatro Ágora (Rua Rui Barbosa, 664 - Bela Vista)
Domingo, 20h • Distribuição de ingressos para o espetáculo “Horácio"

Roteiros de memória

A cidade e os cortiços: o bairro Santa Ifigênia
Ponto de Encontro: Largo do Paissandu • Sábado, 10h

A zona do meretrício do Bom Retiro: confinamento e prostituição (1940-1953)
Ponto de Encontro: Sesc Bom Retiro • Sábado, 11h e 13h

Afluentes do Anhangabaú - Entre Histórias e Cantos
Ponto de Encontro: Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista) • Sábado e Domingo, 17h

Afinal: o que guardamos no cemitério?
Ponto de Encontro: Portão do Cemitério da Consolação • Sábado e Domingo, 14h

Afro Sampa Walking Tour
Ponto de Encontro: Escadaria da Catedral da Sé • Sábado, 13h

Arquirolê na Jornada do Patrimônio
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado, 14h

Arquitetura da preservação - pequenas visitas a grandes edifícios
Ponto de Encontro: Condomínio Edifício Louvre (Avenida São Luís, 192 - República) • Sábado, 10h

Arquitetura Moderna
Ponto de Encontro: IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo • Sábado, 10h e 14h

Arquitetura Modernista & Contemporânea na Paulista
Ponto de Encontro: Instituto Moreira Salles • Sábado, 9h e 19h | Domingo, 10h e 20h
Arte-Circuito Sé
Ponto de Encontro: Praça do Patriarca • Sábado e Domingo, 13h

Artistas Italianos nas Praças de São Paulo
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado, 10h

As marcas da industrialização no bairro do Brás
Ponto de Encontro: Metrô Pedro II • Sábado, 10h

As memórias em disputa: negros e japoneses na Liberdade
Ponto de Encontro: Metrô Liberdade • Domingo, 14h

As primeiras igrejas de São Paulo
Ponto de Encontro: Santuário São Francisco (Largo São Francisco, 133 - Sé) • Domingo, 9h e 14h
Avenida Paulista - Coração Paulistano
Ponto de Encontro: Metrô Consolação • Domingo, 10h

Avenida Paulista: memória das transformações da metrópole paulistana
Ponto de Encontro: Portão 4 do Parque Trianon (ao lado do monumento do bandeirante Anhanguera) • Domingo, 10h

Avenida Paulista: passo a passo, prédio a prédio
Ponto de Encontro: Praça Oswaldo Cruz • Sábado, 9h e 14h

Avenida Paulista: Uma história além dos barões do café
Ponto de Encontro: Casa das Rosas • Domingo, 10h

Bastidores do Bom Retiro: Recomeçar e Resistir
Ponto de Encontro: Metrô Luz • Sábado, 10h

Bela Vista: Sobrepondo o Passado
Ponto de Encontro: Metrô Brigadeiro • Sábado e Domingo, 14h

Bike Tour na Avenida Paulista
Ponto de Encontro: Avenida Paulista, 2355 - Consolação • Domingo, 9h

Bike Tour no Centro Velho de São Paulo
Ponto de Encontro: Avenida São João, 1140 - Campos Elíseos • Domingo, 9h

BOM RETIRO ARQUITETÔNICO E GASTRONÔMICO
Saídas do Metrô Tiradentes e Luz • Sábado, 13h30

Brás, Bixiga e Barra Funda: um percurso no tempo e espaço paulistano
Ponto de Encontro: Teatro Oficina • Sábado e Domingo, 9h

CaÇA AOS MONUMENTOS - O PATRIMÔNIO ESCONDIDO NO PARQUE BUENOS AIRES
Ponto de Encontro: Monumento "Homenagem ao Tango", no interior do Parque Buenos Aires • Domingo, 10h30

Caminhada Cultural – As mais belas pinturas das Igrejas Coloniais de São Paulo
Ponto de Encontro: Largo São Francisco • Sábado e Domingo, 9h

Caminhada São Paulo Negra
Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Domingo, 10h

Caminhos da Arquitetura Moderna no Centro Novo
Ponto de Encontro: Praça Ramos de Azevedo, 131 - República • Sábado e Domingo, 10h

Caminhos Improváveis pelo Centro de São Paulo
Ponto de Encontro: Edifício Copan • Sábado 9h

CASAS OPERÁRIAS E PALACETES

Ponto de Encontro: Sesc Florêncio de Abreu • Sábado e Domingo, 10h

Cemitério da Consolação, outras memórias
Ponto de Encontro: Portão de entrada do Cemitério da Consolação • Sábado, 15h

Centro Novo e os sabores paulistas premiados
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado e Domingo, 9h

Comércio, imigração e moradia nas margens do centro: a história da ocupação da Rua 25 de Março e proximidades
Ponto de Encontro: Mercado Municipal - Portão 8 • Sábado, 14h

Culturas de rua e história do centro
Ponto de Encontro: Saída do Metrô Anhangabaú • Sábado e Domingo, 9h e 15h

DA BELLE ÉPOQUE AOS ANOS 50 - ARQUITETURA, COSTUMES E CULINÁRIA NO CENTRO NOVO
Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora da Consolação • Sábado, 14h

DA LITERATURA DE ALCÂNTARA MACHADO PARA O PATRIMÔNIO EDIFICADO PAULISTANO
Ponto de Encontro: Teatro Oficina • Sábado, 9h

De espaços de violência a lugares de memória da ditadura militar
Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Sábado, 14h

Deriva da Luz Vermelha
Ponto de Encontro: Praça Roosevelt • Sábado e Domingo, 21h

Desenhos na Cidade: arredores do Centro Velho
Padaria Santa Teresa • Domingo, 9h

Desenhos na Cidade: Campos Elíseos
Ponto de Encontro: Palácio dos Campos Elíseos • Sábado, 9h

Deslizando pela cidade: o olhar e a prática do skate de rua no centro de São Paulo
Ponto de Encontro: Marco Zero na Praça da Sé • Domingo, 9h

Do suingue ao Samba Rock
Ponto de Encontro: Galeria Olido (Cinema) • Sábado, 16h

Dos Indios, Café e Afins
Ponto de Encontro: Páteo do Colégio • Domingo, 9h e 14h

Eixos de memória e desenvolvimento
Ponto de Encontro: Metrô Luz • Sábado, 10h

Em breve: a Cinelândia Paulistana, ontem e hoje
Ponto de Encontro: Largo do Paissandu • Sábado, 14h

Em Busca dos Modernistas: História, Arte e Literatura pelas ruas do centro
Ponto de Encontro: Café Girondino • Domingo, 10h

Entre a várzea e o Planalto: Retóricas pedestres e imaginários urbanos
Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora Achiropita • Sábado, 9h

Entre o Planalto e a várzea: Retóricas pedestres e imaginários urbanos
Ponto de Encontro: Mosteiro de São Bento • Domingo, 9h

Entre tecidos e armarinhos: a história da 25 de março
Ponto de Encontro: Esquina da Rua 25 de Março com a Ladeira Porto Geral • Domingo, 11h

