Programação de Janeiro - Centros Culturais

Destaques da Programação

| Centro Cultural Santo Amaro
Rua Antonio Bandeira 114. Zona Sul. | tel. 5541 7057

SÃO PAULO MAL ASSOMBRADA
O escritor e contador de histórias paulistano Fábio Lisboa, narra contos e lendas urbanas de assombração, como: O Castelinho da Rua Apa, Capela da Sta. cruz dos Enforcados , dos edifícios Andrauss e Joelma, além de contos de assombro do Vale do Anhangabaú.
|Dia 23, 15h.

SÃO PAULO, QUE TANTO TE CANTO
A Banda Josie, prepara um repertório com as pérolas que cantam São Paulo: suas gentes, sua pressa, seus bairros, seu trânsito e em uma versão pop rock de arrebentar.
| Dia 27, 15h.

SAMBA DA VELA ILUMINA SANTO AMARO
O mais festejado coletivo de samba raiz, nascido, criado e exportado de Santo Amaro para o mundo, apresenta-se em grande estilo no teatro Leopoldo Froes, apresentado uma inédita sequência de sambas, constantes nos cadernos de seus compositores, especialmente inspirados no bairro-planeta Santo Amaro.
| Dia 31/1, 20h.

| Centro de Culturas Negras do Jabaquara
Rua Arsênio Tavolieri, 1 - Jardim Oriental. | tel. 5011-7445

CHORO NA MANHÃ COM CONJUNTO RETRATOS
O Conjunto Retratos, grupo de choro de São Paulo formado por Alex Mendes (Bandolim), Cesar Ricardo (Violão 7 Cordas), Fernando Henrique (Cavaquinho), William Martin (Violão 6 Cordas) e Donisete Fernandes (Pandeiro), se apresentam no Centro de Culturas Negras do Jabaquara “Mãe Sylvia de Oxalá” em mais uma edição do projeto Choro na Manhã, o evento é realizado mensalmente e a entrada é gratuita. No repertório de Pixinguinha, Marcelo de Souza, Benedito Lacerda, Otaviano Romero, Rossini Ferreira, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Luiz Americano, Garoto, Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim.
| Dias 13 e 27, 11h.


| Polo Criativo e Cultural Vila Itororó Canteiro Aberto
Rua Pedroso, 238, Bela Vista. Próximo ao metrô São Joaquim.

OFICINA DE CULINÁRIA VEGETARIANA
Cozinha Brasileira ensinará pratos da culinária brasileira adaptados para a cozinha vegetariana, desmistificando a visão de que refeições típicas brasileiras precisam de ingredientes animais e demonstrando a facilidade em produzir refeições vegetarianas saborosas.
| Dias 18, 19, 25 e 26, 10h

DANÇA DE SALÃO Dançar é uma atividade física que libera energia e descontrai, trabalha todo corpo e a mente. A Dança de Salão além de integrar as pessoas de todas as idades, etnias e classes, transformando suas vidas e melhorando suas interações sociais, um convite a experimentar vários ritmos e estilos musicais como o forró, sertanejo, bolero, samba, rock e como dança-los.
| Dias 16, 19, 23, 26 e 30, 15h

TÉCNICAS CORPORAIS
Utilizando linguagem científica aplica-se a Meditação Ativa do Coração - Heart Chakra através do ritmo da música suave e movimento corporal, assim, atinge-se a sincronicidade de pés, mãos e tronco; neste processo de repetição dos movimentos trabalha-se a atenção e foco. A prática contínua da meditação (meditação é como qualquer atividade física necessita prática contínua para aprimoramento de seus benefícios), promove um estado de bem estar, pois, melhora a concentração, foco, autoconsciência, flexibilidade, além de outros benefícios.
| Dias 17, 24 e 31, 9h


Centro de Memória do Circo
Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171.

