Férias escolares têm mais de 100 atrações em 60 pontos da cidade

Ao longo de todo o mês de julho, equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura recebem programação voltada à criançada

Parte do Agendão, calendário cultural integrado do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a programação de Férias Escolares ganha atrações em diversos locais. São, ao todo, mais de 100 atrações em 60 pontos da cidade.

Entre os destaques, está o projeto Slow Kids, que ocupa sete espaços diferentes da SMC em diferentes regiões da cidade. A atividade é dividida por eixos temáticos, um a cada fim de semana. São eles: “Família”, “Rock”, “Brincar” e “Festa”. Essa é a primeira vez que o Slow Kids ocupa bairros mais afastados da cidade.

Além disso, diversos equipamentos trazem programação para a criançada: no Centro Cultural São Paulo (CCSP), são apresentadas a peça teatral “Riscos e Rabiscos”, da Aua Cia. de Teatro; a conversa filosófica sobre política “Peripatumen! O que as crianças pensam”, seguida da exibição da animação francesa “Ernest & Celestine”, de Benjamin Renner, Vincent Patar, Stéphane Aubier; e da reabertura da horta comunitária. As crianças ainda poderão confeccionar sua própria câmera fotográfica com caixas de fósforos, usando a técnica de pin-hole.

A atração circense “Enxame” é um dos destaques, com números diversos como o da mesa de dandies, malabarismo, paradas-de-mão, equilíbrios, acrobacias de solo e palhaçaria. O espetáculo chega ao Teatro Flávio Império e ao Centro Cultural Olido. Outra atração de circo é da consagrada companhia La Mínima, que se apresenta no Centro Cultural Tendal da Lapa, no Teatro Flávio Império e no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

Nas bibliotecas, as crianças podem se divertir com “La Book – Livro Animado”, que chega a dez endereços. Durante a atividade, um livro circense é produzido por meio de um processo colaborativo entre o público e os artistas. Além disso, o Circuito Spcine exibe na Biblioteca Roberto Santos clássicos para toda a família, como “Curtindo a Vida Adoidado” e “Os Goonies.

Nas casas de cultura, a diversão continua com o “Boi Bumbá”, da Cia. de Teatro Salada Vinte, no Butantã; já o espetáculo circense “Mjiba – A Boneca Guerreira” chega a Itaquera e Guaianases; a contação “O Baú de Histórias”, do Núcleo Teatral Filhos da Dita, traz a história das yabás, orixás femininas, para as casas do M’Boi Mirim e de São Mateus.

Slow Kids

Desde 2013, o conceito criado por Tatiana Weberman e Juliana Borges trata de questões relacionadas às crianças com base na desaceleração, maior contato com a natureza e pensamento sustentável. A atividade é realizada em São Paulo com edições esporádicas.

A programação começa nos dias 6 e 7 de julho (sábado e domingo), no centro da cidade, pertinho da Consolação, com atrações na Biblioteca Monteiro Lobato.

Nesses dias, a programação conta com “Conhecendo Alimentos”, atividade que propõe às crianças e adultos interagirem e entenderem mais sobre alimentação; mapa em quebra-cabeça gigante, que mostra os rios subterrâneos da cidade; e passeios pelo entorno do espaço onde o evento ocorre.

Também são realizadas brincadeiras tradicionais, oficina de Memórias Afetivas, que ensina fazer cadernos para reunir as lembranças das férias; Feira de Troca de Brinquedos e intervenções de yoga para adultos e crianças. Duas vivências musicais, às 11h30 e 15h, trazem canções e aconchego para as famílias.

Nos dias 13, 14 e 20 de julho, serão na zona leste, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Centro Cultural Vila Formosa e Biblioteca Hans Christian Andersen, respectivamente. Em seguida, dia 21 de julho é a vez da zona sul, na Biblioteca Menotti Del Picchia. No dia 27, ocorre no Teatro Flávio Império, novamente na zona leste; e na última data, dia 28 de julho, volta à zona sul, no Centro Cultural do Grajaú.

Nos dia 13 e 14 de julho, são realizadas atividades como uma experiência sensorial por meio do Karaokê Kids, camarim de figurinos e intervenções.

Nos dias 20 e 21 de julho, ocorre a oficina “Conhecendo Instrumentos Brasileiros”, que une crianças e percussão, brincadeiras tradicionais e roda de percussão.

Nos dia 27 e 28 de julho, o projeto “Brincar é Natural” oferece uma série de atividades junto com à natureza. Uma vivência musical também diverte a criançada.

Além disso, três atividades são fixas em todos os eventos: Erê Lab - interações com objetos de pequeno, médio e grande porte; Kombi dos Sonhos, no qual de dentro do veículo saem oito estações de livre brincar que deixam a imaginação fluir; e a Feira de Troca de Brinquedos.

Essa é a primeira vez que o Slow Kids ocupa regiões mais afastadas da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SLOWKIDS:
As atividades ocorrerão nos 4 fins de semana de Julho, com programação temática, sempre aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
ABERTO AO PÚBLICO.

