Espetáculo sobre neuroses do mundo moderno estreia no Cacilda Becker

“Comédias Furiosas” tem texto de Leonardo Cortez e direção de Marcelo Lazzaratto

Em uma metrópole, ocorre um engarrafamento causado, aparentemente, por um possível suicídio. O acidente faz com que diversos personagens, vivendo situações-limite de fúria, neurose e falta de comunicação, tenham suas histórias cruzadas. Assim começa “Comédias Furiosas”, texto de Leonardo Cortez, com direção de Marcelo Lazzaratto, que estreia dia 31 de maio no Teatro Cacilda Becker. A partir do dia 28 de junho, o espetáculo segue para o Teatro Leopoldo Fróes, no Centro Cultural de Santo Amaro. A entrada é franca. O projeto foi selecionado pela 8ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura.

Em cena, os atores Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Maurício de Barros e o próprio Cortez se revezam em quatro histórias. Uma delas mostra a profissional liberal que tenta, desesperadamente, chegar em casa para resolver um problema provocado por esquecimento dela. A outra acompanha o publicitário que se sente mal durante o engarrafamento e procura ajuda no apartamento do sócio. Uma terceira história traz o pintor recluso que recebe a visita do secretário de Cultura de uma pequena cidade do interior, sem desconfiar de suas reais intenções; e, finalmente, a última situação mostra um cineasta que é questionado sobre a autoria de seu filme no dia em que recebe o maior prêmio de sua carreira. As cenas são entrecortadas pela misteriosa presença de uma cabra, símbolo de uma empresa de telefonia que encanta e aterroriza os personagens. O animal confere às narrativas um tom de realismo fantástico.

“A peça traz figuras da modernidade, profissionais liberais, artistas frustrados e representantes do poder público que, solitários e neurotizados, dão voz às suas angústias, frustrações, mágoas, descontentamentos e esperanças. Para unir os universos de cada um, parti do tema da ausência do entendimento e da comunicação num momento em que, paradoxalmente, estamos cada vez mais próximos e conectados”, revela o autor.

A direção de Lazzaratto explora os extremos que dividem a ficção e a realidade. “Eu gosto muito dessa ideia dos limites, que inclusive vem ao encontro do título da peça, ‘Comédias Furiosas’. São explorados os limites da cor [os personagens usam roupas coloridas características de alguns filmes franceses dos anos 60], das imagens, da realidade, da virtualidade, da ficção, da verdade e da mentira”. O que se vê em cena leva o público ter dúvidas se aquilo realmente ocorreu. “Os personagens, por exemplo, afirmam coisas e, na verdade, deparam-se com outras”, conta o encenador.

Por Luiz Quesada

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. Tel.: 2621-2719. De 31/5 a 23/6. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis
| Teatro Leopoldo Fróes (Centro Cultural de Santo Amaro). De 28/6 a 21/7. R. Antonio Bandeira 114, Santo Amaro. Zona Sul. Tel.: 5541 7057. 6ª e sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis
| Bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação. 14 anos. 90 min