Secretaria Municipal de Cultura anuncia projeto Memória Paulistana

Iniciativa será liderada pela nova diretora do Departamento do Patrimônio Histórico, Raquel Schenkman

A Secretaria Municipal de Cultura anunciou, na última quarta-feira (27), o projeto Memória Paulistana, que vai espalhar na cidade placas que unificam o patrimônio cultural material e imaterial em pontos estratégicos da história cultural de São Paulo. A ideia é ampliar laços afetivos e de pertencimento entre a população e a cidade, por meio da memória cultural. A arquiteta e urbanista Raquel Schenkman, nova diretora do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) vai liderar o desenvolvimento do projeto. Formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009), é também mestre pela mesma instituição (2014), na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo.

Servidora no departamento desde 2012, Raquel atua mais ativamente desde então no desenvolvimento de estudos e pesquisas que foram consolidadas em resolucões de tombamento, regulamentação de áreas envoltórias, propostas de proteção do patrimônio ambiental urbano, participando de eventos e da divulgação e valorização do patrimônio cultural da cidade. Desde 2017, coordena o Núcleo de Projeto, Restauro e Conservação do DPH, seção responsável por realizar os pareceres técnicos relativos a intervenções em todos os imóveis e logradouros protegidos como patrimônio cultural do município, muitos dos quais subsidiam as deliberações do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Pesquisadora dos ofícios e do canteiro de obras na sua relação com o papel do arquiteto e com a dinâmica da cidade, trabalhou pela Oficina de Mosaicos na conservação e na montagem de painéis em mosaico, com destaque para a restauração do painel Alegoria das Artes de E. Di Cavalcanti na fachada do Teatro Cultura Artística, que ganhou o Prêmio Rodrigo Mello Franco; estudou sobre a modernização de obras de concreto armado e sobre o emprego do vidro na construção em São Paulo. Em 2011 ingressou como docente do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de Conservação e Restauro, lecionando também disciplinas no curso de Arte: História, Crítica e Curadoria.