6 E 7 DE JULHO
Eixo Temático: Família > Ações e experiências no início das férias para que os pais possam desdobrar/continuar brincando com as crianças ao longo do mês
6 e 7 de julho
10 às 16h
Biblioteca Monteiro Lobato

13 E 14 DE JULHO
Eixo Temático: Rock > 13 de julho é o Dia Mundial do Rock e para celebrar vamos ter espetáculos, shows musicais, oficinas homenageando o tão importante estilo musical.
13 de julho
10 às 16h
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

14 de julho
10 às 16h
Centro Cultural Vila Formosa

20 E 21 DE JULHO
Eixo Temático: Brincar > Jogos, gincanas, espetáculos interativos

20 de julho
10 às 16h
Biblioteca Hans Christian Andersen

21 de julho
10 às 16h
Biblioteca Menotti Del Picchia

27 E 28 DE JULHO
Eixo Temático: Festa > encerramento das férias em clima festivo com diversas atividades com cortejo, bloquinho de carnaval.

27 de julho
10 às 16
Teatro Flávio Império

28 de julho
10 às 16
Centro Cultural do Grajaú 

 
Centro Cultural São Paulo

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE JULHO DA CURADORIA DE TEATRO INFANTO-JUVENIL CCSP

ESPETÁCULO: RISCOS E RABISCOS
GRUPO: AUÁ CIA DE TEATRO
TEMPORADA DE: 13 de Julho a 11 de Agosto (Sábados e Domingos; 13,14,20,21,27,28/07 - 3,4,10,11/08)
DURAÇÃO: 60 MINUTOS
IDADE : A partir de 05 anos
LOCAL: Sala Jardel Filho
HORÁRIO: 16H
De dentro de um quadro, o espetáculo nos convida a conhecer a história de
expressões artísticas chamadas Esboços, Completos e Inacabados. Divididos por suas
diferenças, alguns personagens cruzarão as fronteiras proibidas para encontrarem juntos, uma solução para a tirania que impera em seu mundo e que, até então os obriga a viverem
separados. RELEASE: Direcionada para o público infantil, a peça Riscos e Rabiscos aborda questões relacionadas ao preconceito. Com direção do premiado Dagoberto Feliz, o espetáculo da Auá Cia de Teatro se apresenta no Centro Cultural São Paulo e convida crianças a fazerem uma reflexão sobre paradigmas da sociedade como bullying, preconceito, autoritarismo, aceitação ao próximo, tudo isso de forma lúdica, clownesca e musical. “Riscos e Rabiscos tem música ao vivo, executada pelos próprios atores e é destinada à descoberta de novos universos, ressaltando que por meio das diferenças é possível conhecer coisas novas e se transformar o tempo todo”, explica o diretor.
Durante a peça, a história é contada por diferentes tipos de seres que vivem em um quadro,
mas não tem consciência disso. Junto com o público descobrirão sua própria origem e a origem de suas diferenças.

 PROGRAMAÇÃO DA SUPERVISÃO DE AÇÃO CULTURAL CCSP PARA AS FÉRIAS / JULHO


“Peripatumen! O que as crianças pensam”

Ágora agora: a prática política entre crianças, com Marcelo Soler e exibição do filme Ernest & Celestine.
O projeto “Peripatumen! O que as crianças pensam” retorna em julho no CCSP. A atividade conta com dois momentos. No primeiro momento acontece uma conversa filosófica construída coletivamente pelas crianças, na qual é estimulado o diálogo acerca de diversos temas, tangenciando, sobretudo, questões filosóficas e existenciais. Nesta edição a conversa será sobre o conceito de política. Em sua acepção filosófica e etimológica primeira: a palavra vem de polis, cidade estado grego; ou seja, tudo que diz respeito ao bem comum, ao universo público, é relativo a política. Parte-se da premissa que são raros os espaços de livre expressão e reflexão para crianças, principalmente quando se pauta um debate em torno de temas aparentemente do universo adulto. O conceito de política foi simplificado de tal maneira que hoje ser uma pessoa politizada virou sinônimo de algo ruim. Principalmente entre as crianças, que escutam sempre que política não faz parte do mundo delas, esse preconceito é ainda maior.
Em um segundo momento será exibida uma mostra de cinema, inspirada no mesmo tema, com o filme Ernest & Celestine. Sinopse do filme: Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre estes animais e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma orfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo
Pequenos vídeos de falas das crianças durante a conversa serão exibidos antes dos filmes.
Conversa filosófica: 6/7, das 15h30 às 17h, Praça das Bibliotecas
Mostra de Cinema: 26,27 e 28/7, 15h, Sala Lima Barreto
Atividade para crianças de 5 a 12 anos e suas famílias

Reabertura da Horta comunitária do CCSP
A Horta, que esteve fechada por dois meses para manutenção de seus canteiros, será reaberta no segundo domingo de julho com um mutirão coletivo de cuidados, colheita e programação especial composta por conversas e oficinas sobre agroecologia, horta urbana e alimentação.
14/7, das 10h30h às 17h30.