SARAU DO CIRCO
Release: Sarau do Circo é um espetáculo que reúne artistas circenses de diferentes expressões, sempre tendo o circo como tema central. Além de uma banda que acompanha o evento tocando ao vivo obras do cancioneiro circense, apresentam-se malabaristas, mágicos, palhaços, equilibristas, entre outros. O espetáculo ocorrerá no dia 26/01, no ultimo sábado do mês, a partir das 18h, na Vitrine de Dança da Olido. Duração de 90 minutos aproximados.
| Dia 26, 18h

 

Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999

METÁ METÁ
O grupo Metá Metá é formado por Juçara Marçal (voz), Thiago França (sax) e Kiko
Dinucci (guitarra). Nasceu em 2008 e tem três discos e dois EPs lançados. Aposta em uma nova abordagem da música brasileira, fundindo elementos da canção brasileira com música africana, jazz e rock. O som do grupo também tem forte influência dos cultos afroreligiosos
(candomblé) de influência yoruba, fon e bantu. Apresenta no CCJ seus melhores sucessos.
| Dia 20, 18h. 16 anos.

CALEFAÇÃO TROPICAOS CONVIDA ELO DA CORRENTE
A Calefação Tropicaos é uma festa que tem como proposta a mistura de público e sons. Vai da Tropicália ao Manguebeat, passando por músicas latino-americanas e uma pitada do movimento hippie dos anos 60/70. O coletivo artístico foi formado em São Paulo há seis anos e trabalha de forma itinerante em praças, ruas e locais históricos das cidades por onde passa. A Calefação Tropicaos convida DJs da velha guarda para tocar sets 100% vinil. No CCJ apresentam uma tarde musical no Calçadão convidando o grupo de hip-hop Elo da Corrente.
| Dia 27, das 14h às 20h. 14 anos.

ZUMBIS DO ESPAÇO E STATUES ON FIRE
A banda paulista de horror rock Zumbis do Espaço foi formada em 1996 e combina
punk rock, metal, country e rockabilly com temática influenciada por filmes, quadrinhos e
literatura de terror. A banda conta atualmente com Zumbilly (bateria), Gargoyle (baixo) e
Manialcöol (guitarra). Para o show no CCJ< o grupo convidou a banda Statues on Fire, formadaem Santo André em 2013, para abrir a noite.
| Dia 19, 19h. 16 anos.

FÉRIAS NO CCJ: DIA DE BRINCAR
A Programação Especial de Férias oferece um mês dedicado à infância com uma ocupação de férias com diversas atividades culturais e recreativas para todas as idades, como pintura facial, brincadeiras de rua, contação de histórias, jogos, teatro, circo e distribuição de pipoca e algodão doce, além de brinquedos como cama elástica e tobogã inflável.
| Dias 12, 19, 25 e 26, das 10h às 17h.


Centro Cultural Tendal da Lapa
R. Guaicurus, 1.100 - Lapa. Zona Oeste. Tel.: 3862 1837

ALTISSONANTE ALFONSINA
O espetáculo de circo é o resultado da pesquisa de aparelho e de dramaturgia dirigido por Lu Lopes (Rubra) no processo Autonomia Criativa. Com Lu Menim, trapezista do circo Zanni.
| Dia 10, 19h
COMUNIDADE DA ZONA LESTE - SAMBA DE RAIZ DA ZONA LESTE
| Dia 11, 19h

GUGA MORALES DIA
Artista de circo faz apresentação com cenas de improviso, comicidade e muito jogo de cintura, tornando o espetáculo leve, divertido e surpreendente!
| Dia 12, 12h

Centro Cultural da Penha
TEIA DA VIDA
“Teia da Vida” traz o tema sustentabilidade a partir de contos e cantigas da tradição oral de diversas culturas. Por todo o mundo, canções e histórias exprimem uma profunda Compreensão do universo como algo sagrado a qual todos os seres estão interligados. A “Teia da Vida” celebra a ligação que há entre tudo e todos e nos faz lembrar a importância e a sabedoria do cuidar do universo como algo sagrado a qual todos os seres estão interligados. A “Teia da Vida” celebra a ligação que há entre tudo e todos e nos faz lembrar a importância e a sabedoria do cuidar.
| Dias 12 e 16h, 15h


BRINCADEIRAS NO VARAL
“Brincadeiras no Varal” da Cia Duo Encantado traz um repertório variado brincadeiras de todo tipo, cantigas de roda e de verso, que desde sempre estão presentes na memória e no imaginário da infância. Cada apresentação é única porque o público, através de brincadeiras de escolha, é quem decide quais brincadeiras quer tirar do varal.
| Dia 13, 15h. Dia 29, 14h. Dia 2/2, 11h


