Espetáculo mostra aos adultos como crianças entendem “Hamlet”

“Peça para Adultos Feita por Crianças” tem apresentação única dia 24 de junho, no Theatro Municipal; espetáculo integra o projeto “Teatro no Theatro”

Sonho profissional de qualquer ator, Hamlet, de William Shakespeare, é, sem dúvida alguma, um dos personagens mais instigantes da dramaturgia universal. Seu desespero e dúvidas existenciais, atrelados ao assassinato do pai, constroem uma realidade humana complexa de elaborada interpretação em cena. Não é à toa que a incerteza “Ser ou não ser, eis a questão” tornou-se uma das mais emblemáticas da história do teatro.

Imagina se esse universo complexo fosse pensado e interpretado por pré-adolescentes. Esse foi o desafio encarado pela diretora Elisa Ohtake ao conceber “Peça para Adultos Feita por Crianças”. A apresentação única ocorre no dia 24 de junho, às 20h, no Theatro Municipal. Os ingressos custam R$ 5. A montagem é a segunda encenada pelo novo projeto “Teatro no Theatro”, que recebe espetáculos a preço popular na última segunda-feira do mês. A programação começou em maio com “Morte Acidental de um Anarquista”, de Dario Fo, peça estrelada por Dan Stulbach com direção de Hugo Coelho.

Para escrever o espetáculo, Elisa contou com a colaboração dos atores pré-adolescentes Davi Hamer, Felipe Bisetto, Joana Arantes, Michel Felberg, Vitória Reich, que somaram suas experiências de vida ao drama do príncipe da Dinamarca. Para atenuar a densidade da tragédia, jogos e brincadeiras fazem parte da adaptação.

A ideia é mostrar uma peça feita por cinco crianças para uma plateia de adultos. Para isso, elas atuam, dançam e cantam para mergulharem em “Hamlet” naquilo que tem de além do humano, contra a morte em vida. Para adaptar o texto, a diretora respeitou o nível de entendimento de cada uma delas sobre a obra.

Para contrapor o “frescor” juvenil em cena, Elisa convidou o veterano ator Paulo César Pereio, de 78 anos, para uma performance especial. Com isso, procura-se fazer um paralelo entre várias gerações ante a questão essencialmente existencial presente nessa tragédia shakespeariana.

Por Luiz Quesada

| Teatro no Theatro - Peça para Adultos Feita por Crianças. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel.: 3053-2090. Dia 24/6 (segunda-feira), 20h. R$ 5. 90 min. 10 anos.