LIVRO-VIVO - Ateliês Itinerantes para Construção de Livros
3, 10, 17,24,31/7
Fazer o próprio livro é um ato político. É uma forma de existência que traz à tona a nossa capacidade humana de imaginar, dialogar e criar. Um livro conta uma história, seja ela com palavras, imagens, texturas ou recortes. Essas imagens que nascem de memórias, espaços, olhares, expectativas (como diz Bergson) podem ser traduzidas em objeto livro. Nesse processo, o livro é como algo que fazemos nascer de dentro de nós, mas que entregamos ao mundo de forma generosa para que outras pessoas se relacionem com esse objeto da forma que quiserem: uma biblioteca aberta. Será oferecido ao público um ateliê itinerante aberto para a criação de livros-vivos para todas as idades, em especial o público infantojuvenil (a partir de 06 anos). Este ateliê será projetado visando organizar processos gráficos e artísticos de forma simples, precisa e acessível. Cada espaço de instalação do ateliê evidenciará uma tecnologia escolhida (processo gráfico), assim como criará diálogo com o espaço específico em que se estabelece, de forma que o público participante possa se aproximar e se apropriar da ferramenta livro (e do seu fazer) de maneira autônoma. Os espaços de instalação dos ateliês são: área de convivência em frente à Oficina Mão na Roda (12/06 a 07/08), Horta Comunitária (11/08 a 09/10) e Corredor da Dança (16/10 a 04/12).
Com Ana Luísa Gonçalves Rodrigues, Liana Yuri Shimabukuro e Maria Carolina Sampaio de Araujo
Grátis, quartas-feiras, das 14h às 17h. Este ateliê seguirá até 07/08.
Público livre. Sem necessidade de inscrição.
Projeto selecionado pelo 7º Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural do CCSP
Saiba mais em https://www.facebook.com/CCSPAcaoCultural

Construindo sua câmera com Caixa de Fósforo
Com Coletivo PinRolê
12/7 (sexta) Oficina de construção de câmera com um modelo criado a partir de uma caixa de fósforo de papel, onde os participantes terão a oportunidade de produzirem suas próprias imagens com câmeras pinhole.
13/7 (sábado) Saída fotográfica com as câmeras construídas.
14/7 (domingo) Revelação dos filmes fotográficos.
Grátis
Sexta, Sábado e Domingo, das 14h00 às 17h00
Laboratório Fotográfico - Piso 23 de maio (Porão)
Público: Livre - 10 vagas por ordem de chegada
Atividade sem inscrição. Não é preciso ter experiência

PRÁTICAS PARA SAÚDE DO CORPO E DA MENTE
As práticas abertas, livres e acessíveis a todas as pessoas, de diferentes faixas etárias e sem conhecimentos prévios. Elas acontecerão semanalmente até o final do ano e não é necessário fazer inscrição.
São um convite para o autoconhecimento e convívio coletivo. É só chegar e fazer!

Capoeira Arte Viva
2, 16, 23 e 30 de julho
A atividade visa proporcionar o conhecimento e a vivência da cultura afro-brasileira através de oficinas de Capoeira, Samba de roda, Maculelê e Jongo. Incentivar a difusão da cultura popular e seu universo lúdico, dando ênfase nas manifestações e ritmos de influência afro descendente, proporcionando a apropriação dos saberes referentes aos elementos de influência afro-brasileira tão presente em nossa cultura. Transmitir a capacidade de interação do corpo e da mente através da Capoeira, utilizando a harmonia dos instrumentos, dos cantos e das danças que compõem essa cultura tão rica.
+ Com André Luis Fermino (professor Tubarão) - professor de Capoeira, Arte - educador e integrante do Grupo Araúna.
+ Grátis. Terças-feiras, das 18H às 20H – Rampa do metrô, ao lado da entrada do CCSP.
+ Livre. Sem necessidade de inscrição. Em caso de chuva a atividade será suspensa.

Ioga para Corpos Urbanos
4, 11, 18 e 25 de julho
Venha praticar Ioga a partir de uma perspectiva crítica sobre o modo como temos cuidado (ou não) dos nossos corpos e mentes, buscando estimular a integração desta prática ao nosso cotidiano e usufruindo dos seus benefícios para a diminuição da ansiedade, do stress e da angústia que as grandes cidades produzem em nossos corpos.
+ Com Danilo Patzdorf – professor de Ioga formado pela Sociedade Brasileira de Yoga, artista, bailarino e pesquisador.
+ Grátis. Quintas-feiras, das 16H às 18H – Jardim Vergueiro.
+ Livre. Sem necessidade de inscrição. Em caso de chuva a atividade será suspensa.
+ Trazer sua canga, tapetinho ou toalha.

Práticas Abertas de Exercícios Corporais Chineses: Cuidado e Percepção de Si
2, 16, 23 e 30 de julho
Visa o compartilhamento de exercícios corporais chineses, proporcionando o bem-estar do corpo-mente. Tem como principal objetivo fazer circular o qi, energia vital que atravessa e circula por todas as coisas, e por isso são chamadas de Qi Gong. Através de movimentos corporais que trabalham o fluxo interno e a vibração do corpo externo, essas práticas melhoram a circulação do qi que percorrem os canais chamados de meridianos do corpo.
+ Com Julia Monteiro Viana - professora de Artes Corporais Chinesas, artista e educadora.
+ Grátis. Terças-feiras, das 10H às 11H30 – Jardim Vergueiro.
+ Livre. Sem necessidade de inscrição.
+ Trazer sua canga, tapetinho ou toalha.


Teatro Flávio Império

06/07 às 15h – Cia Çarê (Contação de Histórias)

O Pato resmungão
Na terra em que seu Genésio vivia, morava um Pato muito resmungão e mal humorado. A
bicharada saia correndo toda vez que ele chegava porque ele só reclama. Um dia a Dona
Tartaruga com toda sua calma e experiência encontrou com ele e tentou mostrar o lado bom
da vida para que assim, ele pudesse ser mais otimista e parar de resmungar tanto.

Um animal misterioso
Um animal misterioso chega na terra do seu Genésio, em que seu povoado jamais havia visto animal semelhante. Cinco curiosos invadem o estábulo onde o animal ficou hospedado para conhecê-lo antes de todos, porém o local estava escuro e cada um pode interpretar como o animal era a partir da parte que foi tocada.