Estilos Arquitetônicos no Centro Histórico
Ponto de Encontro: Centro Cultural Banco do Brasil • Sábado, 10h

Forças do Bixiga: memória e resistência no bairro da Bela Vista
Ponto de Encontro: Galpão Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista) • Sábado e Domingo, 15h

FREE WALK TOUR
Ponto de Encontro: Metrô Anhangabaú • Sábado, 15h
FUTEBOL: curiosidades e personagens do Centro Velho, por Charles Miller
Ponto de Encontro: Viaduto do Chá, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal • Domingo, 10h

FUTEBOL: na trilha dos campeões de 1902, por Charles Miller
Ponto de Encontro: Praça Roosevelt, na escadaria próxima à esquina da Rua Nestor Pestana • Sábado, 9h


FUTEBOL: suas origens no Bom Retiro, por Charles Miller
Ponto de Encontro: Saguão de entrada da Estação da Luz • Sábado, 14h | 16h

Galerias modernas do Centro
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado, 11h

Higienópolis - Prédios e Padarias
Ponto de Encontro: Rua Dona Veridiana, 268 - Higienópolis • Sábado e Domingo, 9h

Jardim da Luz: memória, identidade e patrimônio cultural paulistano
Ponto de Encontro: Jardim da Luz • Sábado, 10h
Largo do Paissandu, onde o circo se encontra - Milton Fabbri
Ponto de Encontro: Galeria Olido (Centro de Memória do Circo) • Sábado, 13h

Largo do Paissandu, onde o circo se encontra - Ranny
Ponto de Encontro: Galeria Olido (Centro de Memória do Circo) • Sábado, 13h

Largo do Paissandu, onde o circo se encontra - Tabajara
Ponto de Encontro: Galeria Olido (Centro de Memória do Circo) • Sábado, 13h

LAVAPÉS
Ponto de Encontro: Subestação Miguel Reale • Sábado, 16h

Lendas Paulistanas
Ponto de Encontro: Biblioteca Mário de Andrade • Domingo, 12h

Literatura e cidade: a São Paulo de Madame Pommery
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado 14h | Domingo, 11h

Mama África - Novos Imigrantes
Ponto de Encontro: Metrô Sé • Sábado, 10h

Mapas e Patrimônio: Roteiro da Resistência
Ponto de Encontro: Centro Universitário Maria Antônia • Domingo, 10h

Memória estudantil: A luta contra a ditadura na Maria Antônia
Ponto de Encontro: Centro Universitário Maria Antônia • Domingo, 10h

Memórias e sociabilidades LGBTI no Centro de São Paulo
Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Sábado, 14h

Memórias Glamourosas da Avenida Paulista
Ponto de Encontro: Metrô Paulista • Domingo, 17h

Memórias Negras no Centro de São Paulo
Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Sábado, 13h

Monumentos italianos e a constituição do patrimônio paulistano
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Sábado e Domingo, 15h

No Caminho do Lavapés Tem...
Ponto de Encontro: Largo do Cambuci • Sábado, 11h e 13h

O bairro negro da Liberdade: do Largo da Forca às lutas pós-abolição
Ponto de Encontro: Igreja Nossa Senhora do Carmo • Domingo, 10h

O Jardim da Luz e suas memórias
Ponto de Encontro: Entrada do Jardim da Luz • Sábado, 10h e 14h
O novo papel das Igrejas do triângulo central na nova formação da área do centro
Ponto de Encontro: Metrô São Bento • Sábado, 10h e 15h

O PARI COM SUAS CASAS, FÁBRICAS E GULOSEIMAS
Ponto de Encontro: Pinacoteca • Domingo, 10h

O Tempo e o Cão - documentário cênico em canteiro aberto
Ponto de Encontro: Vila Itororó Canteiro Aberto • Sábado, 17h

OS MORADORES ILUSTRES DE SÃO PAULO E SEU REPOUSO FINAL NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO
Ponto de Encontro: Cemitério da Consolação • Sábado, 13h

Oscar Niemeyer no Centro de São Paulo
Ponto de Encontro: Edifício Copan • Sábado, 9h

Ouvindo Jornadas
Ponto de Encontro: Tribunal de Justiça • Sábado e Domingo, 9h e 14h

PAISSANDU - MIX DE ARTES, CULTURAS, RELIGIOSIDADE E ENTRETENIMENTO
Ponto de Encontro: Theatro Municipal • Domingo, 15h

Paissandu – mix de cores, saberes e sabores
Ponto de Encontro: Escadaria do Theatro Municipal • Sábado, 9h

Passeios IAB/SP
Ponto de Encontro: IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo • Sábado, 13h

Patrimônio Construído da Luz
Ponto de Encontro: Pinacoteca • Sábado 11h e 14h e Domingo 11h e 12h

Patrimônio Histórico na Liberdade - um legado de diferentes povos
Ponto de Encontro: Igreja São Gonçalo • Domingo, 9h

Patrimônio industrial e urbanização nos bairros da Luz, Bom Retiro e Campos Elíseos
Ponto de Encontro: Metrô Tiradentes • Domingo, 10h

Pernaltada Turística - Bixiga e Vila Itororó
Ponto de Encontro: Escadaria do Bixiga (Rua 13 de Maio) • Domingo, 14h

Pernaltada Turística - Roteiro realizado sobre as Pernas de Pau
Ponto de Encontro: Praça da Sé • Sábado, 16h

PERSPECTIVAS OCULTAS ATRAVÉS DAS PORTAS E JANELAS DO BOM RETIRO...QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ?
Ponto de Encontro: Museu de Arte Sacra • Sábado, 9h,
Praça da Sé pelo Poeta Guilherme de Almeida
Ponto de Encontro: Catedral da Sé • Domingo, 14h
Práticas e memória negra no bairro da Liberdade
Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Sábado, 14h
Referências Culturais e o Processo de Gentrificação do Centro de São Paulo
Ponto de Encontro: Largo Marechal Deodoro • Sábado, 14h e Domingo, 15h

Rolê
Ponto de Encontro: Esquina da Rua Peixoto Gomide com a Rua Frei Caneca • Sábado e Domingo, 21h

Roteiro dos Equipamentos de Cultura do Bixiga
Ponto de Encontro: Bixiga Coworking (Rua Dr. Luís Barreto, 263 - Bela Vista) • Sábado e Domingo, 10h

Rua São Bento: Transformações e persistências na paisagem urbana
Ponto de Encontro: Santuário São Francisco • Sábado, 11h

Sabores de todos os cantos
Ponto de Encontro: Largo São Bento • Sábado, 9h

Samba, suor e cerveja apresenta a Fábrica do Samba em São Paulo
Ponto de Encontro: Fábrica do Samba • Sábado e Domingo, 17h

SAMPA VERDE - Trilha do Pau-Brasil e Museu Geológico na zona oeste
Ponto de Encontro: Catracas do Metrô Barra Funda • Domingo, 11h

