Spcine lança nova fase da plataforma de VOD com mais de 50 títulos e filmes das principais mostras de cinema do país

Spcine Play resgata títulos clássicos do cinema brasileiro como "A hora da estrela" e "O Homem que virou suco", e abre espaço para shows e espetáculos exclusivos realizados em centros culturais de São Paulo

No próximo dia 11 de outubro, a Spcine inaugura a nova fase da plataforma de vídeo sob demanda Spcine Play. A proposta é transformá-la em um espaço dedicado à cinefilia, à memória e fruição de espetáculos em equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

“O mercado de VOD é uma realidade no país e substitui, com muitas vantagens, as locadoras. Algumas plataformas muito grandes oferecem um tipo de produção bastante similar entre elas. Decidimos criar uma alternativa oferecendo um cardápio de conteúdos que não se encontram nestas plataformas com mais projeção”, explica o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

“Ela é uma política pública de incentivo à circulação audiovisual, do cinema e de outras linguagens. E o melhor: torna a produção brasileira, sobretudo as mais históricas, mais próxima e mais acessível ao público”, define Mauricio Andrade Ramos, diretor-presidente da Spcine. O conteúdo fica disponível no site www.spcineplay.com.br.

Para a nova fase, a Spcine Play firmou parceria com o serviço brasileiro de streaming Looke, que passa a oferecer toda a infraestrutura tecnológica da plataforma. Com o acordo, além de uma página exclusiva no site www.looke.com.br/spcineplay, a Spcine Play amplia o acesso para dispositivos como apps de celular e smart TVs.

“Com foco no cinema nacional, a parceria do Looke com a Spcine é essencial veículo de fomento e acesso à cultura brasileira, proporcionando aos usuários a melhor experiência no mercado de streaming que tanto cresce”, afirma Luiz Bannitz, Diretor de Conteúdo e Novos Negócios do Looke.

A inauguração deve contar com 59 títulos, incluindo filmes, entrevistas, shows e uma peça de teatro. Ao todo, cerca de 140 obras devem chegar à plataforma nesta primeira etapa. As atualizações serão semanais. “Tem filme inédito, de difícil acesso, tem filme de pesquisa, de catálogo, do Brasil, de outros países, dos principais festivais de São Paulo. Vamos trabalhar também com uma variedade de gêneros, formatos e conteúdos originais”, conta Alessandra Dorgan, gerente da Spcine Play.

Entre os destaques estão obras seminais da cinematografia brasileira como “A Hora da Estrela”, da cineasta Suzana Amaral, “Iracema, uma Transa Amazônica”, de Jorge Bodanzky, “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, e “A Dama do Cine Shanghai”, de Guilherme de Almeida Prado. Os cineastas citados terão outros títulos de sua filmografia disponíveis na plataforma.

Outro ponto alto é a oferta de filmes de mostras e festivais como Anima Mundi, comKids, In-Edit e Festival Internacional de Curtas-Metragens. O primeiro evento convidado é a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que vai disponibilizar dez longas da programação oficial deste ano na Spcine Play.

Os títulos ficam disponíveis a partir de 18 de outubro, simultaneamente ao período da Mostra. Na sequência, mais 14 filmes de edições anteriores do evento integram o catálogo da plataforma. Os premiados "A Gangue", "Almas Silenciosas" e "Cães Errantes" são alguns deles.

Entram também na lista videoclipes do Music Video Festival, como os de Jhonny Hooker, Rincon Sapiência e Tim Bernardes, além de números musicais da coleção Notas Contemporâneas, do Museu da Imagem e do Som (MIS). São shows de mestres da MPB como Moraes Moreira, Marina Lima, João Donato, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Lenine, Baby do Brasil e João Bosco.

A série de novidades inclui ainda a produção de conteúdo original, incluindo espetáculos, shows e eventos culturais que acontecem em São Paulo. Para o lançamento da plataforma, estarão disponíveis dois vídeos: um show exclusivo da banda goiana Boogarins e o espetáculo sensorial Vitória Régia.

