Projeto Gringa Music leva música de imigrantes à Biblioteca Mário de Andrade

As apresentações acontecem entre os dias 2 e 30 de novembro, sempre às sextas-feiras, às 19h

A música é um elemento fundamental para a identidade de uma nação. Da melodia ao ritmo, cada som tem uma singularidade. A cítara de martelo, da música chinesa; o atabaque, da música africana; e a bandola, da música colombiana, por exemplo, são fortes características das produções musicais desses países. Com o objetivo de dar espaço a músicos estrangeiros residentes em São Paulo e valorizar o seu trabalho, Yannick Delass criou o Gringa Music, projeto que acontece na Biblioteca Mário de Andrade até o dia 30 de novembro.

Yannick Delass é cantor, compositor e produtor, de origem congolesa, mas nascido em São Tomé e Príncipe. Ao completar 20 anos, decidiu traçar um roteiro por Gabão, África do Sul, Indonésia e Cabo Verde a fim de agregar novas experiências à sua música. Em 2016, ao chegar a São Paulo, o artista sentiu falta de espaços para a World Music, termo utilizado para o intercâmbio entre movimentos musicais de diversos lugares do mundo, e resolveu criar o projeto.

“A ideia surgiu a partir de encontros que tive com artistas imigrantes que moram em São Paulo e me fizeram entender as dificuldades que passavam aqui”, explica Yannick. Isto aumentou o seu desejo de criar um espaço para o seu próprio trabalho e ser não apenas apresentado, mas reconhecido. Assim, ele pesquisou por um ano bandas, grupos e projetos musicais de estrangeiros que vivem aqui.

O Gringa Music nasceu para ampliar o cenário de diversidade cultural da cidade e, segundo ele, para “criar um espaço que contemple múltiplos ‘sotaques musicais’ presentes em todo o mundo”.

No dia 2 de novembro, a Biblioteca Mário de Andrade é palco para a francesa Anaïs Sylla, que, com influências crioulas, apresenta canções autorais e releituras de sucessos de artistas como Henri Salvador e Francis Bebey. No dia 9, o senegalês Umaro une ritmos latino-americanos ao rock e ao soul.

Já com a proposta de misturar ritmos cubanos, no dia 16, a paraguaia Monica Elizeche apresenta o show BoleroJazz e convida o público a conhecer as raízes da cultura latina. No dia 23, do fado ao jazz, a portuguesa Joana Reais une performance à música. E, para finalizar o mês, no dia 30, o colombiano Edwin Ospina conecta o Brasil ao seu país a partir da mistura de instrumentos como flauta, acordeão e violão.

Dividido em quatro temporadas de três meses ao longo do ano, o Gringa Music reúne músicos dos mais diversos países da África, Europa, Ásia, Oriente Médio, América Central e América Latina, e conta, ao todo, com 48 apresentações.

Por Juliana Pithon

| Biblioteca Mário de Andrade. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002 | Dias 2, 9, 16, 23, 30; às Sextas-feiras, 19h.

02/11: Um viva aos franceses, com Anaïs Sylla
09/11: Um viva aos senegaleses, com Umaro
16/11: Um viva aos Paraguaios, com Monica Elizeche
23/11: Um viva aos portugueses, com Joana Reais
30/11: Um viva aos colombianos, com Edwin Ospina