São Paulo Antiga - 1862- 2019
Ponto de Encontro: Praça do Patriarca • Sábado, 10h e Domingo, 15h

São Paulo AUDIOVISUAL
Ponto de Encontro: Edifício Conde Prates, Rua Líbero Badaró • Sábado, 10h

São Paulo dos Árabes
Ponto de Encontro: Metrô Sé • Sábado e Domingo, 10h

São Paulo, vestígios da cidade negra
Ponto de Encontro: Metrô Liberdade • Sábado, 10h

São Paulo: cidade de barro
Ponto de Encontro: Páteo do Colégio • Sábado, 9h

Sobre trilhos
Ponto de Encontro: Escola da Cidade • Domingo, 14h

Teatros e cenografias
Ponto de Encontro: Teatro de Arena Eugênio Kusnet • Sábado e Domingo, 10h
TEBAS, O ARQUITETO: Protagonismo negro no triângulo histórico de São Paulo
Ponto de Encontro: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte • Sábado, 9h

Territórios Negros na Santa Ifigênia em São Paulo
Ponto de Encontro: Praça Antônio Prado • Sábado, 10h e 13h

Tour Cafés Sampa
Ponto de Encontro: Metrô São Bento (praça de alimentação) • Sábado, 10h e 18h | Domingo 10h

Tour Gastronômico e Arquitetônico no Bom Retiro: Encontro de vários povos
Ponto de Encontro: Metrô Tiradentes • Sábado, 13h

Trilhando o Minhocão. Por que não?
Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora da Consolação • Domingo, 14h

Um lugar chamado Tiradentes
Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Sábado e Domingo, 10h

VENHA CONHECER O PIQUES: A região que explica São Paulo
Ponto de Encontro: Largo da Memória • Domingo, 9h

Visita Guiada ao Conjunto Franciscano
Ponto de Encontro: Santuário São Francisco • Sábado, 14h

Vivências negras na metrópole
Ponto de Encontro: Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados • Sábado e Domingo, 9h

Vozes Femininas no Cemitério da Consolação
Ponto de Encontro: Entrada Principal do Cemitério da Consolação • Sábado e Domingo, 10h

Walk'n Roll Memories Tour
Ponto de Encontro: Galeria do Rock • Sábado, 17h

Roteiro Gastronômico

BAR GUANABARA (Avenida São João, 128 - Centro)

CANTINA CASTELÕES (Rua Jairo Góes, 126 - Brás)
Apresentando o passaporte da jornada, ganhe um canole

CARLINO (Rua Epitácio Pessoa, 85 - Vila Buarque)
15% de desconto nos pratos do cardápio à la carte

EMPÓRIO CHIAPPETTA (Mercado Municipal. Rua da Cantareira, 306 - Centro)

EMPÓRIO SYRIO (Rua Comendador Abdo Schahin, 136 - Centro)

MERCEARIA LA ROMANA (Praça da Sé, 92 - Centro)

PADARIA ANA NERI (Rua Dona Ana Neri, 938 - Cambuci)

PADARIA BASILICATA (Rua Treze de Maio, 614 - Bela Vista)

PADARIA italianinha (Rua Rui Barbosa, 121 - Bela Vista)

PADARIA santa tereza (Praça Doutor João Mendes, 150 - Sé)

PADARIA SÃO DOMINGOS (Rua São Domingos, 330 - Bela Vista)

PANIFICADORA 14 DE JULHO (Rua 14 de Julho, 92 - Bela Vista)
10% de desconto no restaurante e padaria

PONTO CHIC (Largo do Paissandu, 27 - República)
Bauru Amigo: 50% de desconto no segundo Bauru

REI DO FILET (Praça Júlio de Mesquita, 175 - Santa Ifigênia)
10% de desconto nos pratos

Zona Leste

Imóveis históricos

ANTIGA FÁBRICA MARIA ZÉLIA - TITAN PNEUS DO BRASIL
Visita guiada domingo, 10h-14h

BIBLIOTECA SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
Centro Histórico de Itaquera - História e Memória • Domingo, 15h • Até 30 pessoas

CAPELA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
Visita guiada sábado e domingo, 10h-15h • Até 20 pessoas
Oficina "Jogo dos erros" • Sábado, 10h
Oficina "Nhanduti: Uma renda que fala guarani" • Sábado, 14h

CASA DE CULTURA CIDADE TIRADENTES/HIP HOP LESTE
Oficina "Danças ancestrais afro brasileiras" • Sábado, 9h e 14h
Oficina "Uma casa e muitas histórias" • Sábado, 9h e 14h
Oficina "Café Memória - resgatando a história de Cidade Tiradentes" • Sábado, 10h e 14h
Oficina "Da cabaça aos sons dos xequerês" • Sábado, 14h

CASA DE CULTURA DE ITAQUERA/RAUL SEIXAS
Oficina "A memória do Parque Raul Seixas" • Sábado, 14h
Oficina "Memórias da minha casa! Meu álbum de fotografia é importante?" • Sábado, 14h
Oficina de construção de tambores • Sábado, 10h-16h
Teatro Rua - Cia. Madeirite Rosa • Domingo, 16h
Hora do livro - mediação de leitura com a Cia. Clara Rosa • Domingo, 14h

CASA DO TATUAPÉ - MUSEU DA CIDADE
Visita educativa às histórias e memórias da cidade de São Paulo • Domingo, 10h e 14h

ETEC CARLOS DE CAMPOS
Visita guiada sábado e domingo, 10h-15h • Até 20 pessoas

MUSEU DA IMIGRAÇÃO
Visita guiada sábado e domingo, 11h • Até 20 pessoas
Oficina "Cidade Aumentada | Oficina de Memórias" • Domingo, 14h

TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Workshop Olhares do novo e antigo "Sabores da Mooca" • Domingo, 10h

Espaços Culturais

BIBLIOTECA CASSIANO RICARDO
Projeto CantAí • Sábado, 13h

BIBLIOTECA CORA CORALINA
Mediação de leitura para 1ª infância • Sexta, 14h30
Memórias da minha casa! Meu álbum de fotografia é importante? • Domingo, 15h • Até 20 pessoas

BIBLIOTECA GILBERTO FREYRE
Oficina de graffiti • Sábado, 10h

BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN
Oficina livre: desenho arquitetônico • Sábado, 10h • Até 20 pessoas

BIBLIOTECA RAYMUNDO DE MENEZES
Oficina "Retalhos da cidade. Partilhando quem eu sou! Meu bairro, minha biblioteca, minha cidade" • Domingo, 15h • Até 30 pessoas

BIBLIOTECA RICARDO RAMOS
Sarau: Coletivo Cataversos • Domingo, 10h

BIBLIOTECA vicente de carvalho
Conjunto José Bonifácio - História e Memória • Domingo, 15h • Até 30 pessoas
Sarau Bolando Poesia • Sábado, 14h