06/07 às 17h e 07/07 às 16h – Circo Exame

Em “ENXAME”, quatro indivíduos encontram-se em volta de uma mesa na espera de que algo aconteça. Essa espera os leva aos poucos a subvertem a ordem das coisas e dos objetos cotidianos em um fluxo contínuo de acontecimentos nada rotineiros nada rotineiros. Com um questionamento de fundo relacionado a: “quem somos dentro da massa” e “qual a minha individualidade dentro do coletivo”, esta criação divertida e surrealista brinca com a questão da personificação. Repleto de técnicas tradicionais do circo como mesa de dandys, malabarismo, paradas-de-mão, equilíbrios, acrobacias de solo e palhaçaria, “ENXAME” traz ao público uma experiência diferenciada e surpreendente.


13/07 às 15h - Cia Çaré (contação de histórias)

A Onça e o Lobo
Uma comadre e seu compadre se encontram e começam a contar a história de dois amigos da floresta - A onça e o Lobo. Os dois correm riscos por conta da presença de um bicho muito valente. Mas nem tudo é o que parece.

A flor da honestidade
Em um reino muito distante, um rei justo e honesto resolve promover um desafio para
encontrar um novo sucessor ao seu trono. Entre os participantes homens, uma mulher
corajosa se candidata à vaga não se importando com as ameaças de seus concorrentes.


19/07 às 10h e 15h - Brincadeiras de Quintal

O evento Brincadeiras de Quintal foi criado pensando em colocar as crianças de hoje em conexão com brincadeiras tradicionais, misturando o passado e o presente.
Trazendo jogos e brincadeiras, muita dinâmica, workshops com desenhos, escritas, pinturas, plantando feijão, soltando a imaginação, gincanas e muita música.
A Brincadeiras de Quintal tem como objetivo juntar tudo numa coisa só, fazendo com que todos possam sorrir e refletir. Trazendo questões de cuidado com o próximo e com o universo através de todas as atividades propostas.
Ao final receberemos a visita de um herói e uma gincana pelo espaço até encontrarem o tesouro.


20/07 às 16h - Música No Parque – Uni Duni Tê

Uni Duni Tê Musical, é um espetáculo musical infantil repleto de coreografias, brincadeiras e temas para as crianças. O projeto tem em sua proposta "cantar, contar e encantar" os pequenos, as canções se entrelaçam entre si e convidam pais, cuidadores e as crianças para dançar, aprender e fazer parte deste mundo da imaginação e criatividade.

21/07 às 16h – La Mínima

Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro sua prioridade no picadeiro, decidem realizar este trabalho juntos.
Mas no decorrer do show, percebem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma boa oportunidade de renovar o repertório…

27/07 às 16h - Música No Parque – Terra de Contos

28/07 às 16h – Era uma era


Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

03/07 às 10h – Quando eu Morrer, Vou Contar Tudo a Deus
04/07 às 10h – Contação de História – Três Marias e um Anjo
06/07 às 13h - Contação de História – Giselda Pereira
06/07 às 16h – Lá Minima
10/07 às 15h – Quando eu Morrer, Vou Contar Tudo a Deus
11/07 às 15h - Contação de História – Três Marias e um Anjo
13/07 às 13h – A Legião – O Labirinto dos Monstros
13/07 às 16h – La Mínima
17/07 às 10h, 24/07 e 31/07 às 15h - Proibido Crianças
18/07 às 10h – Paula Knoll
20/07 às 13h – Giselda Pereira
20/07 às 13h - Tiquinhos pensantes
25/07 às 15h – Paula Knoll
27/07 às 13h – Brincando na CT com Giovani Abreu


Centro Cultural do Grajaú

02-05-09-16-19-23-26-30/07 às 09h – Bem-Estar Dance:
Orientadora: Telma / A Ação visa estimular através de técnicas de relaxamento, exercícios físicos, de respiração e jogos lúdicos a interação e o fortalecimento de vínculo dos frequentadores da Casa de Cultura no período de férias escolares. Pautamos as estratégias para o bem-estar e busca da melhoria da qualidade de vida no meio urbano.

02-09-16-23-30/07 às 09h – Sabotage Kids
02-09-16-23-30/07 às 13h – Sabotage Kids:
Orientadora: Raquel / Uma parceria com o CC Frei Leonel com as sessões de cinema com filmes clássicos do mundo fantástico infantil.

03/07 às 09h30 – Cineminha Cei Juruva:
Uma vez no mês o Cei Juruva trás uma turma de 60 crianças de 2 à 3 aninhos, para saírem da rotina da escolinha, com uma sessão de 3 a 4 animações.

04-11-18-25/07 às 13h – Pintura E.V.A:
Orientadora: Cida / Ensinamento de técnicas e manuseios em E.V.A, para diversas finalidades.

07-14-21-28/07 às 10h – Magic The Gathering:
Orientador: Stefan / Jogos RPG.

07-14-21-28/07 às 14h - Jogos RPG:
Orientador: Vinicius / Acreditamos que o jogo de RPG seja uma linguagem capaz de organizar, fomentar e
construir realidades históricas, através da simulação e interpretação de papéis,
proporcionando aos educandos a incorporação das identidades dos personagens, a fim
de vivenciarem um pouco das complexas dinâmicas das estruturas sociais de cada
momento histórico, que fundamenta a jogabilidade das aventuras, apresentadas através
do jogo, gerando novas propostas pedagógicas para o ensino.

20/07 e 21/07 ás 13h – IV AnimaGeek:
Festival com várias programações Nerds.