SHOW NINHO MUSICAL
No show Fabi interpreta as canções de seu terceiro CD solo, “Ninho Musical” – o primeiro voltado exclusivamente ao universo infantil. Esse CD surgiu inspirado em pesquisas na área de estímulos musicais para gestantes e crianças. “Ninho Musical” traz canções inéditas compostas por Faby – heterônimo adotado por Fabiana a fim de se aproximar mais do público alvo.
| Dias 17 e 22, 15h

CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA (CONTAÇÃO DE HISTÓRIA)
“Cavaleiros da Távola Redonda”: Como o Mago Merlin criou o grande rei Artur, as histórias da Fada Viviana e as batalhas dos Cavaleiros da Távola Redonda.
| Dias 18, 24 e 30, 14h


ANDERSON PARA TODOS (CONTAÇÃO DE HISTÓRIA)
Contação de história: “Anderson para Todos”: Duas histórias desse grande autor: “A Roupa Nova do Rei”, que narra a história de um Rei enganado por dois alfaiates até descobrir a farsa perante todo o seu reino. A outra história é a “A Vendedora de Fósforos”, uma garotinha que é obrigada a vender fósforos até seu reencontro com a sua avó.
| Dia 27, 11h. Dia 1º, 14h.

TEATRO PARA BEBÊS
É um projeto de aprendizagem e partilha entre bebês, crianças e pais e um meio de introdução da criança no mundo da arte. Com forte interação com os pequenos, Faby o passarinho cênico Leco representa a peraltice e a irreverência que todos carregamos quando crianças. Leco ajuda Faby a retratar o medo que sentimos do medo, ajuda a retratar a alegria que sentimos por vencê-lo e assim poder partir para o voo. A interação com a plateia, faz com que os pequenos participem do espetáculo.
| Dias 20 e 26, 11h


OLIVER TWIST (CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA)
Adaptado da obra literária homônima de Charles Dickens, “Oliver Twist” relata as aventuras de um garoto órfão que vive à deriva na sociedade inglesa do século XIX.
| Dia 26, 16h. 6 anos.

O PRÍNCIPE DU’AZUL (CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA)
O Príncipe du’Azul é um grupo que se dedica a fazer músicas especialmente para crianças, com enredo, linguagem e sonoridade adequadas ao público infantil. O grupo é composto por um sexteto, onde todos tocam instrumentos e cantam, levando uma sonoridade que passa pelo o reggae, pelo côco, xote e ciranda. No show, além de executar músicas, o grupo conta histórias do Principe Du’Azul, um golfinho que foi ao mundo dos homens e mulheres para aprender e levar mensagens de Amor. As músicas são permeadas por performances teatrais interagindo com o público, que dão corda para dançar, saltitar e sonhar, despertando sentimentos nobres como a Alegria, a Amizade, a Solidariedade, a Compaixão, a Verdade, a Veneração, o Respeito, o Amor pelo próximo e pelos elementos da Natureza.
| Dia 27, 15h

COZINHANDO MÚSICA PARA CRIANÇAS
O projeto Cozinhando Música conhecido por promover boa música e gastronomia
brasileira, ganha no mês de janeiro uma versão exclusiva para crianças. Os pequenos
poderão curtir músicas especialmente tocadas para eles, além de pratos deliciosos
que dão água na boca. Muita diversão e gostosuras!
| Dia 27, 16h

MÚSICAS DE OZ (MUSICAL INFANTIL)
Nesse projeto o músico Marcus Alcantarilla convida os artistas Anne Pelucci e Fagner Saraiva para cantar e narrar a história da garotinha Dorothy, do Homem de Lata, do Espantalho e do medroso Leão. Músicas originais, bonecos e adereços fantásticos fazem parte desse espetáculo... O público é convidado a cantar e embarcar no mágico mundo de OZ.
| Dia 31, 14h

CIRCO DO JILÓ
O que acontece quando uma trupe de artistas desaparece e o show tem que continuar? Em “Circo do Jiló”, nosso faxineiro é obrigado a entrar em cena e fazer o espetáculo acontecer... Cenas clássicas de circo como “A Mosca” e “A Orquestra” fazem parte desse circo improvisado que traz o público para a cena e juntos fazem o espetáculo acontecer.
| Dia 2, 16h


CINE ESPECIAL FÉRIAS
A programação do cinema no CCP no mês de janeiro será voltada para a criançada. Serão exibidos animações, filmes e curtas de diretores brasileiros consagrados. A programação é toda gratuita.