CASA DE CULTURA DE SÃO MATEUS
Oficina "Dread e a difusão do movimento Reggae/Rastafari" • Sábado, 9h
Oficina "Memórias dos sambistas de São Mateus" • Sábado, 14h
Homenagem da Casa de Cultura à Matriarca do Samba "Tia Cida Convida" • Sábado, 17h

CASA DE CULTURA DE SÃO MIGUEL PAULISTA
Oficina "Ritmos do Forró (Triângulo, zabumba e alfaia)" • Sábado, 9h
Teatro "Dezoito de Agosto" • Sábado, 10h-16h
Show "Manuel Marcos canta Antonio Marcos" • Sábado, 20h

CASA DE CULTURA DO ITAIM PAULISTA
Oficina "História do bairro, como história da cidade. De Ururaí a São Miguel Paulista" • Sábado, 9h, 12h, 14h e 16h

CASA DE CULTURA SÃO RAFAEL
Oficina "A história do Parque São Rafael contado em prosa e poesia" • Sábado, 9h
Oficina "Cantando e contando histórias da música em São Mateus e São Rafael" • Sábado, 14h

CENTRO CULTURAL DA PENHA
Oficina de Teatro • Sábado, 11h
Oficina de Contação de Histórias • Domingo, 15h
Oficina "Nanquim Impressões da Penha" • Sábado, 14h e Domingo, 10h
Oficina de Balé • Domingo, 16h
Oficina de Dança de Salão • Domingo, 16h
Roda de conversa "Mulheres Imigrantes" • Domingo, 16h

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA
Romeu & Julieta 80! • Sábado, 20h e Domingo, 19h

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL TIRADENTES
Tiquinhos Pensantes • Sábado, 13h
Roda Acústica • Sábado, 15h
A voz do funk • Sábado, 18h
Circo • Domingo, 16h

CEU ALTO ALEGRE
Oficina "O forró em São Paulo" • Sábado, 9h
Oficina "Construindo versos" • Sábado, 13h
Oficina "Forró para iniciantes" • Sábado, 14h
Oficina "Batalhando" • Sábado, 15h

CEU SÃO MATEUS
Oficina "Fotografia documental" • Sábado, 11h
Oficina "Desenho criativo" • Sábado, 14h
CEU SAPOPEMBA
Oficina "Poema: Narrativa da vida" • Sábado, 14h

FÁBRICA DE CULTURA CIDADE TIRADENTES
Curta com bate-papo: Jornada do Patrimônio • Sábado, 14h

FÁBRICA DE CULTURA ITAIM PAULISTA
Oficina "Olarias, tijolos e memórias" • Sábado, 9h e 14h
Oficina "Cadernos para acomodar o tempo" • Sábado, 10h
Oficina "Aquarelando memórias" • Sábado, 14h
Roda de memória: Mestre Dinho Caruaru • Sábado, 11h
Intervenção na Biblioteca: Histórias de Pedra Pequena • Sábado, 15h

FÁBRICA DE CULTURA PARQUE BELÉM
Oficina "No meu tempo... era, é e será" • Sábado, 9h
Oficina "Memória afetiva - Bairro do Belém" • Sábado, 9h e 14h
Oficina "Como construir sua árvore genealógica" • Sábado, 10h
Atividade de jogo: Belenzinho e o dado que contará sua história • Sábado, 15h

FÁBRICA DE CULTURA SAPOPEMBA
Oficina "Danças folclóricas da nossa arte e cultura da capoeira" • Sábado, 9h
Oficina "Poesia e memórias marcantes do seu bairro" • Sábado, 10h
Oficina de criação e roda de memória - Minha vida, meu destino • Sábado, 15h
Oficina "Dança e história do Maculelê" • Domingo, 9h

FÁBRICA DE CULTURA VILA CURUÇÁ
Oficina "Plantando memória - as hortas urbanas de São Paulo" • Domingo, 14h

HORTA DAS FLORES NA MOOCA
Oficina de Tranças Nagô e Afins • Sábado, 9h
Curta com bate-papo com Jornada do Patrimônio: Memórias de Vila Curuçá • Sábado, 15h

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DA PENHA DE FRANÇA
Oficina de Taipa de Mão • Sábado, 10h

MEMORIAL PENHA DE FRANÇA
Cogestão do Patrimônio Cultural: o caso da memória LGBT • Domingo, 15h

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Oficina "Tecendo memórias de Itaquera" • Sábado e Domingo, 9h

PARÓQUIA SÃO FILIPE NERI
Oficina de Conservação Preventiva • Sábado, 14h
Oficina de Conservação Curativa sobre bens em talho de madeira • Domingo, 14h

PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ - NÚCLEO ITAIM BIACICA
Oficina "Memória oral e comunidade" • Sábado, 10h

SEDE CAIS DO PORTO
Oficina "Maracatu Patrimônio Imaterial - Seu toque, canto e história" • Sábado, 10h e 14h

SÍTIO MIRIM
Gestão compartilhada do Patrimônio Histórico: o Sítio Mirim • Sábado, 10h
SOCIEDADE AMIGOS DA DALMÁCIA
Oficina de Lumblija - O pão da memória da Croácia • Sábado, 17h
Oficina "Crie a sua história imigrante, recrie seus laços com a cidade" • Domingo, 13h
Oficina "Como achar eslavos em São Paulo" • Domingo, 14h
Visita guiada sábado e domingo, 14h • Até 10 pessoas

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
Música no Parque - Wallace Oliveira Trio • Sábado, 16h
Circo Barnabo • Sábado, 18h e Domingo, 16h
Luiz Antonio Gabriela - Cia. Mungunzá de Teatro • Sábado, 20h e Domingo, 19h
Café com Viola, Prosa e Poesia • Domingo, 10h30

CIRCUITO SPCINE

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Filme: Uma cidade chamada Tiradentes • 15, 16, 17,18 e 21 de agosto, 17h

CEU ARICANDUVA
Filme: Itaquera em movimento • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU JAMBEIRO
Filme: Guaianases - Expresso Ururaí-Lajeado • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU PARQUE VEREDAS
Filme: Na trilha de São Miguel • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU quintal do sol
Filme: Ermelino é Luz • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU SÃO RAFAEL
Filme: 7 Voltas - Histórias do Parque Dom Pedro II e Mercado Municipal • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

SESC-SP

ITAQUERA
Sessão de cinema: Territórios de Ururay • Sábado, 03 de agosto, 15h • Local: Café Aricanduva do Sesc Itaquera
Roteiro "Patrimônios da Zona Leste: Sítio Capão, Vila Maria Zélia e Casa do Tatuapé" • Sábado, 9h • Locomoção por ônibus, saída do estacionamento salmão do Sesc Itaquera

Teatros
Sobrevento (Rua Coronel Albino Bairão, 42 - Belenzinho)
Domingo, 10h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "Meu Jardim"

Roteiros de memória

A casa da minha avó: caça aos tesouros arquitetônicos do bairro da Mooca
Ponto de Encontro: Paróquia São Rafael • Domingo, 11h e 15h

