Festa Literária Biblioteca Viva terá encontro com escritores e contação de histórias

Entre os dias 26 e 30; Ignácio de Loyola Brandão, Lourenço Mutarelli e João Carlos Marinho estão entre os convidados

 As bibliotecas de São Paulo estão se tornando referência de espaços culturais. O programa Biblioteca Viva, que vem sendo implementado desde 2017, propõe uma nova forma de se viver esses espaços: com novo mobiliário e decoração, reformulação da exposição dos livros, com as capas viradas para o público, como em livrarias e programação cultural diversificada. Assim, esses ambientes ficaram mais acolhedores para o público.

Para comemorar as 36 unidades do Biblioteca Viva já entregues, a Secretaria Municipal de Cultura promove a Festa Literária Biblioteca Viva, que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro. Cinco bibliotecas recebem encontros com autores e contação de histórias, às 10h e às 15h.

Entre os convidados está Ignácio de Loyola Brandão, autor de Zero e da obra infantojuvenil O menino que vendia palavras, este último vencedor do prêmio Jabuti de melhor livro de ficção em 2008. Ao lado de Loyola, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, estará o escritor e tradutor Bernardo Ajzenberg. Com mais de 10 romances publicados e 50 títulos traduzidos, Ajzenberg foi um dos finalistas do prêmio Jabuti de 2005, com o livro Homens com mulheres.

O escritor, dramaturgo e quadrinista, Lourenço Mutarelli, participa de encontro na Biblioteca Cora Coralina. Entre seus trabalhos mais conhecidos está o livro O Cheiro do Ralo, adaptado para o cinema por Heitor Dhalia. Representando a nova safra de escritores contemporâneos, S. Miller, pseudônimo de Ivânia Coelho Aziz, autora de Indomável Coração, estará na Biblioteca Narbal Fontes.

Filhas do navegador Amyr Klink, as irmãs Laura, Tamara e Marininha Klink participam do encontro na Biblioteca Belmonte. Após mais de sete viagens feitas de barco ao Polo Sul, o trio publicou o livro infantil Férias na Antártica. O encerramento, na Biblioteca Affonso Taunay, fica por conta de João Carlos Marinho, autor de Sangue Fresco e O Gênio do Crime, clássico da literatura infantojuvenil, já traduzido para o espanhol e adaptado para o cinema.

Além dos encontros com os escritores, haverá contação de histórias a partir de livros expostos no trenzinho, um dos novos mobiliários do Biblioteca Viva. O acervo dos trenzinhos reúne obras de literatura infantojuvenil, como lendas, histórias de fadas e bruxas, poesia, contos árabes e fábulas.

Além da programação cultural, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima receberá uma exposição que retrata as melhorias realizadas nas 36 bibliotecas, desde o início do programa.

O que é Biblioteca Viva?

O Programa Biblioteca Viva teve início em 2017 e vem, desde então, transformando as bibliotecas municipais em espaços mais atrativos e agradáveis. Além de uma nova exposição dos livros – que agora ficam com suas capas voltadas para o público –, e novo mobiliário, as bibliotecas passaram a receber uma programação artística de circo, teatro, música e contação de história. Todas as unidades tiveram o horário de funcionamento ampliado, disponibilizam wi-fi e agora também abrem aos domingos. Assim, as bibliotecas vêm atraindo novos usuários a cada dia, contribuindo para a formação de novos leitores.

| Confira a programação completa:
Diversas bibliotecas | Grátis

Dia 26/11
Biblioteca Alceu Amoroso Lima

10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com Ignácio de Loyola Brandão e Bernardo Ajzenberg.

Dia 27/11
Biblioteca Cora Coralina

10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com Lourenço Mutarelli.

Dia 28/11
Biblioteca Narbal Fontes

10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com S. Miller.

Dia 29/11
Biblioteca Belmonte

10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com as Irmãs Klink (Laura, Tamara e Marininha).

Dia 30/11
Biblioteca Affonso Taunay

9h - Apresentação de malabaristas e palhaços;
10h - Contação de histórias;
15h - Encontro com João Carlos Marinho.

Endereços
Biblioteca Pública Municipal Affonso Taunay
R. Taquari, 549, Parque da Mooca, Mooca. Zona Leste. | tel. 2292-5126

Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia)
Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Próximo da Praça Benedito Calixto. Zona Oeste. | tel. 3082-5023 e 3063-3064

Biblioteca Pública Municipal Belmonte (Temática em Cultura Popular)
R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0408 e 5691-0433

Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina
R. Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases. Zona Leste. | tel. 2557-8004

Biblioteca Pública Municipal Narbal Fontes
Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170, Santana. Zona Norte. | tel. 2973-4461