Conheça os símbolos de acessibilidade comunicacional utilizados na cultura

Prefeitura de São Paulo já promove eventos gratuitos com audiodescrição, Libras e estenotipia (Closed Caption) por meio do programa Cultura Inclusiva

Com o sucesso do programa Cultura Inclusiva, parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) com o Itaú Unibanco, que oferece mais de dez atividades como espetáculos de teatro, música, contação de histórias e oficinas, a Prefeitura de São Paulo passa a divulgar os símbolos de audiodescrição, Libras e Closed Caption na programação cultural da cidade.

A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços os símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual. Todos os símbolos estão disponíveis para download no site da SMPED.

Os recursos utilizados no programa Cultura Inclusiva são a audiodescrição, modalidade de tradução que consiste em transformar o visual em verbal; a tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Closed Caption, que são legendas ocultas transmitidas via sinal de televisão. Conheça abaixo os símbolos de cada um e suas utilidades:

Símbolo de Língua Brasileira de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais é uma linguagem usada por deficientes auditivos e intérpretes para a comunicação entre eles, surdos e ouvintes. O símbolo é utilizado para indicar que o evento, palestra, visita guiada ou algum tipo de mídia audiovisual conta com intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Em sites, este símbolo informa que oferecem um tradutor de português para Libras.

A representação do símbolo consiste em pictograma branco sobre um fundo azul. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo.

Símbolo de Audiodescrição

A audiodescrição é uma modalidade de tradução que consiste em transformar o visual em verbal, para pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. O símbolo é utilizado para indicar a acessibilidade em eventos, programas de televisão, exibições de vídeos e projeções de filmes.

A representação do símbolo consiste em pictograma branco sobre um fundo preto. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo.

Símbolo de Closed Caption (legendas ocultas)

O Closed Capition é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. O símbolo é utilizado para indicar que a programação televisiva ou um vídeo possui legendas ocultas que podem ser ativadas. Este símbolo pode ser visto em programas de TV, caixas de DVDs ou em vídeos na internet.

A representação do símbolo consiste em pictograma branco sobre um fundo azul. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo.


Confira a programação mensal do programa Cultura Inclusiva e baixe os símbolos de acessibilidade comunicacional:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/cultura_inclusiva/index.php.