Festival leva a magia do natal ao centro da cidade

Apresentações gratuitas de música, teatro, dança e circo se espalham pelas praças públicas

Por Aryanne Valgas

Chegou a época de Natal, período do ano em que muitas pessoas se juntam para celebrar a renovação, a união e o amor; valores que podem ser representados de diversas maneiras, como por meio da arte. Entrando no clima, a Secretaria Municipal de Cultura leva quase 30 atrações para seis praças localizadas na região central da cidade, entre elas o Largo São Francisco e o coreto da Praça Antônio Prado. Plural como São Paulo, a programação traz 120 apresentações, realizadas por 28 grupos e artistas: dança de vários estilos, shows de músicas, natalinas ou não, circo, teatro e, naturalmente, canto coral. Foram convidados artistas como Maria Alcina, Zezé Motta, Ayrton Montarroyos e Luiza Possi, assim como o balé O Quebra-Nozes e a peça popular inspirada nos autos de reisado, A Folia do Menino Mateus. Veja alguns dos espetáculos programados:

Maria Alcina em Natal Bem Brasileiro
Conhecida por sua forma irreverente de cantar, Maria Alcina mostra seu lado mais lúdico para lembrar esta época do ano. No show Natal Bem Brasileiro, ela canta composições de Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Martinho da Vila, Vinicius de Moraes e Luiz Gonzaga.

Zezé Motta em No Coração do Brasil
A cantora e atriz Zezé Motta reúne clássicos da música popular brasileira no show No Coração do Brasil. No repertório, Zezé interpreta canções de Luiz Melodia, entre elas Magrelinha, Pérola Negra, Dores de Amores e Estácio, Holly Estácio.

Ayrton Montarroyos e Luiza Possi
Pela primeira vez juntos, os cantores Ayrton Montarroyos, finalista do programa The Voice, e Luiza Possi sobem ao palco para interpretar canções com temas natalinos em versões novas e bem-humoradas.

Suite Quebra-Nozes
Com direção e adaptação de Marina Boschi, a Superbazaro Cia. de Dança apresenta trechos do balé clássico natalino O Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky.

A Folia do Menino Mateus
O Grupo Clariô de Teatro apresenta uma narrativa diferente sobre o nascimento do Menino Jesus e as festas de Natal. A peça traz personagens da cultura popular brasileira e é inspirada nos autos de reisado, com base nas tradições populares.

Corais natalinos
O canto coral é tradição na celebração das festas de fim de ano. A programação traz grupos de diversas formações e estilos que interpretam desde música popular e sacra a canções típicas de Natal. Sob a regência de César Cerasomma, o Coro da Vila, com seus 25 anos de atividade, reúne cerca de 60 coralistas interpretando Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes, em homenagem ao Clube da Esquina. Já o Ceremony of Carols é formado por vozes femininas, lideradas pela consagrada soprano Marília Vargas. Acompanhado por instrumentos de época, o repertório traz músicas alusivas ao Natal, algumas delas vindas de uma tradição que remonta à Idade Média e que foram registradas na era Barroca. Para cantar músicas típicas natalinas, o maestro Rubens Spada rege o Grande Coral e o Coral Metrópole, com seus 70 integrantes.

Confira a programação completa:

DANÇA

A Última Estrada
Cia. Soma.
No espetáculo, os movimentos expressam, em tom delicado, os caminhos de um casal que deseja conhecer o mar.
Dia 16, 18h - Pátio do Colégio
Dia 17, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 18, 19h - Praça do Patriarca
Dia 21, 21h - Largo São Bento
Dia 22, 16h - Largo São Francisco

BR.US. 
Com direção e coreografias de Chris Matallo, o espetáculo apresenta sapateado americano, dança, percussão, saxofone e muita ação.
Dia 19, 20h - Largo São Francisco
Dia 20, 19h - Largo São Bento
Dia 21, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 22, 17h - Praça do Patriarca
Dia 23, 18h - Pátio do Colégio

Suite O Quebra-Nozes
A Superbazaro Cia. de Dança, com direção artística de Marina Boschi, apresenta trechos do clássico balé de Natal.
Dia 14, 20h - Pátio do Colégio
Dia 15, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 16, 17h - Praça do Patriarca
Dia 17, 19h - Largo São Bento
Dia 18, 20h - Largo São Francisco

Concreto
Espetáculo de dança flamenca inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense”, de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade, neste caso São Paulo.
Dia 15, 18h - Pátio do Colégio
Dia 18, 21h - Praça do Patriarca
Dia 19, 19h - Largo São Bento
Dia 21, 20h - Largo São Francisco
Dia 23, 18h - Largo da Misericórdia

SHOWS MUSICAIS

Grupo Samba Sinhá em “Samba de Natal”
Show com músicas inéditas natalinas em ritmo de samba, acompanhadas de dança. O grupo também apresenta algumas canções de seu CD e DVD que deve ser masterizado em janeiro de 2019.
Dia 20, 18h - Largo da Misericórdia
Dia 21, 19h - Praça do Patriarca
Dia 22, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 23, 18h - Largo São Francisco