“São Paulo é uma cidade cheia de atividades culturais, que milhares de pessoas não têm acesso porque não tem tempo, moram longe ou não conseguem ingressos. Teremos filmes que não estão em outras plataformas e também conteúdos a partir da programação cultural da cidade como apresentações musicais, concertos, dança e muitas outras, realizadas ao vivo, transformadas em conteúdo audiovisual. O papel da SMC é ampliar o acesso do público à cultura”, completa o Secretário André Sturm.

Os conteúdos das mostras e festivais serão gratuitos, como contrapartida ao patrocínio da Spcine aos mesmos. A exceção são os filmes da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que entraram em cartaz em edições anteriores. Neste caso, o acesso será pago, assim como os demais filmes de catálogo. O valor da locação é de R$ 3,99.

Sinopses dos principais longas-metragens

A Hora da Estrela (Suzana Amaral)

Sinopse: Macabéa é uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante. Adaptação do clássico homônimo de Clarice Lispector.
Formato: Ficção
Ano: 1985
Duração: 96'

Iracema, Uma Transa Amazônica (Jorge Bodansky)

Sinopse: O filme é um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata realisticamente os problemas da região. Conta a história de uma menina do interior que vai a Belém com a família para pagar promessa na festa do Sírio Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra a levam à prostituição. Conhece num cabaré um motorista de caminhão negociante de madeira. Influenciada pelas outras prostitutas ela quer ir para os grandes centros (São Paulo e Rio) e pega carona com o homem.
Formato: Ficção
Ano: 1974
Duração: 92'

O Homem que Virou Suco (João Batista de Andrade)
Sinopse: Um poeta popular do Nordeste chega a São Paulo, sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Porém sua vida muda quando ele é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão em uma festa.
Formato: Ficção
Ano: 1981
Duração: 97'

A Dama do Cine Shanghai (Guilherme de Almeida Prado)

Sinopse: Um corretor de imóveis e ex-pugilista entra em um velho cinema de São Paulo e conhece uma mulher misteriosa que se parece com a protagonista do filme em exibição. Logo após este encontro, sua vida se complica e ele é acusado de assassinato.
Formato: Ficção
Ano: 1987
Duração: 115

A Gangue - Myroslav Slaboshpytskiy (Catálogo Mostra Internacional)
Sinopse: Sergey, um jovem surdo-mudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, “a tribo”. Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas. Quando ele conhece Anna, uma das amantes do líder da gangue, ele acaba quebrando uma das regras veladas da tribo. Um filme rodado em linguagem de sinais e sem narração ou legendas, já que o amor e o ódio não precisam de tradução.
Formato: Ficção
Ano: 2014
Duração: 132'
País: Ucrânia

Almas Silenciosas - Denis Osokin (Catálogo Mostra Internacional)

Sinopse: Quando sua querida mulher Tanya morre, Miron pede a seu melhor amigo Aist que o ajude a despedir-se dela de acordo com os rituais da cultura Merja, uma antiga tribo do Lago Nero, localizado no centro-oeste da Rússia. Apesar de a civilização Merja ter sido assimilada no século 17, seus ritos e tradições ainda estão presentes na vida de seus descendentes. Os dois homens partem em uma viagem pelas terras sem fim, levando com eles dois pequenos pássaros em uma gaiola. Pelo caminho, como de costume para os Merjas, Miron divide com o amigo memórias íntimas de sua vida conjugal. Mas quando eles chegam às margens do lago sagrado onde Miron irá se separar para sempre do corpo de Tanya, ele descobre que não era o único apaixonado por ela.
Formato: Ficção
Ano: 2010
Duração: 75'
País: Rússia

Cães Errantes - Tsai Ming Liang (Catálogo Mostra Internacional)

Sinopse: Um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais em Taipei. Eles andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família se abriga num prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia de uma mulher. Será que ela pode ser a chave para desenterrar emoções do passado?
Formato: Ficção
Ano: 2013
Duração: 138'
Países: Taiwan, França