A Mooca industrial e o pós-modernismo
Ponto de Encontro: Início da Avenida Paes de Barros, na confluência com a Rua da Mooca e Oratório • Sábado, 10h

A questão social é um caso de polícia
Ponto de Encontro: Metrô Bresser-Mooca • Sábado, 10h

Belém, um bairro operário com muitas memórias
Ponto de Encontro: Metrô Belém • Domingo, 9h

Brás e Belenzinho pelo olhar das crianças
Ponto de Encontro: Associação Multiplicando Esperança AME+ (Rua Dr. Carlos Guimarães, 203 - Catumbi) • Sábado, 10h

Brás e Belenzinho: uma história do operariado na Zona Leste
Ponto de Encontro: Estação Brás CPTM • Sábado, 10h

Caminhada Fotográfica e Histórica em Guaianases
Ponto de Encontro: Estação Guaianases CPTM • Sábado, 14h

Caminhada Histórica e Fotográfica - Bairro Belém
Ponto de Encontro: Metrô Belém • Domingo, 13h

Caminhando e Lembrando pelo Tatuapé
Ponto de Encontro: Biblioteca Hans Christian Andersen • Sábado, 10h
Caminho Leste
Ponto de Encontro: Estação Comendador Ermelino CPTM • Sábado, 9h

Capela, Sítio Mirim... valores patrimoniais de um bairro à sombra da chaminé
Ponto de Encontro: Casa de Cultura São Miguel • Sábado, 9h

Casa da Memória / Oficina Cultural Alfredo Volpi
Ponto de Encontro: Casa da Memória • Sábado 10h | Domingo, 10h

Cidade Tiradentes da Fazenda a COHAB
Ponto de Encontro: Casa de Cultura Hip Hop Leste • Sábado, 14h

Cuidando de pessoas e lugares - Defensoria Pública
Ponto de Encontro: Memorial Penha de França • Sábado, 11h

Cultural Cohab Tour
Ponto de Encontro: Estação José Bonifácio CPTM • Sábado, 10h

Cultural Cohab Tour 2
Ponto de Encontro: Praça Brasil • Sábado, 14h

De lá pra cá, chegamos ao Belenzinho
Ponto de Encontro: Metrô Belém • Sábado, 10h e Domingo, 14h

Memórias do Lajeado: outras narrativas
Ponto de Encontro: Estação Guaianases CPTM - Lado Norte • Sábado, 9h

Movimentos de lutas e resistências na Penha de França
Ponto de Encontro: Memorial Penha de França • Sábado, 14h

Naše malo misto - nosso pequeno lugar, Croácia paulistana no Belém
Ponto de Encontro: Sociedade Amigos da Dalmácia • Sábado, 10h

Patrimônios de São Miguel
Ponto de Encontro: Estação São Miguel Paulista CPTM • Sábado, 10h e Domingo, 14h

Pelas ruas da Vila Maria Zélia
Ponto de Encontro: Rua Mário Costa, 13 - Belenzinho • Domingo, 12h

Penha de França
Ponto de Encontro: Centro Cultura da Penha • Sábado, 14h

Penha, Memórias de Fé e de Medo (revolução de 1924)
Ponto de Encontro: Biblioteca Municipal José Paulo Paes • Sábado, 15h

Percurso crítico: a história de São Miguel em imagens
Ponto de Encontro: Avenida Dr. José Artur Nova, 3 - Parque Paulistano • Domingo, 10h

Rota encontro dos Poetas
Ponto de Encontro: Ponto Cultural Casa de Luiz Poeta • Sábado e Domingo, 15h

Rumo Fotográfico - Vila Maria Zélia
Ponto de Encontro: Rua dos Prazeres, 362 - Brás • Sábado e Domingo, 14h

Subindo o Morro do Cruzeiro: Um outro olhar de São Mateus
Ponto de Encontro: Rua Professora Jaçanã Altair, esquina com Avenida dos Sertanistas • Domingo, 10h

Vilas Operárias no distrito do Belém - ontem, hoje e amanhã
Ponto de Encontro: Metrô Belém • Domingo, 11h

VOZ DA LESTE
Ponto de Encontro: Casa de Cultura do Itaim Paulista • Sábado e Domingo, 15h

Walking tour "Olhares do novo e antigo" Brás
Ponto de Encontro: Metrô Brás (Saída da Rua Domingos Paiva) • Sábado e Domingo, 14h e 16h30

Zona Norte

Imóveis históricos

CASA DE CULTURA DA VILA GUILHERME - CASARÃO
Oficina "Cianotipia do Patrimônio" • Sábado, 9h
Encontro "Resgatando Memória" • Sábado, 11h-17h
Festival "Molungu" • Domingo, 16h-21h

ESCOLA ESTADUAL PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Visitas guiadas sábado, 9h

PRAÇA DO RELÓGIO DO JAGUARÉ
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h

SÍTIO MORRINHOS - MUSEU DA CIDADE
Oficina "Observação do Céu" • Sábado, 15h

Oficina "Sítio Mirim no Sítio Morrinhos: Memórias da Penumbra - uma experiência sensorial com lamparinas" • Domingo, 15h

Oficina "Arqueologia da Memória" • Sábado, 14h e Domingo, 15h

Espaços Culturais

BIBLIOTECA AFONSO SCHMIDT
Oficina de Capoeira • Sábado e Domingo, 10h

BIBLIOTECA ÁLVARES DE AZEVEDO
Oficina "Mão no Barro" • Domingo, 13h
Oficina "Patrimoniando" • Domingo, 15h

BIBLIOTECA BRITO BROCA
Venha ler ao pôr do sol • Sexta, 16h

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO
Memória da Cidade: Lembranças Paulistas • Sábado, 16h
Se eu perder esse trem, só amanhã • Domingo, 16h
Jogos do Patrimônio • Domingo, 10h e 13h

BIBLIOTECA ÉRICO VERÍSSIMO
Oficina Projeto Capoeira • Domingo, 11h

BIBLIOTECA MENOTTI DEL PICHIA
Oficina "Jogoteca itinerante" • Sexta, 14h30

BIBLIOTECA PEDRO NAVA
Oficina "Memória e Patrimônio - Encontros imateriais que constroem a cidade" • Domingo, 15h

CASA DE CULTURA BRASILÂNDIA
Show de Rap "Agosto Indígena" • Sábado, 18h

CASA DE CULTURA DO TREMEMBÉ
Teatro "Baú das Histórias" • Domingo, 16h

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE
Samba de quebrada • Sábado, 20h
Festival de dança com grafite • Domingo, 12h

CEU JAÇANÃ
Oficina "Escavação arqueológica simulada e oficina de réplicas de fósseis" • Sábado, 12h

CEU PARQUE ANHANGUERA
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h-16h

CEU PÊRA MARMELO
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h, 11h, 14h e 15h