04-11-18-25/07 às 16h – Teatro Improvisação:
Orientador: Sebastião / O projeto, por meio das artes cênicas, promove ações educativas focadas em desenvolver, em crianças , jovens e adultos, competências socioemocionais fundamentais na construção da resiliência e de valores éticos fundamentais para a prevenção da violência, discriminação e uso de drogas.

Centro Cultural da Juventude
07/07 às 15h – Agogô de Ogum
14/07 às 15h – Passando de Raspão
21/07 às 15h – Baba Yoga
28/07 às 15h – Príncipe Dragão


Centro Cultural Tendal da Lapa
03/07 – Brincadeiras e Maquiagem
03/07 – Projeto Férias ONG e Abrigo da Região
06/07 – Porque é Sábado
06/07 às 12h – O Tambor Africano Cia Peste Urbana
13/07 ás 12h – Sheakespereando
20/07 às 11h – Teatro Infantil
20/07 às 12h – Pequeno Príncipe
20/07 às 14h – Esperando na Rodô
27/07 às 12h – La Mínima

Centro Cultural Olido

06/07 às 20h – Enxame
07/07 às 19h – Enxame

Centro Cultural da Penha
04/07 às 15h - Cine Pipoca
06/07 às 11h – Oficina de teatro para crianças
06/07 às 14h - Oficina de teatro para adolescentes
06/07 às 14h – Mundano
06/07 às 15h – Cia Hespérides
07/07 às 15h – Quem salvou o agora?
11/07 às 15h – Cine Pipoca
13/07 às 11h – Oficina de teatro para crianças
13/07 às 14h - Oficina de teatro para adolescentes
13/07 às 14h – Cia Anjos Voadores
13/07 às 15h – Cia Hespérides
14/07 às 15h – Quem salvou o agora?
18/07 às 15h – Cine Pipoca
20/07 às 11h – Oficina de teatro para crianças
20/07 às 14h - Oficina de teatro para adolescentes
20/07 às 15h – Cia Hespérides
21/07 às 15h – Uni Duni Tê
25/07 às 15h – Cine Pipoca
27/07 às 11h – Oficina de teatro para crianças
27/07 às 14h - Oficina de teatro para adolescentes
27/07 às 15h – Cia Hespérides
28/07 às 15h - Uni Duni Tê

Centro de Memória do Circo

Dias 01/07, 15/07, 22/07, 29/07, das 14h00 às 18h00 - Picadeiro Aberto
No mês de julho o Centro de Memória do Circo faz a sua segunda edição do “Picadeiro Aberto”. Ocorre todas às segundas-feiras, entre às 14h e 18h e reúne diversas atividades de circo, entre jogos, números circenses e laboratório musical de circo. O evento começa sempre com o Encontro de Estudos de Palhaçaria EEP, que acontece há 4 anos no CMC e que já se tornou importante referência da linguagem em todo o país.

Dias 04/07, 11/07, 18/07 e 25/07, das 14h00 às 17h00 - Atividades de Férias com o educativo do Centro de Memória do Circo
O educativo do Centro de Memória do Circo preparou uma programação especial para o mês de férias. Ocorrerão contações de histórias, visitas mediadas aos espaços do CMC e vivências na artes do circo.

Dia 25/07 - das 14h00 às 15h00 - Visita mediada às Reservas Técnicas do Centro de Memória do Circo
O Centro de Memória do Circo promove uma vez por mês uma visita mediada pelo seu acervo, onde aborda a forma como as peças vem sendo tratadas, além dos aspectos da museologia específica e própria que foi criada para a linguagem do circo. Vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail: memoriadocirco@gmail.com


Centro Cultural Vila Formosa
05/07 às 14h – Cine Férias
12/07 às 14h – Cine Férias
19/07 às 14h – Cine Férias
20/07 às 14h - Brincando e Montando com Teca Spera
21/07 às 14h - Brincando e Montando com Teca Spera
26/07 às 14h – Cine Férias
28/07 às 14h - Brincando e Montando com Teca Spera


Centro Cultural Vila Itororó

02/07, 09/07, 16/07, 23/07 e 30/07 às 14h – O planeta agradece
Com:Amarilis Vitale
O PLANETA AGRADECE e? um projeto multidisciplinar que trabalha a reciclagem e conscie?ncia ambiental na forma de uma performance musical, oficina de reciclagem criativa e outras atividades educativas.

03/07, 10/07,17/07, 24/07 e 31/07 às 13h – Jogos
Com: DÉBORA PEREIRA
Oficina prática que tem como finalidade tornar conhecidos alguns dos melhores e mais antigos jogos de tabuleiro do mundo. Durante os encontros o participante irá conhecer a história e os usos dos jogos ao longo do tempo, a partir de uma perspectiva lúdica e cultural, compreender as regras, os símbolos e significados presentes em cada tabuleiro, vivenciar experiências desafiadoras durante o jogo com outros participantes e confeccionar seu próprio tabuleiro, utilizando-se de materiais simples e acessíveis.

05/07, 12/07,19/07 e 26/07 às 14h – Confecção bichos de meias
Com: Sheyla Abreu
As atividades de bichos de meias consistem na elaboração de um bicho feito com um pé de meia. Utilizando materiais de fácil acesso como meias mostrando a facilidade do trabalho manual através da criatividade e simplicidade ao executar. Cada aula será para um bicho feito do início ao fim, sem precisar do vínculo da próxima aula para finalizar.