Graça Braga em “Sambas de Natal”
A cantora interpreta sambas com temática natalina, compostos por Adoniran Barbosa, Assis Valente, Martinho da Vila, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.
Dia 16, 19h - Largo São Bento
Dia 17, 19h - Praça do Patriarca
Dia 18, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 21, 18h - Pátio do Colégio
Dia 22, 18h - Largo São Francisco
Dia 23, 16h - Largo da Misericórdia

Maria Alcina em “Natal Bem Brasileiro”
Show que reúne canções brasileiras de Natal, compostas por Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Martinho da Vila, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga, entre outros. No palco, Maria Alcina é acompanhada pelos músicos Rovilson Pascoal, Gustavo Souza e Ricardo Prado.
Dia 19, 18h - Largo São Francisco
Dia 23, 19h - Praça do Patriarca

Zezé Motta em “No Coração do Brasil”
A cantora interpreta músicas do compositor e amigo Luiz Melodia, de quem foi a principal intérprete. Acompanhada pelo violonista Joan Barros, Zezé canta sucessos como “Magrelinha”, “Pérola Negra”, “Dores de Amores” e “Estácio, Holly Estácio”.
Dia 15, 19h - Praça do Patriarca
Dia 16, 18h - Largo São Francisco

Ayrton Montarroyos e Luiza Possi
Ayrton Montarroyos é um dos expoentes da nova geração e foi finalista do programa The Voice (TV Globo) em 2016. Neste show, divide o palco com a cantora Luiza Possi para interpretarem temas natalinos em versões novas e bem-humoradas.
Dia 19, 18h - Pátio do Colégio
Dia 20, 21h - Praça do Patriarca
Dia 21, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Hilda Maria em “Um Natal Brasileiro”
Cantora paulista da nova geração, Hilda é acompanhada do bandolinista Maik Oliveira e do violonista Carlos Moura para apresentar um repertório que foge das tradicionais cantigas natalinas estrangeiras. O programa apresenta obras como “Boas Festas”, de Assis Valente; “Presente de Natal”, de Nelcy Noronha; e “Véspera de Natal”, de Adoniran Barbosa.
Dia 14, 20h - Largo da Misericórdia
Dia 15, 19h - Largo São Bento
Dia 16, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 18, 20h - Pátio do Colégio
Dia 23, 17h - Praça do Patriarca

Natal no Fole
Trio musical pouco comum, formado por acordeão, contrabaixo acústico e bateria, celebra o Natal por meio de uma sonoridade pouco explorada, que mescla obras de grandes nomes da Música Popular Brasileira do início do século XX, jazz e marchinhas, reunidas pelo arranjador Paulo Serau.
Dia 15, 18h - Largo da Misericórdia
Dia 19, 19h - Praça do Patriarca
Dia 20, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 21, 20h - Pátio do Colégio
Dia 22, 19h - Largo São Bento
Dia 23, 16h - Largo São Francisco

Calango Cego
Ao som de sanfona e rabeca, o duo apresenta um retrato musical dos sertões com um repertório que abrange tradições de norte a sul do Brasil, além de composições próprias. Os gêneros são dos mais variados, entre eles arrasta-pé, chamamé, baião, choro e frevo.
Dia 15, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 16, 16h - Pátio do Colégio
Dia 17, 18h - Largo São Francisco
Dia 18, 21h - Largo São Bento
Dia 21, 18h - Largo da Misericórdia

Coro de Grilo
Os compositores e instrumentistas improvisam e apresentam obra autoral.
Dia 14, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 15, 16h - Pátio do Colégio
Dia 18, 18h - Largo São Francisco
Dia 19, 21h - Largo São Bento
Dia 20, 20h - Largo da Misericórdia

Vilancicos e Cantigas de Natal
Apresentando instrumentos de época, o espetáculo reúne canções da América do Sul que têm em comum a celebração do nascimento do Menino Jesus.
Dia 19 - Largo da Misericórdia
Dia 20, 19h - Praça do Patriarca
Dia 22, 17h - Largo São Bento
Dia 23, 16h - Pátio do Colégio
Dia 23, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Nicolás Sallaberry em “Canções do Caminho”
Apresentação de canções de diversos autores latino-americanos, cantadas em português, espanhol e guarani, bem como composições autorais e homenagens ao Natal. Sallaberry é acompanhado por Bruno Menegatti (rabeca, baixo e violão) e Alisson Amador (percussão e violão).
Dia 14, 18h - Pátio do Colégio
Dia 15, 17h - Praça do Patriarca
Dia 16, 18h - Largo da Misericórdia
Dia 17, 21h - Largo São Bento
Dia 19, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Mariane Claro em “Pra Não esquecer...”
A cantora interpreta músicas do disco “Pra não esquecer o que importa mais”. As composições falam de amor e seus desdobramentos.
Dia 14, 18h - Largo da Misericórdia
Dia 16, 16h - Largo São Francisco
Dia 16, 19h - Praça do Patriarca
Dia 17, 20h - Pátio do Colégio
Dia 20, 21h - Largo São Bento