Especial animação infantil

“Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água”
Sinopse: Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
Diretor: Fernando Miller. Gênero: Animação. Duração: 10 min

“Dayane e Zé Firo”
Sinopse: Conta a história de Dayane, uma menina que não tem brinquedos nem amigos, mas que, como toda criança, quer brincar. Um dia, quando a solidão começava a apertar o coração de Dayane, Zé Firo, o vento menino, veio brincar com ela.
Direção: Marta Kawamura. Gênero: Animação. Duração: 11 min.

“Josué e o pé de macaxeira”
O filme conta história de um menino que troca seu burro por uma “macaxeira mágica”, e é uma adaptação brasileira para o velho conto de João e os feijões mágicos que o levam a um mundo fantástico.
Direção: Diogo Viegas. Gênero animação. Duração: 12 min

“Um Lugar Comum”
Sinopse: Em “Um Lugar Comum”, como em qualquer praça ou parque, Marina e Zezé se conhecem e juntos plantam uma árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade. O filme acompanha o crescimento e o desencontro das crianças ao longo dos anos neste mesmo lugar comum.
Diretor: Jonas Brandão. Gênero: Animação. Duração: 9 min

“Mocó Jack”
Sinopse: Animação que narra as aventuras do jacaré, Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de um contrabandista de animais. Nascido diferente de seus irmãos, Jack, possui caráter exótico o que o transforma em um grande prêmio para o caçador. Jack sabe se esconder e mimetizar o que o ajuda a salvar seus amigos.
Diretor: Luiz BoTosso, Thiago Veiga. Gênero: Animação. Duração: 11 min

“Josemildo”
Sinopse: Josemildo é um menino de origem muito humilde que com oito anos de idade já trabalha para ajudar sua família vendendo doces nas ruas do centro da cidade. Responsável e obediente trabalha duro e não tem tempo para brincar, correr, se divertir e estudar. Isso faz de Josemildo uma criança distante e de certa forma triste. Apesar da pobreza presente em sua vida, a riqueza da sua imaginação alimenta seus sonhos e desafia seus princípios, levando-o à uma emocionante aventura no interior de uma loja de brinquedos.
Direção: Walkir Fernandes e Eduardo Gameiro. Categoria: animação. Duração: 5 min.
| Dia 17, 11h

“O Grilo Feliz”
No desenho animado, Grilo Feliz é um dos habitantes de um pequeno povoado de insetos da floresta amazônica. É o sábio da região, sensível e protetor. Músico, toca canções numa viola de casca de amendoim para animar seus amigos da floresta. Também é o líder natural de uma turma que luta contra a destruição do verde e preza a liberdade. O lado mal nesse universo apresenta-se na figura de Maledeto, um lagarto ignorante e ambicioso que não respeita a natureza e ainda por cima proíbe a música na floresta, o que afeta o Grilo Feliz.
Direção: Walbercy Ribas. Categoria: animação. Duração: 80 min
| Dia 18, 11h


Especial curtas infantis
“Raul da Ferrugem Azul”
Sinopse: O que você faria se descobrisse que seu corpo está ficando coberto de ferrugem? E se a ferrugem fosse azul? Pois é exatamente isso o que se pergunta Raul, que de repente percebeu que seu corpo estava ficando coberto de manchas estranhas...
Diretor: Gabriel Costa. Gênero: Ficção/ Infanto-juvenil. Duração: 31 min

“O Mistério do Cachorrinho Perdido”
Sinopse: Três crianças acham um cachorrinho perdido, se envolvem em uma grande aventura.
Diretor: Flávio Colombini. Gênero: Ficção. Duração: 23 min
| Dia 24, 11h

“O ano em que meus pais saíram de férias”
Do mesmo diretor de Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburguer, conta a história de uma viagem inesperada. Os pais de Mauro precisam viajar e por não ter com quem deixar o filho, resolvem pedir para o vizinho judeu, o velho Shlomo para cuidar dele. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970. O filme com duração de 1h40 foi lançado em 2001.
| Dia 31, 11h

TEATRO

MEDEA MINA JEJE
Considerado excelente pela Folha de S. Paulo, que afirmou tratar-se de um “monólogo poderoso, pautado por escolhas dolorosamente poéticas”, MEDEA MINA JEJE é uma releitura do clássico Medeia, de Eurípedes, um poema cênico no qual Medea, uma mulher negra escravizada na Vila Rica de Nossa Senhora de Ouro Preto, nas Minas Gerais do século XVIII, narra o sacrifício de seu filho Age.
| Dia 12, 20h. Dia 13, 19h. 14 anos.


