Mês das Mulheres da Secretaria Municipal de Cultura

Artistas como Zezé Motta, Karol Conká, Mariana Aydar, Fabiana Cozza e Xênia França apresentam shows em diversos espaços durante todo o mês

Em março, Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Cultura promove shows em diversos espaços com artistas como as cantoras Zezé Motta, Karol Conká, Mariana Aydar, Fabiana Cozza e Xênia França.

Nesta sexta, dia 8, a paulistana Mariana Aydar apresenta sua forte influência nordestina, cantando clássicos que vão de Baiana System a Dominguinhos no Centro Cultural Olido. Dia 15, o Teatro Décio de Almeida Prado recebe Fabiana Cozza e o multi-instrumentista Rodrigo Campos para um show em homenagem ao cantor e pianista cubano Bola de Nieve. Ambas as apresentações são gratuitas.

Comemorando, com entrada franca, também o aniversário do Centro Cultural da Juventude (CCJ), a cantora baiana Xênia França, indicada ao Grammy Latino em 2018, se apresenta no dia 23; no dia seguinte, é a vez do show de Zezé Motta – a cantora, que comemora mais de 50 anos de carreira, também participa de um sarau com o grupo de rap Elo da Corrente, antes do show.

Com preço popular, Karol Conká apresenta as músicas de seu segundo álbum, “Ambulante”, lançado em 2018, dia 24, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Além das novas canções como “Saudade” e “Vogue do Gueto”, hits como “Tombei” também estão no repertório.

A programação ainda conta com atrações como o “Tributo a Rita Lee”, com a banda The Guavas, dia 21, no Teatro Leopoldo Fróes; a cantora Ekena, no Centro Cultural do Grajaú, no dia 31; e o duo de violão e clarinete “Tocando com Elas”, nos dias 8 e 9, no Centro Cultural da Penha.

Confira a programação completa:

SHOW MUSICAL ESPECIAL DIA DA MULHER: PARTICIPAÇÃO ADRIANA GUEDES

Cantora e compositora, nascida na ZL de São Paulo, Adriana Guedes desenvolveu sua voz através do som de tambores africanos, tem um timbre forte e é contralto. Interpreta em seu repertório músicas de sua autoria e alguns cover’s da MPB. Brasileira e cheia de swing, traz a história de sua carreira, em belíssimo desempenho.

| Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 8, 18h. Livre. Grátis.

MARIANA AYDAR

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural Olido traz a cantora e compositora Mariana Aydar. Nesse show, ela resgata toda a raiz do sertão, tira do baú grandes clássicos do mestre e amigo Dominguinhos como “Gostoso Demais” e “Tenho Sede”. Com nova proposta, Mariana traz guitarras psicodélicas, xotes de jazz e a eletricidade da bateria sem perder a alma nordestina, além de mostrar seu lado compositora com canções inéditas.
| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 8, 19h. Grátis. Livre.

TOCANDO COM ELAS

Resultado da junção de Ana Paula Marcelino (violão) e Vaisy Alencar (clarinete), o espetáculo "Tocando com Elas" traz nomes de grandes mulheres, compositoras e intérpretes pioneiras da música popular brasileira, como Chiquinha Gonzaga, representantes fortes da música nordestina, como Marinês do Xaxado (intitulado por Luiz Gonzaga a “Rainha do xaxado”) e nomes mais atuais, como Dona Ivone Lara e Marisa Monte.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel.2295-0401. Dias 8 e 9, 20h. Grátis. Livre

ZOOM MULHERES EM EVOLUSOM

Sob o intuito de incentivar e valorizar mulheres que fazem o dia-a-dia da multiplicação e representação do hip hop, o evento possui programação composta apresentações e intervenções artísticas de Dj’s, Mc’s, Grafiteiras e B.Girls, além de valorizar o empreendedorismo com o espaço aberto para a criação de uma rede unificada de ações culturais.
| Centro Cultural do Grajaú. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Capela do Socorro. Zona Sul. Tel.: 5925-4943. Dia 9, 15h. Livre. Grátis.

FABIANA COZZA HOMENAGEM À BOLA DE NIEVE

Fabiana Cozza e o multi-instrumentista Rodrigo Campos fazem uma homenagem à Bola de Nieve. Paulistana, Fabiana é considerada por críticos e pelo público uma das mais importantes intérpretes da música brasileira contemporânea. Rodrigo integra o premiado grupo Passo Torto, além de ter participado como compositor, instrumentista e coprodutor dos dois últimos discos de Elza Soares, assim como do disco Encarnado de Juçara Marçal.
| Teatro Décio de Almeida Prado. R. Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi. Zona Oeste.| tel. 3079-3438. Dia 15, 20h. Grátis. Livre.

