Contação de histórias apresenta às crianças o universo lúdico de Clarice Lispector

Grupo Experimentando Histórias narra, no Teatro Leopoldo Fróes, quatro livros infantis da autora

Clarice Lispector, uma das maiores escritoras brasileiras, dizia em um dos seus livros: “Meu coração é doce. E perto de mim não deixo criança nem bicho sofrer”. Com o objetivo de encantar e aproximar, literalmente, a obra da autora do ‘coração’ dos pequenos, três contadores de história, Renata Augusto, Nino Belucci e Rafael Siqueira, apresentam o espetáculo “Experimentando Clarice”, que pode ser visto a partir do dia 13 de fevereiro, no Teatro Leopoldo Fróes (Centro Cultural de Santo Amaro).

Durante a narração, acompanhada de trilha sonora original, o público ouve contos de quatro livros infantis da escritora: “A Vida Íntima de Laura” (uma galinha que tem medo de acabar na panela), “A Mulher que Matou os Peixes” (sobre uma senhora que, apesar de gostar dos bichos, diz ter matado todos os peixes), “O Mistério do Coelho Pensante” (o coelho que tem o poder de cheirar as ideias ao seu redor) e “Quase de Verdade” (história narrada por Ulisses, o inseparável cachorro da autora).

A obra de Clarice raramente é abordada no universo da contação de histórias e, desta forma, as crianças podem saber como ela vê temas como perda, morte, zelo e família. Com a proposta de criar um clima de lar, os narradores usam panelas, talheres e vasilhas. Poltronas, forninho elétrico e criado-mudo viram elementos cênicos, assim, de forma lúdica, todo o universo caseiro pode servir também para alimentar a imaginação das crianças.

Por Luiz Quesada

|Centro Cultural Santo Amaro - Teatro Leopoldo Fróes. Avenida João Dias, 822, Santo Amaro. Dias 13, 14, 21 e 22/2, 11h e 15h. Grátis