Cia. Lúdica celebra 25 anos com instalação imersiva no Tendal da Lapa

Atividade inédita reúne ambientes cenográficos, apresentação teatral e depoimento do público

Para comemorar 25 anos de trajetória artística, a Cia. Lúdica escolheu o Centro Cultural Tendal da Lapa como local que receberá a apresentação inédita “A Utopia na Era da Incerteza” - Imersão Artística Múltipla. Trata-se de uma instalação cenográfica com atividades sensoriais, seguida de encenação teatral e depoimento do público, que contará sua vivência durante o percurso.

O projeto foi contemplado pela 32ª edição do Programa de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura, e teve como base uma pesquisa feita pelos diretores Marcya Harco e Paulo Drumond. A estreia está marcada para sábado, dia 23 de março, permanecendo em cartaz até 5 de setembro.

Por que no Tendal?
Por abordar nesta ação os conceitos de utopia e distopia nos tempos modernos, defendidos pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, os diretores explicam que a escolha do Tendal ocorreu por estar localizado em uma área “distópica/utópica” da cidade. “De antigo matadouro abandonado dos anos 30, que tinha a finalidade de fiscalizar as carnes comercializadas em São Paulo, o local foi transformado em centro cultural para atender ao sonho de artistas.”

Utopia/distopia
A atividade tem como foco os dramas e tramas de urbanidade, temas explorados pela companhia em seus 25 anos de história. Nesta proposta, o grupo faz um recorte sobre como os domínios da globalização e as consequências das incertezas políticas interferem na realidade da população. “E a vida, que um dia foi sonhada como vida boa, utopia, tornou-se para muitos o contrário, distopia”, explicam Marcya e Drumond.
Inspirado em Bauman, o conceito desta ambiguidade aponta para um mundo onde tudo é egoísta e descartável. Lugar em que o “ser” dá lugar ao “ter”, o “nosso” ao “meu”. A ideia é sintetizada nas figuras do jardineiro, que protege a natureza, e o caçador, que a destrói.

Imersão Artística Múltipla
O público é convidado a imergir em uma instalação cenográfica, criada pelo premiado diretor teatral Kleber Montanheiro (“Carmen - A Grande Pequena Notável”). Mesclando as linguagens de teatro e das artes visuais do duo Clássicos de Calçada, a obra é dividida em quatro Zonas: Externa (ZE), Intermediária (ZI), Interna (ZI) e Geral (ZG). Nelas, são realizadas quatro atividades distintas: experiências sensoriais artísticas de distopia (jogo distópico) e de utopia (jogo utópico), seguidas da apresentação do espetáculo “Utopia em Uma Noite de Inverno”. Com dez atores em cena, a peça acompanha um grupo de cidadãos sem-teto que vive ao lado de um enorme edifício vazio. Ao tomarem uma sopa, eles adormecem e acordam em uma cidade perfeita. Nos figurinos de Deborah Corrêa, os personagens são retratados em camadas que passam do ambiente distópico para um mundo ideal. O percurso da Imersão Artística Múltipla é finalizado na Ágora Contemporânea, espaço onde o público pode narrar sua experiência por meio de microfone aberto, cartolina, canetas coloridas, argila, instrumentos musicais e outros objetos e materiais.

Por Luiz Quesada

| Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1.100, Lapa. Zona Oeste | Tel.: 3862-1837. “A Utopia na Era da Incerteza” - Imersão Artística Múltipla. 50 lugares. 12 anos. 120 min. De 23/3 a 5/9. 3ª, 4ª e 5ª, 14h. Sáb., 18h (duas vezes ao mês: nos dias 6 e 20/4, 4 e 18/5, 1º e 15/6, 6 e 20/7, 3 e 17/8). Grátis / Somente visitação à instalação. Livre. 3ª, 4ª e 5ª, das 10h às 12h e das 18h às 21h. Sáb., das 10h às 16h. Dom., das 10 às 18h. Grátis