Núcleo de Artes Cênicas (NAC) abrem inscrições para curso de atuação gratuito

Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro; aulas acontecem a partir de março, no Centro Cultural Olido

Estão abertas, até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo para o curso de atuação, coordenado por Lee Taylor, do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultural, que acontece a partir de março no Centro Cultural Olido.

O curso é gratuito, desenvolvido em três módulos e tem duração aproximada de dez meses no total, sendo o Módulo I dedicado ao aperfeiçoamento artístico de cada participante (quatro meses), o Módulo II à construção de uma obra teatral que estimule a criação autoral do elenco (quatro meses) e o Módulo III à temporada do espetáculo (dois meses).

A inscrição para o processo seletivo deve ser feita pela internet, por meio do preenchimento do formulário disponível no site do NAC (nucleodeartescenicas.wixsite.com/site).

O curso é destinado a atores e atrizes a partir de 18 anos com algum conhecimento preliminar da linguagem teatral. Não é necessário possuir registro profissional DRT. Serão oferecidas 20 vagas. As aulas têm início no dia 11 de março de 2019, com atividades regulares de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h, e sábados, das 13h às 17h.

Sobre o NAC e o curso de atuação

O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) é um espaço de investigação das Artes Cênicas que oferece gratuitamente um curso anual de atuação teatral pautado nas necessidades específicas do nosso tempo, transformando e repensando as metodologias de formação teatral vigentes. O objetivo é permitir que os participantes vivenciem uma experiência que se consolide como processo de formação e criação altamente emancipatórios. O trabalho se propõe a desenvolver um processo artístico-pedagógico coeso e aprofundado por meio de práticas e reflexões continuadas, num espaço destinado à pesquisa e à criação, que visa proporcionar condições de aperfeiçoamento artístico e enriquecimento humano aos artistas envolvidos no aprendizado.

Criado em 15 de abril de 2013, O NAC tem estabelecido, ao longo de sua existência, parcerias com diferentes instituições, que apoiam e abrigam as atividades do curso e as temporadas dos espetáculos. Desde 2018, o curso é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e ocorre no Centro Cultural Olido.

Cronograma

Processo seletivo

1/1/2019 a 15/2/2019 – Período de inscrições gratuitas no site do NAC.

16/2/2019, a partir das 13h - Publicação no site do NAC da lista de selecionados por currículo artístico e carta de intenção com o dia e horário da entrevista e da cena.

Dias 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27 e 28/2/2019 das 18h às 22h - Realização da segunda etapa de seleção por meio de entrevista e cena individual na Sala Paissandu, do Centro Cultural Olido (Av. São João, 473 - segundo andar - Centro, São Paulo - SP).

4/3/2019, a partir das 13h – Resultado dos selecionados: publicação no site do NAC da lista dos candidatos selecionados para o curso e envio de e-mail para os aprovados.

Curso de atuação

11/3/2019 às 18h – Início do curso de atuação.

Poética Atoral (Módulo I) - curso de atuação - de 11/3/2019 a 29/6/2019.

Mise-en-scène (Módulo II) - ensaios para a construção do espetáculo com elenco selecionado do curso de atuação - de 8/7/2019 a 31/10/2019.

Poiesis (Módulo III) - temporada do espetáculo - de 1/11/2019 a 22/12/2019.

Local: Centro Cultural Olido - Sala Paissandu. Avenida São João, 473, Centro, São Paulo.

Contato:
nucleodeartescenicas.wixsite.com/site
www.facebook.com/nucleodeartescenicas
www.instagram.com/nucleodeartescenicas