CEU PERUS
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h

ETEC PARQUE DA JUVENTUDE
Oficina "Patrimônio em formação" • Sábado, 10h

MIRANTE FREGUESIA DO Ó
Oficina "Ó: Miradas da Freguesia" • Domingo, 15h

MUSEU FLORESTAL OCTÁVIO VECCHI
Oficina "Xilogravura no Museu" • Sábado, 9h e 14h
Oficina "Monotipia com Plantas" • Sábado, 14h

OFICINA CULTURAL JUAN SERRANO
Visitas guiadas sábado e domingo, 9h e 13h
RESIDÊNCIA ELIANE MARTZ
Oficina "Vivências de Eliane Martz" • Sábado, 14h

TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE SANTA BARBARA
Oficina "Memória do Terreiro de Candomblé Santa Barbara: de Mona para Mona" • Sábado, 10h
Oficina "Patrimônios Afro-Brasileiros em São Paulo" • Sábado, 12h
Oficina "Por que patrimonializar terreiros?" • Sábado, 14h

Circuito SPcine

CEU JAÇANÃ
Filme: Jaçanã e o Adoniran • 15, 18 e 21 de agosto, 17h
CEU Perus
Filme: Perus, uma história feita de ferro, cimento e amor • 15, 18 e 21 de agosto, 17h
CEU vila atlântica
Filme: Jaraguá - Terra sem mal • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

SESC-SP

SANTANA
Roteiro "Lugares de brincar: espaços de brincadeiras e memórias" • Domingo, 9h • Locomoção por ônibus

ROTEIROS DE MEMÓRIA

Amor Tombado
Ponto de Encontro: Biblioteca Álvares de Azevedo • Sábado, 15h e Domingo, 14h

Caça Noturno
Ponto de Encontro: Biblioteca Álvares de Azevedo • Sábado, 19h

Caça Tombo
Ponto de Encontro: Biblioteca Álvares de Azevedo • Sábado, 14h

Caminhada no Trote
Ponto de Encontro: Parque do Trote Portaria 1 - Avenida Nadir Dias Figueiredo • Domingo, 9h e 11h

CAMINHADA PELA ESTRADA DE FERRO PERUS-PIRAPORA
Ponto de Encontro: Estação Perus CPTM • Sábado, 9h

Caminhos do Carandiru
Ponto de Encontro: Metrô Carandiru • Sábado, 9h e 16h

Construindo Memórias
Ponto de Encontro: Biblioteca São Paulo • Sábado, 9h
Da Sesmaria a Vila Guilherme
Ponto de Encontro: Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão • Sábado, 19h e Domingo, 10h

FerroTrekking - Perus
Ponto de Encontro: Estação Perus CPTM • Sábado e Domingo, 9h

Histórias de Bonde
Ponto de Encontro: Paróquia Nossa Senhora Da Candelária • Sábado, 10h e Domingo, 14h

Jaçanã, outros olhares
Ponto de Encontro: Museu do Jaçanã • Sábado, 9h

Memória Ressignificada: um passeio pelo Parque da Juventude
Ponto de Encontro: Biblioteca São Paulo • Sábado, 10h

Movimento Ousadia Popular na Paz
Ponto de Encontro: CEU Paz • Sábado, 9h e 15h

Parque Anhembi
Ponto de Encontro: Portão principal do Parque Anhembi na Avenida Olavo Fontoura • Sábado, 10h e 15h e Domingo 10h

Percorrendo os coretos de dominó da Freguesia do Ó
Ponto de Encontro: Coreto de dominó situado na Rua João Cordeiro - Freguesia do Ó • Sábado e Domingo, 9h

Redesenhando o espaço
Ponto de Encontro: Biblioteca São Paulo • Sábado, 14h

Santana: 3 séculos em 3 horas
Ponto de Encontro: Pátio da Paróquia Sant'Ana • Sábado, 9h e 16h

Santana: entre fé, força pública e maçonaria
Ponto de Encontro: Metrô Santana • Sábado, 13h

Trem das 11 - Estação Pedra Branca
Ponto de Encontro: Paróquia Santa Cruz • Sábado, 9h e 14h

Walking tours e City tours
Ponto de Encontro: Casa de Cultura Salvador Ligabue – Freguesia do Ó • Sábado, 10h

Zona Oeste

Imóveis históricos

CAPELA DO MORUMBI
Pau a pique: memórias da forma • Sábado, 14h
Visita educativa às histórias e memórias da cidade de São Paulo • Domingo, 10h e 14h

CASA AMARELA DA VILA ROMANA
Roteiro do Patrimônio Industrial do bairro da Lapa – Lado da Vila Romana • Sábado e domingo
Exposição "Onde a Casa Mora?" • Sábado e domingo
CASA BANDEIRISTA DO ITAIM
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h e 15h

CASA DAS CALDEIRAS
Oficina "Fotografia da História - O registro arquitetônico das cidades" • Sábado, 9h e 13h

CASA DE VIDRO
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h-16h

CASA DO BANDEIRANTE – MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO
Mãos ao Museu • Sábado e Domingo, 14h

CASA DO SERTANISTA – MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO
Oficina "Laboratório de Bioconstrução" • Sábado, 10h
Caminhos do Peabiru • Sábado, 14h
Laboratório de bioconstrução • Sábado, 10h e Domingo, 14h
Arqueologia na Casa Sertanista • Domingo, 10h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Visitas guiadas sábado e domingo, 11h e 15h

CASA MELHORAMENTOS
Visitas guiadas sábado e domingo, 11h-17h

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
Oficina "Palhaço Desconforto" • Sábado, 15h
Oficina "Cabaré de variedades contemporânea" • Domingo, 20h30

COLÉGIO BATISTA BRASILEIRO
Visitas guiadas sábado, 10h e 14h e domingo, 11h e 15h

CONJUNTO NACIONAL
Visita guiada "do subsolo ao terraço" • Sábado, 10h30

JOCKEY CLUB
Visitas guiadas sábado e domingo, 14h e 16h

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h e 15h

PARQUE MUNICIPAL CHÁCARA DO JOCKEY
Oficina "Formação de uma rede de pesquisadores - Bacia do Pirajuçara: Uma pesquisa coletiva" • Domingo, 10h

Oficina "A luta comunitária para a constituição do Parque Chácara do Jockey - Bacia do Pirajuçara: Uma pesquisa coletiva" • Domingo, 14h

RESIDÊNCIA CASTOR DELGADO PEREZ - GALERIA LUCIANA BRITO
Horário de funcionamento: sábado e domingo, 11h-17h

Espaços culturais

ATELIÊ ARTE & RESTAURO
Oficina "Insetos xilófagos e formas de prevenção e tratamentos" • Sábado, 14h
Oficina "Pensando na conservação de acervos e coleções: Acondicionamento" • Sábado, 16h
Oficina "Conservação de Acervos" • Sábado, 14h e Domingo, 9h

BIBLIOTECA ÁLVARO GUERRA
Oficina "Práticas de meditação" • Domingo, 11h30

BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS
Se eu perder esse trem, só amanhã • Sábado, 17h
Memória da cidade: lembranças paulistas • Domingo, 18h
Jogos do patrimônio • Sábado, 10h-12h e 13h-17h

CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ
Oficina de Capoeira • Sábado, 9h

Oficina "O significado do Peabiru, do Morro do Querosene e do Parque Chácara da Fonte para a cidade de São Paulo" • Sábado, 10h

Oficina "Ambiente fluvial ou espaço de circulação? - Bacia do Pirajuçara: Uma pesquisa coletiva" • Sábado, 10h

Oficina "São Paulo e seus rostos de barro" • Sábado, 14h

Oficina "Caminho do Peabiru, Parque da Fonte e lagos da Vila Sônia - Bacia do Pirajuçara: Uma pesquisa coletiva" • Sábado, 14h

Oficina "Cantinho do Samba Rock" • Sábado, 16h e Domingo, 14h

INSTITUTO ROGACIONISTA
Oficina "Inventário participativo das referências culturais no território da Operação Urbana Água Branca" • Domingo, 14h
MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Visita guiada sábado, 10h

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Visitas guiadas sábado e domingo, 10h
Visita técnica sobre a conservação de acervos fotográficos do acervo MIS • Sábado, 14h

TEATRO CACILDA BECKER
Grafitando Cacilda Becker • Sábado e Domingo, 9h

TEATRO SÃO PEDRO
Visita guiada sábado, 14h

CIRCUITO SPCINE

CEU BUTANTÃ
Filme: A cidade que nasce na Luz • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

SESC-SP

PINHEIROS
Roteiro "Imprensa negra como exercício de resistência" • Sábado, 9h • Locomoção por ônibus
Roteiro "Patrimônios negros: dimensões materiais e imateriais da ancestralidade afro-paulistana" • Domingo, 9h • Locomoção por ônibus

POMPEIA
Memórias da Fábrica da Pompeia: Gênero e Cidade • Sábado, 11h
Memórias da Fábrica da Pompeia: Arquitetura e Autoritarismos • Sábado, 15h
Memórias da Fábrica da Pompeia: Trabalho e Arquitetura • Domingo, 11h
Memórias da Fábrica da Pompeia: Nordeste e Povo Brasileiro • Domingo, 15h

Roteiros de memória

Bike Tour na Vila Madalena
Ponto de Encontro: Avenida Pedroso de Morais, 1495 - Pinheiros • Domingo, 9h

Caminhada Histórica
Ponto de Encontro: Bilheteria do Instituto Butantan • Sábado, 10h e 15h

Caminhos do Ó
Ponto de Encontro: Sociedade Beneficente União Fraterna • Domingo, 10h

Estilo Urbano: Dos Hippies aos Hipsters
Ponto de Encontro: Mercearia São Pedro • Sábado, 11h

Ferreira é Patrimônio!
Ponto de Encontro: Parque Chácara do Jockey - Espaço de Convivência • Sábado, 14h

Fotografia de Rua: Memórias do Itaim
Ponto de Encontro: Pátio Victor Malzoni (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477 - Itaim Bibi) • Sábado e Domingo, 10h

Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo
Ponto de Encontro: Casa das Caldeiras • Sábado e Domingo, 9h

ITAIM BIBI, das igrejas ao Quarteirão da Cultura
Ponto de Encontro: Paróquia Santa Teresa de Jesus • Sábado e Domingo, 10h

Lapa: Das fábricas aos dias atuais
Ponto de Encontro: Casa das Caldeiras • Sábado e Domingo, 10h

Memória estudantil: A luta contra a ditadura no Conjunto Residencial da USP
Ponto de Encontro: CINUSP • Sábado, 15h

No Vale do Corujas
Ponto de Encontro: Rua Orós, altura do nº 338 - Sumarézinho • Sábado e Domingo, 11h

Onde a casa mora?
Ponto de Encontro: Casa Amarela da Vila Romana • Sábado e Domingo, 16h

Rota da liberdade
Ponto de Encontro: Alameda Casa Branca, 800 - Jardim Paulista • Sábado, 10h

Sabe qual é a banda mais antiga da cidade? A da Lapa
Ponto de Encontro: Rua Joaquim Machado, 99 - Lapa • Sábado, 11h

São Paulo modernista: a criação da USP
Ponto de Encontro: Portaria 1 da USP - Praça Prof. Reynaldo Porchat, s/n - Butantã • Sábado, 9h e 14h

Trilha da Memoria Queixada
Ponto de Encontro: Comunidade Cultural Quilombaque • Domingo, 10h

Trilha de Reapropriação e Ressignificação de Espaços Públicos
Ponto de Encontro: Comunidade Cultural Quilombaque • Domingo, 11h

Teatro

Instituto Brincante (Rua Purpurina, 412 - Vila Madalena)
Domingo, 19h • Distribuição de ingressos para o espetáculo "A Noite que a Morte Dançou”


Zona Sul

Imóveis históricos

Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré
Visita guiada sábado e domingo, 9h-12h

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Visita guiada sábado, 11h e 15h e domingo, 11h • Até 20 pessoas
Oficina "No meu tempo... era, é e será" • Sábado, 14h

Casa do Grito – Museu da Cidade de São Paulo
Visita "O Monumento à Independência e outras memórias" • Sábado e Domingo, 10h e 14h

Casa Modernista – Museu da Cidade de São Paulo
Oficina "Casa Modernista - Da porta pra dentro, da porta pra fora" • Sábado, 14h

Casa Vilanova Artigas
Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h

Centro Cultural Santo Amaro
Oficina "Contando a história de São Paulo através dos discos" • Sábado, 9h

Oficina "No choro de São Paulo" • Sábado, 14h

Oficina "Quebrando a cabeça com obras de Júlio Guerra" • Sábado, 15h

Centro Cultural São Paulo
Visita patrimonial com bate papo a partir da exposição de fotografias do acervo • Sábado, 14h30

Visita patrimonial com visita técnica ao acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, tombado pelo IPHAN e UNESCO • Domingo, 14h30

Oficina de Pinhole: um novo olhar sobre o patrimônio de São Paulo • Sábado e Domingo, 10h

Oficina de Mapa Afetivo: sensações paulistanas em relação ao centro de São Paulo • Sábado, 11h

Oficina "Retratos de São Paulo - Oficina de Cianotipia" • Sábado, 14h30

Oficina "Memórias de São Paulo - Fotografia Ecológica (Antotipia)" • Domingo, 14h30

CINEMATECA BRASILEIRA
Visita guiada sábado e domingo, 16h e 17h

MONUMENTO ÀS BANDEIRAS
Oficina "Memória e Monumento: Rediscutindo as bandeiras" • Sábado, 11h

MUSEU AFRO BRASIL
Visita guiada domingo, 14h

MUSEU PAULISTA DA USP - MUSEU DO IPIRANGA
Visita guiada sábado, 10h e domingo, 10h e 14h

PARQUE BURLE MARX
Visita guiada sábado e domingo, 10h e 16h

SEMINÁRIO CENTRAL DO IPIRANGA
Visita guiada sábado, 11h e domingo, 14h

UNASP - CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO
Visita guiada domingo, 10h