Ser Tão Trio
Formado por Bruno Menegatti (rabeca), Bruno Sanches (viola caipira e voz) e Luiz Cláudio Sousa (guitarra), o trio explora a sonoridade de seus instrumentos com a musicalidade latinoamericana, principalmente a do interior do Brasil: caipira, pantaneiro e sertanejo. Na apresentação, mescla canções de seu disco “Caipira Urbano”e repertório dedicado ao Natal, como canções de reisado e da Folia de Reis.
Dia 14, 19h - Largo São Bento
Dia 14, 21h - Praça do Patriarca
Dia 18, 20h - Largo da Misericórdia
Dia 19, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 20, 20h - Largo São Francisco

Sax On The Beat
O grupo tem uma proposta diferente de se apresentar: além de música, faz encenações com a interação do público. Em 2015 e 2017, participou no Rock in Rio.
Dia 18, 18h - Largo da Misericórdia
Dia 15, 18h - Largo São Francisco
Dia 17, 18h - Pátio do Colégio
Dia 17, 20h - Largo da Misericórdia
Dia 22, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Grupo Artemis de Teatro para o Natal
Apresentação do espetáculo “Cantata Natalina, o Natal dos Sonhos”, com canções de musicais como “Hairspray”, “Mamma Mia!”, “Shrek” e “Wicked”. Participação do Coral Cênico.
Dia 14, 19h - Praça do Patriarca
Dia 14, 21h - Largo São Bento
Dia 22, 16h - Largo da Misericórdia

Cia. Pic Nic em “Cantorias de Natal” (música)
Espetáculo musical com canções natalinas, entre elas “Noite Feliz” e “Boas Festas”.
Dia 15, 17h - Largo São Bento
Dia 19, 20h - Largo da Misericórdia
Dia 23, 19h - Largo São Bento

CANTO CORAL

Ceremony of Carols
Comandado pela soprano Marília Vargas, o coral de vozes femininas interpreta canções alusivas ao Natal compostas por grandes autores do período barroco.
Dia 14, 20h - Largo São Francisco
Dia 15, 16h - Largo da Misericórdia
Dia 19, 21h - Praça do Patriarca
Dia 22, 18h - Pátio do Colégio
Dia 23, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Coral Metrópole
Fundado em 2017 pelo maestro Rubens Spada, o grupo é formado por 70 integrantes vindos de todas as regiões de São Paulo e arredores.
Dia 17, 21h - Praça do Patriarca
Dia 18, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 20, 18h - Pátio do Colégio
Dia 21, 18h - Largo São Francisco
Dia 22, 18h - Largo da Misericórdia

Grande Coral do Maestro Rubens
O maestro Rubens Spada reúne diversos grupos vocais e corais para cantarem músicas tradicionais de Natal e sucessos que se consagraram na música contemporânea.
Dia 16, 17h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 18, 19h - Largo São Bento
Dia 19, 20h - Pátio do Colégio
Dia 21, 21h - Praça do Patriarca
Dia 22, 16h - Pátio do Colégio

Coral ASSP
Criado em 2005, o coral é formado por colaboradores de diversas áreas. ASSP é uma instituição voltada ao desenvolvimento em sentido amplo. A regência é do maestro Marcio Antonio de Almeida.
Dia 17, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa

Coro da Vila
Com 25 anos de existência, o grupo reúne cerca de 60 coralistas, sob a regência de César Cerasomma. Seu show faz homenagem ao Clube da Esquina, movimento que reuniu nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes.
Dia 14, 18h - Largo São Francisco
Dia 16, 17h - Largo São Bento
Dia 18, 18h - Pátio do Colégio
Dia 20, 18h - Largo São Francisco
Dia 21, 20h - Largo da Misericórdia

TEATRO

A Folia do Menino Mateus
Peça popular inspirada nos autos de reisado. Utilizando máscaras, bonecos e música ao vivo, o Grupo Clariô de Teatro encena o nascimento do Menino Jesus sob um outro ponto de vista.
Dia 14, 21h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 16, 16h - Largo da Misericórdia
Dia 17, 20h - Largo São Francisco
Dia 20, 20h - Pátio do Colégio
Dia 21, 19h - Largo São Bento

CIRCO

Gran Circo Bla Bla Bla
Seis personagens do circo clássico, o Mágico, o Homem Forte, a Mulher Barbada, o Palhaço, o Malabarista e a Bailarina, realizam um cortejo musical na rua, convidando crianças e adultos a cantarem e a ouvirem histórias de Natal. Na história, eles procuram pela Rua 25 de Março em busca de produtos para um novo espetáculo.
Dia 15, 16h - Largo São Francisco
Dia 17, 18h - Largo da Misericórdia
Dia 20, 19h - Praça Antonio Prado - Coreto da Bolsa
Dia 22, 19h - Praça do Patriarca
Dia 23, 17h - Largo São Bento