Dias 4, 5, 6, 7, 11, 12, 13, 14, 18, 19, 20, 21, 25,26,27 e 28/07 às 16h- Visita ao pátio de casas da Vila Itororó
As visitas ao pátio de casas compartilham o andamento do processo de restauro e descrevem a formação da Vila Itororó, que contém um pouco da formação da própria cidade de São Paulo. O visitante tem acesso às muitas histórias que compõem a Vila: a sua concepção como uma “casa-monumento” cercada por casas de aluguel, a questão da água como elemento estruturante da Vila, o Clube Éden Liberdade e a resistência das famílias que viveram nas últimas décadas na Vila. O público é estimulado a imaginar, debater e tomar parte nas discussões sobre os usos futuros da Vila, de modo que o sentido da preservação de um patrimônio público seja apropriado coletivamente.
Normas de segurança: Não é possível se juntar ao grupo uma vez iniciada a visita. É preciso usar capacetes – que são oferecidos no local – e estar com calçados fechados. Fotografias: É permitido tirar fotografias durante as visitas.
Duração: 1h00
Limite de público: até 30 pessoas
Em caso de chuva as visitas ao pátio serão suspensas.

BIBLIOTECAS

Neurastenia
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min
Dois soldados inimigos, exibindo suas armas fantásticas, xingamentos bárbaros e métodos incrivelmente ineficazes, vivem a rotina de uma batalha. Na busca pelo poder e pela vitória acabam ferindo inocentes que nada tem a ver com a guerra que é comum aos dois. Permeado por esquetes clássicas do circo e pelo jogo do palhaço, a peça Neurastenia trata dos conflitos humanos, dos relacionamentos e da falta de diálogo de forma leve e despretensiosa com uma mensagem arrebatadora.
Dia 02 de julho às 14h00 - Biblioteca Malba Tahan
Dia 03 de julho às 14h00 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 04 de julho às 14h00 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 05 de julho às 10h00 - Biblioteca Pedro Nava
Dia 07 de julho às 11h00 - Biblioteca Monteiro Lobato
Dia 10 de julho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 13 de julho às 14h00 - Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 14 de julho às 11h00 - Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 16 de julho às 14h00 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 17 de julho às 14h00 - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 18 de julho às 10h00 - Biblioteca Aureliano Leite

Circo do Jiló
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min
O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em “Circo do Jiló”, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer... Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer.
Dia 02 de julho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 03 de julho às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos
Dia 10 de julho às 10h00 - Biblioteca Helena Silveira
Dia 13 de julho às 14h00 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 16 de julho às 14h00 - Biblioteca José De Anchieta Pe.
Dia 17 de julho às 14h00 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 20 de julho às 15h00 - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 23 de julho às 14h00 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 25 de julho às 10h30 - Biblioteca Raul Bopp
Dia 27 de julho às 14h00 - Biblioteca Álvaro Guerra

Pareias
Classificação indicativa: Livre
Duração 50 Min
Pareias é um espetáculo que fala sobre amizade e alteridade. “Pareia” significa “companheira ou companheiro”. A peça conta a história da amizade entre as palhaças Clowndette Maria e Mussarella, quando decidem morar juntas e precisam se sustentar na cidade grande. Ao se encontrarem, cada uma carrega consigo sua bagagem pessoal: personalidade, lembranças e desejos. Juntas, trocam relicários, receitas, formas de ver o mundo e enxergam a si mesmas no reflexo do olhar da outra. Sozinhas podem até ir mais rápido, mas juntas vão mais longe!

Dia 04 de julho às 15h00 - Biblioteca Clarice Lispector
Dia 10 de julho às 10h00 - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 16 de julho às 14h30 - Biblioteca Belmonte
Dia 17 de julho às 14h30 - Biblioteca Brito Broca
Dia 18 de julho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 19 de julho às 09h30 - Biblioteca Affonso Taunay
Dia 21 de julho às 11h00 - Biblioteca Cora Coralina
Dia 27 de julho às 10h00 - Biblioteca Menotti Del Picchia


No Livro, Tudo Tem
Classificação indicativa: Livre - Teatro Infantil
Duração: 40 min

A peça traz à cena um país fictício chamado Penúria. Certa vez, a maior biblioteca do país teve suas portas fechadas, para que os livros fossem investigados pelo Capitão Bigode de Limão e sua tropa. A missão era determinar quais livros poderiam ou não ser lidos pela população. O Sr. Formicarius, o velho bibliotecário apaixonado pelos livros, não admitia que um livro sequer fosse proibido. Na busca por fazer o capitão mudar de ideia, contou com a ajuda de suas velhas companheiras, as Traças. Do lado de fora, as crianças não se conformaram com a interdição da biblioteca. O que será que vai acontecer? Será que os livros serão proibidos?

Dia 12 de julho às 14h00 - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 14 de julho às 11h00 - Biblioteca Monteiro Lobato


Ensaios
Classificação indicativa: 12 anos | Teatro Jovem
Duração: 40 min
Pedro quer ser músico e encontra dentro de casa seu primeiro obstáculo. Nayara gosta da irmã do seu namorado e tem sua sexualidade discutida num programa de televisão. Rebeka é “diferente” e não consegue formar um grupo para um trabalho da escola. Três jovens, três histórias nada incomuns da nossa sociedade. O que você quer ser quando crescer? O que tem guardado no armário? O jovem é um ser político? ENSAIOS é um convite para refletirmos juntos a realidade dos jovens.

