Theatro Municipal de São Paulo recebe "Festa de Gala do Circo"

Com o tema “A Lona Uniu as Gerações”, comemoração circense do “Dia do Palhaço” terá apresentação do Palhaço Tubinho e a participação especial de Dedé Santana

A Secretaria Municipal de Cultura promove, nos dias 10 e 11 de dezembro, às 19h, no Theatro Municipal de São Paulo, uma noite de gala do circo, com duas apresentações do espetáculo “A Lona Uniu as Gerações”. O evento celebra o “Dia do Palhaço”, comemorado anualmente no dia 10 de dezembro.

A celebração deste ano homenageia o circo-teatro, que surgiu o Brasil na primeira década do século XX, e introduziu um ritmo narrativo no qual os esquetes cômicos ou dramáticos são costurados por uma trama única, ou seja, ao final, é contada uma história por meio dos números. Esta modalidade mantinha o repertório formado, normalmente, por espetáculos de comédias e melodramas, com textos adaptados de romances folhetinescos sobre assuntos diversos: mitologia, religião e fatos do cotidiano.

“É uma enorme satisfação poder abrir as cortinas de um dos palcos mais disputados da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal de São Paulo, para o circo paulistano, homenageando a sua história. Nossa expectativa é que este público e os artistas sintam que esta é uma oportunidade especial de celebração e se divirtam muito”, ressalta o secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

O mote do espetáculo é o encontro entre o palhaço e um menino da cidade que recebe o circo. Por meio do encantamento e da curiosidade do garoto, a história demonstra como ele se torna aprendiz do velho palhaço. Como parte dessa homenagem circense, estão previstos, ainda, espetáculos de rua em frente ao Theatro Municipal. Estão confirmadas as presenças da Família Burg e Dupla Cia, que encenam “Cabaré”, a partir das 17h30 do dia 10; e, no dia 11, no mesmo horário, é a vez da Trupe Koskowisck com a atração “Olha o Palhaço no Meio da Rua”.


Com a proposta de resgatar o Circo-Teatro, a Secretaria convidou, ainda, o ator e palhaço Fernando Sampaio, um dos fundadores da Cia. La Mínima. A direção geral é de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho comanda a festa que traz companhias circenses, artistas convidados e a participação especial de Dedé Santana.

Serviço:

Espetáculo A lona Uniu as Gerações

Dias 10 e 11 de dezembro às 20h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n
Capacidade: 1500 lugares
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos: grátis
Distribuição de ingressos: a partir das 18h
Abertura do teatro: 19h
Espetáculo com tradução em libras

Espetáculos de rua (em frente ao theatro municipal de São Paulo)

Dia 10 de dezembro: 17h30- Cabaré, com Família Burg e Dupla Cia
Dia 11 de dezembro: 17h30- “Olha o Palhaço no Meio da Rua, com a Trupe Koskowisck
Duração: 40 minutos
Classificação: livre