BMA apresenta programação especial “Artes do Corpo na Mário”

Apresentações, gratuitas, ocorrem em dois dias: 26 e 28 de abril

Com a proposta de unir duas formas de arte, a corporal e a literatura, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) realiza, nos dias 26 e 28 de abril, a programação especial, gratuita, “Artes do Corpo na Mário”. A Cia. Carne Agonizante abre o evento, no auditório da BMA, com o espetáculo de dança "Colônia Penal", de Sandro Borelli. Para tratar de sofrimentos sentidos no corpo, o coreógrafo se inspirou em duas fontes de pesquisa: a novela “Na Colônia Penal”, escrita por Franz Kafka em 1914, e em cenas de torturas aplicadas durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985).

No dia 28, também no auditório, o espetáculo “Tons de Força” propõe discussões sobre o universo feminino, ressaltando seu poder e ancestralidade. Baseada no livro "Mulheres que Correm com os Lobos", de Pinkola, e no mito de Lilith (primeira mulher de Adão), a apresentação traz música ao vivo e elementos circenses. Em cena, a artista Karen Nashiro demonstra suas habilidades de equilíbrio em “cadeiras acrobáticas”, traduzindo dessa forma a narrativa da obra em um ritual de dança. A trilha sonora é executada ao vivo pelo músico Fábio Senna em instrumentos exóticos, como o de sopro didjeridu (de origem aborígene australiano), o djembê (tambor africano) e diversas flautas brasileiras.

Para encerrar a programação especial, a BMA apresenta, na sala multiuso (térreo), a primeira parte do experimento cênico “Livro Vivo #1”, que promove uma leitura expandida entre corpo, imagem e som. Com base nas lições de butô do célebre coreógrafo japonês Kazuo Ohno presentes em sua obra, “Treino e(m) Poema”, a atriz Elisa Band recita trechos do livro, ao som do violoncelo de Peri Pane. No palco, os bailarinos treinados em butô, Ricardo Iazzetta e Aya Ohara, interagem com a narrativa.

Por Victor Kiyoshi Matsumura

Serviço:
| Biblioteca Mário de Andrade.
Rua da Consolação, 94 – Consolação, Zona Central. | tel.: (11) 3775-0002. Livre. Grátis.

Colônia Penal
| Auditório. Dia 26, 6ª, 19h. 16 anos.
| Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Tons de Força
| Auditório. Dia 28, dom., 17h.
| Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Livro Vivo #1
| Sala multiuso. Dia 28, dom., 18h.
| Sem necessidade de retirar ingresso.