Dia 06 de julho às 14h00 - Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 07 de julho às 11h00 - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 11 de julho às 14h00 - Biblioteca Mário Schenberg
Dia 13 de julho às 11h00 - Biblioteca Brito Broca
Dia 21 de julho às 11h00 - Biblioteca Álvares de Azevedo


Histórias Brincantes
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min
Sessões de leitura e contação de histórias para promover o acesso e o interesse pela leitura, para estimular cada vez mais as pessoas, para que tenham a leitura como uma prática cotidiana. Ao mesmo tempo, além das atividades de contação de histórias, são desenvolvidas atividades recreativas, resgate de brincadeiras, cirandas e cantigas de roda..

Dia 02 de julho às 14h00 - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 04 de julho às 10h00 - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 05 de julho às 13h00 - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 06 de julho às 11h00 - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 07 de julho às 11h00 - Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 10 de julho às 10h00 - Biblioteca José De Anchieta Pe
Dia 11 de julho às 15h00 - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 12 de julho às 16h00 - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 13 de julho às 14h00 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 16 de julho às 14h00 - Biblioteca Menotti Del Picchia


La Book – Livro Animado
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min
A atividade tem por objetivo a produção de um livro de ficção com temática circense, elaborado e produzido em processo colaborativo pelos próprios participantes, que se tornarão personagens por meio de fotos impressas e transformadas em desenhos com a utilização de uma caixa de luz. O livro será composto por desenhos e pinturas em
aquarela e mecanismos manipuláveis (pop up). Ao final do trabalho haverá a apresentação de um esquete (pequena cena) circense protagonizado também pelos próprios participantes.

Dia 02 de julho às 14h00 - Biblioteca José De Anchieta Pe
Dia 03 de julho às 14h00 - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 04 de julho às 15h00 - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 05 de julho às 16h00 - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 06 de julho às 15h00 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 11 de julho às 14h30 - Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 13 de julho às 11h00 - Biblioteca Narbal Fontes
Dia 16 de julho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 20 de julho às 13h00 - Biblioteca Belmonte
Dia 27 de julho às 14h00 - Biblioteca Marcos Rey


Brincadeiras e Poesia de Repente
Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

O projeto Poesia e Brincadeiras de Repente para Crianças é uma atividade lúdica e criativa que conta com a presença de poetas repentistas e têm como tema as brincadeiras tradicionais e a infância. Enquanto os poetas improvisam as poesias, os participantes são convidados a fazer a isogravura (xilogravura em isopor) ao som dos poetas. Conforme os trabalhos são finalizados, são pendurados em varais estendidos pelo espaço, os cordéis (os trabalhos podem ser levados para casa). Nessa vivência também é possível fazer a paçoca no pilão, onde misturamos os ingredientes da paçoca e todos ajudam a pilar.

Dia 06 de julho às 14:00 - Biblioteca Camila Cerqueira César


Jogo Passa-Lei - jogos para jovens
Classificação indicativa: Livre - recomendado + 12 anos
Duração: 40 min
3 Palitos - Políticas para tod@s. A atividade tem como objetivo ensinar as pessoas a se apropriarem da política e terem uma participação mais ativa. Através de jogos, discussões e atividades práticas os participantes passam a compreender melhor as ferramentas políticas brasileiras, para além do poder executivo. Em um momento de eleições e pós-eleições, polarização política e fake news, é interessante informar a população como as coisas funcionam na política: entender os cargos e funções, como funciona um projeto de lei, atuação da sociedade civil e histórico dos partidos políticos.

Dia 03 de julho às 14h00 - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Dia 06 de julho às 14h00 - Biblioteca Vinícius de Moraes
Dia 10 de julho às 14h30 - Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 12 de julho às 10h00 - Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 13 de julho às 13h00 - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 17 de julho às 10h00 - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
Dia 19 de julho às 14h00 - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 20 de julho às 14h00 - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 23 de julho às 14h30 - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 26 de julho às 14h00 - Biblioteca Ricardo Ramos

 CASAS DE CULTURA

Casa de Cultura do Butantã


Boi Bumbá
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 27/07 às 10h
A Cia de teatro Salada Vinte apresenta o espetáculo Boi Bumbá com Mané Minhoca e sua trupe conta a história de típicos palhaços de feiras públicas que tentam vender seu livro de cordel sobre a lenda do bumba meu boi. Sem sucesso eles decidem contar a história original e convidam todos os presentes para se fantasiar ajudar na encenação da festa.


Viradinha nas Ruas de Lazer
Classificação indicativa: Livre
Duração: 180 min
Data: 27/07 às 10h
Viradinha nas Ruas de Lazer reúne programações como teatro, circo, brincadeiras, pipoca e algodão doce para a família toda a fim de resgatar as crianças interiores dos adultos e dar liberdade para as verdadeiras crianças.


Casa de Cultura M’Boi Mirim

O Baú das Histórias
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 06/07 às 16h
O Núcleo Teatral Filhos da Dita narra a história das Yabás, orixás femininas ao narrar às trajetórias das mulheres negras unidas aos mitos afro-brasileiros, em uma bela homenagem às mulheres de Cidade Tiradentes, nossas mães migrantes que se aterraram na cidade grande, a todas as Ditas, benditas e malditas.


Casa de Cultura São Mateus

O Baú das Histórias
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 11/07 às 14h
O Núcleo Teatral Filhos da Dita narra a história das Yabás, orixás femininas ao narrar às trajetórias das mulheres negras unidas aos mitos afro-brasileiros, em uma bela homenagem às mulheres de Cidade Tiradentes, nossas mães migrantes que se aterraram na cidade grande, a todas as Ditas, benditas e malditas.