FUENTE OVEJUNA
A peça narra o drama dos cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna (“fonte das ovelhas”, em português), que sofrem com a tirania e as injustiças de um militar, um jovem comandante que foi enviado ao local para protegê-los de possíveis ameaças. O abuso de poder e as desonras desse tirano que maltrata a população, provocam a revolta dos moradores da vila, que clamam por vingança. É uma peça sobre política. Tem a ver com o Absolutismo da época, mas também tem a ver com os dias atuais. Após o espetáculo haverá bate-papo entre atores e público.
| Dia 19, 19h. Dia 20, 18h. 14 anos.

CURSOS E OFICINAS

OFICINA DE CULTURA POPULAR PARA PÚBLICO IDOSO
As brincadeiras de roda e de versos estão relacionadas à cultura popular e nos remetem a uma memória ancestral e comum a vários povos: africano, indígena e europeu. E também nos trazem a reflexão sobre a importância de se manter vivo e pulsante este rico imaginário. Para o público idoso, a vivência destas brincadeiras pode servir como um agente de ressignificação da infância, uma maneira de re-viver, re-inventar e dar novos sentidos poéticos para as memórias de sua infância.
Oficineiro: Rosita Flores
| Dias 16, 23 e 30, 10h.
Classificação: acima de 60 anos

OFICINA CIRCO PARA CRIANÇAS
A oficina pretende levar para os alunos o conhecimento de números circenses: malabares, acrobacia, ilusionismo e palhaçaria. Deixando claro a importância do ponto de vista do artista para a criação de números circenses. O objetivo é desenvolver a capacidade criativa do aluno na construção de números circenses, através de exercícios práticos e jogos de improvisação, uma forma de levar o aluno ao reconhecimento pratico das habilidades que compõe o oficio do artista circense e o lapidar da sensibilidade para a expressão desta arte.
Oficineiro: Giba Freitas
| Dias 20 e 23, 14h
Classificação: 6 anos

OFICINA DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Brincadeiras Tradicionais - Transformando as brincadeiras em exercícios físicos, exercitar a coordenação motora, o trabalho em equipe, incentivar esta maneira completa de agregar valores e virtudes ao indivíduo.
Oficineiro: Giba Freitas
| Dia 19, 11h
Classificação: 6 anos

OFICINA DE BRINQUEDOS RECICLÁVEIS
Brinquedos Recicláveis - Utilizando materiais considerados lixo para a confecção de brinquedos e personagens para criação de histórias.
Oficineiro: Giba Freitas
| Dia 27, 11h
Classificação: 6 anos

OFICINA BIJUTERIAS EM CONCRETO E RESINA
A Oficina Bijuterias em concreto e resina tem como foco realizar ações com confecção e montagem de joias utilizando materiais como o cimento, resina, pigmentos e acessórios de montagem. Destina-se a iniciantes na área da joalheria com interesse em técnicas manuais, desenvolvendo mostras de processos/resultados. É composta por 4 aulas com 4 horas de duração para cada aula, 1 vezes por semana, totalizando 16 horas de carga horária.
Oficineira: Camila Alvarenga
Dias 19 e 26/01, 02 e 09/02, 10h
Classificação: 6 anos

EXPOSIÇÃO

NÔMADA: ARTE AFRICANA SEM FRONTEIRAS
O Artista Plastico, Paulo Chavonga, traz com 18 obras de arte africana, um retrato sobre a realidade de trabalhadores e trabalhadoras de ÁFRICA na cidade de São Paulo, uma exposição que abre as portas para que nasça um novo olhar de esperança sobre a gente africana no Brasil, um ato de coragem e desejo de diálogo, através de uma memória visual sobre África e os africanos, estimulando a vivência dos imigrantes africanos na dinâmica cultural da cidade e a expressão pessoal das percepções sobre África no Brasil. A exposição acontecerá no Centro Cultural da Penha entre os dias 20 de Janeiro e 30 de Março de 2019. Com entrada franca e livre para todos os públicos.
| De 20/1 a 30/3, das 10h às 22h. Terça à domingo.