Peça “Morte acidental de um anarquista” chega ao Teatro Arthur Azevedo

Com texto assinado por Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura, espetáculo tem curta temporada a partir do dia 19

Ocupando a sala principal Teatro Arthur Azevedo a partir do dia 19, a comédia Morte Acidental de um Anarquista tem texto assinado pelo célebre dramaturgo italiano Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura. Dirigida por Hugo Coelho, a peça se passa dentro de uma delegacia, onde um homem teria se atirado da janela. O texto ficcional de Fo foi inspirado em um caso real que ocorreu em Milão (Itália), em 1969, e enfoca os momentos depois do suposto suicídio.

Interpretado por Marcelo Laham, o personagem principal não é o anarquista do título, mas sim um louco cuja mania é se passar por outras pessoas. Assim, ele assume diversas personalidades ao longo da peça, convencendo a todos que é, por exemplo, um juiz. “Para construir esse personagem multifacetado, a gente conta com a participação espontânea do público, de quem quiser contribuir”, conta Coelho. “É uma interação bem divertida, acolhedora”. Com a intenção de criar esse ambiente confortável para a audiência e aproximar o elenco dos espectadores, os atores apresentam e contextualizam o texto antes do espetáculo começar, como nas montagens originais de Fo. “Eliminamos as referências à Itália daquela época e inserimos, bem ao estilo do Dario, com muita improvisação e com a plateia presente, algumas referências da nossa realidade política”, explica o diretor.

O texto do dramaturgo continua atual, pois trata de uma realidade que não é exclusividade da Itália dos anos 1970 e tampouco do Brasil de hoje. “Dario faz uma crítica aos abusos do Estado, do poder”, explica o diretor. “Essas pessoas que têm poder, do policial na rua ao juiz; quando um comete um abuso, a população toda sai prejudicada”. Ele sublinha, porém, tratar-se de uma crítica divertida. “Essa é uma comédia muito engraçada para criticar os poderosos”, conclui.

Por Gabriel Fabri

Apresentações
| Teatro Arthur Azevedo – sala principal. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2604-5558. 90 min. 14 anos. De 19/10 a 18/11. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 30