Ladeira das Crianças
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 04/07 às 14h30min
No bonde da ladeira, tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem; tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk.

Casa de Cultura Hip Hop Leste

Gramaticando
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 02/07 às 14h
Dois professores conseguiram unir gramática e música em uma peça de teatro de forma muito divertida com um show cheio de interação com o público, ensinando como cantar as músicas, explicando as letras e a gramática.


Casa de Cultura de São Rafael

Cirandinha da Cultura com Mandrake
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min
Data: 20/07 às 15h
Mandrake é um famoso ilusionista das histórias em quadrinhos e a grande inspiração dos palhaços charlatões Mister Sizu e Madame Palhita. Essa dupla chega nas praças e ruas da cidade para domesticar feras místicas e realizar as grandes façanhas do mundo da mágica. Esses palhaços vão encantar a todos através de sátiras e números de ilusionismo usando e abusando do lúdico e da imaginação dos espectadores.


Casa de Cultura de São Miguel

O Mágico Carambola
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Data: 07/07 às 17h
Mais do que um show de mágica, uma aula de sustentabilidade. O Mágico Carambola, através dos truques de mágica incentiva o público a ter atitudes sustentáveis voltado para a saúde e para o planeta.

Casa de Cultura Raul Seixas - Itaquera


Ladeira das Crianças
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 20/07 às 16h
No bonde da ladeira, tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem; tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk.
O Mágico Carambola
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Data: 13/07 às 16h
Mais do que um show de mágica, uma aula de sustentabilidade. O Mágico Carambola, através dos truques de mágica incentiva o público a ter atitudes sustentáveis voltado para a saúde e para o planeta.

MJIBA – A Boneca Guerreira
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Data: 14/07 às 16h
O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado na caixa: uma boneca negra. No desenrolar da peça, os palhaços encontram um livro e o espectador escuta a verdadeira história da boneca, traçando um paralelo entre a boneca e sua ancestralidade.


Casa de Cultura Itaim Paulista

O Baú das Histórias
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 11/07 às 14h
O Núcleo Teatral Filhos da Dita narra a história das Yabás, orixás femininas ao narrar às trajetórias das mulheres negras unidas aos mitos afro-brasileiros, em uma bela homenagem às mulheres de Cidade Tiradentes, nossas mães migrantes que se aterraram na cidade grande, a todas as Ditas, benditas e malditas.


Casa de Cultura Guaianases

Desconforto
Classificação indicativa: Livre
Duração: 55 min
Data: 05/07 às 15h
Abracadabra, Alakazam, Sinsalabim, será que alguma palavra mágica pode salvar o grande mágico Conforto de um fracasso no picadeiro? Para isso ele vai precisar da ajuda do público, todos a postos é hora do grande espetáculo.


MJIBA – A Boneca Guerreira
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Data: 14/07 às 15h
O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado na caixa: uma boneca negra. No desenrolar da peça, os palhaços encontram um livro e o espectador escuta a verdadeira história da boneca, traçando um paralelo entre a boneca e sua ancestralidade.


Casa de Cultura Tremembé

Dinosarah
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 14/07 às 16h
Dinosarah é um espetáculo juvenil com temáticas voltadas aos adolescentes nos dias de hoje, retrata a história de um príncipe em seus dias de Glória e encontra pela frente uma feiticeira do mal que jogaria nele uma maldição paranormal toda lua cheia.


Casa de Cultura da Brasilândia

Galerinha do Jukinha
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 27/07 às 16h
O espetáculo resgata as essências da infância com muita diversão, músicas, arte, brincadeiras. Clássicos como Piuí Abacaxi, Tchutchuê, e Cachorrinho de Papel tomam conta da peça onde os pais e os filhos vivenciarão momentos de muita alegria, surpresas engraçadas.


As Gêmeas
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Data: 06/07 às 16h
Meggy e Peggy nasceram no circo. Filhas da Lona e do Picadeiro sua cama é o pó de serra e sua família os animais. Depois de um trágico incêndio, as irmãs se mudam para a cidade grande e lá fazem sucesso nos musicais e cabarés. Com o tempo as diferenças entre elas se evidenciam. Um monsieur misterioso e oportunista aparece e faz promessa de riqueza e glamour.


Casa de Cultura Salvador Ligabue – Freguesia do ó

Um Baobá de Histórias
Classificação indicativa: Livre
Duração: 80 min
Data: 06/07 às 17h
A Cia Terezinha conta a trajetória de Akins, um menino negro das savanas que adora contar histórias inventadas cheias de aventuras e cantigas africanas e conta em seguida a história de Lia, uma menininha negra que escuta cantigas antigas nas conchas que encontra na beira do mar.


O Mágico Carambola
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Data: 06/07 às 16h
Mais do que um show de mágica, uma aula de sustentabilidade. O Mágico Carambola, através dos truques de mágica, incentiva o público a ter atitudes sustentáveis voltado para a saúde e para o planeta.


Casa de Cultura Casarão – Vila Guilherme


Baile das Garatujas Dançantes
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Data: 07/07 às 15h
Deslizar, rolar, pressionar, escorregar, pular, cair, experimentar por meio de cores, riscos e rabiscos de mãos e pés que ao dançar desenham e ao desenhar dançam. É assim que a Cia As Marias divertem e resgatam a essência de ser criança novamente, com liberdade e diversão.