TRIBUTO À RITA LEE
Banda The Guavas mata a saudade de Rita Lee nos palcos. Formada em 2016 por cinco amigos músicos, a The Guavas é uma banda cover do melhor do pop e do rock internacional. Agora, o grupo volta suas atenções para uma diva da música nacional: Rita Lee. Conhecida como a “rainha do rock”, ela é uma das cantoras mais emblemáticas do Brasil desde os anos 60, quando integrou Os Mutantes e ajudou a criar a Tropicália, versão tupiniquim da psicodelia e contracultura que estava tomando conta da Inglaterra e Estados Unidos.
| Teatro Leopoldo Fróes. Rua Antonio Bandeira 114. Zona Sul. | tel. 5541 7057. Dia 21, 20h. Grátis. Livre.

SNP MULHERES CONVIDA DENISE D´ PAULA & DAWTAS OF AYA
O coletivo Som na Praça leva, ao Centro Cultural Olido, Denise D´Paula para movimentar o cenário do Reggae paulista com o espetáculo “Farol na Escuridão”, seu trabalho solo, apresentando uma voz ecoante e engajada na luta. Do mesmo modo, Dawtas of Aya cativa com alguns singles do álbum “Energia”. Essa parceria é a unificação da Mulher Preta assumindo seu espaço no cenário da música.
| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 23, 19h. Grátis. Livre

KAROL CONKÁ
Show do álbum “Ambulante”.
| Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 24, 18h. R$25

VOZEIRAL

O Vozeiral foi criado em 2012 no Canto do Brasil e suas atividades envolvem práticas de canto coletivo, processos criativos e percepção. Em suas performances, o grupo pesquisa a interação entre as linguagens musical e cênica, e em seu repertório aborda esse tema a partir de canções principalmente brasileiras e contemporâneas, além de temas improvisados e composições próprias.
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel.2295-0401. Dia 30, 20h. Grátis. Livre.

SEXO FRÁGIL..... É RUIM HEIM?? EKENA E CONVIDADAS

Achar uma mulher frágil é ofender e subestimar a força e a garra feminina que tenta ganhar espaço em um mundo ainda machista e preconceituoso. Nesse evento em comemoração ao mês das mulheres, um show maravilhoso e empoderado com Ekena e suas convidadas artistas que prometem fazer barulho e calar a voz de todos os machistas com seu tom e grito incessantes.
| Centro Cultural do Grajaú. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Capela do Socorro. Zona Sul. Tel.: 5925-4943. Dia 31, 16h. Livre. Grátis.

ESPECIAL DO MÊS DE ANIVERSÁRIO DO CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

Para comemorar os 13 anos do Centro Cultural da Juventude, preparamos uma programação especial com abertura de exposição, shows musicais com Zezé Motta e Xênia França, Sarau da Corrente e ainda diversas atividades para as crianças durante os dias 23 e 24 de março. Confira:

| Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999. Grátis

XENIA FRANÇA

Xenia França é baiana e radicada em São Paulo. Começou sua carreira em 2007 quando cantava no extinto grupo Capadoxe. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura afro-brasileira, a cantora se transformou em uma referência de empoderamento e comportamento feminino. Com pouco tempo de carreira já dividiu o palco com Elza Soares, Maria Bethânia, Emicida, Criolo, Margareth Menezes, Teresa Cristina, Filipe Catto, Roberta Estrela D’Alva, Larissa Luz, Pipo Pegoraro, Batanga & Cia e mais.
| Dia 23, 20h. 16 anos.

ELO DA CORRENTE CONVIDA ZEZÉ MOTTA

O Sarau Elo da Corrente é uma roda de poesias idealizada por Michel Yakini e Raquel Almeida, realizada mensalmente no Bar do Santista. Desde 2007, o sarau fortalece a literatura e suas vozes nas noites de quinta-feira no bairro de Pirituba, mas expande seu conhecimento e parceria com projetos em todas as regiões da cidade de São Paulo. O Elo da Corrente conta com a participação de Zezé Motta.
| Dia 24, 15h30. Livre.


ZEZÉ MOTTA – ATENDENDO A PEDIDOS

Aos 50 anos de carreira, Zezé Motta é um dos personagens mais interessantes da cultura negra brasileira. Atriz de cinema, teatro, televisão e cantora, apresenta um show reunindo parte dos clássicos de Luiz Melodia que ela gravou, como Magrelinha, Dores de Amores e outras que estão em "Negra Melodia".
| Dia 24, 18h. Livre.