Alunos da Escola Municipal de Dança interpretam "O Quebra-Nozes" no Theatro Municipal

Espetáculo marca o encerramento do programa Meu Primeiro Municipal de 2018

Você imaginou toda a Escola Municipal de Dança, com seus quase 700 alunos, no palco do Theatro Municipal? Pode parecer impossível, mas se o Natal é a época dos sonhos e da magia, então nenhum momento é mais propício para tornar esse desafio realidade. Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em duas sessões diárias, quatro elencos se revezam para dançarem o balé clássico natalino “O Quebra-Nozes”. O espetáculo encerra as apresentações de 2018 do Meu Primeiro Municipal. O programa foi criado no ano passado com a finalidade de introduzir o público infantil, de forma lúdica, ao universo da música erudita por meio de concertos dramatizados e balés.

A diretora artística da Escola, Priscilla Yokoi, explica que foi possível incluir todos os estudantes, dividindo as coreografias por turmas de acordo com seus níveis de aprendizado. “O primeiro ano faz a coreografia dos Ratinhos, o nono ano apresenta a Dança Espanhola e a companhia jovem interpreta os Flocos de Neve, por exemplo”. O espetáculo já foi encenado com sucesso em 2017. A experiência da continuidade traz um elemento a mais de motivação para os alunos uma vez que, ano a ano, terão a oportunidade de interpretar uma parte mais difícil do balé. “Cria-se uma linha de evolução para os alunos: cada um faz uma parte, já com a expectativa de, no próximo ano, dançarem outra mais desafiadora”, explica Priscilla. Para conseguir com que todos se apresentassem, a diretora traçou as linhas gerais das coreografias e deixou livre para que os professores de cada turma montassem e ensaiassem os passos.

Na trama, a menina Clara ganha de seu padrinho, na véspera de Natal, um quebra-nozes em formato de soldadinho. O boneco, entretanto, ganha vida e lidera seu exército contra uma invasão de ratos. Transformado em príncipe, ele leva Clara para conhecer o Reino das Neves e o Reino dos Doces.

Dance, dance, dance!

Com música de Piotr Ilitch Tchaikovsky, a coreografia original estreou em 1892 no histórico Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, e foi criada por Marius Petipa e Lev Ivanov. Para a concepção do espetáculo apresentado no Municipal, Priscilla não se baseou na montagem russa. Cada coreografia usou uma referência diferente como ponto de partida. “Essa versão é minha, eu inventei uma história em cima da original”, conta.

Uma das novidades ocorre após a luta do Quebra-Nozes contra o Rei dos Ratos: em vez da tradicional dança entre o boneco, agora transformado em príncipe, e Clara, o padrinho da menina também entra na coreografia. “Achei que estava faltando um mistério nessa cena, e a inclusão de um terceiro personagem tornou tudo mais interessante”, explica Priscilla. Outra escolha da diretora foi retratar a história como um sonho da protagonista. “Pensamos que seria algo mais próximo da realidade do que dizer que tudo não passou de magia”, afirma. “Assim, todos podem sonhar acordados com esse mundo encantado.”

Por Gabriel Fabri

Apresentações
| Theatro Municipal de São Paulo. Duração: 2h10. De 5 a 8, 16h e 20h30. R$ 10 a R$ 20