Espaços Culturais

BIBLIOTECA AMADEU AMARAL
Atividades de empreendedorismo e projeto de vida • Sexta, 10h

BIBLIOTECA BELMONTE
Visagens - visões comuns, visões sublimes • Sexta, 8h; Sábado e Domingo, 10h
Minha TV • Domingo, 14h

BIBLIOTECA MARCOS REY
Oficina de redação • Domingo, 10h
Hip Hop: MC, Rap Universo do canto falado • Domingo, 15h
Território de fruições • Domingo, 15h

BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA
Artesanato e cultura popular • Sexta, 15h
Meditação Sahaja Yoga • Sábado, 11h

CASA DE CULTURA CHICO SCIENCE - IPIRANGA
Oficina "A capoeira entre templos e terreiros, um Patrimônio Cultural" • Domingo, 13h

CASA DE CULTURA DE PARELHEIROS
Oficina "Capoeira: luz divina" • Sábado, 9h e 15h

CASA DE CULTURA dE SANTO AMARO
Oficina "Conhecendo o universo musical do samba - o samba paulistano" • Domingo, 9h
CASA DE CULTURA DO HIP HOP - SUL/CORA CORALINA
Oficina "Hip Hop DJ Time Line do Brasil" • Sábado, 10h

Oficina de MC • Sábado, 14h

Oficina "Influência da música brasileira na urbanização do território" • Sábado, 15h

Oficina "Conhecendo o Samba Paulistano" • Domingo, 14h

CASA DE CULTURA do m'boi mirim
Oficina "Fotografias da comunidade" • Sábado, 9h

Oficina "Vivências e convivência através da circularidade na roda de capoeira" • Sábado, 10h

Oficina "Graffiti nos muros, nas casas e nas pontes" • Sábado, 15h

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS DO JABAQUARA
Miss Agosto Negro • Sábado, 10h

Guerreiros de Tatá Jurema • Sábado, 11h

Café preto • Sábado, 14h

Mucambos de Raiz Nagô • Sábado, 15h

Oficina "[Re]Junte: uma proposta decolonial" • Sábado, 17h e Domingo, 11h

Oficina de Percussão Popular • Domingo, 13h

Oficina de Samba Rock • Domingo, 14h

A capoeira entre templos e terreiros, um Patrimônio Cultural • Domingo, 15h

Centro Cultural do Grajaú
Oficina "Carolina Maria de Jesus, uma memória" • Sábado, 10h e 15h
Stardust Swordplay Batalha Campal • Sábado, 14h
Encontro de poliglotas • Domingo, 14h
Zion Gate Sound System • Domingo, 14h

CEU HELIÓPOLIS
Rimas e batidas: Oficina de Rap • Sábado, 13h

LARGO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Desenhar possibilidades com a comunidade para uma área subutilizada • Domingo, 15h

PRAÇA FLORIANO PEIXOTO
Oficina "Capoeira: identidade do povo" • Sábado e Domingo, 10h

UMAPAZ - UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ
Oficina "Wikificando o Patrimônio Ambiental" • Domingo, 10h

CIRCUITO SPCINE

CEU CAMINHO DO MAR
Filme: Jabaquara - Terra dos Contrastes • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU FEITIÇO DA VILA
Filme: Capão Redondo - Sintonia da Quebrada • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU MENINOS
Filme: Santa Ifigênia e seus pecados • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU TRÊS LAGOS
Filme: Grajaú, onde São Paulo começa • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

CEU VILA DO SOL
Filme: Parelheiros - Extremo Sul • 15, 18 e 21 de agosto, 17h

SESC-SP

IPIRANGA
Roteiro "Memórias Paulistanas: Passeios pelas lembranças de São Paulo. Um olhar afetivo do passado" • Sábado, 9h • Locomoção por ônibus

SANTO AMARO
Roteiro "Memórias de Santo Amaro" • Sábado, 9h • Locomoção por ônibus

VILA MARIANA
Roteiro "Memórias da Vila Mariana" • Domingo, 12h • Locomoção por ônibus

GUARULHOS
Roteiro "Quilombos Urbanos" • Sábado, 9h • Locomoção por ônibus

Roteiro "Quilombos Urbanos: Centro Cultural e Quilombo Urbano Aparelha Luzia" • Domingo, 13h • Locomoção por ônibus

SÃO CAETANO
Roteiro "Tamanduateí encontra São Caetano" • Sábado, 8h • Locomoção por ônibus

Roteiros de memória

Água da Bica
Ponto de Encontro: Igreja da Colônia • Sábado e Domingo, 13h

As 12 Maravilhas do Ipiranga - o legado do Conde José Vicente de Azevedo
Ponto de Encontro: Museu Vicente de Azevedo • Sábado, 9h e 12h

As transformações do Ipiranga e a memória da independência
Ponto de Encontro: Museu do Ipiranga • Sábado e Domingo, 10h

Bike Tour no Parque Ibirapuera
Ponto de Encontro: Avenida Lavandisca, 365 - Indianópolis • Sábado, 9h

Giro Cultural - Roteiro "A USP e a São Paulo Modernista"
Ponto de Encontro: Metrô Alto do Ipiranga • Sábado, 10h

Ipiranga "Muito Além do Museu"
Ponto de Encontro: Sesc Ipiranga • Domingo, 9h e 14h

Jornadinha com os Bebês
Ponto de Encontro: Oca • Domingo, 14h

O Ibirapuera de Oscar Niemeyer
Ponto de Encontro: Auditório Ibirapuera • Domingo, 9h

O Museu Afro Brasil como Terreiro Urbano
Ponto de Encontro: Bilheteria do Museu Afro Brasil • Domingo, 10h e 14h

Obelisco do Ibirapuera
Ponto de Encontro: Obelisco do Ibirapuera • Sábado e Domingo, 10h e 14h

OS NOTURNOS - UM ROTEIRO ASSOMBRADO
Ponto de Encontro: Concha Acústica do Parque da Aclimação • Sábado e Domingo, 16h

POR ONDE A LÁGRIMA PASSOU
Ponto de Encontro: CEU Heliópolis • Sábado e Domingo, 10h

Quebrando a cabeça com imagens de São Paulo Antiga
Ponto de Encontro: Centro Cultural São Paulo • Sábado e Domingo, 15h

O IBIRAPUERA QUE NINGÉM VÊ
Ponto de Encontro: Parque Ibirapuera, Portão 7A – Avenida Quarto Centenário, 1268 - Vila Mariana • Sábado, 14h

Rotas do patrimônio cultural negro no Jabaquara
Ponto de Encontro: Sítio da Ressaca • Domingo, 9h e 14h

Seguindo os passos de Júlio Guerra
Ponto de Encontro: Centro Cultural Santo Amaro • Sábado, 14h
Zona de impacto
Ponto de Encontro: Coração do Vargem Grande na Estrada da Colônia • Sábado e Domingo, 9h